Autor Tópico: Ajuda a um iniciante - NIKON D40 - F3.5-F5.6??  (Lida 4011 vezes)

Aviador

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 21 de Maio de 2007, 18:27:26
Pessoal, boa tarde.

Primeiramente gostaria de dizer que não sou um fotógrafo profissional, não chego nem a ser um amador, apenas estou querendo começar.

Como visto aqui no Forum eu comprei o curso de fotografia da National Geographic, estou fazendo o curso e achando  muito bom.

Estou pensando em comprar uma Nikon D40 para começar a bater algumas fotos.

Estou com uma dúvida com relação a abertura (f/...) desta máquina.

Na lente(18-55mm) está descrito um F3.5-F5.6.

Este será a abertura do diafragma?? Só vou ter estes valores de profundidade de campo?

No curso vi alguns exemlos de F/2.8 até F/22.

Exemplos: Vou conseguir tirar a foto de uma pessoa com o fundo desfocado(grande abertura) e uma foto até o horizonte ( abertura peq.)


Obrigado a todos !!!


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2007, 19:32:40
é a abertura máxima da lente em wide e tele
em 18mm a abertura máxima é F3.5 e em 55mm a abertura máxima é de F5.6


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2007, 20:48:25
Citar
Estou com uma dúvida com relação a abertura (f/...) desta máquina.

Na lente(18-55mm) está descrito um F3.5-F5.6.

Este será a abertura do diafragma?? Só vou ter estes valores de profundidade de campo?

No curso vi alguns exemlos de F/2.8 até F/22.

Exemplos: Vou conseguir tirar a foto de uma pessoa com o fundo desfocado(grande abertura) e uma foto até o horizonte ( abertura peq.)
Oi,

vamos lá:


- "Este será a abertura do diafragma?? Só vou ter estes valores de profundidade de campo?"

Sim, este é um zoom de abertura variável, que muda conforme se mexe no zoom. Quando a lente estiver em 18mm, a abertura será 3.5, quando estiver em 55mm, será 5.6. Esse tipo de lente é mais barato de se produzir do  que com abertura fixa - por exemplo 3.5 tanto em 18mm quanto a 55mm - por isso é muito produzido atualmente. Isso não significa que a lente seja ruim ou não.
A profundidade de campo irá variar dentro dessas aberturas do diafragma, sempre seguindo a máxima de que quanto menor a abertura, maior a profundidade de campo. Mas atenção porque aberturas menores do que 11 podem provocar um fenômeno ótico que piora a qualidade da imagem - chama-se difração e aqui http://www.kenrockwell.com/tech/diffraction.htm tem exemplos para você visualizar o que é.


- "Vou conseguir tirar a foto de uma pessoa com o fundo desfocado(grande abertura) e uma foto até o horizonte ( abertura peq.)?"

Provavelmente não tanto quanto no exemplo que você vê no curso. Mas isso depende de alguns fatores que você pode controlar a seu favor para ter essa impressão.
Retratos de pessoas ficam melhor na perspectiva de uma meia tele, no caso da sua lente, 55mm. Entretanto, a sua abertura, 5.6, não favorece um grande desfoque no fundo. O truque é se aproximar mais da pessoa, procurar fazer o retrato compondo da cintura para cime e não da pessoa inteira. A proximidade do objeto também ajuda a definir a profundidade de campo e quanto mais perto, menor será a profundidade de campo, por menor que seja a abertura da lente.
Hoje as lentes dificilmente vêm com as marcas de profundidade de campo, mas se você tiver uma lente mais antiga, de preferência de foco manual, poderá ver isso claramente.


Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas.

Abraços,

José Azevedo


Aviador

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2007, 06:51:30
Pessoal ,

Agradeço muito pelas respostas.

Só tenho mais uma dúvida.

Conforme explicado aqui, estes são os valores de abertura máximos (f3.5-f5.6) em tele e wide.

Então significa que também tenho valores menores para fotos onde eu queira uma grande profundidade de campo, tipo f/7 , ou f/11 ???



Obrigado a todos !!!!!


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2007, 23:12:44
Citar
Então significa que também tenho valores menores para fotos onde eu queira uma grande profundidade de campo, tipo f/7 , ou f/11 ???
 
 :thmbup:

Exatamente!
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2007, 10:16:58
Sua lente provavelmente deve ir até f/22...

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!