Autor Tópico: Nikon 18-70mm x Tamron 17-50mm  (Lida 1417 vezes)

Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Maio de 2007, 17:09:29
Há algum tempo me entusiasmei com uma Tamron 17-50mm. Tanto tentei que consegui importar uma. Então resolvi comparar com a minha Nikon 18-70mm de kit d200.

Confiram as fotos e me digam por favor. As duas foram capturadas em RAW e usei o default do Camera Raw para converter em jpeg:

Nikon:



Tamron:

Credilson
Nikon e coisas


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2007, 21:17:50
Olha Credilson,

Daqui do escritório, não consigo ver o exif das fotos, mas assim, a grosso modo, a única diferença ao meu já não tão atento olhar :doh:  é o verde da Nikkor nas árvores que se sobressaiu mais. Não sei que range vc utilizou, mas a Tamron pareceu responder bem.

Dei uma pesquisada por aqui e notei que a Tamron tem f/2.8 direto, enquanto a Nikkor começa em f/3.5. Bem se vc fez a foto na Tamron em 17 e na Nikkor em 18, a vantagem deveria ser da Tamron, o que acho que não aconteceu. Mesmo assim acredito que deve ser uma excelente lente, afinal f/2.8 em 50mm é tudo de bom.

Abraço e parabéns pela aquisição.

 :thmbup:


 
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2007, 21:53:39
Seria ideal também vc fazer os crops do centro e das bordas. Mas esse teste é insuficiente pois nessa luz vc usou abertura F11 que é a abertura otimizada das lentes. Tenta testar nas diversas aberturas das duas e em diversas distâncias focais.
Abraços,
 
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2007, 08:32:26
OK grato, vou tentar outros testes.

Alguns dados do exif das fotos:

Nikon:
Exposição: 1/160 s em f/11
Modo Manual:
ISO: 100
Comprimento focal: 40 mm

Tamron:
Exposição: 1/160 s em f/11
Modo Manual:
ISO: 100
Comprimento focal: 38 mm
 
Credilson
Nikon e coisas


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2007, 15:01:14
A Nikon, nesta foto, parece oferecer um pouco mais de contraste do que a Tamron.
Isso, mais contraste,  já seria um indicador de maior qualidade da Nikon.
De qualquer forma uma foto somente e  nesta abertura não é suficiente para emitir um parecer definitivo.
A Nikon tem um rangem maior e motor AFS muito rápido. Lente bem construída e com alguma vedação.

Como me parece que ela oferece mais contraste em F11 não acredito que a diferença entre outras aberturas seja muito mais significativa, se houver, em favor da Tamron e assim a única vantagem seria o F2.8, mas perderia em range e AF.
 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2007, 20:42:54
Estou postando mais 4 fotos com distâncias e aberturas diferentes:

Nikon 18-70mm
Exposição: 1/500s em f/3.5
Distância 18mm




Tamron 17-50mm
Exposição: 1/500s em f/3.5
Distância 20mm



Nikon 18-70mm
Exposição: 1/250s em f/4.5
Distância 50mm



Tamron 17-50mm
Exposição: 1/320s em f/4.5
Distância 50mm


 
Credilson
Nikon e coisas


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2007, 21:34:43
Achei a Tamron mais nítida
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2007, 01:28:57
DE fato, olhando estas fotos, parece que a Tamron é um pentelésimo mais nítida...
Agora entra outras questões: Perde em Range e AF, será que compensa perder 20 de final e o AFS  da Nikon em troca de 2.8?
 :denken:  
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2007, 02:08:21
Citar
DE fato, olhando estas fotos, parece que a Tamron é um pentelésimo mais nítida...
Agora entra outras questões: Perde em Range e AF, será que compensa perder 20 de final e o AFS  da Nikon em troca de 2.8?
 :denken:
Isso só quem vai responder é quem vai precisar delas.
No meu caso particular o 2.8 é mais importante e o final tb, tanto que optei pela Tamron 28-75mm.
Mas qualquer uma das duas com certeza será uma ótima lente de entrada.  :thmbup:  
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2007, 07:57:44
Citar
DE fato, olhando estas fotos, parece que a Tamron é um pentelésimo mais nítida...
Agora entra outras questões: Perde em Range e AF, será que compensa perder 20 de final e o AFS  da Nikon em troca de 2.8?
 :denken:
Pra mim tb é necessário o 2.8. Mas a 18-70 é uma bela lente, a Nikon acertou a mão :clap:  
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda