Autor Tópico: Perfil de uso X Modelo de Máquina  (Lida 2989 vezes)

diehlsc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 21 de Maio de 2007, 14:38:10
Olá pessoal, há um mês mais ou menos acompanho as msg deste fórum e gostei muito do profissionalismo e embasamento técnico com que são tratadas as dúvidas de todos.

Sou novato em fotografia digital. Meu perfil de uso seria para fotos em encontros familiares e festas, tomadas de grupos entre 4 a 10 pessoas, em ambientes internos, à noite.
Durante o dia, fotos ao ar livre com muito sol retratando pessoas, tendo ao fundo jardins, folhagens, árvores, ou seja, natureza compondo a imagem (alvo secundário).

Algumas destas fotos serão impressas no tamanho padrão 10 X 15 cm. Um pouco maior, às vezes.
Nestes encontros eventualmente outras pessoas leigas usarão a máquina; assim, creio ser importante a estabilização da imagem. Eu próprio por vezes realizo tomadas tremidas, embaçadas ao utilizar máquinas de colegas, parentes.

Qual a máquina que possui a melhor qualificação para o meu tipo atual de uso (e que me permitissem mais adiante aprimorar-me no uso do equipamento) entre as pré-selecionados abaixo:

CANON:   SD800IS,  A710IS  e  A570IS.
Aliás, o que diferencia basicamente as linha SD e A ? Alguém disse-me que as SD gastam muita bateria. Isto procede?

PANASONIC Lumix:   DMC-TZ2,  DMC-TZ3,  DMC-FX07  e  FX-30.

Ah! Estou receptivo a indicação de algum outro modelo de melhor desempenho.


Grato pela força.
Roberto
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2007, 17:56:00
Acredito que você já deu o caminho que você precisa quando falou que a estabilização de imagem é importante. Basicamente é esse tipo de necessidades que você tem que avaliar para escolher sua câmera. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


diehlsc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2007, 01:31:15
Além do estabilizador que é uma característica essencial a meu ver, encontrei em um fórum a menção superficial de que uma grande angular de 28 mm seria útil para realizar-se o enquadramento de uma área maior.

No meu caso pensei logo na facilidade de agrupar várias pessoas sem precisar recuar muito e assim ter uma foto ampla e com o grupo de pessoas bem visíveis, o que não ocorre quando vc precisa afastar-se em demasia.
Esta linha de raciocínio procede ?

Vejo vários valores para zoom wide(W) e zoom Tele (T), como 28 X 102 mm, 35 X 105 mm, 28 X 112 mm, 37 X 222 mm, etc. Fico sem saber o que é mais adequado. Seria possível uma explicação sobre a influência e aplicação destes ? Li alguns conceitos sobre o assunto, mas continuei voando.

Grato. RD


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2007, 01:50:28
Quando você se afasta você muda a perpectiva da cena, em teoria o wide é vantagem em espaços menores, mas vc tem que ver o tipo de linguagem que vc pretende desenvolver.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2007, 02:07:05
Uma câmera compacta que me agrada muito é a Fuji f30 ou f31 (mais nova).

Apesar do estabilizador de imagens ser útil, para as fotos que vc disse pretender fazer, não vejo muita utilidade.

Para os mais leigos, acho que bom senso na hora de bater a foto resolve, é só pedir para mexer a mão depois que a foto tiver aparecido no LCD.

Dessas que vc falou eu gosto bastante tb da A710IS. Zoom razoável, se não me engano tem modo manual, uma versatilidade razoável para quem gosta de fotografia, mas não faz questão de um equipamento de ponta. Ou pelo menos nessas horas que você disse querer usar a máquina.


diehlsc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2007, 16:43:40
Léo Terra:
Voei no "tipo de linguagem".   :wallbash:
Bom, deixa eu ver se entendi: os 28 mm seriam um recurso útil em ambientes internos, pouco espaço.  Mas para ambientes externos, eu poderia dizer que o valor da Tele comanda as ações ?

Com a dica do Lipe, minha decisão paira nestas duas Canon:
A710IS ( 35mm - 210mm)   X   SD800IS (28mm - 105mm)
Ambas tem praticamente as mesmas características, exceto W e T.
Pergunto: os 210mm me darão um bom aproveitamento na tomada de paisagens (lembre-se, sempre pessoas com paisagens ao fundo) ? Já os 105mm me restringem o uso com paisagens ?

Léo, misturei tudo agora. Se estou falando muita besteira, na próxima resposta só deseje boa sorte para esta alma cheia de dúvidas. Até.


Lipe Machado:
A A710IS é uma câmera que me atraiu desde as primeiras avaliações que fiz no DPreview e, ontem, confirmei ao ler o review no DCRP (www.dcresource.com). Aliás, descobri este último site enquanto aguardava respostas. É muito bom na análise do equipamento.
Ah! Lipe, andei fazendo umas avaliações da Panasonic TZ3 e observei que a qualidade da imagem fica aquém da A710IS.  Eu havia iniciado minha busca privilegiando algum modelo da Panasonic, mas ....

O que vc acha da SD800IS ?

