Autor Tópico: Câmera "NOVA"  (Lida 7293 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 15 de Maio de 2005, 23:49:44
Coloquei no mau-caminho -risos.

Não uso PB atualmente. Já usei no passado, mas hoje em dia é caro revelar. Se quiser usar, use o clássico Tri-X da Kodak. Tem outros como o Ilford, mas o Tri-X é mais fácil de encontrar.

Geralmente fotografo usando o Kodak ProImage 100. É o filme que mais gosto, pois como ele é feito para responder bem com flash na luz natural ele é meio amarelado, de um amarelado muito bonito. Minha tendência é usá-lo quase com exlusividade, mas isso é de cada um, pois há quem goste de mais verde (nesse caso deve usar os Fuji), há quem goste de cores mais secas, etc. O ProImagem tem outra vantegem de ser barato. Se comprado num conjunto de 5 em caixa fechada para 5, sai por 5 reais cada.

Outro dia usei o Superia. Fuji. Gostei de algumas fotos, de outras nem tanto. Como gosto muito de fotos em interior, o filme com força nos tons frios fica mortiço, e por isso prefiro o com tons quentes. Dizem que o Fuji bom é o Reala, mas conheço um fotógrafo com boa produção que só usa o Superia 100 (como só fotografa com polarizador, produz fotos bastante saturadas).

Experimente e compare. Você certamente terá sua própria opinião que será coerente com seu jeito de fazer.

Me passa um link para eu conhecer sua "nova" cãmera -risos.

Parabéns. Vai gostar. É divertido e desafiador.

Ivan

Em tempo: acabei de ver a cãmera. Muito legal. Falam bem das lentes Hexagon! Depois me conte o que achou.
« Última modificação: 15 de Maio de 2005, 23:53:21 por Ivan de Almeida »


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #16 Online: 15 de Maio de 2005, 23:56:41
Ivan, legal as dicas sobre os filmes. Depois te mostro algumas fotos. Aqui esta o link.

 
« Última modificação: 21 de Maio de 2005, 00:02:58 por cralx2000 »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 16 de Maio de 2005, 00:22:02
Carlos:

Estou lendo sobre ela, e todos dizem que a lente é muito nítida. Dizem também que uma das oisas que podem não funcionar é o fotômetro, mas que ela funciona mesmo sem ele (pelo preço que você pagou, tudo é lucro...)

Mas veja essas fotos feitas com ela, que máximo...

http://www.rangefinderforum.com/photopost/...ery.php/cat/719


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #18 Online: 16 de Maio de 2005, 00:48:52
Ivan que lindas fotos. Eu estava olhando esse problema com o fotometro mais isso se deve pelo uso de bateria com especificacoes errada. Mas valeu pelo toque.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 16 de Maio de 2005, 11:49:54
Carlos:

Acabei de postar um tópico onde mostro os primeiros escaneamentos dos meus filmes. Está lá na seção exibição de fotos.

Dê uma olhada na diferença entre o Kodak ProImage 100 e o Kodak Gold 400. É por isso que adoro o ProImage.


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #20 Online: 16 de Maio de 2005, 12:24:05
Ivan, vc que conhece mais forum sobre 35mm, quando estiver navegando por favor olhe se consegui o manual da Konica Auto S2. Valeu  


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 16 de Maio de 2005, 20:32:15
ivan, revelar filme pb é muito mais caro que colorido?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 16 de Maio de 2005, 21:05:54
Infelizmente é, Pablo. Explico:

A indústria se especializou na revelação colorida e padronizou os processos. Os filmes coloridos ao serem entregues ao lab são revelados no processo C-41 e pronto, por uma máquina, não por uma pessoa.

Mas os filmes preto e brancos não. Então os labs analógicos ou digitais, que são imensas maquinas automáticas, não são desenhados nem capazes de usar outros reveladores, outros banhos. Todo esforço de um dono de lab é manter os químicos perfeitos para o c-41.

Por isso o filme preto e branco precisa de revelação em um lab não automático, o que significa: manual. A revelação do negativo não é complicada. Pode aser feita em casa com um tanquinho de plástico preto no qual o negativo fica enrolado dentro e os líquidos e lavagens vão sendo trocados por um orifício sem entrar luz.

