Autor Tópico: LEO TERRA seu egoista!!!!!! Mostra suas fotos... :)  (Lida 10621 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #30 Online: 18 de Maio de 2005, 10:30:31
Marcelo,

Eu sou da seguinte opinião: Se voce não tem nada bom para acrescentar, é melhor não falar nada.

Se você está insatisfeito com o forum, não queremos que voce continue aqui se sentindo mal... Ninguem aqui tá puxando saco de ninguem. Obvio que o Léo é profissional e a maioria aqui não o é. Sem duvida seus trabalhos vão sobressair sobre o da maioria. Mas até aí...

Se o post não te agrada, pq voce lê? Você tem toda liberdade de ler o que quiser e de não ler o que quiser. Fica isso a seu critério.

Bom, não estou aqui pra ficar defendendo ninguem.... Mas pelo que vi, voce se registrou no forum hoje (18/05) só pra postar essa mensagem. Se eu fosse voce arrumava algo mais util do que perder tempo escrevendo num forum que voce não gosta e algo que não acrescenta nada a ninguem.

Iria até alem. Não cabe a mim julgar isso (talvez os moderadores poderiam rastrear seu IP), mas talvez voce é um usuário covarde, que tem outro nome na comunidade, mas resolveu postar isso só pra causar tumulto. Coisas da internet. Duvido que voce falaria isso num encontro do forum.

Abraço,
Fernando

PS: O topico não edifica, se puderem fechar, seria ótimo!
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #31 Online: 18 de Maio de 2005, 10:56:24
Fernando:

Só faço um reparo no que você disse. "Profissional" não é sinônimo de bom.

O Leonardo é profissional e é bom fotógrafo, mas não é exclusividade dos profissionais fotografarem bem, nem todo profissional fotografa bem.

Ser amador não é ser um "pretendente a profissinal", ou um "sub-profissional", mas implesmente ter outra maneira de sustentar-se e ter outra intenção em fotografia. O amador guarda para si somente a parte do prazer de fotografar e paga por isso em lugar de ser pago por isso. Normalmente se dedica a temas diferentes daqueles abordados pelos profissionais, temas mais ligados à sua própria vida ou às suas preocupações estéticas, sociais, etc.

Conheço pelo menos uma dúzia de excelentes fotógrafos amadores que nenhuma intenção têm de profissionalizar-se, mas que têm produções extremamente sofisticadas, muito mais sofisticadas do que vejo na média dos profissionais. Conheço outros que são profissionais, mas que maném trabalhos autorais (e portanto sem finalidade comercial) pois entendem ser isso sua verdadeira expressão (o Duran é um deles).

Infelizmente em nossa época passou-se a fazer a associação de "profissional" com que leva fotografia de forma fina e dedicada, mas é uma falsa associação.

Basta abrir o site do Nelon Ricciardi que se observará quantos profissionais estão lá aprendendo com um amador (ele).
« Última modificação: 18 de Maio de 2005, 10:59:41 por Ivan de Almeida »


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #32 Online: 18 de Maio de 2005, 11:13:11
Fernando,

Sou obrigado a dizer que o Marcelo, a meu ver, tem como forista, novo ou não, todo o direito de expor sua opinião desde que não ofenda ninguém.

Acredito que ele não tenha ofendido o Leo, simplesmente expressou seu pensamento com relação a um determinado assunto. Não acho que precisamos explusá-lo ou qualquer outra coisa...

Melão
Visitem meu flickr


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #33 Online: 18 de Maio de 2005, 11:18:12
Ivan,

Acredito ter me expressado mal (ou ser compreendido mal). Eu não falei sobre ser bom, não falei ser melhor que os amadores, eu apenas disse que o trabalho dele vai se sobressair sobre o da maioria. Não quer dizer que ele é melhor que um amador. Na seção de exposição de fotos, tem excelentes fotos de amadores, excelentes mesmo!

E também estava fazendo uma colocação sobre o profissional Leo, com quem tenho oportunidade de trocar idéias, ouvir opiniões, questionar pensamentos (assim como voce o faz).

Mas é como eu disse, o topico talvez vai render muitos comentários e eu me comprometo a não dar continuidade nele.

Mas mesmo assim, seu pensamento é pertinente, apenas não era meu interesse colocar desta forma. Mas se o que disse deu margens para outro entendimento, me desculpe.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #34 Online: 18 de Maio de 2005, 12:37:30
Tudo bem, Fernando.

