Autor Tópico: Impresão sem Nitidez...  (Lida 2528 vezes)

Adeilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Abril de 2007, 19:16:54
:mf_w00t2: Galera...ajuda por favor!!!!

Estou tendo problema para revelar minhas fotos.

Revelei fotos de um casamento que fiz, e fiquei quase maluco,
as fotos na tela do computador, fica show de bola, quando passo pro papel
fica parecendo foto de camera amadora, e só apliei até 20x30.

Não sei o que fazer, minha camera é uma nikon d40 com lente básica.

sempre fotografo no maximo de resolução.

SOCORRO...MINHA AGENDA TA CHEIA É NÃO CONSIGO QUALIDADE NAS FOTOS.



 
Adeilson Chagas Art e Imagem Fotografias


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2007, 20:56:55
Simples: Seu monitor tem que está ajustado para exibir as fotos tal qual elas saem do seu Lab.  Tem que regular ele.
Faça uma foto montagem com vários assuntos (um rosto incluído) , cores e PB.
Faça a ampliação no Lab que vc costuma usar pedindo antes para o atendente do Lab deixar escrito no envelope de forma bem clara e em letras grande: 'Não Fazer Nenhuma Alteração'. Dê a saída em papel fosco que é o mais usado.
Chega em casa e faça a calibração do monitor usando o Adobe Gama (tá lá no painel de controle) e se oriente nos demais ajustes pela prova revelada.
Atente também para um detalhe quanto a nitidez: O software da placa de vídeo da Nvidia tem ajuste de nitidez e a imagem pode estar aparecendo bem nitida quando na verdade não será assim que vai sair no papel. Faça este ajuste olhando a foto ampliada.
Complemente os ajustes nos controles do monitor.
Não use as fotos já ampliadas para fazer esta calibração, pois elas podem ter sofrido ajustes la no Lab sem vc saber. Insisto, Tem que pedir de forma clara para NÃO fazerem ajustes
Esta é uma  calibração que dizem ser meia boca, mas para mim tem sido o suficiente. Salvo pequenos detalhes as imagens que vejo são as que obterei na ampliação no Fuji Frontier. As diferenças são irrelevantes. Acabei de fazer um albúm de csamento e tá tudo dentro do que vi no meu monitor.
Outro detalhe: Seu monitor não pode ser antigo nem sua placa de vídeo. Monitor Novo. Outra, ainda: Se o seu monitor for LCD barato, "já era". ELe vai mostrar imagem bonita mesmo e vai ser difícil vc conseguir regular ele, principalemente em Brilho/Contraste. Monitor LCD tem que ser Caro e tem que ver bem o modelo antes da compra se não...
Caso esteja neste caso o meu conselho é que compre urgente um monitor convencional, uso Samsung 17 tela semi plana.
Ajuste o padrão de cores do PS de acordo com o usado na máquina. Eu uso tudo SRGB.
Fica tranquilo que é coisa fácil de resolver.
Um outro detalhe: faça esta calibração para o Lab que vc pretende ficar usando. Se ampliar em outro equipamento diferente vai dar diferença.
Se vc for do Rio posso te dar uma ajuda pessoalmente é só falar.
Abração.
« Última modificação: 30 de Abril de 2007, 21:08:42 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2007, 01:56:52
Em primeiro lugar verifique se o lab é bom, já tive muito problema, principalmente com lab noritsu pois ele permite o reaproveitamento de químicos, dai para uma catástrofe na ampliação não precisa muito hehehhe!
Problemas de nitidez em impressão é quase sempre problema de lab, seja alterações mal feitas pelo operador (recomendo assim como o Lúzio a solicitar que não sejam feitas correções) ou reaproveitamento de químico.
Para pedir para não haver alterações é importante lembrar que o seu monitor deve estar calibrado e o minilab também deve na mesma escala (normalmente o pessoal procura calibrar em escala pantone), se estiver tudo certinho não tem erro.
« Última modificação: 01 de Maio de 2007, 01:58:58 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2007, 10:00:57
Se você seguir as orientações do Lúzio e do Leo e ainda assim as ampliações em 20x30 ficarem ruins, acho que vale a pena conferir algumas coisas:

