Autor Tópico: Lentes Nikkor na Pentax, isto é possível?  (Lida 1029 vezes)

maramcal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Online: 10 de Maio de 2007, 08:21:09
Caros Amigos,

Resolvi abrir este tópico, pois andei lendo esta informação em outro tópico.

Será que isso é possível?

Citar
E de olho na Pentax. Sabiam que é possível encaixar as lentes da Nikkor na baioneta da Pentax?? Claro que vai funcionar tudo no modo manual, a fotometragem tem que ser "stop down", mas a maioria das minha lentes é manual mesmo, hehehehe...

Abraços,

maramcal


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2007, 14:15:21
Oi Maramcal,

veja com seus próprios olhos como uma Nikkor 105/2.5 AIS cai muito bem numa Pentax K10D:

http://forums.dpreview.com/forums/readflat...thread=22333987

Clique nas imagens para vê-las maiores.

Aqui, as fotos Bokeh-1 até Bokeh-6 também foram feitas com a 105 na K10D:

http://www.flickr.com/photos/57451778@N00/?saved=1

A dica foi passada por Amund Blix Aaeng, um norueguês com quem cruzei num forum lá fora há algum tempo discutindo bokeh de lentes Nikkor.
Ele falou que como as baionetas são muito próximas, basta encaixar a Nikkor e girar um quarto de volta.

ATENÇÃO:
A lente encaixa, mas não fixa, PORTANTO, CUIDADO quando for mudar a abertura para ela não se soltar e cair!! Dependendo do estado da baioneta da sua lente, ela pode encaixar de uma forma mais justa ou não. Para evitar desastres, muito cuidado ao mudar a abertura, por favor. Não custa nada avisar antes, né.

ATENÇÃO II:
Não vá encaixar a lente de uma forma que os contatos se enganchem com alguma coisa lá dentro, por favor!! Examine os dois encaixes ANTES de colocar a lente para que tudo dê certo tanto para a lente quanto para a câmera! Seja gentil com ambas e tudo dá certo. Não forcem a situaçnao caso achem que não vai dar, por favor... Nem tentem passar óleos, vaselina, KY Gel  :laughing: senão vai melecar tudo e só piorar as coisas. Aí cria traumas...  :risada2:

Fica aí a dica e a comprovação do fenômeno devidamente registrada. Quem quiser saber mais pode se dirigir diretamente ao Amund, que é um cara bem legal. Como eu não tenho um corpo Pentax, não posso fazer test drive com acompanhamento de fotos. Se alguém por acaso tiver, fica a sugestão.

Abraços,

José Azevedo


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2007, 16:01:17
Citar
[...]Seja gentil com ambas e tudo dá certo. Não forcem a situaçnao caso achem que não vai dar, por favor... Nem tentem passar óleos, vaselina, KY Gel  :laughing: senão vai melecar tudo e só piorar as coisas. Aí cria traumas...  :risada2:
[...]
 :risada2:  :risada2:  :risada2:  


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2007, 19:02:39
Citar
Citar
[...]Seja gentil com ambas e tudo dá certo. Não forcem a situaçnao caso achem que não vai dar, por favor... Nem tentem passar óleos, vaselina, KY Gel  :laughing: senão vai melecar tudo e só piorar as coisas. Aí cria traumas...  :risada2:
[...]
:risada2:  :risada2:  :risada2:
 :risada2:  :risada2:  :laughing:  
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2007, 22:19:33
Isso que o José Azevedo fala é verdade.

Tentei com uma Nikkor 80-200/2.8D ED de 2 anéis e uma Pentax K10D. A lente dá uma voltinha de nada e fica mais ou menos encaixada... mas não tenho dúvidas que se eu soltasse a lente, ela ía pro chão, a lente não fica presa na câmera não, fica mais ou menos encaixada só, como o próprio José já atenta.

O duro é que eu nem tenho fotos aqui pra mostrar... mas ela fotografa normalmente, não tem problema de raspar espelho na lente nem nada... mas talvez tenha esse problema com algumas lentes, não sei.

Mas é isso.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta