Autor Tópico: Afinal, qual a melhor DSLR de entrada?  (Lida 8137 vezes)

smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Online: 03 de Maio de 2007, 10:22:31
Deixando de lado a "rivalidade" Nikon x Canon, e ainda os pré-conceitos em cima da Sony, sem esquecer também da "novata" Pentax, pergunto aos experts do fórum:

Qual seria hoje a melhor opção para uma reflex digital de entrada com um bom custo x benefício? Li vários tópicos aqui e em outros fóruns, mas é realmente dificil chegar a uma conclusão. Existe uma resposta para essa questão? Aproveitando: qual o sentido da vida? Pra onde vamos?  :mf_w00t2:

Na faixa de 2000 reais (um pouco mais, um pouco menos), qual seria a melhor opção de camera afinal? Ou seria melhor arriscar uma usada mais "sofisticada", na mesma faixa de preço?

Li li li, pesquisei e reli, mas não conclui ainda. Estranhamente, eu gostei da alternativas à Canon e à Nikon (sei lá, vai ver sou meio do contra)... Sony e Pentax são realmente boas opções? Ou é melhor não fugir do tradicional?

[]´s!


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2007, 10:28:31
Aliás... uma questão que com certeza não é só minha: quais seriam os prós e os contras latentes de cada marca? (ou é pedir demais???) :-)

mais []´s!!!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2007, 10:49:25
Amigo,

Custo benefício não deixa de ser um pouco subjetivo (pessoal), pois cabe a cada um avaliar o que é realmente importante em um determinado produto, mas...

A Pentax ontem anunciou uma lista de descontos nos seus produtos (ver link), então a K100 e K110 é agora a DSLR mais barata do mercado, me parece um excelente custo benefício.

http://www.digitalcamerainfo.com/content/P...uct-Rebates.htm

Eu acho que em matéria de qualidade de imagem, eu puxo um pouco pra câmera que eu tenho (D40), mas devem estar todas num nível bem próximo, porém as de 10Mpx o aparecimento de ruído em ISO alto é mais perceptível, principalmente na Sony.

O mais importante é avaliar outros quesitos como:
1- Qualidade de construção do corpo (Nikon & Pentax);
2- Facilidade em encontrar peças de manutenção (Nikon & Canon);
3- Mercado de revenda (Canon & Nikon);
4- Qualidade da lente do kit (Nikon & Pentax & Sony);
5- facilidade em encontrar acessórios e lentes (Canon & Nikon, cuidado que a maioria das lentes antigas não tem foco na D40);
6- Ergonomia do corpo;
7- Simpatia pela marca;
8- Estabilizador de imagem no corpo (Pentax & Sony)

Vale lembrar que a Nikon D40 foi tirado o motor do corpo e tem apenas 03 pontos de foco, e se isso for importante para sua escolha, tente comprar a descontinuada Nikon D50, lembrando que a D50 perde da D40 em alguns aspectos, como qualidade do JPG, qualidade do corpo, visor, LCD grande, autonomia da bateria, menu, portabilidade, etc...porém se você encontrar uma D50 com preço legal deva ser o melhor de todos os custos benefícios.

Pra mim, se eu não tivesse pegado a Nikon D40, com certeza iria de canon XTI.

Valeu
« Última modificação: 03 de Maio de 2007, 10:55:54 por lfedersoni »


volula

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2007, 11:04:09
Minha resposta para essa questão é sempre a mesma. Compre qualquer uma!
Sei que não ajuda muito, mas é a verdade.

Eu escolhi a minha câmera por causa da lente. Sinto falta de algumas coisas da Canon, da mesma forma que sinto falta de algumas coisas da Pentax. Mas estou feliz com a minha escolha pela Nikon.

Como o lfedersoni falou, avalie outros quesitos. Provavelmente a sua escolha vai acabar não sendo pela cor da câmera ou pelos megapixels. Mas vc vai estar muito mais seguro da escolha que fizer.

Um abraço e boa sorte.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2007, 17:02:53
Citar
lembrando que a D50 perde da D40 em alguns aspectos, como qualidade do JPG, qualidade do corpo, visor, LCD grande, autonomia da bateria, menu, portabilidade, etc...

Olá, Leandro...

Não quero reatar uma discução D50 x D40, mas dentre os pontos que vc citou, tem certeza que a D50 perde em autonomia de bateria?
Não é o que eu tenho lido.
Tenho uma D50, e cheguei a fazer (em JPEG sem flash da camera) quase 1.200 disparos (com visualização no LCD, e vendo bastante os Menus).
Você que tem uma D40, fez algum teste do tipo pra dizer se autonomia dela supera isso?

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2007, 21:40:41
Citar
Olá, Leandro...

Não quero reatar uma discução D50 x D40, mas dentre os pontos que vc citou, tem certeza que a D50 perde em autonomia de bateria?
Não é o que eu tenho lido.
Tenho uma D50, e cheguei a fazer (em JPEG sem flash da camera) quase 1.200 disparos (com visualização no LCD, e vendo bastante os Menus).
Você que tem uma D40, fez algum teste do tipo pra dizer se autonomia dela supera isso?

Abraço
Olá Elias,

Realmente a amperagem foi diminuída, porém a D40 é mais econômica. Apesar que a diferença deve ser pouca.

Note no review (link abaixo) o resultado do teste (400 x 470)

http://www.dcresource.com/reviews/nikon/d40-review/

Lembrando também que a potência do flash na D40 foi aumentado de 11m para 17m.

Mas volto a afirmar que uma D50 usada ou mesmo com preço abaixo da D40 pode ser o melhor custo benefício de todas DSLRs de entrada.

Valeu  


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2007, 22:33:22
Smarcondes,

Primeiro, quanto é o "pouco mais" ou o "pouco menos"?? :doh:

Olha, eu não sou o mais isento dos mortais pra te responder pois tenho uma D50, e minha escolha logicamente seria ela.

O Lfedersoni quando foi comprar a D40 abriu uma discussão muito boa, dê uma olhada no tópico:

MATRIZ DE DECISÃO, houve uma discussão interessante por lá.

Acho que a grande maioria por aqui passou por esta mesma dúvida, e te digo com sinceridade, todas são ótimas, depende de qto vc que gastar. As duas vedetes de sempre NIKON e CANON são excelentes aquisições. No meu caso fui de D50 pela "pegada", a XT ficou meio "solta" na mão. É de se olhar também as PENTAX, pelo que tenho visto são excelentes câmeras e vc já acha usadas por aqui por um preço bem aceitável, provavelmente eu migre para elas daqui a algum tempo =>K10D que é um show à parte.

Abraço.  
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2007, 11:34:34
Citar
Smarcondes,

Primeiro, quanto é o "pouco mais" ou o "pouco menos"?? :doh:

Olha, eu não sou o mais isento dos mortais pra te responder pois tenho uma D50, e minha escolha logicamente seria ela.

O Lfedersoni quando foi comprar a D40 abriu uma discussão muito boa, dê uma olhada no tópico:

MATRIZ DE DECISÃO, houve uma discussão interessante por lá.

Acho que a grande maioria por aqui passou por esta mesma dúvida, e te digo com sinceridade, todas são ótimas, depende de qto vc que gastar. As duas vedetes de sempre NIKON e CANON são excelentes aquisições. No meu caso fui de D50 pela "pegada", a XT ficou meio "solta" na mão. É de se olhar também as PENTAX, pelo que tenho visto são excelentes câmeras e vc já acha usadas por aqui por um preço bem aceitável, provavelmente eu migre para elas daqui a algum tempo =>K10D que é um show à parte.

Abraço.
Sandro,

Obrigado por recomendar este tópico, eu também achei que a discussão foi legal na época e me ajudou bastante na escolha da minha máquina, inclusive esta discussão com certeza me ajudou a estar 100% satisfeito com a câmera que comprei.

