Autor Tópico: por favor ajudem, qual a melhor camera para isso?  (Lida 1653 vezes)

Iris Kuntz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 04 de Maio de 2007, 19:37:37
Olá pessoal
tenho esse fórum a bastante tempo mas enfim decidi me cadastrar para pedir ajuda a vocês.
Sou estudante de publicidade...e hm..a disciplina de fotografia teima em estar em um dos últimos semestres do curso ( que me deixa ansiosa, estou apenas no primeiro), ams já que meu grande interesse no curso é a fotografia, resolvi que quero começar a me informar antes.
Um dos meus maiores focos é a fotografia de eventos, shows, espetáculos, etc e também uma paixão particular, fantasias de cosplay.
Por essas e outras procuro uma camera que me possibilite uma grande nitidez de detalhes (tanto de roupas como de maquiagem). Uma coisa que me encomoda muito é o flash (que aspirante a fotografo nunca caiu na tentaçao de comprar uma sony cybershot p alguma coisa?), pois eh, quando eu vi a falta de possibilidade de manipular os controles dela fiquei desanimada, e outra coisa desanimadora sao flashs estranhos que ou clareiam tudo ou deixam vc com cara de "ull passei oleo de cozinhar na cara". Por isso procuro uma camera que tenha uma boa qualidade de fotos sem flash (ou que a intensidade do flash seja amplamente ajustável), nao sei muito sobre obituradores .Outro grande problema eh gelo seco e efeitos afins, que sempre tive que batalhar em shows para conseguir uma mera foto prestável.Outros requisitos seriam cores proximas da realidade...etc
Procuro algo acessível, mas não necessáriamente super barato, pq quero comprar uma câmera boa para ficar com ela por um bom tempo(Mas não vao se esquecer do pobre bolsinho de universitário, que sempre está pedindo socorro).
Que tipo de câmera vcs me recomendam??desde já agradeço a atenção! obrigada
« Última modificação: 04 de Maio de 2007, 19:38:52 por Iris Kuntz »


Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2007, 19:55:05
Olá Iris, seja bem-vinda ao forum.
Sou novo nesse maravilhoso mundo da fotografia, mas posso tentar te ajudar. Caso esteja errado, peço perdao, mas meus caros colegas do forum me corrigirao brilhantemente.
Pra começar, temos mais de um problema, que são dificeis de resolver todos juntos.
O que posso te dizer é: Vá de SRL, digital ou analogica.
A escolha por uma SLR, para suas necessidades é extremamente importante. Como pretende trabalhar em shows e coisas do tipo, você muito provavelmente trabalhará com ISOs muito altos. Em cameras compactas ou "semi-profissionais" você acabaria obtendo muito ruido, ou granulações excessivas em suas fotos. A SLR diminui esse efeito. Alem disso, você tem mais possibilidade de lentes, podendo optar (se o bolso permitir um dia) por lentes claras e com uma distancia focal boa. A marca já é outra historia... o modelo entao... acho q tem pessoas muito mais qualificadas do que eu para te informar sobre isso..
Posso tentar adiantar algo: o que me foi dito nesse forum, é que as Canon tem um desempenho melhor em ISOs altos.. em compensação, as Nikons tem cores mais vivas. Sobre as Pentax eu já não posso dizer, porque realmente nunca li nada sobre elas.
Outra questão complicada de se lidar é
Citar
"gelo seco e efeitos afins, que sempre tive que batalhar em shows para conseguir uma mera foto prestável"
. O gelo seco, até onde sei, como outras "fumaças", ficam granuladas em maquinas digitais. Não se sabe até hoje o motivo (pelo menos nunca ouvi dizer). Para esse tipo de efeito, uma camera 35mm obteria um rendimento mais satisfatorio.
Agora, cabe a voce saber se pretende editar fotos, etc no pc. Para as suas necessidades, uma SLR de filme seria mais satisfatoria (segundo minha percepção). As digitais tem inumeras outras vantagens... mas isso vai depender do que voce deseja.

Espero ter ajudado.

Abraços
« Última modificação: 04 de Maio de 2007, 19:57:43 por Apollonio »


Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2007, 20:40:26
Bem vindo ao Forum.


See you Later!!! :thmbup:  
CAN0N 5D
PUNHO CANON BG-E4
CANON EF 16-35mm f/2.8L II USM
CANON EF 50mm f/1.2L USM
CANON EF 85 mm f/1.2 L II USM
CANON EF 24-105mm f4.0 L
CANON EF 70-200mm f/2.8L IS USM
CANON EF 100-400mm f4,5-5,6 L AF USM
CANON EF MACRO 100mm 2.8 USM
FLASH SIGMA MACRO EM-140
FLASH CANON SPEEDLITE 580EX


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2007, 21:45:56
Bem vinda

De cara eu indicaria 3 máquinas.

