Autor Tópico: Resolução 640x480  (Lida 14513 vezes)

ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Online: 22 de Maio de 2007, 17:38:41
Olá a todos! :bye1:

Pessoal, esse é meu primeiro post aqui, então, gostaria de dar os parabéns a todos pelo excelente conteúdo do fórum. Nota 1000!

Bom, gostaria da ajuda de vocês, se possível. Até ontem, minhas experiências com fotografia se resumiam a uma velha câmera Yashica "de filme", ainda...rs

Bom, comprei ontem, então, uma Olympus X-760, não sei se fiz um bom negócio ou não, mas estou gostando da câmera. Reparei que se utilizar a resolução de 640x480 pixels, consigo tirar 60 fotos utilizando somente a memória interna da máquina.

Porém, se subir um pouco a resolução dela, para a próxima opção, isso me deixa tirar somente 8 fotos.  :bye2:

Como não gostaria de investir ainda em um cartão de memória (só se não tiver jeito mesmo), gostaria de saber se há algum problema em utilizar essa resolução de 640x480 pixels.

Tirando fotos nessa resolução, consigo uma boa qualidade para visualização no PC? E para mandar imprimir as fotos, em uma loja da Kodak, por exemplo?

Desde já agradeço por qualquer ajuda.

Abraços!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2007, 17:48:20
ewsg, bem vindo ao fórum.
Para visualizar no PC tá meio pequena, para imprimir só se for foto 3x4cm.
É melhor juntar uma grana para comprar o cartão.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2007, 18:19:31
Dá uma olhada nesse site, lá você pode ter idéia melhor sobre resolução x qualidade de impressão:

http://www.portaldasartesgraficas.com/arti...gem_digital.htm

[]´s!


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2007, 18:51:29
De maneira nenhuma


ARQUEJADA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
    • http://
Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2007, 19:29:24
Sua maquina, se não me engano, utiliza o Xd card. Se você for de SP, compra-se baratinho nas lojas do centro (tem o mercado livre tb). Eu Utilizo um Xd de 512 na minha fuji S5100 e em 1MP vc vê legaw no monitor em tela cheia e pra revelar (Eu utilizo o WalMart a R$ 0,48 em 10*x15) tb fica show!
Pra se ter uma idéia, fotografo  quase sempre em 2MP, que pra mim é mais que suficiente, e nesta resolução  (1600*1200) cabem +/- 700 fotos. Acho suficiente!
Espero ter ajudado!


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2007, 19:46:19
Também faço coro com os demais! Essa resolução só pra imprimir em foto 3x4!!!

Junte uma graninha e compre um XD!!! E seja feliz!!!  :thmbup:  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2007, 21:03:42
Olá, amigos!  :D

Agradeço bastante a vocês por todas as dicas e sugestões. Na verdade, acabei não resistindo, e voltei à loja pra comprar um cartão de memória, e realmente não foi caro não. Comprei um Xd de 512 Mb, acho que está suficiente por agora.

Lendo os posts de vocês, acabaram me surgindo algumas dúvidas. Vi vocês falarem que "fotografam" em 1 MP, 2 MP, etc. Bom, mas as câmeras de vocês não possuem essa resolução como máxima, correto? Como vocês fazem, então? Como ajusto isso na minha câmera?

Aliás, vi que a mesma, cuja resolução máxima é de 6 MP, possui disponíveis as seguintes resoluções:

- SQ2 640x480 (esta já abandonei, depois de ver o que vocês escreveram...rs  :thmbup: )

- SQ1 2048x1536
- HQ 2816x2112
- SHQ 2816x2112

Quais das resoluções acima são as mais indicadas?

A HQ e a SHQ possuem os mesmos valores mesmo?

Olha, obrigado mais uma vez, e me desculpem pela grande quantidade de perguntas. Ainda estou apanhando, mas chego lá...  :thmbup:

Abraços!
« Última modificação: 22 de Maio de 2007, 21:05:30 por ewsg »


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2007, 21:26:02
ewsq, eu tenho uma camera de 6mp, e só fotografo em 6mp, quando preciso da imagem menor eu redimensiono pro tamanho que eu quero no PhotoShop (por ex. pra postar na net ou mandar a foto pra algum amigo)


mark_valley

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2007, 22:25:41
Citar
Olá, amigos!  :D

Agradeço bastante a vocês por todas as dicas e sugestões. Na verdade, acabei não resistindo, e voltei à loja pra comprar um cartão de memória, e realmente não foi caro não. Comprei um Xd de 512 Mb, acho que está suficiente por agora.

Lendo os posts de vocês, acabaram me surgindo algumas dúvidas. Vi vocês falarem que "fotografam" em 1 MP, 2 MP, etc. Bom, mas as câmeras de vocês não possuem essa resolução como máxima, correto? Como vocês fazem, então? Como ajusto isso na minha câmera?

Aliás, vi que a mesma, cuja resolução máxima é de 6 MP, possui disponíveis as seguintes resoluções:

- SQ2 640x480 (esta já abandonei, depois de ver o que vocês escreveram...rs  :thmbup: )

- SQ1 2048x1536
- HQ 2816x2112
- SHQ 2816x2112

Quais das resoluções acima são as mais indicadas?

A HQ e a SHQ possuem os mesmos valores mesmo?

Olha, obrigado mais uma vez, e me desculpem pela grande quantidade de perguntas. Ainda estou apanhando, mas chego lá...  :thmbup:

Abraços!
Cara, tb tenho uma x76, para esses valores eu acho  que dá para saber a quantidade de mpixels multiplicando os dois números.


2048x1536 = 3.145.729 pixels (aprox 3 Mpixels)

2816x2112 = 5.947.392 pixels (aprox 6 Mpixels)


Não sei ainda o que as siglas significam...
 
FLICKR

Fujifilm s6000FD
Olympus X-760


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2007, 23:03:10
Primeiro seja bem vindo ao fórum,

Em qualquer aspecto amigo, eu sempre aconselho a utilizar a definição máxima de tua máquina.É mais fácil vc "diminuir" o tamanho da foto a ser impressa do que "aumentar" a área, neste último quase sempre os resultados não são os melhores.

Quanto ao espaço disponível parta logo pra um cartão de 1Gb, a diferença de $ não é tão acentuada assim, e vc não se incomoda tão cedo.

Dê também uma olhada no tópico http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...showtopic=10060, tem umas explicações interessantes sobre as tuas questões.

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2007, 02:09:45
Meu "Ingles embromation" acha que deve ser algo assim:

SQ  - Super quality
HQ  - Hard Qaulity
SHQ - Super hard quality...    :laughing:


Igual aquele lance de velocidade das fitas de video cassete: (Eu ainda tenho video cassete, hehehehehehe).

SP - grava 2 horas de filme
LP  -    "     4    "      "     "
SLP-    "     6    "      "     "      :laughing:


Então, melhor sempre usar a resolução máxima da sua camera, e depois diminuir no computador.

abraços!!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


mpontes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
    • http://
Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2007, 06:17:16
Oi gente :)

Acompanho há muito tempo o Mundo Fotográfico e alguns outros fóruns. Resolvi me registrar dia desses, e esse é meu primeiro post! (algum lugar específico onde eu deva me apresentar?)

Ewsg, eu também sou usuária de filmes, mas de vez em quando brinco com as digitais. Tenho uma Canon e uma Olympus - não são nenhuma Brastemp, mas quebram o galho! Seguinte: as siglas SQ, HQ e SHQ significam Super Quality, High Quality e Super High Quality. Isso corresponde no nosso mundo aos níveis de compressão Jpg que a câmera realiza na foto. O SHQ é o que deve dar os melhores resultados, pois é o que menos comprime a tua foto. Eu iria sempre nesse SHQ 2816x2112 ou nesse HQ 2816x2112. 640x480 eu nunca usei pra fotografar. Como os colegas acima, eu também prefiro redimensionar depois no computador.

É isso :)

Maira Pontes


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2007, 08:25:56
Olá, amigos!

Agradeço bastante pelas dicas, pela sugestão de tópicos explicativos, e também pela atenção de vocês.

Vou seguir os conselhos de vocês, e sempre utilizar a máquina nas resoluções máximas, ou seja, a HQ ou SHQ. Verifiquei que com meu cartão de 512 Mb, na resolução SQH, a máxima, dá pra tirar 109 fotos, acho que está de bom tamanho pra mim...rs Caramba, 109 fotos é mais de 3 vezes o que tiro com minha velha Yashica com um filme de 36 poses...rs   :D

Mas, é claro, acho que logo mais vou ter de comprar um de 1 Gb, pois estou começando a me empolgar pela coisa...rs O pior de tudo foi ter comprado o de 512 ontem à noite, na loja, e ver nas americanas.com ao chegar em casa, o de 1 Gb pelo mesmo preço.  :laughing:

Agora, gostaria da opinião de vocês no seguinte: fiz um bom negócio comprando uma X-760 da Olympus? Sei que esse negócio é mais ou menos igual a um PC: vai de gosto e das necessidades de cada um. Mas qual a opinião de vocês a respeito dessa máquina?

No mais, um grande abraço a todos!
  :bye1:
« Última modificação: 23 de Maio de 2007, 08:26:56 por ewsg »


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2007, 08:28:24
Citar
Olá, amigos!  :D

Agradeço bastante a vocês por todas as dicas e sugestões. Na verdade, acabei não resistindo, e voltei à loja pra comprar um cartão de memória, e realmente não foi caro não. Comprei um Xd de 512 Mb, acho que está suficiente por agora.

Lendo os posts de vocês, acabaram me surgindo algumas dúvidas. Vi vocês falarem que "fotografam" em 1 MP, 2 MP, etc. Bom, mas as câmeras de vocês não possuem essa resolução como máxima, correto? Como vocês fazem, então? Como ajusto isso na minha câmera?

Aliás, vi que a mesma, cuja resolução máxima é de 6 MP, possui disponíveis as seguintes resoluções:

- SQ2 640x480 (esta já abandonei, depois de ver o que vocês escreveram...rs  :thmbup: )

- SQ1 2048x1536
- HQ 2816x2112
- SHQ 2816x2112

Quais das resoluções acima são as mais indicadas?

A HQ e a SHQ possuem os mesmos valores mesmo?

Olha, obrigado mais uma vez, e me desculpem pela grande quantidade de perguntas. Ainda estou apanhando, mas chego lá...  :thmbup:

Abraços!
Já dizia o mestre Yoda: "Ler instruções manual, fácil fácil suas respostas terá".

Por acaso, no site que indiquei anteriormente também tem uma tabela com os valores em pixels e o correspondente em Mp.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #14 Online: 24 de Maio de 2007, 10:38:25
Eu faço coro com todo mundo que disse pra fotografar na resolução máxima. O cartão de memória hoje é uma das coisas mais em conta e que pode fazer uma diferença enorme na qualidade das suas fotos caso você deseje ampliá-las. Qdo compramos a camera, sempre achamos "agora não gastarei mais com revelação", e com o passar do tempo você percebe que a mídia digital não é memória, e mais, acaba facilmente esquecida lá junto com milhares de outras fotos legais. No papel a fotografia é muito mais vista, muito mais apreciada e muito mais valorizada. Por isso, fotografe no máximo da resolução, e, numa eventual necessidade de imprimir, você terá a qualidade máxima que seu equipamento poderia oferecer!

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!