Gostei muito da composição das duas, embora tenha achado ambas muito escuras e contrastadas. Pode ser meu monitor. O "S" do corredor é um barato, e é engraçado que este fim de semana andei pensando nisso, em fazer um exercício com curvas. O S termina certinho no ângulo!
Adiantando um pouco a conversa, meu worflow na foto acima foi o seguinte.
1) fotografado em RAW, tomando cuidado com as luzes do céu, muito brilhantes em relação ao contexto.
2) Conversão com gamma alto de 3.94, com rebaixamento de ISO em sensitization -1ponto, brilho reduzido (normal no conversor é 15, usei 5) contraste um pouquinho aumentado (normal no conversor é 15, usei 20). Isso produziu uma curva embarrigada para cima, que não atinge o ponto mais alto das altas luzes, e produziu um histograma que não vai aos dois extremos das luzes;
3) Salvado em tiii 16bits
4) convertido para Grayscale
5) Aplicado UMask com 30-90-0
6) Aplicado UM com 60-8-2
7) Aplicado UM com 60-1-0
8) rebaixada a mais alta luz com a ferramenta Levels, pois desde o início havia um estourado na nuvem central superior, e isso fica desagradável na cópia, um branco muito brilhante.
9) Salvei uma cópia para impressão e redimensionei.
10) apliquei um UM de 20-0,3-0 na imagem reduzida.
Ao deixar o histograma sem ir até o fim as suscessivas aplicações de UM não estouraram a imagem, o que aconteceria se eu tivesse começado de um histograma justo. A imagem que saiu da conversão foi incrivelmente sem graça e pálida. Não usei curves. Deixei toda a aplicação de contraste para o UM.
Minha meta foi fazer uma foto desenhada, isto é, com grande quantidade de detalhes.