Autor Tópico: Super-compactas de 8MP  (Lida 10996 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #60 Online: 19 de Novembro de 2004, 22:06:50
André:

Mas tem um porém:

Todo mundo fica julgando só as lentes para SLR, mas há outro formato de câmera fotográfica 35mm, a rangefinder, e elas têm lentes excelentes na faixa dos 300/400 dólares.

Depois de resolver minha vida digital, provavelmente vou partir para uma Bessa L ou R com umas lentes bacaninhas na faixa da grande angular. É camera muito legal, barata e as lentes Heliar são finas obras. Sabe qual é? Lentes pequenas, não variáveis.

É claro que tem rangefinder de milhares de dólares também. Mas você consegue qualidade ótica muito mais barata numa delas, além de cãmeras mais discretas, menores, silenciosas, que tremem menos no disparo pois não têm espelho.

Tem uma rapaziada boa que só fotografa com rangefinder -risos.

Tem também uma rangefinder digital de 6mp, a Epson, se não me engano com o mount M. É a única rangefinder digital com lentes substituíveis. Essa é mais carinha, 2 mil e pouco.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #61 Online: 19 de Novembro de 2004, 22:12:51
Sim a range finder é esquema Pentacom (em médio formato) e Leica (em 35mm). ;)
Trabalha muito com lente fixa (prime) :)
A Epson é baseada em um corpo Leica.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #62 Online: 19 de Novembro de 2004, 22:37:45
O rangefinder foi o formato dominante em 35mm antes da década de 60, e as SLRs só se tornaram dominantes mesmo depois de 70. Várias cãmeras têm esse tipo de construção, com telêmetro e correção de paralaxe.

Atualmente está acontecendo uma coisa interessante, que é um renascimento das rangefinders provocado pelo relativo ocaso das SLRs de filme, formato esse que parece será comido pelas digitais.

 


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #63 Online: 29 de Dezembro de 2004, 02:42:20
oi gente!
nao sei se o autor do topico ainda tem duvias quanto sua perguta, mas so vi o topico agora, pois estou chegando no forum agora e gostaria de dar minha opiniao!

eu tenho um 828 e trabalho com fotografia social, quase sempre a noite e posso dizer que a camera é boa! realmente dessa classe eu nao compraria nenhuma outra!

a duvida que eu tive foi entre a pro1 a a2 e a c8080!
da pro 1 o que eu mais gosto sao os acessorios da canon, como flash e outros, que sao muito rapidos e os melhores.

da a2 o melhor que eu acho é o estabilizador e o ruido é um pouco menor que as outras.

da c8080 parece ser muito boa em relacao a lente e a qualidade da imagem, mas noa gosto dos controles e nem do pequeno zoom!

quanto aos controles os melhores sao, primeirio da 828 depois da a2, pois elas duas tem o zoom contrlado mecanicamente o que é mais preciso e nao atravez de um botaozinho. isso é muito importante para a agilidade e precisao do trabalho, alem de nao gastar bateria da camera.

realmente o maior problema da 828 é o ruido que é o maior entre elas, mas a lente 2.0 compensa isso, ja que no iso 200, f2.0 velocidade 1/30 equivale a iso 400 f2.8 velocidade 1/30.
quanto a outros problemas citados aqui no topico como shap eu nao noto muita diferenca entre as outras. as distorcoes tb sao semelhantes, e a aberracao tb, a nao ser a c8080 que é melhor, mas tem o iso bem menor e bem menos pratico alem de ser mais escuro.

como o amigo leo falou a abertura nao é um fato determinante na compra de uma objetiva, pois alguns fatortes como a nitidez é mas importante. mas nesse caso das cameras dessa categoria com as lentes e os problemas dela sao quase iguais o que vai diferenciar é a abertura que vai fazer muita diferença, pois significa 1 ponto de luz, ou seja, vc vai usar o iso 1 ponto mais baixo do que usaria numa camera de lente 2.8 o que significa que vai ter menos ruido.

quanto a fotografia noturna com flash, vai fazer muita diferenca tb pois alem  de exigir menos do flash, que vai carregar mais rapido, vai captar um pouco da luz ambiente e nao vai deixar o fundo tao escuro (o que é horrivel, pois nao temos nem ideia de onde a pessoa ta, perde toda a decoracao da festa)

--

em relacao as compactas e as dslr eu fiz um pequeno teste que tem a intencao de mostrar o custo beneficio. ou seja, com 1000 dolares vc faz mais coisa com uma compacta do que com uma dslr! pois pra vc ter um rebela (que é a mais barata) que substitua a versalidade da 828 teria que compra varias lentes, para ter a mesma qualidade! nem mesmo o ruido menor da rebel nao seria muita vantagem, veja so: uma rebel com lente do kit que equivale a 28-88 f3.5-5.6, (alem de ter a posicao 200). uma 828 28-200 f2.0-2.8.


numa situacao onde a 828 use iso 100, v 1/30, abertura f2.2, lente 88mm (em 88mm a abertura maxima é 2.2)

a rebel teria q usar iso 800, v 1/30, abertura 5.6 e lente 88mm

isso porque f2.2 é + ou - 3 pontos mais claros que  5.6 entao tem que compensar no iso que era 100 + 3 pontos fica 800.

sendo assim o baixo ruido na rebel com lente do kit de nada acrescenta de melhor em relacao a uma 828 que nesse caso ainda seria melhor, pois acho que o iso 100 da 828 é melhor q o 800 da rebel.

a rebel ou qualquer outra dslr so seria realmente melhor se tivesse uma çente muito boa, o que elevaria muito o preco.

--
depois eu coloco algumas fotos de um casamento pra vcs verem e opinarem!


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #64 Online: 29 de Dezembro de 2004, 02:50:21
pra quem se interessar mais ai vai 3 links de teste com varias fotos dela para exemplo!

os links sao  de outro forum nao sei se é permitido postar aki o link. eu nao posto tudo denovo porque é muita coisa e ja ta tudo bem explicado la!

se nao for permitido postar mensagens de outro forum, que os administradores desse editem os links!
valeu!

teste completo da 828
http://forum.brfoto.com.br/index.php?showt...hl=chegou+minha

compacta x reflex
http://forum.brfoto.com.br/index.php?showt...mpacta+x+reflex

campacta x reflex test pratico
http://forum.brfoto.com.br/index.php?showt...mpacta+x+reflex


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #65 Online: 29 de Dezembro de 2004, 08:39:50
É o que eu sempre digo, para partir para uma Reflex não é tão barato assim.
Tem que colocar dinheiro pacas em lente, senão não vale a pena, vira mais uma prossumer..
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Rafael Portela

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #66 Online: 02 de Janeiro de 2005, 12:09:06
Pessoal, estou na duvida
a a200 perdeu ou nao o contato PC que a a2 tinha?
li em alguma reportagem rapida q ela nao tinha
mas no site da bh fala q tem
vcs  sabem?
Rafael Portela
Salvador-BA
MTSC - Movimento dos Trabalhadores Sem Câmera


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #67 Online: 02 de Janeiro de 2005, 18:27:15
Olá Rafael!

Depois de um longo namoro, a minha A200 chegou na semana passada!

Realmente é uma excelente câmera, show de bola! Em dois dias devorei o manual e agora tenho muuuuito que treinar, pois ela oferece inúmeros recursos e eu só comecei agora no mundo da fotografia, antes só tirava fotos "automáticas" com minha P5...

Mas realmente perdeu essa conexão, ela só tem DC-IN e A/V Out (usb) :(

Caso queira mais detalhes, é só perguntar!

Um abraço e um ótimo 2005,
marcelo

 
Deutschland

Flickr