Mas é que volta e meia encontro expressões engraçadas como "máquina profissional" (câmera não trabalha, não tem profissão, é só um objeto), ou louvações de alguém dizendo "fulano que é profissional", etc.

Profissional, no sentido direto da palavra, é quem paga suas contas com fotografia, nisso incluíndo o lambe-Lambe do Largo do Machado, o retratista de 3X4 da esquina, etc.

Outro dia fui na formatura do primeiro grau do meu filho e havia vários profissionais usando Prakticas, Pentax K1000, etc, trabalhando, lutando pela vida. Seriam essas cãmeras profissionais? Na mão deles sim, pois eram seus instrumentos de trabalho. Conheço outros profissionais que usam para publicidade e books Fujis s7000, Nikon 5000, etc. São profissionais mesmo, fotógrafos excelentes com 30 anos de profissão e conhecimento vasto. Já vi também profissionais fotografando com Canon 300D, com Sony 828, etc. Aliás, do ultimo vi as fotos e nada que prestasse havia ali.

Por outro lado conheço profissionais que são bem equipados e postam em fóruns perguntas como "como é que faço o resize de uma imagem?" (li isso anteontem em um fórum, acredite se quiser, e o cara havia me dito numa outra discussão sobre como preservar câmeras que ele precisava disso, pois sua câmera era de uso profissional). Há também amadores que têm câmeras "profissinais", como a 20D por exemplo, que pouco sabem de fotografia, fazem fotos absolutamente medíocres, mesmo com lentes boas.

A palavra certa é Perito.

O Leonardo é um perito na sua arte, e é profissional também. Nos o ouvimos com atenção por ser um perito, não por ser um profissional.

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 20 de Maio de 2005, 17:05:58
Bom, primeiro obrigado por todos os comentários, nunca imaginei que um tópico como esses fosse virar isso.
Quanto aos comentários de nosso amigo eu sei que é bem difícil agradar a todos, participo e comento dentro das minhas possibilidades técnicas e de tempo, opini e discuto com pessoas como o Ivan que sem dúvida me acrescentam muito (adoro discutir com vc Ivan ehehhehe), concordo que todo mundo pode expressar sua opinião, só não concordo com o uso de palavras de baixo calão usadas de forma agressiva, por isso tomei a liberdade de editar a parte do post mais agressiva, sem tirar o contexto do post do usuário que tem todo direito de não gostar de mim.
:)


Se me sinto feliz quando sou reconhecido? Lógico, quem não se sente? Eu seria muito hipócrita se falasse que não me sinto bem quando elogiam meu trabalho, me sinto bem sim, mesmo porque além do dinheiro o reconhecimento é parte dos benefícios do nosso trabalho, principalmente de um fotógrafo, que depende da admiração de sua arte para ganhar a vida.

Só digo que quem esteve nos workshops pode ver corrtamente quem eu sou, em alguns casos a internet torna as coisas muito impessoais e passam impressões erradas, felizmente nunca tratei ninguém de forma rude ou me coloquei em um patamar acima de ninguém, sempre discuti, e ouvi, não sou obrigado a concordar, mas sempre ouço e procuro respeitar, que já teve a oportunidade de estar pessoalmente comigo (o que muitos aqui já tiveram) sabem o que estou falando. :)

Bom acho que é isso :)
« Última modificação: 20 de Maio de 2005, 17:10:10 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #36 Online: 20 de Maio de 2005, 17:18:33
Leonardo:

Eu também gosto de debater. Há alguma pimenta nisso que estimula o intelecto.

Por falar nisso, viu as fotos com filme? Há algo nelas derivado do ajuste entre a ótica e o tamanho do plano de captura que é muito interessante. Estou em um período de curtir filme, e estou esperando chegar a Ricoh 500G para ter três cãmeras de filme funcionais. Com o sistema de escaneamento do negativo em 6mp creio que a coisa fica muito interessante (embora um pouco cara se fotografarmos na velocidade que se fotografa com a digital).