Sobre o estabilizador, o movimento que vc se refere ocorre de forma inadvertida no manuseio de máquinas digitais por pessoas acostumadas com as analógicas. Como uso máquinas de um e de outro, eu às vezes até exagero neste tempo de espera. Relaciono o estabilizador no sentido de evitar aquela tremida de mão ao realizar-se o disparo ou mesmo compensar o tremido natural, acentuado pela desconcentração de um ambiente festivo (sic !).


Valeu ! Léo e Lipe.

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2007, 16:54:39
Diehl quando você tem que ficar próximo do objetivo as GA têm mais vantagem, agora quando você tem que manter uma certa distância as teles é que possuem vantagem, mas o principal é com relação às perspectivas, porque fotografar próximo ao objetivo gera perspectivas diferentes de fotografar longe dos objetivos e é isso que afeta a linguagem. ;)
« Última modificação: 23 de Maio de 2007, 16:56:34 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2007, 21:11:18
Diehl, o negócio é o seguinte. Quanto maior a distância focal, menor serão os aspectos enquadrados na cena.

Por exemplo

Numa 28mm vc enquadra o seu assunto a 2 metros de distância, por exemplo. Já numa 35mm para vc enquadrar o mesmo assunto vc teria que ficar mais longe.

Vc disse que o espaço costuma ser pequeno, então uma câmera que tenha 28mm seria melhor para vc enquadrar as coisas com mais facilidade.

Numa paisagem por exemplo, numa lente 28mm vc enquadra mais coisa do que numa 35mm.

Ao passo que se vc tem um range maior, ou seja, disponibilidade de zoom maior (não entenda zoom como maior "mm", mas sim como a "distância" do menor "mm" para o maior "mm"), vc consegue fazer mais tipos diferentes de fotos, a sua versatilidade é maior.

Tomando como exemplo as duas máquinas que vc falou.

Na 710 vc perderia em wide mas ganharia em tele, já na 800 vc ganharia em wide e perderia em tele.

Se vc quiser fazer fotos com quadros mais abertos acredito que a SD800 seria melhor, mas se vc quer mais versatilidade em termos de range, a A710 seria melhor, pq? Porque o wide dela é pouco pior do que a da SD800 que tem 28mm, em compensação a tele é bem maior (105mm) de diferença.

No entanto, a A710 tem modos manual, prioridade de abertura ou velocidade, e vc ainda pode colocar filtros se não me engano, e achei os testes de ISO melhores tb, ou seja, acho que é mais câmera. Mas se pra vc isso não é essencial, acho que vc pode ficar na SD800.

Só mais uma ressalva, se vc não faz questão de filtros, não faz questão de um grande range, e 35mm tá bom pra vc, eu ainda pensaria nas Fuji.

Deu para entender, ou fui confuso?


diehlsc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2007, 23:10:38
Léo Terra:
Você levantou alguns aspectos da fotografia que eu até então não havia dado atenção, aliás, nem imaginava a importância destes na fotografia amadora e até mesmo para amparar a escolha de uma simples máquina. Como estou bem por fora, comecei ontem mesmo a "papirar" vários artigos e cursos na rede.
 :read:  :read:  :read:

No link abaixo consegui visualizar melhor os conceitos de perspectiva, linguagem, grande angular, tele, etc. que vc tão propriamente pôs em foco. De repente tem alguém tão perdido como eu.

Curso de Fotografia de Eduardo Justiniano

Vou adquirir uma máquina indicada pelo Lipe Ferreira.
Muito grato pelas orientações. RD

Lipe Ferreira:
Sua explicação foi muito adequada e com os exemplos práticos assimilei a idéia. E, juntamente com a leitura de material garimpado na rede sobre conceitos básicos de fotografia (um deles no link acima), consegui posicionar-me em relação as minhas necessidades.

Sobre o equipamento, pesquisei algo mais sobre a SD800IS e há algumas deficiências comparativamente a A710IS, além de ser "ultra compact" (não aprecio).
Com a indicação que fizeste na Fujifilm F30 / F31FD, fiquei bastante tentado, principalmente depois da análise que fiz em fotografias de ambas as máquinas. Páreo duro, devo ficar com esta Fuji, apesar de ficar em desvantagem em alguns recursos.

Ah! a F31FD é idêntica à F30, tendo a mais o recurso de detecção de face (é o FD).

Valeu por toda orientação. Agora é só comprar. RD :thmbup:  :thmbup:

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2007, 00:11:26
Diehl eu acho a questão da linguagem muito importante, tanto que trabalhei todo o meu curso de fotografia baseado em abrir leques para que as pessoas escolham a própria linguagem, o problema é que normalmente as pessoas se concentram em padrões de linguagem dominante e se esquecem de como produzir os elementos, eu sou a favor de dar subsídios para que as pessoas possam produzir sua própria linguagem e para isso é fundamental conhecer profundamente os elementos físicos da fotografia e a sua própria percepção... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2007, 14:53:26
Acho o "fd" uma perfumaria útil, se puder pagar por ele blz, se não puder, não vai perder lá grandes coisas tb.

Agora me diz uma coisa, de onde vc tirou "Lipe Ferreira"?


diehlsc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2007, 22:15:57
Te rebatizei sem maiores consultas; foi mau esta. Já era um pouco tarde e o sono pegando.

Viajo para São Paulo no inicio de julho e lá o custo vai ter seu peso na escolha final. A F30 continua na parada.

Lipe MACHADO, valeu por tudo. Abraços