Autor Tópico: Prosumers ou DSLRs  (Lida 2660 vezes)

ldpetraitis

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 126
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Maio de 2007, 09:50:52
É o seguinte a tempos venho lendo e definindo minhas necessidades para escolher uma boa cam, mas para variar estou em duvida  .
Quero uma cam com otima resolução e recursos, a usarei no dia-a-dia, fazer macros, fotos de pessoas, paisagens, animais, carros, sempre quis ter uma cam super zoom mas de semanas para cá em minhas pesquisas conheci as DSLRs e tb gostei!
Eis ai o problema! Preciso de ajuda para escolher pela minha necessidade uma prosumer (H9, S9100, FZ50) dá conta do recado terei boas fotos p/revelar 18x15 ou um pouco maior? Ou é melhor partir para uma DSLR (D40,D40x,D50, D70s,Evolt 500,410e510,xti,K10D) mesmo que seja com uma lente basica do kit?

Estou vendo entre as melhores opções ate US$ 700 (base na BH Photo e Video)

E no caso da DSLR ñ tenho intenção de comprar lentes pelos proximos 6 meses.

Me ajudem por favor

Obrigado

Lucas


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2007, 12:32:32
Com qualquer ultrazoom ou prosumer atual tu imprime no mínimo em 20 x 30 cm com qualidade excelente, e dá pra ir um tanto além ainda sem problemas! Acredito que deves focar a questão mais na usabilidade do equipamento, recursos, etc. E claro, para impressões realmente GRANDES, aí só deves considerar reflex :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2007, 13:18:34
Essa discussão realmente não tem um fim.

Nem tem melhor nem pior. Como o Georges falou depende muito da sua usabilidade.

O superioridade das Reflex, são inquestionaveis. No entanto, dependendo onde vc for usar, uma prosumer estará excelente.

Há boas prosumers para o tipo de foto que vc quer fazer. Nas reflex vc vai ter que gastar com lentes, para conseguir fazer todas as fotos que vc quer fazer, ao passo de que nas prosumers não.

Com relação a ampliação, como o Georges disse, as prosumers atuais estão dentro do padrão que vc quer.

Acho que é decidir pela melhor prosumers e partir pra ela, se não quiser gastar $$.  


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2007, 14:10:16
Ando nessa duvida tb, mas é só pra macro
pensei primeiro em dslr pela possibilidade de impressões maiores, mas não sei se a qualidade seria tão maior pro preço ser 3x mais caro
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2007, 14:48:39
TechUser, o problema é que o preço 3x mais caro (e nem é isso tudo, convenhamos, que uma DSLR de entrada esteja saindo atualmente, com a queda do dólar, por uns 2.100 reais) não se refere ao macro.

A superioridade das Reflex são muito maiores, em relação a macro eu não sei se são tão grandes assim, tem prossumers com excelentes macros, mas é mais caro pelo todo e não pela macro!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2007, 14:51:35
Felipe....

Olha, se existe um universo que é bem diferente entre Prossumer e DSLR é o mundo macro. Qdo vc realmente tem contato com uma camera com uma lente macro que faz 1:1, vc fica realmente assustado! Claro que já ví pessoas usando prossumers maravilhosamente bem (como é o caso do M_Moreno), mas qdo vc pega uma SLR o mundo muda!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2007, 14:57:11
Ta 1.90 o dolar =D
eu disse 3x contando ja com uma lente macro legal, mas é por isso que eu to na duvida, 95% das minhas fotos serão macro hehe

fico pensando se com a mesma lente numa compacta não seria a mesma coisa
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2007, 14:58:30
Lógico, lógico...

Eu quis valorizar o fato das macros das prosumers estarem bons, mas não igualando-os aos das Reflex, com certeza a superioridade é maior.

De repente, para o tipo de macro que ele quer uma macro prosumer X macro reflex, não sei se fica tão atrás, foi isso que quis dizer. Agora se ele quiser explorar a macro até o final, ai parte pras Reflex mesmo.

Edit:

Só vi seu comentário depois TechUser.

