Autor Tópico: Câmera "NOVA"  (Lida 7292 vezes)

Gabão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
    • http://completos.orgfree.com/
Resposta #30 Online: 21 de Junho de 2005, 18:02:23
Bom to dessenterrando esse topico pq eu tb estou com uma camera "nova"
lembrei que meu avô tinha uma camera e não estava usando ai liguei pra ele e ele me mandou, acabou de chegar, mas como eu não entendo nada de cameras de filme, não sei nem em categoria ela se enquadra, por isso vim aqui perguntar pra vcs, se ela é uma camera boa, ruim, da pra brincar pelo menos ???
A unica info que eu tenho dela é que é uma Cosina 35 (pq esta escrito nela) mas não sei o modelo procurei pela net para ver as espeçificações dela e não achei nada
Bom tirei umas fotos dela para vcs verem ela esta em bom estado (aparentemente)
se alguem conheçer e puder dar umas dicas de uso e as outras perguntas acima eu agradeceria muito :)

COSINA 35






ps* nem liguem pra qualidade da foto eu tava só com uma lampada pra iluminação  :angry:  
« Última modificação: 21 de Junho de 2005, 18:10:11 por Gabão »
Gabriel Cavedon aka P.H.OT.O.M.A.T.I.C
Bragança Paulista/SP
Casio EX-Z3
Minhas Fotos :
DeviantART|FlickR|Olhares|Fotolog


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #31 Online: 21 de Junho de 2005, 18:52:58
A Cosina é uma grande fabricante japonesa de cãmeras e lentes, embora muitas vezes seus produtos tenham outro nome. Por exemplo, a Epson RD-1 é um corpo Cosina com eletrônica Epson.

A câmera me parece uma rangefinder de lente fixa compacta, proximadamente como a minha Ricoh 500G, com mais ou menos as mesmas capacidades, só variando a lente de 40mm para 38mm. Parece, pelas fotos, estar em ótimo estado, mas você deve botar a cãmera em B, abrir todo o diafragma, abrir a tampa traseira e disparar segurando o obturador aberto para olhar através da lente e avaliar sua transpar~encia.

Meu melhor conselho é: bote filme e use. Se tem experiência com filme, é tranquilo. Se não tem, é hora de ter. Outro conselho: não sofistique no início. Compre um Fuji Superia, um Kodak ProImage ou coisa parecida e pronto.

Ivan


Gabão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
    • http://completos.orgfree.com/
Resposta #32 Online: 21 de Junho de 2005, 19:01:56
eu nãotenho muita experiencia com filem , na verdade eu aprewndi fotografar com essa camera quando era criança hehehe, mas isso faz muito tempo, as outras cameras de filme que eu usei eram todas point and shot
vou amanha comprar um filme de 12 mesmo só pra fazer uns testes ai posto aqui pra vcs verem  
Gabriel Cavedon aka P.H.OT.O.M.A.T.I.C
Bragança Paulista/SP
Casio EX-Z3
Minhas Fotos :
DeviantART|FlickR|Olhares|Fotolog


RafaDuck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://www.tudodigitall.com
Resposta #33 Online: 22 de Junho de 2005, 14:25:11
Caramba este forum esta me deixando viciado!!! Eu agora estou desenterrando todas as cameras da família para testar (to ficando viciado em filme, sua culpa Ivan  :D ), eu achei aqui em casa uma camera igual a do gabao (idêntica an aparência), mas ela é olimpus (não sei o modelo, to no trabalho, quando souber posto as fotos) vou testar ela tambem!!!!
Peguei uma Nikon FM9 (mais algumas lentes) de um cliente que me devia 300 reais, a camera ta meio suja e lentes com fungos, mas essa semana vou mandar pra limpar, tirei umas fotos com ela assim mesmo e nao vi nada de anormal.
Agora fico procurando onde vou, se acho alguma relíquia para mim!! (isso é realmente um vício). Quando tiver umas fotos boas com ela eu posto (ainda me adaptando).
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #34 Online: 22 de Junho de 2005, 17:07:38
Rafa.

Sabe o que é? É que não devemos optar entre a digital e o filme, mas sim usar a digital E o filme. Para mim os limites são de praticidade. Se consigo fotografar com filme, escanear de forma prática, então tá bom.

Faço mais fotos com digital, mas termino gostando mais das em filme.

Abraços,
Ivan


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #35 Online: 13 de Julho de 2005, 15:03:23
Ivan, acabei de encontrar uma Canonet QL17, com lente canon 45mm f1,7, por R$150,00.

Praticamente comprei, fiquei de voltar mais tarde na loja, pois o vendedor que estava la nao sabia operar a leitora de cartão.

A unica coisa que me deixou encucado foi uma pequena mancha na lente. Mas de resto parece estar perfeita. O que acha?

Também achei umas Rollei 6x6, uma Zeiss Ikon Parecida com a Rollei (nao como a sua, essa é daquelas de corpo grande), ambas com lestes Novar Anastgmat (nào lembro se ta escrito certo) 75mm, se nao me engano igual a sua. Essas estão entre  R$380 e R$450. E uma outra que nao lembro o nome, também de fole, bem parecida com a sua, com chassis pra 6x6 e pra 6x4,5, por R$190 (com a mesma lente, se não me engano). Me interessaram muito também. Vale a pena?
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #36 Online: 13 de Julho de 2005, 16:01:04
Sei lá, Talesp -risos.

Foi você quem viu as câmeras!