Uma é a Fuji S9500 que tem a venda em 2 tópicos aqui do fórum: 1º Tópico e 2º Tópico.

A Fuji é uma prossumer, e nãp tem a mesma qualidade das Reflex tanto digitais como analógicas, mas em Isos altos entre as prossumers são as que apresentam o melhor resultado, e ainda tem sapata para flash, além de ser uma opção mais barata que as Reflex Digitais.

As DSLR de entrada como D40 da Nikon e XT da Canon, são excelente câmeras, e que vão lhe dar até um resultado melhor em Isos altos do que as prossumers, tb tem Sapata para flash, mas vc gastará comprando lentes. Dá uma olhada na parte de classificados que vc encontra para vender tb.

Para qualquer uma das máquinas, vc pode comprar flash do tipo TTL, que mede a quantidade de luz necessária para iluminar o assunto e não estourá-lo.

Reflex Analógica, vc tb gastará com lentes, mas são muito mais baratas que essas máquinas e vc pode usar flash TTL. A qualidade fotográfica, é superior tb, até mesmo em ampliações. Se lhe interessar eu to vendendo minha Pentax K1000, totalmente manual, perfeita para quem tá começando, o tópico está do lado da minha assinatura ou na parte de classificados.

Espero ter ajudado


Iris Kuntz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2007, 10:58:22
Apollonio

Muito obrigada pela explicação, vou seguir suas dicas
gostaria de saber uma coisa, todas as analógicas usam filme?se sim não é algo que compense muito pra mim.Quanto ao gelo seco...o que me importa mais eh obter uma qualidade de facil editoração, ai no pc eu me viro, mas o complicado são as câmeras compactar como você citou, associado ao zoom digital então...sempre me rendeu fotos horrendas e totalmente pixelizadas, com o zoom ótico não ocorreria a mesma perda de qualidade?outra coisa que eu gostaria de perguntar, como meço o numero de fotos que uma camera pode tirar por minuto? o tempo muito reduzdo entre uma e outra pode gerar perda de qualidade?

Lipe, muito obrigada pelas indicações, vou dar uma olhada nos tópicos!!!
e lemos obrigada pelas boas vindas!!!
« Última modificação: 05 de Maio de 2007, 17:09:36 por Iris Kuntz »


Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2007, 11:48:10
Citar
ai no pc eu me viro, mas o complicado são as câmeras compactas como você sitou, associado ao zoom digital então...sempre me rendeu fotos horrendas e totalmente pixelizadas, com o zoom óptico não ocorreria a mesma perda de qualidade?
Com o zoom otico você não perde qualidade. O que pode ocorrer no zoom ótico é que, ao aumentar a distancia focal, você pode perder um ou dois pontos de luz (isso varia de acordo com a lente que você está usando); mas em termos de qualidade de imagem, não se perde não. Isso pelo fato de o zoom digital apenas fazer um "recorte" na foto, ou seja, diminui a resolução da foto, provocando as foto "pixelizadas", como você chamou. No zoom otico isso não acontece, pois você não está ampliando o assunto a partir de um "recorte", mas sim se aproximando do assunto através de movimentos da lente.

Citar
outra coisa que eu gostaria de perguntar, como meço o numero de fotos que uma camera pode tirar por minuto? o tempo muito reduzdo entre uma e outra pode gerar perda de qualidade?

Essa pergunta eu já nao posso te responder precisamente, pois realmente não sei. Mas acredito que se você der uma olhada na capacidade de burst da camera, você conseguirá saber quantos qps a maquina é capaz de fazer. Mas por minutos não sei te dizer.
Quanto a perda de qualidade causada pelo tempo reduzido, creio que não há nenhuma ligação direta. O que pode acontecer é que se você usar a função burst, dificilmente conseguirá mudar abertura, foca, velocidade, etc, sendo que o assunto não está parado. Assunto em movimento, principalmente oscilando a distancia Objeto-Maquina, pode causar algumas alterações, principalmente no foco.
Caso o movimento seja pouco nesse sentido, então não haverá problemas.
A foto em burst, até onde sei, tem a mesma qualidade de uma foto tirada sem essa função. Caso esteja errado, alguem me corrigirá.

Espero ter ajudado.