Mas, passada essa parte fácil, voc^mais uma vez entra no processo artesanal.

A ampliação do PB é precipuamente artesanal. Isso é seu encanto, pois a pessoa tem condição de fazer a ampliação personalizada, e é o encarecedor também, pois voc~e precisa de um laboratorista perito em PB ou de um laboratório para você mesmo fazer.

Quando eu comecei a fotografar, lá pelo século passado -risos- a fotografia em cores era caríssima, o cromo, que não precisa de ampliação colorida mas somente de uma revelação em tanque extremamente controlada em tempo e temperatura pelo processo E-6, era um preço intermediário, e a foto em PB era a mais barata, pois era o processo que o laboratório da esquina fazia (artesanalmente, é claro).

Hoje um filme custa de duas a quatro vezes o preço de um colorido, e a ampliação custa mais um tanto. A copiagem, essa é uma fortuna. É lindo? Sim, é. mas não é praticável, a menos que você faça parte de um clube de fotografia que tenha um lab PB. Nesse caso poderá ter um custo global pouco superior ao colorido.

Existe um filme PB para revelação em C-41, mas não vale a pena, pois voc~e não tem no final uma verdadeira cópia PB, nem o filme reage como um verdadeiro PB.  Você simplesmente terá uma cópia em PB feita em papel colorido, e não em papel PB. O PB é uma estética totalmente diferente.


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 17 de Maio de 2005, 14:29:55
então nesse caso é melhor revelar colorido mesmo e deixar pb no photoshop...


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #24 Online: 20 de Maio de 2005, 22:42:02
Ivan, havia visto uma G500 igual a sua no ML por preço semelhante, mas parece q não esta em bom estado. Tem uma impecável, mas por R$500, no way. Quase um investimento virou essa brincadeira.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 20 de Maio de 2005, 23:00:43
Por quinhntos não vale a pena, né Gustavo, pois por muito menos que isso compra-se no eBay uma rangefinder muito melhor como a Electron Yashica ou a do Carlos, a Konica S2. Por 500 compra-se inclusive a Rollei 35 com lente Tessar. Esse cara que está vendendo por 500 é louco. Não vale isso. Um outro amigo da rede me disse que encontrou por 150 em uma loja de equipamentos usados em Campinas.

Estou morrendo de curiosidade pelas fotos do Carlos.
« Última modificação: 20 de Maio de 2005, 23:03:08 por Ivan de Almeida »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #26 Online: 20 de Maio de 2005, 23:24:43
Olha, Ivan, até aqui não deu p pensar em ter uma câmera realmente séria, o mercado estava esquentando, como você mesmo diz ainda estamos na transição (quase um limbo) entre o filme e as digitais, nada é definitivo.

 Eu tenho a opção de esperar a Panasonic ou Fuji (marcas que gosto p compactas) lançarem uma com boa lente e baixo ruído, mas olhando o tamanho do corpo, a nova D50 da Nikon é igual a FZ15/20, com toda opção das lentes sérias da Nikon, e um preço razoável para ter um ISO 1600 real. Caso a grana melhore eu parto p uma D50 e uma Fuji ou outra de bolso, bem compacta, como a F10, e procuro uma rangefinder barata (porém boa) como essa que você pegou. Não tenho pretensões de colecionador apesar de me amarrar em ficar olhando essas cams por horas, uma range como essa Ricoh já seria perfeita só p saber como é fotografar em uma.