Eu mesmo sou uma mistura de arrojado e prudente. Arrojado porque compro, prudente porque faço questão de começar com coisas baratas. Veja o que lhe atrai mais disso tudo, o que para você é mais novidade, o que parece um brinquedo melhor.

380 me pareceu caro por uma Zeiss com lente Novar, pois vi na tal feira uma Zeiss Ikonta de fole com lente Tessar, que é o topo das do tipo, por 300 reais, ótima. Não é que a lente seja ruim não, ela é ótima, mas se tem uma de lente superior mais barata... No fundo, se tem uma lente Novar 75mm, na melhor hipótese fará o mesmo que a minha, não é?

Quanto à Canonet, ela é uma câmera bem falada, mas eu nunca usei uma. Você a experimentou? Por 150 reais, se estiver toda funcionando, se não precisar limpar a lente, me parece bom. Verifique o fotômetro.


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #37 Online: 13 de Julho de 2005, 16:08:43
O fotometro também ta funcionando na Canonet. Dei uma pesquisadinha rapida e ela é muito elogiada por ser facil colocar o filme (o QL é de Quick Load, parece que é mais facil e rapido do que colocar numa PS nova :) ), e por ser extremamente silenciosa. Quanto a lente, pelo que vi ela tem boa nitidez. Vou voltar mais tarde pra pegar o brinquadinho novo :D

Agora, quanto as medio fomato...acho que vou pesquisar mais um pouco. Vou tentar achar uma de fole (quem sabe nao acho aquela de novo, ehehe ), já que são bem mais baratas. Se gostar do formato, invisto em algo melhor :P
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #38 Online: 13 de Julho de 2005, 18:22:35
talesp, essa canon ql17 e a quase top de linha da canon na epoca, sendo que a top era QL17 GIII. Basicamente a diferenca e que a sua nao tem o circuito para fazer o teste de bateria. Mas como saiu varios modelos nao posso afirmar sem ver. Mas essa lente e otima.

Tem 3 pontos que vc deve verificar antes de colocar o filme e clicar.

1- Verifique se light seal estao ok
2- Mudando a apertura verifique se os diafragmas esta abrindo e fechando.
3- Verificar se os diafragmas esta abrindo e fechando quando vc aperta o disparo.

Se em 2 e 3 nao estiver ok, vc vai precisar de retirar a lente frontal e de traz para poder limpar os diafragmas e vc vai precisar de ferramentas especiais para fazer isso, alem de ser uma mecanica  bem precisa.

Com certeza o light seal deve ja estar soltando e vc vai precisar trocar, mas se tudo estiver ok vc tem uma OTIMA camera.

Qualquer duvida e so perguntar.
Carlos


omutante

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #39 Online: 13 de Julho de 2005, 21:05:08
lendo o tópico não tive como me conter. tenho andado todo bobo porque meu avô me deu, semana passada, a yashicamat que ele comprou há pelo menos 40 anos. tá com fungo na lente, já me indicaram um cara no centro do rio pra limpar, mas eu não resisti e comprei um rolo de filme (o mais barato que achei foi o kodak 160 ektacolor). mas ainda tô me segurando, com medo das fotos "com fungo" serem a maior perda de tempo.

se alguém quiser ver a minha câmera "nova", tirei uma foto dela e coloquei aqui:
http://ubbibr.fotolog.net/omutante/?pid=8196312
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #40 Online: 14 de Julho de 2005, 09:52:51
OMutante...

Linda Yashica. A Yashinon dela tem construção tipo tessar, isto é, quatro elementos em três grupos.

É claro que se há fungos deve ser limpada. Contudo, como sou impulsivo, eu também botaria filme e experimentaria, naturalmente evitando luz frontal porque aí o fungo vai espalhar demais a luz dentro. Depois voc~e manda limpar -risos.

Ivan


omutante

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #41 Online: 15 de Julho de 2005, 20:01:53
ivan, lembrei desse tópico ontem. fui na casa de um amigo e ele buscou uma câmera que queria que eu visse. era uma rollei magic. você tem noção de quando foram fabricadas, se são boas ou de quanto custam? o estado de conservação e a aparente qualidade de construção me deixaram bem interessado em fazer uma oferta...


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #42 Online: 15 de Julho de 2005, 22:19:56
Achei no e-bay a Magic II falta um dia para acabr e ja esta $450.

http://johnsrolleionlypage.homestead.com/R...storyindex.html

Camera Year Serial no
Magic 1960 2.500.000 - 2.534.999
Magic II 1962 2.535.000 - 2.547.597
 


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #43 Online: 21 de Julho de 2005, 16:16:19
Infectado pelo virus da rangefinder, acabei de pegar a minha Minolta 7s (acabei desistindo da Canonet, aquele pontinho na lente não me agradou :().

Lente Rokkor 45mm f/1.8 (22), tudo aparentemente (nos testes que fiz) funcionando perfeitamente. Tem até modo automático (mas que não vou usar :P), e o viewfinder me agradou muito mais, com mais contraste no telemetro.

Mais tarde vou pegar um filme e começar a clicar :P

E achei uma loja com Leicas a um preço "excelente". Algumas a partir de R$850!
Se pegar gosto, volto depois lá pra comprar uma, se tiver dindim de sobra. Tinha até a Digilux, por R$6500 (bem, acho que ai o preço não é tão excelente assim, eheheh :D)
« Última modificação: 21 de Julho de 2005, 16:24:42 por talesp »
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #44 Online: 21 de Julho de 2005, 16:34:13
talesp, parabens agora e so postar umas fotos para nos.