- Amplie as fotos na tela do PC até 50% e veja como está a nitidez;

- Fotografando em Jpg, sempre aplique um sharpness no processamento das fotos;

- Se mesmo assim elas parecerem sem nitidez, faça o teste de back e front focus (pesquise na base de dados do fórum que tem informações sobre o assunto);

- E, fora tudo isso, quanto sobrar uma graninha, troca essa lente do kit por uma de melhor qualidade.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2007, 11:16:27
O Bruno deu ama dica interessante. Ampliara a foto na tela para ver a ntidez.
Eu costumo fazer o seguinte em todo o processo:

Ajusto toda a foto mas NÃO aplico nitidez. Só aplico nitidez  no arquivo cópia (foto) que vou levar para ampliar no lab e que já está no tamanho desejado.
Então, Peguei uma foto que acabou de ser feita, faço o tratamento dela de cores, contrastes, brilhos e etc... Só NÃO FAÇO é aplicar a Nitidez (Sharp). Salvo este arquivo com o nome original acrescido da palavra "Mod" ao final. Sei que todos estes arquivos são os tratados mas que estão sem filtro de Nitidez.
Agora quero ampliar esta foto no LAb em um tamanho qualquer: Abro a foto com "Mod" ao fim do nome, Uso a ferramenta "Crop" para deixar ela no tamanho exato do papel do lab (o 15x21 da fuji, por exemplo, tem as seguintes medidas: 15,2 x 21,6 em 300dpi), faço (importante) um zoom na foto até que tamanho dela na tela seja bem próximo do tamanho original e só então aplico o Sharp. Reduzo e amplio o Zoom para avaliar de forma mais ampla e salvo esta foto na mídia na qual vou levar ela para o lab,
Fecho a foto e se tiver que salvar o faço acrescentando o número 2 ao final de "Mod" do nome do arquivo assim preservo o arquivo tratado sem a alteração para ampliação.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2007, 11:19:43
Citar
O Bruno deu ama dica interessante. Ampliara a foto na tela para ver a ntidez.
Eu costumo fazer o seguinte em todo o processo:

Ajusto toda a foto mas NÃO aplico nitidez. Só aplico nitidez  no arquivo cópia (foto) que vou levar para ampliar no lab e que já está no tamanho desejado.
Então, Peguei uma foto que acabou de ser feita, faço o tratamento dela de cores, contrastes, brilhos e etc... Só NÃO FAÇO é aplicar a Nitidez (Sharp). Salvo este arquivo com o nome original acrescido da palavra "Mod" ao final. Sei que todos estes arquivos são os tratados mas que estão sem filtro de Nitidez.
Agora quero ampliar esta foto no LAb em um tamanho qualquer: Abro a foto com "Mod" ao fim do nome, Uso a ferramenta "Crop" para deixar ela no tamanho exato do papel do lab (o 15x21 da fuji, por exemplo, tem as seguintes medidas: 15,2 x 21,6 em 300dpi), faço (importante) um zoom na foto até que tamanho dela na tela seja bem próximo do tamanho original e só então aplico o Sharp. Reduzo e amplio o Zoom para avaliar de forma mais ampla e salvo esta foto na mídia na qual vou levar ela para o lab,
Fecho a foto e se tiver que salvar o faço acrescentando o número 2 ao final de "Mod" do nome do arquivo assim preservo o arquivo tratado sem a alteração para ampliação.
Interessante, gostei desse método. :thmbup:  


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2007, 23:45:18
Citar
Citar
O Bruno deu ama dica interessante. Ampliara a foto na tela para ver a ntidez.
Eu costumo fazer o seguinte em todo o processo:

