Autor Tópico: uma dúvida sobre física ótica e as objetivas  (Lida 892 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Online: 26 de Outubro de 2007, 07:34:38
assim , é uma curiosidade. A duvida não me acrescenta em nada.
Mas sou muito curioso pra saber...

o flare.
bom, sem termos técnicos, que eu não sei, o flare é aquela bolinha de luz que se formam nas lentes quando contra a luz.

porem dependendo da distancia que vocÊ estiver da luz, e da intensidade dela, o flare não se forma na lente.



é como se a luz não tivesse mais força pra "imprimir" a bolinha colorida na lente.

O sol, por exemplo, a pesar de distante, tem a luz de intensidade forte. Então é flare o tempo todo.
mas se eu estiver com uma lampada 100W distante uns bons metros, ela não faz o flare.


alguém sabe o por quê disso?
é algo de física mesmo... eu fico apenas curioso pra saber a razão.
talvez eu pergunte algum professor de física da faculdade ehehhe  ;D ;D

abraços À todos!
e se não souberem , hehee, não há problema nenhum! é só uma curiosidade minha  ;)


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2007, 09:34:42
O Flare é muito ligado ao ângulo de incidência da luz.

Esse efeito de "bolinha" acontece quando incide "um" raio de luz num dado ângulo. Uma lâmpada de baixa potência é capaz de causar flare sim. Vai depender do angulo de incidência.

 Se o flare vai ser perceptível ou não isso vai depender do contraste da cena, por isso é mais fácil perceber em contra-luz com iluminação feita pelo sol mas, se você ficar num local escuro somente com uma luz e ir variando o ângulo você vai achar o ponto onde ocorre o flare.

 Sendo o contraste da cena responsável por deixar o flare mais ou menos perceptível pode se dizer que mesmo quando ele não é evidente o mesmo pode estar causando uma grande perda de qualidade. Um ótimo motivo para sempre usar lens-hood.
São Paulo - SP