Autor Tópico: K100D - Sujeira no sensor  (Lida 2003 vezes)

Deltanove

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 25 de Abril de 2007, 15:18:04
Fala pessoal.

Estou com um problema ( que deveras me irrita ) que pode gerar uma discussão interessante
para todo mundo. É o seguinte: notei que todas as fotos que eu tiro com a minha máquina possuem
um pontinho preto sempre no mesmo lugar, independente da lente usada. Notei também que o ponto
fica mais nítido quando uso distâncias focais grandes e aberturas de diafragma menores (por isso, descartei ser um "dead pixel" - espero que minha conclusão esteja correta).

Até aí tudo bem: é uma sujeira no sensor e tenho que limpá-lo.

Pesquisei aqui no fórum e pelo que eu vi, deve-se descartar o uso de qualquer produto químico e usar apenas um pincel de maquiagem (novo, claro) e aquelas bombinhas fuc-fuc.

Problema: não utilizei a bombinha, apenas assoprei mesmo (condenável, eu sei) e passei o pincel pelo sensor. Não resolveu, o maldito ponto continua lá. Fiz isso mais umas 5X!! NÃO SAI!!!

E agora, o que fazer? Levar em alguma assistência Pentax (alguns aqui do fórum correm de assistências como o diabo da cruz), tentar algum outro recurso, pode ser que a sujeira esteja em algum outro lugar que influencie na foto..., sei lá.

É isso.

Estou aguardando ansiosamente sugestões.

Abraço
Ricardo Panizza
    Jundiaí-Sp    
       D9


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2007, 15:33:53
Deltanove, provavelmente o ponto ficará lá até que vc realize uma limpeza com metanol e pecpad....

A limpeza com metanol não é a mais recomendada, pode ser agressiva ao sensor, o melhor é resolver só na fuc-fuc e ocasionalmente com o pincel. Mas quando a sujeira já está a muito tempo ela acaba sendo resistente a bombinha e o único jeito.

Aqui no RJ as autorizadas não fazem nada diferente disto, entram numa sala, passam o metanol com o pecpad e te cobram R$45,00 por isto... Não sei se em Sampa há algo diferente.

Resumindo, desta vez limpe com metanol, mas compre uma bombinha ESPECÍFICA (não as ginecológicas) e não deixe a sujeira ficar por tanto tempo.

E é claro, NUNCA assopre o sensor... Vc só estará piorando a situação introduzindo umidade...

Uma das bombinhas específicas é esta da Giottos:

http://www.giottos.com/Rocket-air.htm

Mandei descer uma grande por menos de R$35,00 com o Ozzy do Fotografia Brasil.

As bombinha ginecológicas acabam soltando pedaços de borracha....

Inté

 


Deltanove

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2007, 21:54:15
Valeu pelas dicas Aneopa.

Eu vou comprar a bombinha e tentar mais algumas vezes com ela e o pincel.

No caso de eu não conseguir, vou ter que apelar para algum produto mesmo... C já usou alguma vez? Onde c comprou?

Agora toda foto que eu tiro com a máquina, a única coisa que me chama a atenção é o maldito pontinho :wallbash:  :doh:

 
Ricardo Panizza
    Jundiaí-Sp    
       D9


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2007, 22:13:56
Sei como é... Posso tirar a foto do século, todos adorarem, mas eu só vejo o ponto....

Cara eu estou na mesma que vc, farei minha primeira limpeza com metanol agora. O metanol vc compra em lojas de química, parece-me que é o Metanol P.A. 99% puro, mas se vc der uma busca por metanol aqui ou no Fotografia Brasil vc acha fácil qual é.

Aqui no RJ vende na B. Herzog (http://www.bherzog.com.br/ - esta loja era famosa na minha época de moleque por vender várias coisas que misturadas fazem bum!) mas não se se eles enviam pelo correio... É bem barato, coisa de menos de R$ 20,00 o litro. O metanol é a mesma coisa que o eclipse (http://www.photosol.com/eclipseproduct.htm).

O Pec-Pad é mais complicado de achar por aqui, vende na casa do restaurador a um preço obsceno. Eu sei que a "loja do kim" no Fotografia Brasil vende a R$ 30,00 quando tem (são cem lenços), tentei comprar mas o Kim informou que só chegaria mais em Maio... Ou seja procura ele lá que deve estar chegando mais já.

Se vc for comprar a bombinha no contrabando manda descer junto um pec-pad que lá fora é muito barato, coisa de U$ 6,00.

Bem, mais não posso te ajudar, farei minha primeira limpeza com Metano, agora e se tudo correr bem a última, só bombinha e pincel.

Mas vamos trocando as experiências por aqui... Só ratificando, por mais que eu tenha certeza que esta limpeza com Metanol seja tranquila, ninguém (nem a Pentax) orienta a fazê-la assim.....
« Última modificação: 25 de Abril de 2007, 22:14:44 por Aneopa »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2007, 00:57:43
Um pontinho só? Dá para viver bem com ele.
Desencana e usa o Carimbo do PS.
Espera juntar mais pontinhos e ai vc limpa.
Minhas duas máquina estão com alguns pontinhos no sensor e nem tô aí. A D70 só limpei uma vez de forma decente e a D50 ainda tô esperando juntar mais alguns e mesmo assim vou usar só a bombinha....
 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2007, 14:52:52
Olha eu tenho usado um miniaspirador em vez da bombinha (é excelente)... Mas caso seja alguma sugeira que agarre na lente eu sugiro levar para limpar na autorizada (autorizada mesmo), lá eles tem o detergente específico para limpar a superfície do sensor. Limpar com metanol é totalmente desaconselhável, as Canon mais modernas  (como a 5D) tem sofrido sérios danos quando limpas com metanol. Sugiro que sempre que for necessário o uso de químicos em lentes e sensores que seja feito na autorizada.
Caso opte por limpar com algo mais agressivo procure um detergente específico para lentes anti-reflexo que normalmente são a base de isopropanol e tensoativos não iônicos, esses detergentes costumam ser menos agressivos, ter uma evaporação mais lenta do que o alcool puro (o que evita microfissuras) e também limpam bem as superfícies, mesmo com eles existem riscos, pois você raramente sabe qual é o solvente adequado para o seu sensor, mas são menores do que o uso de substâncias mais agressivas ou de evaporação muito rápida.
« Última modificação: 26 de Abril de 2007, 14:57:14 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2007, 23:01:01
Eu tenho feito o seguinte> Prendo a mangueira do aspirador na mesa com a boca do cano para cima. Levanto o espelho da máquina e aproximo na mangueira do aspirador e ao mesmo tempo assopro com a "Bomba Fuc-Fuc Sexual". A bomba solta e "levanta" sujeira e o aspirador a retira de dentro da máquina.
Tenho tido bons resultados.
Mas diga-se que não tenho muita neurose com uma limpeza 100%. Não fotografo parede branca com abertura f22...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2007, 17:33:13
Pessoal, me chamou a atenção esse tópico...

É que eu vejo muita gente falando do tal problema de pó no sensor, que ainda não me afeta por usar uma (excelente!) Canon G6. Como pretendo uma DSLR para breve, gostaria da opinião de quem possui uma dessas câmeras que possuem sistema de limpeza automática do sensor. De todas, a que me parece melhor é a Pentax K10D.

Gostaria que alguém desse opinião específica sobre esse recurso, ou seja, se funciona mesmo...

Abraços!
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde