Autor Tópico: foto macro  (Lida 1481 vezes)

Allan Bastos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
    • http://
Online: 18 de Maio de 2007, 02:22:44
quem pode me falar um pouco sobre foto macro emr relação a fazer fotos mais próximas do objeto em relação a lente que uso?


tipo assim: uma lente de 50mm aproximais ou menos que uma de 12mm? e por que?

quem me ajuda?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2007, 10:19:39
olá...
vc deveria ter postado isto na sala arte fotografica, alem de ser a sala correta, tem maior visitação.
envia uma MP p/ algum moderador pedindo p/ mover o tópico.

http://www.macrofotografia.com.br/artigos/index.shtml
dá uma olhada neste site.

falows!
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2007, 13:04:26
Se as duas tiverem a mesma distância de foco, quanto maior a distância focal maior a ampliação. O problema é que geralmente quanto maior a distância focal maior a distância mínima de foco.

A minha por exemplo foca a 5 cm em wide (35 mm) porém só com 2 metros em tele (420 mm). Se eu conseguisse focar em 420 mm a 5 cm a ampliação seria altíssima.

Isso considerando distância focal equivalente em 35 mm, não distância real, pois se for considerar a distância real o sensor também influencia, quanto menor o sensor maior a ampliação.

Aliás com uma lente invertida eu consegui ampliação de 8:1. O problema é que é a ampliação é tão absurda que o uso acaba ficando limitado demais.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Kramunhao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2007, 16:08:13
ricardo, tu ja testou a lente invertida? ou conhece alguem q tem , algum resultado?
sera q a aberracao nao aumenta?
tenho vontade de comprar um inversor.....
pois se ampliacao eh tao absurda assim, pra mim seria otimo.
fica limitado digamos, mas dependendo pra qual fim a pessoa quer utilizar pode ser muito bom nao acha?
[]'s
 


maickel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2007, 16:21:30
A relação de aumento entre a distância focal (marcada na lente) e a distância mínima de foco é mais ou menos de:

(distância mínima de foco / distância focal) - 1


Usando a sigma 70-300 macro como exemplo, que foca a 95cm (950mm) do objeto em 300mm.

950/300 -1 = 2.16.

A especificação diz que a lente é 1:2, o que mostra que o cálculo ficou próximo. Esse cálculo não é muito correto, mas chega a valores próximos para boa parte das lentes.


Alguém sabe se existe um cálculo mais preciso (com ou sem embasamento teórico)?


Abraços


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2007, 21:22:43
Kramunhao,

Eu testei a lente invertida, porém no meu caso por causa da distância focal grande (420 mm) e do sensor pequeno (1/1.8"), a ampliação foi tão grande que não tinha como ter resultados práticos.

Você perde várias coisas, entre elas nitidez, profundidade de campo, e dependendo da lente e da abertura vai ter uma vinheta violenta. Aberração cromática eu não percebi, porém não me surpreenderia se tivesse, pois você aumenta consideravelmente o número de elementos

Sem contar que qualquer fração de milímetro que você mexa já dá uma diferença enorme no foco.

Eu ia te mostrar um exemplo em resolução real, porém o Imageshack está com graça e redimensiona para 800x600, é uma resolução péssima mas dá para ter alguma idéia:



Esse botão de flor tinha cerca de 3 mm, e das fotos que eu tirei essa foi a que ficou mais aceitável.

Não usei a distância focal máxima, então essa ampliação deve ter dado cerca de 6:1.

Mas eu acho que o melhor seria você testar com uma gambiarra mesmo segurando a lente no lugar, para ver se os resultados são satisfatórios para você (se bem que um invertedor é bem barato).

Infelizmente a lente e o invertedor que eu usei não eram meus, senão eu teria um ambiente mais controlado para fazer testes, pois passei muito pouco tempo com o equipamento.

Se tiver algo em que eu possa ajudar estou à disposição.

Abraço,

Ricardo
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60