Autor Tópico: Pergunta intrigante sobre a 300D  (Lida 2827 vezes)

Dilton

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Online: 17 de Maio de 2005, 00:55:07
Pessoal,

Muito se fala sobre a lente do kit da 300D ser fraca. Gostaria de saber: fraca ate que ponto? A qualidade das imagens da 300D com a 18-55mm 3.5-5.6 do kit pode ser comparada com a de uma compacta avancada como a Sony V3 com sua Zeiss, 2.8-4.0, por exemplo??

Galera ai que ja teve as duas nas maos podem ajudar a esclarecer...

Obrigado.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2005, 01:01:49
Olha nesse caso não.
A comparação melhor seria com uma prossumer em algumas condições específicas.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2005, 10:53:31
Dilton,

Tem coisas que a gente só entende vendo na pratica.... Eu também tinha a mesma duvida que voce, até comprar minha 300D com uma lente basica e depois ter contato com uma 28-105 3.5-4.5 e dizer, "mardita lente!"....

Eu não conseguiria te explicar sem voce ver, mas há uma perda consideravel na qualidade otica e na nitidez.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Dilton

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2005, 15:34:07
Ok, Fernando. Mas aí é que tá.  Esse ruim chega a se poder compara-la com uma compacta avançada apenas (no caso citei a V3), ou, por pior que seja, ela ainda se porta muito superior a esse tipo de compacta?? Entendeu? O que me diz??

Pela resposta do Leo, entao, seria demais compara-la com uma compacta, ainda que avançada, mas sim sua imagem (lembrando que me refiro à lente do kit) poderia ser melhor comparada com uma prossumer.

Entao, Fernando, o que estou querendo saber é se a qualidade de uma compacta avançada (como a V3) chega a se comparar com a qualidade de uma 300D quando esta esta com a lente do kit, ou ainda assim, a V3 (ou outras compactas avançadas) estão muito longe disso em qualidade de imagem, sacou? Então??

Obrigado.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2005, 16:34:50
Olha Dilton, outra comparação dificil.

Á primeira vista, eu usaria uma compacta ao inves da 300D (uma boa compacta, claro!). Mas ela vai me limitar em outras coisas....

Por exemplo, eu tenho fotos excelentes feitas com minha S5000 tiradas com 3MP. As revelações (impressoes, pq foto digital não revela, e sim imprime, mas pra facilitar vamos usar revelação) em 10x15 são tão perfeitas quanto minhas fotos de 300D com minha lente 28-105. A variação da qualidade é muito pequena.

Já com ampliações maiores, é notório essa diferença. Voce pega a foto do Eduardo Ikeda que saiu na Fotografe Melhor esse mes. ele fez com uma V1. Eu imagino que ficaria perfeita em 10x15.... Agora, pra ampliar...

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2005, 16:35:48
Dilton não dá para comparar, dá para comparar só com as Prossumers mesmo, mas lembre-se trocou a lente por outras mais sofisticadas o papo muda completamente.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2005, 17:54:54
Acredito que é em condições específicas é que a qualidade de uma lente se sobressai.
Por exemplo a foto do metrô fiz sem tripé, imagino que não consegueria fazer na mesma exposição com a lente do kit da Rebel, já que o ambiente estava mal iluminado.
Mas quem pega uma 28-105 e a 18-55 sente diferença na construção da lente, velocidade de foco inclusive em baixas luzes e qualidade de imagem em gdes ampliações
Abs
« Última modificação: 17 de Maio de 2005, 17:56:06 por Eduikeda »
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Dilton

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2005, 23:28:52
Obrigado pessoal pelas respostas.

É que estou indo pra NY e vou aproveitar pra comprar uma camera melhor para o que faço: fotos de bandas (divulgação) e cobertura de shows de Heavy Metal.

Como aprendiz e entusiasta, gosto de fazer um trabalho decente (seguindo os profissionais) para as bandas que me procuram, mas não sou profissional e, por isso, não estou disposto a gastar demais em equipamento. Então considero a V3 uma boa camera para essa finalidade (compacta, bons recursos, otimo foco noturno, lente de boa luminosidade, grande angular razoável). Mas como la em NY as pequenas diferenças de preço entre equipamentos nos fazem considerar a compra de um equipamento melhor, estou cogitando a compra talvez de uma 300D com a lente do kit mesmo (pensando em: grande angular melhor, ISO alto menos ruidoso, etc).

Ja vi excelentes resultados em fotos desse tipo com a combinação 300D/lentes de boa luminosidade. Particularmente, nunca testei a 300D, mas voces poderiam então me dizer algo sobre ela com a lente do kit para esse tipo de aplicação, ja que essa lente é um pouco mais escura? Ou com a 300D+kit eu estaria apenas gastando mais para obter resultados que a V3 poderia me proporcionar??

Viram qual o X da questão? O que sugerem??

Esse é um exemplo de foto que costumo fazer: (aproveitem pra comentar)

Aqui usei uma Sony P92.

Obrigado novamente.
« Última modificação: 17 de Maio de 2005, 23:39:58 por Dilton »


Getter

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Mandirituba - Curitiba/PR
Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2005, 01:39:17
Olá Dilton!

