Autor Tópico: Valorização do trabalho do fotógrafo  (Lida 5993 vezes)

Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #15 Online: 05 de Maio de 2008, 22:36:44
Trabalho com cobertura esportiva que acaba caindo na mesma situação que a sua Shinon.
Em um evento com cerca de 2 mil participantes onde faço cobertura de todo o evento e entrego as imagens em alta gravadas em DVD para uso da organizadora para fins institucionais e publicitários apenas, esse valor de diária que o Guto passou está na faixa de preço.
Como o marcelotk citou e, independente de você ser um profissional experiente ou não, valorize o seu trabalho. Se vc sente confiança e tem certeza de que pode desenvolver esse trabalho, prepare-se para atuar e COBRAR como um profissional.
Não esqueça de pontos importantes:

1) Contrato deixando bem claro as obrigações de ambas as partes.
2) No valor à ser cobrado lembre-se que devem estar inclusos os gastos com transporte, alimentação, depreciação do seu equipamento e uma margem de segurança.
3) No retorno do evento, tire o cartão da cam e transporte-o em local seguro e escondido. Digo isso, pois um amigo infelizmente já foi roubado vindo de evento e levaram aquilo de mais importante naquele momento, o cartão com as fotos, assim o prejuízo dele foi irreparável pois a cam tinha seguro, mas o registro do evento foi perdido por completo.

Boa sorte à vc!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #16 Online: 05 de Maio de 2008, 23:07:33
Beleza Marcelo. Pra quem é "de fora" os valores às vezes parecem bem altos.

Pelos valores que o Guto deu, digamos que seja pro fotógrafo ir sozinho e se o mesmo conseguir 6 eventos durante o mês (é muito? pouco?), já dá um faturamento de 5 paus, sem impostos. NADA mal na minha opinião.

Ia pegar referência no http://www.photoshowcase.com.br, mas tá dando erro.

O que tenho como exemplo recente, aqui em Fortaleza. Bodas de ouro, o fotógrafo cobrou R$ 10 por foto extra em 15x21 impressa. Se você escolher 2, 3 fotos, ok, mas se chegar em 30 por exemplo, já sai um valor considerável, fora o que foi cobrado de fixo (serviço + álbum).

Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


marcelotk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • Marcelo Tk
Resposta #17 Online: 05 de Maio de 2008, 23:24:03
De cara os valores parecem um pouco altos mesmo Kergi, mas depois de colocar tudo na ponta do lápis agente vê que a coisa não é bem por aí.. eu cheguei a calcular meus custos corretamente e visando um lucro de 40% sobre o meu custo, um evento como discutido nesse tópico não sairia por nada de valor inferior ao que o Guto escreveu.

Veja bem, o evento dura um dia todo e as atrações que começam cedo e vão até bem tarde obrigam o fotografo a permanecer no local para fotografar as atrações principais, causando um grande desgaste. No ultimo evento deste tipo que cobri, me senti no prejuízo mesmo calculando 40% sobre os custos... mas foi uma experiência válida.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #18 Online: 06 de Maio de 2008, 11:03:22
Sem dúvidas Marcelo.. vc está certíssimo!

No meu caso, como faço cobertura de corridas de rua chego a correr de 5Km a 7Km por evento. Veja só o meu desgaste...rs... Tenho que contabilizar até o desgaste do tênis, tendão patelar, etc! kkk

Mas, brincadeiras à parte, no final das contas você vai ver que o valor cobrado não foi alto e como o Guto já disse em vários e vários tópicos, fuja daquele cliente que fica chorando por causa do valor.. Esse com certeza, será uma baita dor de cabeça depois.

Abs
« Última modificação: 06 de Maio de 2008, 11:04:03 por chellosp »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


marcelotk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • Marcelo Tk
Resposta #19 Online: 06 de Maio de 2008, 13:49:21
Nesse link há uma planilha muito boa para se ter uma base para a montagem do orçamento de um trabalho fotográfico:

http://www.abrafoto.org/visualizar.asp?id=177&menu=2&submenu=5&titulo=guia%20abrafoto