Autor Tópico: Super-compactas de 8MP  (Lida 11048 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 16 de Novembro de 2004, 23:41:21
Peguei de um amigo num negócio em um equipamento, ele comprou nos EUA para fazer $$$ e acabou fazendo negócio. :)
É zero bala, eu até pensei em ficar com ela, mas nem vai dar, to precisando do $$$ mesmo para concluir meus negócios de migração de equipamento. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #31 Online: 17 de Novembro de 2004, 11:27:09
Leo,

Te enviei uma msg em PVT.

Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


hats

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #32 Online: 18 de Novembro de 2004, 00:37:41
De Fernando para Fernando

Tenho uma Pro1 e concordo com o Ivan. Se quer para trabalho nem pense,, vá de DSRL. Eu iria de D70 ou 10D (escuto muitas queixas sobre a 300D- nào posso especificar, somente leio rumores e não me aprofundo nas queixas) , sendo o unico ruim é que um dos maiores fornecedores para Brasileiros (BHphotovideo) parece que não manda DSRL Nikon (protecionismo da TTanaka).
Pra mim que sou amador, a Pro1 tá resolvendo as minhas vontades. Sinto falta somente do estabilizador da minha antiga FZ10 com sua lente com 420mm em f/2,8, a falta de um ISO mais maleavel como nas DSRL, e a velocidade de focagem/disparo das DSRL.
Uma das vantagens que eu vejo nela (pro1) é o tamanho (menor que a minha antiga FZ10) podendo carregá-la para todos os lugares e sendo discreta para fotos de momentos; o seu LCD com grande maleabilidade e seus 235000pixels, podendo ser visto claramente em locais bem ilumindados; e a maleabilidade para ampliações (crops) mesmo a ISO100 com seus  8MP. Venho fazendo algumas ampliações em 25x38 e 30x40, e estou satisfeito pela nitidez obtida.
Quanto ao rallye das 8MP aí a briga é grande. Todas tem seus prós e contras. Iniciando pelos preços das cameras, preços dos acessórios, Wide/tele máximos,  LCD/EVF, tamanho/peso, sistemas de focagem, recursos, ergonomia, USB 1,1-2, nitidez em full size, ruidos, aberrações,,,,etc ,, e terminando nas diversas opiniões dos usuários.  Mas acho que qualquer uma delas que comprar, se quiser mesmo uma compacta de 8mp, vai te satisfazer, desde que seus quesitos necessários sejam bem determinados. Já Vi ótimas ampliaçòes com a pro1 e a 828.

Por isto Leia todos pros e contras e veja as fotos dispostas pelos reviews para  ter mais certeza na sua compra.


 
FOTO CLUBE DE SANTA CATARINA
Indaial - SC


hats

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #33 Online: 18 de Novembro de 2004, 00:50:54
E mais um adendo
Um dos meus amigos que tem a 828, depois de eu perguntar sobre o foco a longa distancia com auxilio de laser, me disse que este foco com auxilio de laser tem efetividade em poucos metros, e que se quiser mais distancia eu teria que comprar um acessório.

Confesso que Nào sei precisamente se isto é verdade.

 
FOTO CLUBE DE SANTA CATARINA
Indaial - SC


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #34 Online: 18 de Novembro de 2004, 01:15:32
Olha ela foca até a uns 10m, isso eu já vi ela fazer. :) Não sei se foca mais, precisaria testar, quanto à 300D ela não é tão boa assim para trabalho, foca mal a noite, tem o corpo frágil e requer a compra de lentes mais cara para trabalhar adequadamente o que a joga a preços acima da média das prossumers, a Rebel é considerada uma SLR de entrada que nos tempos de filme era classificada como prossumer, ou seja a mesma categoria da IS 20 da Olympus que tem funcionamento semelhante as Prossumers de hoje.
 
« Última modificação: 18 de Novembro de 2004, 18:35:45 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #35 Online: 18 de Novembro de 2004, 07:29:33
Olha:

Há cerca de um mês atrás, quando o André e o Francisco, se não me engano, estavam pesquisando RAWs de diversas prosumers, baixei também raws da Pro1, da A2, da 8080 para comparação.

O que pude observar do exame desses RAWs foi uma qualidade de imagem muito boa da Pro 1, a melhor entre as imagens que observei, fazendo a ressalva que as condições de luz eram muito favoráveis nas fotos feitas com ela, pois a incidência mais lateral aumentava o detalhamento.

A imagem convertida era limpa, nítida, detalhada, e o único senão era uma pequena aberração cromática contra o céu muito claro, fácil de corrigir no próprio conversor do PS.

Abraços,
Ivan


Danilo Fassa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://
Resposta #36 Online: 18 de Novembro de 2004, 10:20:32
Hats

 :D

Para foco a longa distância, basta colocar no foco manual e ajustar para infinito  :D  


Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #37 Online: 18 de Novembro de 2004, 17:46:59
Onde a 8700 da Nikon fica nessa história? Porque ela não possui uma grande angular de 28mm como a Pro-1 e a C-8080 ela deixa de ser uma concorrente? O macro da c-8080 é o pior entre as 3, segundo o site de reviews Steves Digicams,  de 5cm, enquanto o da 8700 e da Pro-1 é de 3cm.