Não conheço a máquina da Sony em questão, nem a 300D e a lente do kit.

Para meu uso tenho uma compacta e uma reflex Canon digital.
Em ampliações 10x15, como o FernandoPaes escreveu, não se percebe muita diferença em fotos em condições normais. Saiu disso, elevou-se o ISO, ou com maiores ampliações, se começa a perceber a diferença.

Quanto a lente do kit, na Popular Photography (impressa) deste mês, tem um teste da mesma. Na capa tem a RebelXt.
E pelo que vi (apenas folheie a revista), a lente teve bons resultados, apesar de quase todo mundo criticar esta lente.
Se tiver acesso a revista, vale a pena conferir o teste!
Aqui tá o link da revista, quem sabe lá tem alguma coisa também:

Popular Photography
 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #9 Online: 18 de Maio de 2005, 10:21:35
Olá Dilton.

Eu no seu lugar iria de 300D sem pestanejar. Pelo fato de voce precisar de ISOs altos, voce pode encarar inicialmente a lente do kit que vai te atender para o que voce precisa, e no futuro voce pensa numa lente um pouco melhor.

Na realidade, eu no seu lugar (já que vc está indo para NY), compraria lá o corpo da 300D c/ uma lente um pouco melhor (talvez a propria 28-105), pq a dif. de preço que vc vai pagar lá, voce não vai conseguir aqui de jeito nenhum!

Com 150 doletas voce já pega uma lente muuuiiitto superior que a do Kit.

Mas como eu te disse. Voce vai conseguir, com as limitações oticas que a lente do kit tem, um melhor resultado que com a sua V3.

Sua foto do show está legal, mas se voce fosse ampliar algo em torno de 13x18, voce já sentiria a diferença!

Ah, se voce tiver condições, um flash ajudaria mto! :)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Dilton

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2005, 20:17:06
Obrigado Getter.

Ok Fernando, vou considerar essas suas dicas.

Quanto ao flash, bom, acho que pra isso o flash tem que ser muito bom pra pegar so o cara do foco e deixar a iluminacao intacta. Senao, o flash detona a iluminacao e o clima da foto, né isso?

Abracos.


Daschund Woof

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
    • http://www.andreschneider.com
Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2005, 00:07:27
Dilton,

Uma coisa a se considerar é que a lente do kit da 300D, além de ser ruim, é bem mais escura que a maioria das compactas (5.6 na tele, a maioria das compactas boas é 2.8). Com isso você ganha a qualidade melhor da 300D com ISO alto, mas perde um pouco por ter que usar um ISO ainda mais alto por causa da falta de luz da lente. De repente investir em uma 50mm f/1.8 da Canon (custa $70 nos USA) pra poder aproveitar melhor a 300D (além de ser uma lente muito mais nítida do que a do kit)

Daschund


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2005, 01:03:09
Daschund,

Que surpresa voce por aqui!

Seja bem vindo e obrigado pela ajuda para o pessoal do fórum!

Abraço,
Fernando
« Última modificação: 21 de Maio de 2005, 01:03:28 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Cateysson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
    • http://
Resposta #13 Online: 21 de Maio de 2005, 10:24:39
Fernando, estou para comprar a 350D e gostaria que me sugerisse uma lente boa e barata para essa câmera, vou trabalhar com eventos sociais e paisagens.

Muito obrigado, desde já.

um abraço


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #14 Online: 21 de Maio de 2005, 10:39:49
Heheh..

Olá Cateysson!

Como vai?

Aí voce me pegou! Uma lente para eventos sociais e para paisagens....
Bom, para eventos sociais eu ficaria com a 28-105 (que é o que eu faço). Mas eu acho que esse conjunto te pede outras lentes também. Por exemplo, com a 28-105 vc perde a grande angular. Então se a sua vier com a lente do kit, voce fica com ela, junto com a 28-105 p/ ter uma lente grande angular (a do kit é 18-55), enquanto não compra outra grande angular melhor. Para paisagens, depende da sua necessidade. Se voce pensa em fotografar passaros, e outros animais, etc. eu te aconselharia mais uma lente, por ex. uma tele 100-300 por ex. Mas se é paisagens (por exemplo, toda a orla de uma praia), aí voce vai precisar de uma Grande Angular, e com isso, voce se vira inicialmente com a do kit.

Mas é muito dificil voce ter lentes para todos os fins. As que são muito versáteis tem perda qualidade otica (por mais que vão aparecer aqui os adoradores da Sigma 18-125 pra me desmentirem, mas como não conheço a lente, e na logica, ela perde um pouco, não vou te sugerir essa).

Um conselho. Opte inicialmente por uma lente que te atenda em uma coisa (por ex. essa pra mim seria a 28-105 3.5-4.5 USM II). E depois voce vai comprando outras de acordo com sua condição e necessidade.

Hehehe... Apenas uma coisa: Não existem lentes boas e baratas (exceto a 50mm 1.8, mas que é muito pouco versátil). As boas normalmente são caras.

É isso!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!