Autor Tópico: Macro x Tubo de extensão  (Lida 2139 vezes)

Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Online: 04 de Maio de 2007, 15:41:25
Olá,

Estava para comprar uma lente macro quando me surgiram algumas dúvidas.

A lente que eu compraria é a Pentax M 100 F/4, a lente não é uma macro real tendo aproximação de 1:2 e a ela é creditado ter uma boa ótica, que permitiria o uso de tubos de extensão sem perdas significativas na qualidade da imagem.

Isto me levou a pesquisar tubos e, por conseguinte ao link: Macrofotografia

Aí diz que há uma fórmula: ampliação = extensão / distância_focal. Sendo que eu deveria considerar o fator de ampliação da macro (1:2) como um outro tubo, de forma que para com a 100mm macro 1:2 eu pudesse obter uma macro real (1:1) eu deveria utilizar um tubo extensor de 50mm.

Pois bem, eu tenho uma prime M 50 f/1.7, que possui uma das melhores ópticas da Pentax, se eu utilizar um tubo de 50mm eu também consigo macro 1:1, mas com f/1.7 e melhor qualidade óptica que a Pentax M 100 F/4.

Porque eu compraria uma Macro então?

Naturalmente meu pensamento está errado, senão não existiriam lentes macro, embora segundo o próprio artigo, lentes macro são lentes com tubos de extensão internos...

A questão que me resta é, Porque eu estou errado?
 


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2007, 16:03:52
Caramba...
Esse tópico quero acompanhar!
[ ]s


Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2007, 19:42:49
Orra...
exclente duvida hehe.
Quero saber também...
Abraços


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2007, 20:02:07
A intensidade da luz é inversamente proporcional ao quadrado da distância. Se colocar um tubo voce perde luz e com o visor minúsculo das DSLR voce vai ter dificuldade de focar. Além disto se voce usar um tubo com a lente 50mm a distância mínima de foco vai acabar sendo muito próxima, voce vai colar no assunto, diminuido o DOF e dificultando para insetos, por exemplo.

Uma lente 100mm vai ter uma distância mínima de foco em torno de 30cm e estas lentes que fazem 1:2 para fazem 1:1 normalmente se usa uma lente close-up em torno de +4 dioptrias. Mas não são iguais a estes que se compra por 20 reais e sim lentes com vários elementos com uma ótima qualidade ótica.

Eu tenho uma lente 90mm que faz 1:2 e com uma lente close-up chega a 1:1 sem perda de luz. A desvantagem é que a distância mínima de foco acaba caindo e voce tem que chegar mais perto do assunto, com todas as dificuldades envolvidas.

Com certeza a melhor solução é uma lente macro, é o equipamento padrão por alguma razão.
« Última modificação: 04 de Maio de 2007, 20:04:13 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2007, 21:07:54
Aneopa, como você mesmo disse, uma lente macro tem a extensão interna. Não é tão simples assim mas isso acarreta em algumas coisas. Quanto mais perto você chega do objeto, você tem que compensar a exposição como o tempo de exposição*, MESMO NUMA LENTE MACRO. As macro tem de especial geralmente uma optica que aguenta essa "extensão" mesmo que interna, por isso que a maioria das macros tem otima otica e são otimizadas para curtas distâncias de foco. Nas curtas distâncias o anel de foco tem um curso maior para uma dada variação de distância de foco, dando, geralmente, uma focagem precisa.

Macro não implica em lentes macro. Há muita gente que usa tubos de extensão, bellows, lentes close-up, e anel inversor**. Em qualquer caminho, tripé, boa luz e focagem precisa são exigidos, pois o DOF e curto e a luminosidade da lente cai bastante em distancias de focagem curtas.


Enfim, usar uma macro é um dos jeitos mais comodos de fazer macro, mas não é o unico, apenas um dos caminhos.

Amplexos!

* Compensar com abertura não é o melhor caminho em macro, pois o DOF é uma das principais variaveis que queremos controlar na composição de macros.

**quanto mais wide a lente, maior a ampliação quando usada invertida.
« Última modificação: 07 de Maio de 2007, 21:09:33 por totok »
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4