Autor Tópico: Revelação de fotos  (Lida 1373 vezes)

mark_valley

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Online: 18 de Maio de 2007, 15:11:41
Olá para todos,

Meus pais voltaram de viagem e pediram para que eu revelasse algumas fotos que eles tiraram.

Acabei de dar uma olhada e todas a fotos foram batidas com 3 MPixel, dei uma ligada para algumas lojas e em uma delas me informaram que o ideal para revelação é acima de 4MP (nas outras ninguém soube me responder).

Queria saber se esse valor é suficiente para revelar as fotos no tamanho padrão (10X15) sem que as fotos fiquem embaçadas.

Em caso de resposta negativa posso fazer alguma coisa no PS para melhorar o resultado da revelação? Sei que o PS não faz milagres mas será que um unsharp mask não podeira ajudar?

Abs!
FLICKR

Fujifilm s6000FD
Olympus X-760


sptl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • EU E FILHÃO
Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2007, 16:29:20
Com 3 mp você consegue fazer sem problemas até 15x21.
Forçando a barra, 20x25 fica satisfatório.
Um abraço.
Paulo Santos.
Paulo Santos
Canon


maickel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2007, 17:06:24
3MP é o suficiente pra fotos 10x15. Se vc mandar as fotos em 15MP eles vão diminuir as fotos antes de imprimir, ou seja, da quase na mesma.

Usando a teria, pra imprimir uma foto 10x15 seria necessário:

15 cm = 5,901 inches
5,905 * 300dpi = 1772 pixels, considerando que seja impressa em 300dpi (padrão dos labs)

10 cm = 3,937 inches
3,937 * 300dpi = 1181 pixels

Ou seja, uma foto 1772x1181 ou maior seria o necessário pra conseguir toda a qualidade que esses labs conseguem com 300dpi.


Não é o ideal e não aconselho, mas já imprimi uma foto 640x480 em formato 10x15 e precisa ter um olho clínico pra perceber a diferença das outras.

As marcas colocam na nossa cabeça que é necessário vários MPs pra se conseguir uma foto boa. Isso só serve pra vender câmera nova.

Abraços


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2007, 19:03:33
tranquilamente


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2007, 00:45:51
Endosso... hehehe

Com 3,0 megapixel "reais"... dá para ampliar legalzim até 20x30cm.;
Se a foto ficar no "foco", a lente da Câmera for boa e as condições de luz (heheh e temperatura) ajudarem, fica boa sim.


10x15cm então, fica show de bola.
Com 2,0 megapixel já oferece bons resultados...

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2007, 01:18:41
Citar
Endosso... hehehe

Com 3,0 megapixel "reais"... dá para ampliar legalzim até 20x30cm.;
Se a foto ficar no "foco", a lente da Câmera for boa e as condições de luz (heheh e temperatura) ajudarem, fica boa sim.



Renato
Assino embaixo.
Fiz um albúm de casamento com algumas fotos em 20X25 com 3 MP sendo que com uma  fiz página dupla.
Ficou muito bonito o trabalho.

Detalhe: tinha setado a máquina errada e fiz algumas fotos em 3 MP
 :heat:  
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


rogeriomaciel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2007, 17:28:15

3 MegaPixels são suficientes, sem dúvida, DESDE QUE a câmera seja boa....


Tem muita gente que recomenda a utilização do Unsharp Mask para qualquer revelação em papel fotográfico.
Eu não concordo totalmente. Acho que é importante observar se essa nitidez adicional não vai trazer à tona alguns problemas da imagem original, como ruído de sensor, por exemplo.

Acho que o mais interessante é fazer um teste, porque aí você consegue avaliar melhor os resultados de sua câmera com e sem Unsharp Mask.


Grande abraço!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2007, 22:00:35
Citar
3 MegaPixels são suficientes, sem dúvida, DESDE QUE a câmera seja boa....


Tem muita gente que recomenda a utilização do Unsharp Mask para qualquer revelação em papel fotográfico.
Eu não concordo totalmente. Acho que é importante observar se essa nitidez adicional não vai trazer à tona alguns problemas da imagem original, como ruído de sensor, por exemplo.

Acho que o mais interessante é fazer um teste, porque aí você consegue avaliar melhor os resultados de sua câmera com e sem Unsharp Mask.


Grande abraço!
Uma coisa interessante com relação a Nitidez é que nas placas de vídeo da NVidia dá para fazer a regulagem de Nitidez da imagem exibida no monitor.
Então, além da calibração de cores eu fiz a de Nitidez do monitor, agora sei com boa aproximação o que terei em termos de nitidez nas fotos ampliadas no frontier.
Achei um recurso interessante da Nvidia.
Outras placas tem este recurso?
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.