Minha lista de consumo fotográfico em ordem de prioridade hehe:
- Mochila;
- D50 ou sucessora da FZ15/20 (com no mínimo ISO 800 usável);
- Ultra-compacta com alto ISO, como a Fuji F10 ou Z1;
- Colorimetro;
- Rangefinder, pela curiosidade.
Nikon/Panasonic Gear


Mineiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
    • http://
Resposta #27 Online: 24 de Maio de 2005, 21:14:32
Meu dedo tá coçando pra apertar o "buy" em alguma rangefinder lá no ebay... alguém aqui já comprou lá pra dizer como é, se é seguro e como incidem os impostos, e pode indicar algum vendedor?
To inclinado pra uma Kiev, tá saindo cerca de $34,00... as FED e ZORKI estão mais baratas, será q valem?
O q vcs recomendam, em especial o Ivan?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 24 de Maio de 2005, 22:41:43
Mineiro:

Eu tenho uma Kiev comprada no eBay. Comprei de um cara na Ucrânia e chegou direitinho. Depois comprei uma lente Jupiter-12 e uma Jupiter-9 e ambas chegaram também, tudo em boas condições (três vendedores diferentes). Só na J-12 eu dei azar. O vendedor era pessoa organizada e endereçou tudo por computador e escreveu na caixa Camera Lens, e aí a receita me cobrou 60 reais de imposto. Nas outras os caras escreveram a mão e chegou tudo sem problemas. Vou procurar o nome dos vendedores que mandaram sem parar na receita (ou seja, os desorganizaddos mas sérios -risos) e posto aqui depois se você quiser.

Entre as cãmeras rengefinder russas a Kiev é a melhor, pois ela é uma Contax III fabricada na Russia. Não é uma cópia. É a própria Contax, pois houve transferência de tecnologia e licenciamento da fabricação e até peças, não é cópia pirata . Com as lentes a mesma coisa.

Então a Kiev IV, que tem fotômetro, munida de uma lente Jupiter-8 é um conjunto excelente. Não é uma câmera fácil de compreender não. É estranha no início, a tampa traseira sai toda, é difícil colocar filme, algumas lentes não têm click-stops (a variação é contínua), não se pode selecionar a velocidade sem antes armar a cãmera para o disparo e não tem alavanca, é rodando que se avança o filme, mas é excelente. A Jupiter-8 é uma lente boa prá caramba, é uma Sonnar com coating.

Como norma geral, os dois primeiros números da série indicam o ano de fabricação.  O ano de fabricação ser igual ao ano da lente (mesmo critério) é um bom sinal de ser um conjunto original.

As Zorki são menos bem construídas, dizem. Nunca peguei numa delas. Uma das lentes que as acompanham, a Industar 50mm é uma cópia da Elmar, e dizem que é excelente, mas nunca usei. Tinha vontade de ter, pois têm mount Leica. As lentes Jupiter, que são Zeiss russas, também existem com o mount dela.

De qualquer forma são câmeras não muito fáceis de usar, pois são mecânicas, rangefinders e com a concepção Contax, muito esquisita no início -cara, é esquisita mesmo. Eu encaro numa boa essas câmeras, e essa me deixou meio tonto nos primeiros dias.

O critério que usei para comprar foi escolher vendedores com alta qualificação (muitas vendas, acima de 300), margem de retornos positivos acima de 97% ou igual e descrição de câmera excelent ou mint. Paguei com o PayPal que é um método seguro de pagamento, pois o vendedor não tem acesso ao número do seu cartão de crédito.

Fotos da Kiev:
http://ivandealmeida.multiply.com/photos/album/10

Fotos feitas com a Kiev esua lente Jupiter-8 50mm f2
http://ivandealmeida.multiply.com/photos/album/9

Resumindo: é legal, mas não é fácil de usar. Não é fácil por serem tão diferentes do padrão SLR, não terem fotômetro TTL, etc. São pesadas e sólidas, objetos bonitos e bem construídos. Só compre se estiver disposto a encarar. Se tiver essa disposição, vale a pena e é um mundo. Afinal, é igual à câmera usada pelo Robert Capa na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerrra -risos. Depois quando se acostuma fica fácil.


 


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #29 Online: 25 de Maio de 2005, 00:35:48
Ivan, vc foi falar das Rangefinders aqui agora tem muitos querendo usar, talvez seria uma boa ideia deixar esse topico fixo para podermos discutir.

Ivan vc esta igual ao pessoal da RFF sao bem vibradores. To comecando a gostar se as fotos sairem legais ai nao tem jeito de largar.
« Última modificação: 25 de Maio de 2005, 00:37:16 por cralx2000 »