Autor Tópico: 34º CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO MUNDO FOTOGRÁFICO  (Lida 14026 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Maio de 2007, 12:15:30
1° lugar
Cadelinha ousada - Marcel Martinez - Marcel MM


2° lugar
Garoto ousado - Fábio Xavier Guedes - fxguedes


Demais participantes

F5 REVO - Frederico Camoboim Mombach - fmombach


Audácia - Segrais Sylvianne - Syldebem


Ousar não ser o almoço - Ivan de Oliveira Cavas Filho - cavas


Ousadia é a felicidade em qualquer idade - Joaquim Antônio da Cruz Neto - Zurcoten


Pés e mão - Elizabeth Brauer - Liza Brauer


Carpe Diem - Pedro Henrique Raythz de Andrade - pedro_raythz


Íntima ousadia - Rodrigo Pereira Barreto - DrigoBarreto


Parabéns a todos os participantes, agora aguardamos o envio do próximo tema pelo vencedor para abrirmos o próximo concurso.
« Última modificação: 20 de Maio de 2007, 12:18:36 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2007, 14:10:43
Pra quem achou que a cadelinha era inocente, de uma entrada nesse tópico antigo:

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...35&hl=cadelinha
 
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2007, 00:42:18
Realmente não é :P
Parabéns pela vitória! Foi merecida :)



Sobre a minha foto... Para os ateus pode não ser ousado e para os mais religiosos pode ser considerado falta de respeito, mas para mim é ousado fazer essa apologia de aproveitar mais os prazeres mundados (representado pela maçã mordida) e desrespeitar os princípios da Igreja (queimando a Bíblia) que vem sustentando as mesmas idéias por séculos


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2007, 09:55:56
Citar
Realmente não é :P
Parabéns pela vitória! Foi merecida :)



Sobre a minha foto... Para os ateus pode não ser ousado e para os mais religiosos pode ser considerado falta de respeito, mas para mim é ousado fazer essa apologia de aproveitar mais os prazeres mundados (representado pela maçã mordida) e desrespeitar os princípios da Igreja (queimando a Bíblia) que vem sustentando as mesmas idéias por séculos
Oi Pedro,
Com toda consideração pela sua criatividade, acho que a sua foto foi desrespeitosa sim.  Aliás, você mesmo diz isso : " ...e desrespeitar os princípios da Igreja" . Queimar a Bíblia Sagrada, ou qualquer símbolo religioso que represente a fé de qualquer pessoa ou nação, é desrespeito. Você pode não estar de acordo com as regras, e nem eu estou dizendo que também estou, mas destruir um símbolo considerado sagrado não vai fazer nenhuma regra mudar. Ao contrário, você só vai conseguir revolta. Não achei ousada a sua foto, como não achei ousada quase nenhuma das fotos desse concurso. O tema não é fácil e pode ser muito facilmente confundido, como acho que foi o seu caso. Também não entendi o título da sua foto, a tradução de Carpe Diem é mais ou menos  " aproveite o dia" . O que vc quer dizer com esse título?
Espero que não me leve a mal, não tenho a intenção de levantar faíscas de religião aqui, não estou necessariamente defendendo nenhuma igreja, nem pretendo acalorar as críticas `a esse concurso. Esse é um grupo muito legal, sempre tem alguém aqui prá ajudar a solucionar um pepino, encontrar uma solução, e sempre na amizade, ninguém ganha nada prá isso e faz com prazer. Acho que mesmo nessas situações como a desse concurso, onde apareceram umas diferenças de opinião, todo mundo continua numa boa, expondo abertamente o que pensa e recebendo as críticas e considerações com a mente aberta.
Parabéns Marcel pela foto vencedora ! Você deveria dar uma medalha prá essa cachorrinha !!
()s
GuiGui
 :bye1:  


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2007, 10:17:52
Guigui,

Realmente tem que se ter cuidado com certas coisas pra não mexer com a fé de ninguém.

Com relação ao Carpe Diem, eu acho que o Pedro procurou o sentido na origem do termo, que no Império Romano significava que a vida é curta então devemos aproveitar os prazeres materiais ao máximo.

Guigui, posta a sua foto, para nós vermos.

Eu estava em duvida entre duas fotos, a da cadelinha e a do nado da Capivara abaixo, mas submeti a uma votação em casa e as crianças decidiram pela Cadelinha.

Segue a foto da Capivara, precisa ser ousado pra ser bicho no Pantanal:


Um abraço!
« Última modificação: 21 de Maio de 2007, 10:24:46 por Marcel MM »
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2007, 19:09:00
Parabéns a todos, sobretudo aos finalistas.

