Autor Tópico: Pixel.  (Lida 1636 vezes)

Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Maio de 2007, 23:06:49
Galera, por favor, sem dar risada, hein?!

O pixel tem formato quadrado. Certo?! Se fosse hexagonal não haveria uma transição mais suave entre um pixel e outro, ao menos uma ilusão ótica apontando para esse caminho, principalmente, nas fotos onde temos um contraste mais "duro"?

É claro que os engenheiros, fabricantes e projetistas de sensores já devem ter pensado nisso. Eu é que sou um leigo no assunto e, talvez, um idiota pretensioso e metido a besta. É que eu gostaria de entender melhor esse troço, pois meu raciocínio ainda tem o grão do filme como base dessa informação.

Quando eu falo em formato hexagonal é por causa da idéia de que isso se aproxima mais do círculo, quando visto a distância. Eu sei que ponto é ponto e, círculo é círculo, e, um não tem nada a ver com o outro. É só uma comparação meio emporcalhada pra me referir a um ponto ampliado muitas vezes, então, algo parecido com uma circunferência, sabe?! De novo a estória do grão do filme.


Grato por qualquer comentário.

P.S.: Xiiiiii..., pois é!!! Acho que ficou meio chato isso mas, tudo bem, vou postar assim mesmo.


--------------------------------------------------------------

Só pra enfeitar ainda mais o rabo do pavão. Vejam.

"...Figuras regulares, sólidos geométricos e curvas matemáticas

Outra das formas geométricas mais facilmente reconhecíveis na Natureza é o hexágono regular (figura com seis lados de igual comprimento e cujos ângulos têm todos a mesma amplitude). Tratando-se de uma das configurações que permitem aproveitar ao máximo o espaço – as outras são os triângulos equiláteros (ou seja, com os três lados e os três ângulos iguais) e os quadrados –, encontramo-la, por exemplo, nos favos de mel das colmeias ou nas «escamas» que recobrem a casca do ananás (as quais, para além do seu formato hexagonal, formam também espirais, mais uma vez de acordo com os números de Fibonacci)..."

http://www.revista-temas.com/contacto/NewF.../Contacto5.html


 
« Última modificação: 03 de Maio de 2007, 23:15:08 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2007, 00:51:55
Oi Braga,

o Super CCD da Fuji é hexagonal. Mas ainda acho o Foveon o que possibilita mais qualidade.

Abraço,

José Azevedo

ps - amanhã te respondo com mais calma.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2007, 01:37:37
O pixel é apenas uma unidade lógica que carrega uma informação de posição e cor, na verdade o formato com o qual ele é mostrado depende basicamente do formato que dispositivo usado para visualização possui. No caso o monitor usa pixels quadrados lado a lado, o exagonal teria um efeito bem similar, com a vantagem de otimizar a resolução para as linhas verticais e horizontais, enquanto o pixel quadrado otimiza para as diagonais.

O formato do pixel no dispositivo de captura pode influênciar na geometria do processo de demosaico e no tamanho dos fotodiodos, o que pode contribuir em diferentes aspéctos para a formação da imagem, mas acho que basicamente o mais importante é saber que não importa o formato do fotodiodo no momento da captura, os pixels serão mostrados de acordo com o formato do ponto no dispositivo de saída, ou seja, mesmo que o pixel no dispositivo de entrada seja em forma de estrela, se no dispositivo de saída ele for redondo ele será mostrado redondo. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2007, 21:04:57
J.Azevedo e L.Terra,

Muito obrigado !



[]'s
-22.352971,-48.775582