Abraços
« Última modificação: 05 de Maio de 2007, 11:49:26 por Apollonio »


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2007, 22:11:57
Citar
Quanto a perda de qualidade causada pelo tempo reduzido, creio que não há nenhuma ligação direta. O que pode acontecer é que se você usar a função burst, dificilmente conseguirá mudar abertura, foca, velocidade, etc, sendo que o assunto não está parado. Assunto em movimento, principalmente oscilando a distancia Objeto-Maquina, pode causar algumas alterações, principalmente no foco.
Caso o movimento seja pouco nesse sentido, então não haverá problemas.
A foto em burst, até onde sei, tem a mesma qualidade de uma foto tirada sem essa função. Caso esteja errado, alguem me corrigirá.
:thmbup:

Exatamente Apollonio.

Iris quanto a fotos em burst depende muito da câmera que vc irá utilizar e em qual definição vc irá armazenar as fotos.

Te digo pela D50, em RAW o burst aguenta até 7 fotos se não me engano, no Dpreview diz 4, mas no visor da minha tenho como 7, como não costumo fazer seqüencial não sei te dizer quem está certo!! :wallbash:

Para saber qtas fotos a câmera faz por minuto, vai ser meio complicado, pois não é só multiplicar as fps (frames por segundo)x 60, vc deve também levar em consideração que após lotar o buffer existe o tempo de armazenagem de cada foto, que pra ajudar é diferente de formato para formato, ou seja em RAW é um, em JPEG é outro e existem ainda três tipos de JPEG (Large, medium, Small).

Ou seja, procure saber primeiro o que vc vai fotografar e parta pra regulagem da máquina antes da série.

Abraço.  
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2007, 21:51:09
Oi Iris,

o Apollonio está certo. O que você precisa é de uma SLR analógica e uma lente rápida. Para shows, recomendaria a 85/2.0 e a 180/2.8 ED AIS manual da Nikon. Você encontra ambas usadas em bom estado por preços razoáveis. Tenho a 180, aqui estão links para imagens feitas com ela:

http://www.usefilm.com/image/1289328.html
http://www.usefilm.com/image/1290754.html

Os filmes hoje em dia granulam muito menos e, para fotos noturnas ou em teatro as opções vão de excelentes ASA 100 (para peças com menos movimentação) a 1600 (dança). Filme sempre vai te dar um claro e um escuro melhor, com menos ruído e mais detalhes, desde que escaneados corretamente. O ideal seria ter um scanner de filme também, para você ter controle total - no Mercado Livre tem dois muito bons, da Nikon, usados, em torno de 1000 reais.

Bom, mas não é nada disso que você QUER, né. Digital tem suas conveniências e uma delas é não gastar dinheiro com revelação.

O melhor é ir com uma DSLR ou as Prosumer. Qual delas você deve chegar às suas conclusões cruzando, especialmente:
a qualidade dos escuros da câmera X o seu ISO máximo X o seu bolso.
Lembre que, pelo que você contou, o que interesa são as fotos com baixo ruído nas zonas escuras. Esse site é um dos melhores que existe em termos de avaliação de câmeras:

http://www.dpreview.com/

No final dos reviews, sempre tem samples das imagens feitas com a câmera. Confira.

Outra sugestão - não descarte câmeras usadas. As digitais ficam "obsoletas" rapidamente. Excelentes câmeras de 5 megapixels de um ano e meio (na categoria prosumer - aquelas que parecem DSLRs mas têm lente fixa) são encontradas por preços bem razoáveis.

Outra coisa - leve sempre em conta:

- o tipo de cartão que a máquina usa
- compre sempre um cartão extra veloz
- o TAMANHO FINAL que você pretende usar suas fotos. Dependendo disso, o máximo que você pode precisar pode ser uma máquina de 4 megapixel. Ou uma DSLR mais antiguinha de 5 megas e usar a 4, por exemplo.

Não vou citar marcas ou modelos, acho que você já deve ter suas idéias. Mas fica mais uma sugestão - compre alguma da marca que você pretende usar no futuro. Assim, lentes e acessórios podem ser compatíveis e você não perde investimento.

Ah, mais uma coisa - experiência tátil! Vá ao centro, dê uma volta pelas lojas da 7 de Abril e Conselheiro Crispiniano e pegue nas máquinas, olhe no visor, veja qual se encaixa melhor na sua mão, onde os botões ficam melhor dentro da sua opinião e por aí afora. Minha mão é relativamente grande e os dedos mais pra gordinhos. Tem alguns botões de algumas câmeras que só com uma caneta...

Abraços,

José Azevedo