Autor Tópico: Preto e Branco e Duotone  (Lida 11986 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 15 de Novembro de 2004, 17:40:04
Prezados:

Devido aos pensamento que tenho tido sobre fotografia, principalmente associando-a ao desenho, venho sentindo vontade de fgazer ou converter as fotos para PB e buscar uma linguagem de contraste correspondente.

Aí abri este tópico para conversar sobre isso com quem tem igual interessa:

Fiz essa foto no fim de semana:



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2004, 22:40:34
Poxa legal isso Ivan, eu tbm fiz uma bateria de 4 fotos P&B esse final de semana, estou postando duas delas. :)

Seria interessante discutirmos tbm formas de conversão adequadas e etc. Acho esse assunto muito rico e é um ponto onde ainda não tenho uma opinião totalmente formada a respeito. :)

Seguem as minhas imagens:




Espero que gostem. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2004, 23:04:49
Gostei muito da composição das duas, embora tenha achado ambas muito escuras e contrastadas. Pode ser meu monitor. O "S" do corredor é um barato, e é engraçado que este fim de semana andei pensando nisso, em fazer um exercício com curvas. O S termina certinho no ângulo!

Adiantando um pouco a conversa, meu worflow na foto acima foi o seguinte.

1) fotografado em RAW, tomando cuidado com as luzes do céu, muito brilhantes em relação ao contexto.

2) Conversão com gamma alto de 3.94, com rebaixamento de ISO em sensitization -1ponto, brilho reduzido (normal no conversor é 15, usei 5) contraste um pouquinho aumentado (normal no conversor é 15, usei 20). Isso produziu uma curva embarrigada para cima, que não atinge o ponto mais alto das altas luzes, e produziu um histograma que não vai aos dois extremos das luzes;

3) Salvado em tiii 16bits

4) convertido para Grayscale

5) Aplicado UMask com 30-90-0

6) Aplicado UM com 60-8-2

7) Aplicado UM com 60-1-0

8) rebaixada a mais alta luz com a ferramenta Levels, pois desde o início havia um estourado na nuvem central superior, e isso fica desagradável na cópia, um branco muito brilhante.

9) Salvei uma cópia para impressão e redimensionei.

10) apliquei um UM de 20-0,3-0 na imagem reduzida.

Ao deixar o histograma sem ir até o fim as suscessivas aplicações de UM não estouraram a imagem, o que aconteceria se eu tivesse começado de um histograma justo. A imagem que saiu da conversão foi incrivelmente sem graça e pálida. Não usei curves. Deixei toda a aplicação de contraste para o UM.

Minha meta foi fazer uma foto desenhada, isto é, com grande quantidade de detalhes.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2004, 23:12:08
Ivan o objetivo foi mesmo deixar escura e contrastada, mas vou fazer outros padrões depois para ver a diferença.
Infelizmente eu fiz essas em JPG, eu sai com a 10D e esqueci os cartões, tava só com um de 64MB. :) Ou seja, JPG na veia, senão não ia conseguir fazer nada. :)
Pelo menos fiz em JPG fine.
Agora vou tentar uns novos tipos de conversão.

Nessas duas eu fiz dessaturate, contraste + 40, Brilho - 25.
Dupliquei o layer, selecionei o de cima como soft light, somei os layers, adicionai 4% de ruído gausiano e Sharp More. :)

Foi bem rapidão mesmo pra testar um procedimento que eu vi em um site de PS, mas eu prefiro ainda a minha técnica enterior de isolar por canal no lugar de dessaturar, vou fazer depois na minha técnica e se ficar legal eu posto novamente. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2004, 23:34:30
Leonardo:

Tenho curiosidade com seu métido. Se postar aqui outras versões, diga como fez que me interessa muito.

Para impressão estou sempre aplicando um duotone, pois evita ver cores na foto PB, ou melhor, faz a balança pender para uma cor definida. Então aplico um sépia ou azulzinho.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2004, 00:41:15
Bom vamos lá Ivan, fiz um tratamento da mesma imagem de 3 formas para vc dar uma olhada.


Este primeiro foi um tratamento convencional, com dessaturação da imagem, ajuste de brilho e contraste, comando sharp more aplicado 2x para amplificar o ruído simulando granulação.



Este é o meu processamento feito pelo canal Azul, eu isolo o canal azul, faço ajustes de brilho e contraste e aplico sharp more 2X para amplificar o ruído, em alguns casos eu insiro ruído gausiano de uns 4%.


O mesmo ajuste da anterior, porém feita a partir do canal vermelho :)

Tem um processo múltiplo tbm, onde vc pode usar um canal e usar um segundo layer com outro canal em soft light, tbm fica interessante ;)

O que vc achou?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2004, 01:43:12
O que eu fiz foi criar 3 layer de ajuste de channel mixer, usei para cada canal:

Layer1: red:100 green:0 blue:0
Layer2: red:0    green:100  blue:0
Layer3: red:0    green:0  blue:100

Depois fiz crop, acertei o tamanho e por ultimo unsharp

« Última modificação: 16 de Novembro de 2004, 01:52:10 por cralx2000 »


Adeilton

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://
Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2004, 02:08:17
Olá pessoal,

Cheguei aqui seguindo a dica do Leonardo lá no Orkut e fiquei impressionado com a forma como os assuntos estão sendo tratados aqui, de forma muito mais séria, didática e sistemática. Sensacional!!

Mas vamos falar de modos de conversão para P&B

Atualmente estou usando o Channel Mixer do photoshop, onde eu posso trabalhar com todos os canais em qualquer proporção, acho um método muito rápido flexivel. Nesta foto abaixo, eu criei um adjustment layer(channel mixer) a alterei os canais na seguinte proporção:
Vermelho 36% / verde 48% / Azul 26%
Depois dei unsharp mask.



Quanto ao duotone, uma opção igualmente interessante seria criar outro adjustment layer(color balance) sobre o channel mixer e alterar a proporção para cada canal de cor, também rápido e flexível.

Faço isso no Photoshop CS, não sei se as mesmas funcionalidades estão disponíveis nas versões anteriores.
Caminho:
Layer --> New Adjustments Layer --> Channel mixer

Um abraço


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2004, 02:21:18
Hummm interessante, mas por exemplo, o que o carlos fez é praticamente a mesma coisa que dessaturar a imagem :/
O seu método é mais misto, mas ainda acho que não leva ao real efeito do P&B, o interessante do filme P&B é que normalmente ele pega uma intervalo de cores menor do que o filme colorido.

Pode ser o caso de começarmos a usar vários tipos de composição, vou fazer uns testes amanhã e posto aqui.

O que vcs acham? Ivan?
« Última modificação: 16 de Novembro de 2004, 02:21:59 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2004, 07:40:59
Leonardo:

A versão que mais gostei foi a primeira das três. O interessante é que ela se aproxima mais da primeiríssima versão que você apresentou, o que, em minha opinião, confirma o acerto das escolhas que fez. Mas eu gostei da foto um pouquinho mais clara, pois mostra a textura da grama em primeiro plano.


Cralx (?)

Gosti da textura da pedra, e a foto me pareceu bem aproximada do PB clássico, ressaltando as transições de cinzas nas pedras da borda, na curva do cais. Bonita foto, também.

Adeilton:

Também gostei, e achei interessante que sua foto enfatiza as altas luzes do PB, ao contrário das demais, e o rosto está com uma excelente tonalidade também.

Aproveito para mandar mais uma, feita com a antiga Canon A30, e semelhante, em temática, à foto do Leonardo.

Uma questão que não está clara para mim é que tipo de PB eu desejo. Na verdade, creio não querere exatamente simular o PB de filme, mas prativar uma linguagem de desenho com tratamentos de reforço localizado, contraste localizado, etc. Por exemplo, nesta abaixo, o céu foi tratado em separao, os prédios ao funco idem, a grama do canteiro em primeiro plano à direita igualmente, etc, isto é, como se a foto fosse a base para um desenho.





 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2004, 10:43:19
Interessante essa idéia Ivan.
É curioso esse tipo de trabalho, vou juntar mais técnicas e vou trabalhar em cima. :)

A primeira é super simples, só dessaturar. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2004, 11:40:20
Poie é, Leonardo.

Por que ficar tentando reproduzir um TriX ou um Ilford? Veja o caso do Ansel Adans. Será que há algum filme que reproduza a forma como capturava as imagens?

É claro que não. Além disso na copiagem ele fazia máscaras localizadas, etc, isto é, desenhava, enfatizando mais uma parte que outra, etc.

Aí minha preocupação é essa, e as diversas técnicas eu as vejo a serviço dessa idéia. Por exemplo: peguei a técnica do Carlos, do canal mixer, e tratei outra foto. Nela havia um pedaço de mata verde. Então nessa parte é preciso mais contraste do verde com as partes pretas, portanto no canal mixer o canal verde é elevado para a folhagem ficar mais clara em comparação com os troncos e fundo. Contudo, no chão da estrada de terra há muito vermelho, e eu posso ressaltar os desenhos das pedras incrustradas no barro usando esse canal. Cada parte da foto merecendo um tratamento para enfatizar seu conteúdo.

Imagino a preparação de uma foto como uma artesania que tem por base uma ou duas (ou várias) conversões de RAW. O problema que vejo nisso é somente o de fazer fotografias que mereçam o trabalho -risos- e isso é mais difícil.

Outra idéia: ao converter rebaixa-se todas as cores exceto uma. Aí fica-se com um canal somente de cor, já no nascedouro. Já tentei isso, é interessante.

Enfim, tem muita coisa para experimentar... O que não qero é fingir que estou fotografando com filme, embora observe as boas fotos feitas em PB com filme para ver seu balanço de tons.

Abraços,
Ivan
« Última modificação: 16 de Novembro de 2004, 12:23:25 por Ivan de Almeida »


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #12 Online: 16 de Novembro de 2004, 12:50:04
Ivan, o que é  TriX e Ilford?

Quanto ao P&B, estou convencido que cada foto pede (exige! :)) um tratamento diferente.

Tenho experimentado fazer conversões utilizando o desaturate do conversor RAW->jpeg do PS.



Deixei em 0 nos canais vermelho e verde e saturei para 100 no azul. No canal geral eu desaturei para 0 (que fez com que o céu ficasse tão escuro deixando as nuvens brancas). Elevei a sombra e o contraste. No PS só resize e UnSharp.

...editato por conter um erro de português vergonhoso. Se tiver outros, desculpe e me avisem em MP que eu corrijo (discretamente :P ).
« Última modificação: 16 de Novembro de 2004, 13:54:03 por André »
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2004, 13:04:31
São filmes PB, André.

Concordo com você. Cada foto é uma foto, um trabalho específico.

Lindíssima foto. Parabéns.

Ivan
« Última modificação: 16 de Novembro de 2004, 13:05:49 por Ivan de Almeida »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 16 de Novembro de 2004, 13:13:39
Lindo tratamento André.
Como sempre matou a pau. :)
A propósito entre em contato comigo por e-mail para acertarmos sua participação na revista. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.