O que dexa a 8700 de ser uma opção é a falta de uma grande angular ja vindo na camera? Alguém ja testou uma, tem alguma crítica a fazer dela?

Essa categoria de cameras 8mpx são todas para amadores, que querem tirar fotos de tudo, a situação que aparecer. Não tem aquele que quer uma melhor para tirar fotos internas apenas, quer uma também para copnseguir um bom zoom em tal situação.......ou estou errado?
Uma camera de mais de R$2mil tem que servir pra tudo uai, então Nikon errou em não fazer da 8700 uma grande angular como a pro-1 e c-8080?  
« Última modificação: 18 de Novembro de 2004, 18:10:29 por Bruno Lourenço »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #38 Online: 18 de Novembro de 2004, 18:35:56
Bruno a 8700 é uma boa câmera tbm, mas não se destaca nas condições que estamos discutindo.

Para outdoor o destaque é a minolta, para indoor é a Sony

Todas elas são relativamente equilibradas se detacando em um ponto específico, mas tudo depende do que vc pretende fazer essas câmeras não são amadoras, são para a fase intermediária entre o amador avançado e o profissional, dai o nome da classe prossumer, nesta classe as pessoas já não fotografam mais indiscriminadamente, já possuem uma formção fotográfica e tipos de fotografia favorita, nesta fase já pode-se definir se você gosta de fotografar mais paisagens ou eventos sociais e você já pode se dar ao luxo de escolher câmeras que se dão melhor um um determinado tipo de fotogrfia a qual corresponde a maioria do seu uso. Isso não quer dizer que a câmera que faz paisagem não faz indoor, é claro que faz, mas cada uma tem virtudes que a beneficiam em um tipo de ação, sobre as concorrentes e o fotógrafo avançado já se conhece bem e sabe qual o tipo de investimento principal que deve fazer para obter bons resultados no seu tipo de fotografia mais frequente.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #39 Online: 18 de Novembro de 2004, 19:03:32
Acho que voc~e colocou muito bem a coisa, Leonardo. Esse tipo de consumidor já sabe o que quer fotografar, não quer fazer experiências a torto e a direito, de forma que já pode orientar a escolha da cãmera pelo uso que imagina.

No meu caso, por exemplo: Não faço fotos noturnas, não tenho atração especial por macros, não preciso de uma tele extrema, quase não uso flash. Gosto de grande angular, de fotos de ambientes, de retratos com luz natural. O resto posso fazer eventualmente, mas não compraria uma câmera ou deixaria de comprar devido a esse resto.

A Nikon é dita tendo uma excelente lente. É boa câmera também. São todas boas. Ninguém ficaria infeliz com uma delas.

 


Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #40 Online: 18 de Novembro de 2004, 19:34:21
Citar
Bruno a 8700 é uma boa câmera tbm, mas não se destaca nas condições que estamos discutindo.

Para outdoor o destaque é a minolta, para indoor é a Sony

Todas elas são relativamente equilibradas se detacando em um ponto específico, mas tudo depende do que vc pretende fazer essas câmeras não são amadoras, são para a fase intermediária entre o amador avançado e o profissional, dai o nome da classe prossumer, nesta classe as pessoas já não fotografam mais indiscriminadamente, já possuem uma formção fotográfica e tipos de fotografia favorita, nesta fase já pode-se definir se você gosta de fotografar mais paisagens ou eventos sociais e você já pode se dar ao luxo de escolher câmeras que se dão melhor um um determinado tipo de fotogrfia a qual corresponde a maioria do seu uso. Isso não quer dizer que a câmera que faz paisagem não faz indoor, é claro que faz, mas cada uma tem virtudes que a beneficiam em um tipo de ação, sobre as concorrentes e o fotógrafo avançado já se conhece bem e sabe qual o tipo de investimento principal que deve fazer para obter bons resultados no seu tipo de fotografia mais frequente.
Leonardo, a 8700 é a melhor opção da categoria dela?Alias,qual é a categoria dela? outdoor por ter seus 280mm, mas não tem uma grande angular para paisagens, macro se ja tem a Pro-1 que foca macro como ela e ainda tem os 28mm?
E para indoor ela perde para a sony e outdoor para a minolta...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #41 Online: 18 de Novembro de 2004, 20:09:14
A categoria dela é Prossumer, nesta categoria incluem-se:
Gerações Anteriores:
* Nikon 5700
Canon GX
Sony F-717
* Minolta A1
Olympus C-50XX.
Fuji S602

Última Geração:
* Nikon 8700
* Nikon 8800
* Sony F-828
* Canon Pro1
* Olympus C-8080
* Minolta A2
* Minolta A200
Fuji S7000
Fuji S20 Pro