Bom se vc tem $$ faz barba, cabelo e bigode e vai de Reflex, pq assim vc vai ter tudo mais.
« Última modificação: 25 de Maio de 2007, 15:00:40 por lipe_machado »


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2007, 15:05:15
hehehehe

Olha, sem dúvida, existem prossumers fazendo bons trabalhos com macro, um exemplo é a H5 da Sony, se não me engano, tem um sistema super macro excelente. Mas vc precisa avaliar bem qual a finalidade também e seu dinheiro para tanto. Uma lente boa num corpo básico vai te custar uns 4.000/4.500.... Uma prossumer por uns 1.500 usada, até.

Se a grana não der, vai de prossumer mesmo e no futuro vc pega uma SLR.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


ldpetraitis

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 126
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2007, 18:12:31
Tendo a opinião de vcs ficou mais facil compreender o assunto.

No meu caso a usualidade da cam ñ sera profissional, sera mais p/curtir e registrar momentos, sou apaixonado por fotografia mas no geral ficarei apenas no hobby, andei vendo fotos de H9 e S9100 no Flickr e percebi q em muitas fotos o fundo fica borrado, pq isso acontece? tem como corrigir?

TechUser

De lentes ñ entendo nada, minha duvida se deu bastante em relação ao preço a H9 na BH esta US$ 480, S9100 US$ 380, SP550 US$ 480.

XTi Kit US$ 737,00;
D40, 6.1 Megapixel, SLR, Digital Camera Kit with Nikon 18-135mm f/3.5-5.6G ED-IF AF-S DX Zoom-Nikkor US$ 725,00 ou D40 c/18-55 por US$ 525,00
D40x kit US$ 710,00
Evolt E-500, 8.0 Megapixel, SLR, Digital Camera (Black) with Olympus 14-45mm f/3.5-5.6 Zuiko EZ Zoom Lens & Olympus 40-150mm f/3.5-4.5 Zuiko EZ Zoom Lens por US$ 635,00
Alpha DSLR-A100 10.2 Megapixel, SLR, Digital Camera with Sony Zoom DT 18-70mm f3.5-5.6 Lens por US$700,00

As Nikons ainda tem um desconto de US$50,00 e por ñ entender dessas lentes q vem com as DSLR só aumentou a duvida, a unica certeza que comprarei na BH ou outra loja nos EUA

Estes preços estão bons?qual a melhor opção agora?

Vlw
 


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2007, 20:42:08
O fundo borrado é efeito da pouca profundiade de campo, principalmente das fotos macro. A única forma de resolver é fechar o máximo que puder o diafragma, mas nesse tipo de foto, por mais fechado que fique, o fundo sempre ficará borrado.

Pra ir de prosumer e ainda mais para registrar momentos em familía iria de S6000, pra mim, a melhor prosumer do mercado.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2007, 05:44:01
Amigão, procurando direitinho vc acha o corpo de uma D50 em ótimo estado por R$1.500. Procurando direito e com um pouco mais de paciência vc encontra uma lente Nikon AF 60mm f/2.8 macro em bom estado por R$700.
Com um conjunto desses vc vai ter uma performance absurdamente superior a qualquer prosumer do mercado.
Depois com o tempo vc investe num flash externo e num bom tripé...
Não acho uma diferença assim tão absurda nos preços considerando principalmente o benefício q vc terá com um equipamento desses.
Um abraço

Editando... Sinceramente não consigo entender como alguém pode fazer uma foto a 1cm de distância do objeto. :doh:  
« Última modificação: 26 de Maio de 2007, 05:45:29 por Eduardo Proença »
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2007, 06:58:23
Eduardo qual é o problema do 1cm? dá muita distorção?

de preço, se for de canon tem na bhphoto o corpo da XT por $501, e uma macro de 50mm (1:1) por $269.00
dá 1468R$, aproveita que o dolar ta menos de 2...
eu acho que vou comprar isso hehe (se meus pais pagarem a metade que eu não conseguir) só que com a macro 105mm em vez de 50mm, pra poder usar ET mais tarde

edit
arrumei os preços :B
« Última modificação: 26 de Maio de 2007, 07:06:01 por TechUser »
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2007, 10:35:23
Citar
Eduardo qual é o problema do 1cm? dá muita distorção?
Iluminação....
Acredito que na maior parte do posicionamento do objeto a câmera vai acabar fazendo sombra estando tão perto. Usar flash então nem em sonho...  :doh:  
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2007, 13:39:04
Ah eu acho que não é nada que um ring flash não resolva hehe
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D