Muito obrigado


mvortex

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2007, 12:00:23
Citar
A Pentax ontem anunciou uma lista de descontos nos seus produtos (ver link), então a K100 e K110 é agora a DSLR mais barata do mercado, me parece um excelente custo benefício.

http://www.digitalcamerainfo.com/content/P...uct-Rebates.htm

 
Só vou comprar uma DSLR futuramente, mas já estou de olho nessas discussões para na hora de colocar a mão no bolso eu ter o melhor investimento possível pro meu suado dinheiro.

Venho pesquisando alternativas à NIKON-CANON e me chamou a atenção essas PENTAX-DSLR.

Eles tem duas DSLR com o HIGLY RECOMMENDED do Dpreviw:
K10D:  http://www.dpreview.com/reviews/pentaxk10d/
K100D:  http://www.dpreview.com/reviews/pentaxk100d/

Vale lembrar que nos anos 70 a Pentax teve seus dias de glória e reinava absoluta, ou seja, tem tradição e é uma senhora marca.

 


Deltanove

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2007, 15:33:34
Olha, não conheço as máquinas da Nikon e Canon pessoalmente, apenas sei que são muito boas.
Mas para enriquecer a discussão e colaborar com o que eu posso opinar, já que tenho uma Pentax K100D: a máquina é excelente! E pelo que tenho visto nos fóruns, todos que possuem gostam bastante. Não procede a informação de que não tem muito mercado de lentes usadas (eu já comprei algumas lentes usadas, que achei com relativa facilidade).
É isso que eu tinha p/ acrescentar.
Mas, o que o colega disse acima é verdade: qualquer uma das citadas é uma boa opção, todas essas máquinas são boas, vai de simpatia mesmo.
 :thmbup:  
Ricardo Panizza
    Jundiaí-Sp    
       D9


mvortex

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2007, 19:32:42
Deltanove, eu tenho muita simpatia pela Canon e é indiscutível a excelência da Nikon e Canon quanto a qualidade de lentes e equipamentos.

Mas os preços são impraticáveis pra amadores que como eu enchergam fotografia como hobby, ao menos pro meu bolso.

Por isso já começo a estudar alternativas e as Pentax é uma delas.

No site deles www.pentaxdslr.com tem inclusive o preço das lentes e achei bem razoável.

Quanto a marca eu nem discuto, tem muita tradição.
« Última modificação: 06 de Maio de 2007, 19:33:51 por mvortex »


volula

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #11 Online: 07 de Maio de 2007, 09:50:47
Caro Deltanove,

O mercado de usados da Pentax é muito bom só para quem compra. Por que para quem vende é muito ruim. Se vc quiser dar uma atualizada no seu equipamento por um novo, vai ter que colocar muito mais grana do que se vc tivesse uma Nikon.
Tenho acompanhado os preços da Nikon, e na maioria das vezes, o valor que eu vejo sendo cobrado é o valor do mesmo produto novo pela BH.
Estou procurando algumas lentes para comprar, e estou desistindo de comprar usadas justamente por isso. Porém, vejo as mesmas lentes para Pentax, bem mais baratas, então valeria a pena pegar usadas.

Um abraço.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2007, 10:01:10
Tanto Canon quanto Nikon de entrada vão agradar você.

Para uma decisão mais consciente, tente testar as básicas (XTi, D50, D40)....
Se não for tão consumista, vale experimentar até uma 300D que está sendo vendida por aqui mto barato, ou então uma 10D que é uma camera de construção semi-pró e que está sendo vendida por menos de 2.000,00 hoje em dia.

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2007, 10:21:34
Consumista?! Que nada... com a grana curta, não me dou a esse trabalho! hehe.

Estou lendo vários posts sobre o assunto, e concordo que qq uma que optar vai ser uma boa escolha.

[]´s!


Pedro Ernesto Guerra Azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
    • http://
Resposta #14 Online: 07 de Maio de 2007, 15:11:02
Uma boa opção é a Pentax K 100D, barata, boa qualidade de imagem, pode-se usar todas as lentes fabricadas até hoje pela Pentax, por um preço bem em conta, rosca ou baioneta, lentes de inigualável qualidade, e corpo estabilizado.
Vale a pena conferir.
Abraços

Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@iron.com.br
Santos - São Paulo - Brasil  
Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@ig.com.br
Santos - São Paulo - Brasil