Ajusto toda a foto mas NÃO aplico nitidez. Só aplico nitidez  no arquivo cópia (foto) que vou levar para ampliar no lab e que já está no tamanho desejado.
Então, Peguei uma foto que acabou de ser feita, faço o tratamento dela de cores, contrastes, brilhos e etc... Só NÃO FAÇO é aplicar a Nitidez (Sharp). Salvo este arquivo com o nome original acrescido da palavra "Mod" ao final. Sei que todos estes arquivos são os tratados mas que estão sem filtro de Nitidez.
Agora quero ampliar esta foto no LAb em um tamanho qualquer: Abro a foto com "Mod" ao fim do nome, Uso a ferramenta "Crop" para deixar ela no tamanho exato do papel do lab (o 15x21 da fuji, por exemplo, tem as seguintes medidas: 15,2 x 21,6 em 300dpi), faço (importante) um zoom na foto até que tamanho dela na tela seja bem próximo do tamanho original e só então aplico o Sharp. Reduzo e amplio o Zoom para avaliar de forma mais ampla e salvo esta foto na mídia na qual vou levar ela para o lab,
Fecho a foto e se tiver que salvar o faço acrescentando o número 2 ao final de "Mod" do nome do arquivo assim preservo o arquivo tratado sem a alteração para ampliação.
Interessante, gostei desse método. :thmbup:
Interessante mesmo!!!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2007, 08:35:56
Adeilson, vamos continuar o nosso papo no MSN pra eu tentar te ajudar! :)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


rafaelscl

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2007, 11:05:10
Citar
Citar
O Bruno deu ama dica interessante. Ampliara a foto na tela para ver a ntidez.
Eu costumo fazer o seguinte em todo o processo:

Ajusto toda a foto mas NÃO aplico nitidez. Só aplico nitidez  no arquivo cópia (foto) que vou levar para ampliar no lab e que já está no tamanho desejado.
Então, Peguei uma foto que acabou de ser feita, faço o tratamento dela de cores, contrastes, brilhos e etc... Só NÃO FAÇO é aplicar a Nitidez (Sharp). Salvo este arquivo com o nome original acrescido da palavra "Mod" ao final. Sei que todos estes arquivos são os tratados mas que estão sem filtro de Nitidez.
Agora quero ampliar esta foto no LAb em um tamanho qualquer: Abro a foto com "Mod" ao fim do nome, Uso a ferramenta "Crop" para deixar ela no tamanho exato do papel do lab (o 15x21 da fuji, por exemplo, tem as seguintes medidas: 15,2 x 21,6 em 300dpi), faço (importante) um zoom na foto até que tamanho dela na tela seja bem próximo do tamanho original e só então aplico o Sharp. Reduzo e amplio o Zoom para avaliar de forma mais ampla e salvo esta foto na mídia na qual vou levar ela para o lab,
Fecho a foto e se tiver que salvar o faço acrescentando o número 2 ao final de "Mod" do nome do arquivo assim preservo o arquivo tratado sem a alteração para ampliação.
Interessante, gostei desse método. :thmbup:
O luzio faz como eu!!! rsrs

Calibro o monitor por uma foto nova, sem alteração feita pelo LAB... Só tive problemas quando mudei para um LCS (como ele falou), mas agora consegui chegar bem perto do que é impresso novamente.

Edito tudo sem aplicar sharp, mas ao invés de "mod" uso só "M"...

Quando reduzo, interpolo etc, acrescento ao "M" um "P" se for reduzida e "G" se for interpolada, assim sei que alterei o tamanho.

Se for alterar alguma coisa mais que não quero salvar pra mim meto um número "2" também!!!

Faço o sharp na hora de usar o arquivo também!

 
***************************************************
Rafael
Rio de Janeiro - RJ


Adeilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2007, 21:41:41
Vlw..pessoal vou fazer novos testes!!!!

Obrigado a todos!!

 
Adeilson Chagas Art e Imagem Fotografias


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2007, 17:09:32
Adeilson, Manda revelar novamente no lab com aquelas mudanças que comentei... E fala pra gente como ficou!

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2007, 18:56:51
Citar
Adeilson, vamos continuar o nosso papo no MSN pra eu tentar te ajudar! :)

Abraço,
Fernando
Socialize as dicas Fernando! :thmbup:  
Rio do Sul - SC


Blog


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2007, 21:21:14
heheheh...

Nada demais...

Apenas disse a ele sobre aplicar um USM um pouco mais forte e também fazer a imagem no tamanho exato da revelação em 300 dpi.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!