Grande abraço,
Ivan
« Última modificação: 20 de Maio de 2005, 17:25:52 por Ivan de Almeida »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 20 de Maio de 2005, 17:35:48
Eu vi, até postei por lá. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #38 Online: 20 de Maio de 2005, 17:51:32
Vou entrando no post pela metade, mas acho que cabe acrescentar duas coisas:

- Esse "puxa-saquismo" que irrita o "Marcelo" acontece mesmo, mas isso não quer dizer que o Leonardo goste. Uma coisa é ser reconhecido, outra, bajulado... acho que esse Marcelo (se é que é esse mesmo o nome do usuário, já que foi usado um nick com récem criado, pode ser a opinião de outra pessoa que não teve coragem de mostrar a cara), bem,  acho que esse Marcelo não levou em conta isso, talvez a bajulação irrite ainda mais o próprio Leonardo;
- E esse reconhecimento verdadeiro, quando ocorre, penso que é merecido, o Leonardo (assim como o Ivan) tem uma paciência que eu não sei se teria para ajudar quando desconhecidos precisam; não significa que o cara tenha que concordar sempre, pelo contrário, acho que já discordei de ambos boas vezes, especialmente quando se mistura fotografia com assuntos jurídicos (que quem não é da área tende a colocar uma certa emoção que na prática não há, é algo técnico).
« Última modificação: 28 de Maio de 2005, 22:47:56 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #39 Online: 20 de Maio de 2005, 21:22:11
Citar
Mais algumas páginas de revistas e uma foto que tbm foi tema de revista e por isso já posso postar :)



 
Olha Leo, apenas como uma observação, há uma sombra da moça que incomoda pois está justamente no avião
Haveria como corrigir? Belas fotos.
Abs
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #40 Online: 20 de Maio de 2005, 23:38:51
Edu em um campo aberto podemos tentar com rebatedores e eliminando o uso do flash, o efeito colateral seria que eu perderia o céu, que só apareceu na foto porque eu usei o flash. Acaba sendo uma faca de 2 gumes, ou vc opta pela preservação do céu ou pela sombra, salvo condições onde te pagam muito bem para levar um equipamento com gerador ehehehehhe! O que em alguns casos fazem mas em outros não heheheheh!

Outra possibilidade seria PS, massssssssssssssssssss, requer um talento que está fora do meu alcance e do tratador da revista heheheh!
« Última modificação: 13 de Outubro de 2007, 02:00:04 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #41 Online: 21 de Maio de 2005, 20:13:56
Citar
Mais uminha de moda pro 6...




Depois me falem o que acharam.... :)

São as fotos que fiz e que estão naquele making of do flog ;)
Foi a que eu mais gostei!  ;)

Sobre a sombra que o Edu comentou, também me incomoda, mas a explicação já está dada.

:)


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #42 Online: 22 de Maio de 2005, 03:25:32
Eu não sei como fazer para colocar citação, mas gostei muito da primeira foto que vc colocou. O jogo de luz e sombra ficou muito bom!


César Motta

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
    • Cezär Motta | Photographer
Resposta #43 Online: 22 de Maio de 2005, 11:13:18
Leo,

só uma dúvida, não daria para vc iluminar a modelo em vez da direita para a esquerda, assim gerando a tal sombra, iluminá-la da esquerda para a direitia jogando a sombra para o outro lado, assim tirando-a do avião!? Pis o dia parece meio incoberto, pelo menos o sol não parece estar tão forte... :unsure:

Ótimas fotos, e com a S3 vc não vai postar nenhuma!?!? Estou comprando uma semana que vem, e estou me desfazendo da minha 20D para isso hehehe

Abração!
César. :unsure:  
CEZÄR MOTTA | Phtographer
e-mail: pub @ cezarmotta . com
www.cezarmotta.com


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #44 Online: 22 de Maio de 2005, 11:57:41
César, essa última é com a S3.

Olha o céu não estava tão encoberto naquele dia não, estavamos num sol de lascar a aproximadamente uns 40 graus, para vc ter uma noção o nível de ruído das fotos ficou bem alto devido a alta temperatura (Ribeirão é o Inferno disfarçado de cidade hehhehehe), olha fica difícil te dizer ao certo porque já faz uns 6 meses que fiz essas fotos, então não me lembro com muitos detalhes das condições de luz do dia, de onde vinha a luz. Lembro apenas que usei apenas um flash e alguns detalhes da produção, agora as condiçòes de luz eu realmente não me lembro com detalhes.

Obrigado Bruno, trabalhar em estúdio é realmente muito mais fácil. :)
« Última modificação: 22 de Maio de 2005, 11:59:56 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.