As com * são câmeras com ótica privilegiada, com qualidade acima das lentes de entrada das SLR, ou seja para se atingir a mesma qualidade ótica seria necessário um razoável investimento em lentes.
São todas ótimas câmeras.
A Nikon 8700 e a Olympus C-8080 são câmeras bem equilibradas, com um pouco mais de vantagem outdoor (em fotos externas), no caso uma boa vantagem da 8700 é tamanho ela é uma câmera bem mais discreta que as demais, assim como a Pro1 (que na verdade é a opção menos viável desta categoria).
As Minolta tbm são bem equilibradas, funcionam bem em estúdio (são as únicas junto com a S20 que possuem conector PC) e se destacam muito em fotos externas, principalmente de animais, onde o AS ajuda bastante (ele tbm ajuda em pouca luz, mas fotografar com a tele puxada num fim de tarde pode ser impossível com as demais e com ela não e o foco dela opera pior do que o da Sony no escuro).
As Sony são shows a parte em fotos indoor (em ambientes não controlados como salões de festas e etc) e fotos noturnas. Possuem excelente capacidade e velocidade de foco a noite, são ótimas para quem curte fotografia social.
A Vantagem das Fuji S602 e S7000 é o preço, são bem baratas pelo que oferecem, no quesito custo são realmente imbatíveis.
A Fuji S20 Pro é uma questão difícil, a única característica realmente destaque nela é a latitude ISO (boa para fotos de noiva e do céu por exemplo) mas para noivas é um problema, porque ela é muito deficiente em fotos noturnas e seu preço é meio alto.

Bom isso é um resumo geral, tudo isso tem qu ser muito bem pesado antes de fazer uma compra, favorecendo sempre as características que melhor importem para o seu trabalho.
Por exemplo, a Sony para um fotógrafo de social é uma opção melhor que uma SLR, pois é mais hábil que uma 300D neste tipo de foto e não requer grande investimentos em lentes para trabalhar bem, assim como uma 8700 e uma Pro1 podem ser ótimas opções para quem procura um equipamento prático e poderoso para fotos externas e a minolta para que procura poder de captura.

Para uso geral eu dificilmente recomendo a Sony, existem câmeras mais equilibradas, mas para fotografia social ela é imbatível.

Com relação ao macro vc está incorrendo em um grave erro induzido pelos fabricantes, vc está medindo macro em cm e não em magnificação se fosse assim a S7000 teria o melhor macro da categoria que é feito a 1cm, porém esse 1cm é em wide, enquanto algumas concorrentes fazem macro em full tele e outras em meia tele, infelizmente os fabricantes não oferecem dados suficientes para avaliar qual o melhor macro dessas categorias, pois distância em cm não pode ser usado de forma nenhuma para medir magnificação de macro.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2004, 20:12:25 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #42 Online: 18 de Novembro de 2004, 21:23:00
O fato da  F-828 tirar fotos tão bem como vc fala em ambientes fechados deve ser pela sua lente mais luminosa que as outras da categoria Prossumer, com uma angular que que atinge abertura de f2.0 enquanto a c-8080 e a pro-1 chegam a f2.4 não é? fora esse tal focus a lazer que vc falou tb.
Ja a A2 seus 28mm abrem até f2.8 apenas....

e quer dizer q o macro que os fabricantes tanto fazem marketing em cima não é como eles falam? tamo fud nesse mundo da propaganda mesmo viu... :blink:  
« Última modificação: 18 de Novembro de 2004, 21:26:31 por Bruno Lourenço »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #43 Online: 18 de Novembro de 2004, 22:13:17
Citar
O fato da  F-828 tirar fotos tão bem como vc fala em ambientes fechados deve ser pela sua lente mais luminosa que as outras da categoria Prossumer, com uma angular que que atinge abertura de f2.0 enquanto a c-8080 e a pro-1 chegam a f2.4 não é? fora esse tal focus a lazer que vc falou tb.
Ja a A2 seus 28mm abrem até f2.8 apenas....

e quer dizer q o macro que os fabricantes tanto fazem marketing em cima não é como eles falam? tamo fud nesse mundo da propaganda mesmo viu... :blink:
Bruno a melhor característica da 828 em fotos noturnas e indoor é devido ao seu sistema de AF mais sensível, sua lente mais clara (que viabiliza o AF em menor condição de luz, não tem a ver com o fato da fotografia em si, somente com facilidades do AF) e ao sistema de hologramas a LASER que cria ótimos contrastes para o sistema de AF, esse conjunto torna o AF dela rápido e consistente em ambientes de pouca luz,o que é uma enorme vantagem, principalmente para fotografia digital.
:)

Com relação ao macro, a distância em cm não diz absolutamente nada, essa é a questão, podemos tem câmeras que fazem foco a 10cm e tem macro de melhor qualidade do que câmeras que fazem foco a 1cm ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #44 Online: 18 de Novembro de 2004, 23:33:53
Bruno

Mas desde quando a propaganda é uma boa fonte de informações confiáveis?

Para isso existe seu julgamento.

Ivan