Guigui posta a sua foto que foi rejeitada pela banca pra gente ver.

abs,


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2007, 19:30:03
Achei que aqui não é o lugar certo prá postar...
Tá na Galeria

()s

GuiGui


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2007, 20:10:04
Citar
(...)mas destruir um símbolo considerado sagrado...
 ... é um atrevimento. E segundo o dicionário um dos significados para ousadia é atrevimento :P


Em relação a falta de respeito, não sou contra sua opinião e também considero falta de respeito. Foi apenas um trabalho de fotografia para faculdade e a base da idéia foi da minha dupla. Tive que concordar por falta de outras idéias...
E o título foi baseado no contexto do Barroco/Renascimento, como exemplificado em um site:
Citar
A época da Contra-Reforma e do Barroco é principalmente marcada por uma profunda dualidade. Por um lado, é o desdobramento do humanismo clássico e do Renascimento, com seus apelos ao racionalismo, ao prazer, ao "carpe diem" (em latim, "aproveite o dia"). Por outro lado, o homem é pressionado pela Igreja Católica e pelo protestantismo mais vigoroso a um regresso ao teocentrismo medieval, à postura estóica, à renúncia aos prazeres, à mortificação da carne e à observância plena do "amar a Deus sobre todas as coisas", princípio capitular do teocentrismo medieval. Em síntese, o homem do século XVII foi compelido a concilicar o TEOCENTRISMO MEDIEVAL e o ANTROPOCENTRISMO CLÁSSICO e valores opostos como fé x razão, alma x corpo, Deus x homem, céu x terra, virtude x prazer.
(...)
Efemeridade do tempo e carpe diem: O homem barroco tem consciência de que a vida terrena é efêmera, passageira, e por isso, é preciso pensar na salvação espiritual. Mas, já que a vida é passageira, sente, ao mesmo tempo, desejo de gozá-la antes que acabe, o que resulta num sentimento contraditório, já que gozar a vida implica pecar, e se há pecado, não há salvação

E na foto a maçã representa os prazeres mundanos e a Bíblia a Igreja, o Teocentrismo...


E de maneira nenhuma fico ofendido com o que você diz. Discussões saudáveis sempre são bem-vindas para abrir nossos horizontes e conhecer outras opiniões :)


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2007, 20:20:07
Parabéns ao Marcel, ganhou com uma diferença absurda pq a ousadia dessa foto é absurdamente maior que a ousadia das outras.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2007, 21:16:42
Bom, Pedro, pelo que entendi , a idéia dessa foto foi para ilustrar o que o texto dizia... é isso?
 :denken:
Legal....
Adoro história, principalmente a Idade Média e a era Vitoriana.
Já tô imaginando o que a sua dupla pode inventar se tiver que fazer uma foto inspirada na Inquisição !
 :mf_w00t2:
Peraí que vou pegar meu extintor ! rsrsrs...
()s
GuiGui


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2007, 21:36:00
Foi feita inspirada nos princípios do "carpe diem" ;)


LorenaLarissa

  • Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 267
  • Sexo: Feminino
    • Portifólio
Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2007, 00:22:58
:thmbup: Parabéns a todos participantes do concurso, em especial ao primeiro lugar, Marcel Martinez, e aos participantes que ganharam meu voto nas chaves iniciais, Joaquim Antônio e Pedro Raythz.Quando propus o tema, não esperava tanta diversidade...
Parabéns galera!!! :clap:  
Lorena - Belo Horizonte
Rolleiflex f/3.5 /Yashica 635 /Seagull 4A
Olympus Trip 35 /Yashica Minister D/Yashica Minister III
Canon 6D + Canon 70D + 28mm 1.8 + Canon 50mm f/1.4 + Canon 85mm 1.8  + Tamron 17-50mm f/2,8 VC+ Tamron 70-200 f/2.8 + Sigma 10-20mm


LorenaLarissa

  • Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 267
  • Sexo: Feminino
    • Portifólio
Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2007, 00:26:42
Citar
Foi feita inspirada nos princípios do "carpe diem" ;)
Parabéns Pedro! Na hora de votar, primeiro pensei que talvez sua foto fugisse um pouco ao tema. Quando analisei a imagem, caraca! Foi mais que ousada a atitude de increvê-la, e isso merece meus parabéns, pela coragem!
O título caiu bem, uma vez que é preciso ser ousado para "carpe diem"...show demais!
Lorena - Belo Horizonte
Rolleiflex f/3.5 /Yashica 635 /Seagull 4A
Olympus Trip 35 /Yashica Minister D/Yashica Minister III
Canon 6D + Canon 70D + 28mm 1.8 + Canon 50mm f/1.4 + Canon 85mm 1.8  + Tamron 17-50mm f/2,8 VC+ Tamron 70-200 f/2.8 + Sigma 10-20mm


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2007, 20:54:11
Citar
Citar
Foi feita inspirada nos princípios do "carpe diem" ;)
Parabéns Pedro! Na hora de votar, primeiro pensei que talvez sua foto fugisse um pouco ao tema. Quando analisei a imagem, caraca! Foi mais que ousada a atitude de increvê-la, e isso merece meus parabéns, pela coragem!
O título caiu bem, uma vez que é preciso ser ousado para "carpe diem"...show demais!
Muito obrigado, Lorena :D

É, eu imaginei que pudesse ter alguns pontos de vista diferentes, mas mesmo assim não deixaria de mandar por isso :P


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Maio de 2007, 20:55:51
Aí, Pedro.
Fotografia autoral, mandando ver.
Só falta a câmera agora :laughing:
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams