Autor Tópico: Em quantas áreas pode-se atuar?  (Lida 3420 vezes)

Ewerton Padilha

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Online: 29 de Maio de 2007, 02:23:30
Olá, amigos.
Sou mais um que largou a faculdade para investir na arte de fotografar.

Após um período de experiência como fotógrafo de um site de baladas (cobertura de eventos) da minha cidade, aproveitei a deixa para estudar mais a respeito de fotografia em geral. Comecei pelo começo, é claro - pelas câmeras e métodos de fotografia analógica. Pois sabia que nesta, como em toda e qqr Profissão, vc só aprende o presente compreendendo o passado, pegando as coisas de seus primórdios... E, como não poderia deixar de ser, Me apaixonei pela arte, pela profissão...

Hoje, após um ano de muito estudo e pesquisas, alguns livros na bagagem, e ídolos como Jr. Duran e Eolo Perfido, finalmente criei coragem para ganhar a vida fotografando profissionalmente.

Porém, ainda há alguns receios - já que todo meu conhecimento é didático (por meio de livros, tutoriais e foruns da net, e de apenas um curso básico de fotografia que fiz, e também, empírico, absorvido através de meses de treinamentos constantes, à perfeição de minhas fotografias).

Tenho receio de escolher o equipamento errado (já que não tive instrução para tal, devido à carência de bons cursos e profissionais que invistam no ensinamento das técnicas e métodos fotográficos em minha cidade, no Estado, enfim, na minha Região do País - NE).

De todas as modalidades que conheci e fotografei, me identifiquei muito com três delas: Fotopublicidade, Book fotográfico e cobertura de eventos (a que mais atuo).
Adoro atuar nesta última. Porém, ela é mais freqüente pelo fato de ser a que iniciei e estou enganjado até hoje. Também busco arrancar fotos pulicitárias de plantas, paísagens e alguns produtos. Porém, nada a nível de contratação, apenas fotos para uma possível apresentação de meu trabalho. Na parte de book fotográfico, também faço muitas fotos, porém, apenas com o mesmo fim, ou para ajudar amigos a ingressarem no mundo da moda.

Mas agora, após muitas técnicas aprendidas, e uma excelente câmera na mão - a DSLR Sony Alpha100 (para surpresa de todos), quero ir mais além. Quero comprar uma objetiva 18-200 f3.5/6.3 e um flash VHL-F56AM (para cobrir meus eventos), fazer o meu site, confeccionar meus cartões e flyers promocionais, e mandar bala, ou melhor, cliks!!!! rsrsrsrsrsrsss...

E, aproveitando o embalo, gostaria de obter dicas a respeito de outras objetivas e flashs existentes no mercado que fossem compatíveis com a minha câmera, para que eu possa tanto fazer este tipo de trabalho, como também o de foto publicitária e books fotográficos.

Além disso, alguém sabe informar se a SIGMA fabrica objetivas compatíveis com este modelo da Sony?...

Gostaria também que vocês acessassem o link abaixo para avaliar e opinar a respeito de minhas fotos. É muito importante para mim saber a opinião dos mais experientes.

http://www.flickr.com/photos/8147826@N02/show/

Desde já agradeço, e estarei aqui, aguardando respostas! ;-)

Sem mais,

Fotógrafo Ewerton Padilha.
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Leo Terra

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Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2007, 12:54:27
Amigo não dá para ser um cara muito bom sendo polivalente, é uma questão de estudo, o bom fotógrafo precisa conhecer muito bem o que fotografa, por isso precisa se empenhar em estudar essas áreas constantemente, analisando inovações, procurando inovações, entendendo os rituais de cada área. Infelizmente se você tiver estudando todas as áreas vai saber todas superficialmente em ralação àquele que se dedica a uma ou duas áreas. É como o especialista em tudo, ele nunca sabe o suficiente para ser top em nada. Pode até ir bem, mas dificilmente será top.
Leo Terra

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Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2007, 14:08:23
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Amigo não dá para ser um cara muito bom sendo polivalente, é uma questão de estudo, o bom fotógrafo precisa conhecer muito bem o que fotografa, por isso precisa se empenhar em estudar essas áreas constantemente, analisando inovações, procurando inovações, entendendo os rituais de cada área. Infelizmente se você tiver estudando todas as áreas vai saber todas superficialmente em ralação àquele que se dedica a uma ou duas áreas. É como o especialista em tudo, ele nunca sabe o suficiente para ser top em nada. Pode até ir bem, mas dificilmente será top.
Concordo plenamente. Já cheguei a me preocupar com o fato se não conhecer nada de estúdio, casamento, publicidade, etc, até que cheguei a conclusão de que eu tenho que me concentrar naquilo que eu quero realmente, que é fotografia de shows e espetáculos artísticos em geral. Claro que pretendo ir me aperfeiçoando para ter um mínimo de conhecimento em outras áreas também, mas se eu já sei qual é o ramo que pretendo seguir, é nele que vou concentrar meus maiores esforços em busca da especialização e do desenvolvimento de uma linguagem própria. Ainda mais hoje em dia, com a fotografia sendo muito difundida e a tecnologia avançando rapidamente, se a gente não for muito bom naquilo que pretende fazer, não chegaremos a lugar nenhum.


rodrigofaria

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Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2007, 14:34:07
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Olá, amigos.
Sou mais um que largou a faculdade para investir na arte de fotografar.

Após um período de experiência como fotógrafo de um site de baladas (cobertura de eventos) da minha cidade, aproveitei a deixa para estudar mais a respeito de fotografia em geral. Comecei pelo começo, é claro - pelas câmeras e métodos de fotografia analógica. Pois sabia que nesta, como em toda e qqr Profissão, vc só aprende o presente compreendendo o passado, pegando as coisas de seus primórdios... E, como não poderia deixar de ser, Me apaixonei pela arte, pela profissão...

Hoje, após um ano de muito estudo e pesquisas, alguns livros na bagagem, e ídolos como Jr. Duran e Eolo Perfido, finalmente criei coragem para ganhar a vida fotografando profissionalmente.

Porém, ainda há alguns receios - já que todo meu conhecimento é didático (por meio de livros, tutoriais e foruns da net, e de apenas um curso básico de fotografia que fiz, e também, empírico, absorvido através de meses de treinamentos constantes, à perfeição de minhas fotografias).

Tenho receio de escolher o equipamento errado (já que não tive instrução para tal, devido à carência de bons cursos e profissionais que invistam no ensinamento das técnicas e métodos fotográficos em minha cidade, no Estado, enfim, na minha Região do País - NE).

De todas as modalidades que conheci e fotografei, me identifiquei muito com três delas: Fotopublicidade, Book fotográfico e cobertura de eventos (a que mais atuo).
Adoro atuar nesta última. Porém, ela é mais freqüente pelo fato de ser a que iniciei e estou enganjado até hoje. Também busco arrancar fotos pulicitárias de plantas, paísagens e alguns produtos. Porém, nada a nível de contratação, apenas fotos para uma possível apresentação de meu trabalho. Na parte de book fotográfico, também faço muitas fotos, porém, apenas com o mesmo fim, ou para ajudar amigos a ingressarem no mundo da moda.

Mas agora, após muitas técnicas aprendidas, e uma excelente câmera na mão - a DSLR Sony Alpha100 (para surpresa de todos), quero ir mais além. Quero comprar uma objetiva 18-200 f3.5/6.3 e um flash VHL-F56AM (para cobrir meus eventos), fazer o meu site, confeccionar meus cartões e flyers promocionais, e mandar bala, ou melhor, cliks!!!! rsrsrsrsrsrsss...

E, aproveitando o embalo, gostaria de obter dicas a respeito de outras objetivas e flashs existentes no mercado que fossem compatíveis com a minha câmera, para que eu possa tanto fazer este tipo de trabalho, como também o de foto publicitária e books fotográficos.

Além disso, alguém sabe informar se a SIGMA fabrica objetivas compatíveis com este modelo da Sony?...

Gostaria também que vocês acessassem o link abaixo para avaliar e opinar a respeito de minhas fotos. É muito importante para mim saber a opinião dos mais experientes.

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Desde já agradeço, e estarei aqui, aguardando respostas! ;-)

Sem mais,

Fotógrafo Ewerton Padilha.
Se especializa em uma área. Se você partir para várias, nunca vai se tornar referência para nada.

Uma dica é saber mexer no Photoshop para ajustes finos. Principalmente se você está tem alguma limitação ($) com lentes primes.

abraços.


Ewerton Padilha

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Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2007, 21:19:49
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Amigo não dá para ser um cara muito bom sendo polivalente, é uma questão de estudo, o bom fotógrafo precisa conhecer muito bem o que fotografa, por isso precisa se empenhar em estudar essas áreas constantemente, analisando inovações, procurando inovações, entendendo os rituais de cada área. Infelizmente se você tiver estudando todas as áreas vai saber todas superficialmente em ralação àquele que se dedica a uma ou duas áreas. É como o especialista em tudo, ele nunca sabe o suficiente para ser top em nada. Pode até ir bem, mas dificilmente será top.
POxa, cara. Muito, muitíssimo obrigado mesmo. Vocês não imaginam o quanto me ajudaram nesta dúvida. De certa forma, já concordava com vocês, mas, sabe como é iniciante, num é... - tem sempre que ouvir a voz da experiência para se ligar que o caminho é outro!

Agora, com relação ao equipamento (compatível com a Sony A100) mais adequado, será que vc pode, ou conhece alguém que possa me aconselhar?

Valew a força, e até breve, colega! ;-)
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Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2007, 01:11:31
Beleza, Rodrigo!

Muito obrigado pela luz! ;-)

Ma so meu problema não é expecificamente limitação ($).

A bronca ainda é a inexperiência. Gostaria de saber se os seguintes equipamentos são adequados para cobertura de eventos e book fotográfico:

Lente sony p/A100 SAL18-200 f/3.5-6.3; Lente sony p/A100 SAL75-300 f/4.5-5.6; e o flash Sony VHL-F56AM - Unidade de flash externa com saída de elevada potência, com GN56 (lente de 85 mm, ISO 100・m)
Sistema ADI de alta precisão em combinação com a lente D (lente com codificador de distância incorporado)
Sincronização de alta velocidade
Modo de flash TTL sem fios
Luz reflectida 90˚ para cima, 180˚ para a esquerda e 90˚ para a direita (fixo). 10˚ para baixo para fotografias em grande plano.  

Vc ou outro alguém conhecendo estes produtos, dê-me uma referência, por favor! ;-)
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Leo Terra

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Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2007, 08:46:43
Ewerton Book e eventos são coisas muito distintas... Um trabalho exige um tipo de investimento e o outro exige outro tipo totalmente diferente, para eventos você terá que investir em lentes com bom range, um sensor que trabalha bem em alto ISO e flashs externos TTL de boa qualidade. Para books você tem que investir em lentes de range curto e altíssima nitidez, uma câmera com boa preservação de textura em ISO baixo, material de estúdio, roupas e equipe (materiais típicos da fotografia de glamour), são tipos de fotografia totalmente diferentes, é o mesmo que você tentar ser jogador de fotebol de salão e de jogador de basquete ao mesmo tempo, se você tivesse que escolher uma bola você estaria enrolado, porque nem a de futebol de salão nem a de basquete te atenderiam bem para ambas as atividades, provavelmente a melhor bola para os dois esportes seria uma de volei, mas como você pode perceber com uma de volei você ficaria limitado, assim como qualquer uma das outras duas bolas.
« Última modificação: 30 de Maio de 2007, 13:57:52 por Leo Terra »
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AluiZio

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Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2007, 13:39:21
Não sei se sou mais ou menos experiente que os demais, mas, sei que procuro sempre que posso tirar o melhor dos meus conhecimentos e aplica-los nas coisas que faço.

Na fotografia aplico o que aprendi nos anos de comércio de obras de arte que me obrigou a mergulhar no estudo da arte e dos artistas o máximo que pude.

Estive em sua página e sem fazer analises técnicas, confesso que gostei da forma como você fotografou a maioria dos motivos que escolheu.

Concordo que a "polivalência" pode desviar o olhar do artista de seus objetivos e, quem sabe, prejudicar o seu aproveitamento das experiências e conhecimentos anteriores.

Ao invés de  fechar-me dentro de um objetivo expecífico permanentemente, por exemplo, só fazer macros prefiro, conforme os ventos me levarem fazer temporadas.

Curtas ou longas, dependendo do resultado.

Acho importante ter projetos em mente. Particularmente tenho alguns e entre eles grafites, mulheres negras gordas, ferros-velho (ou será ferros-velhos?).

Quando vou faze-los ainda não sei, mas, como outros que já tive (reflexos em prédios)comecei quando menos esperei.

Estoume alongando mas o quequero dizer, em síntese, é que uma "polivalência" dirigida pode dar bons frutos.
 
AluiZio -


Ewerton Padilha

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Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2007, 21:12:16
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Ewerton Book e eventos são coisas muito distintas... Um trabalho exige um tipo de investimento e o outro exige outro tipo totalmente diferente, para eventos você terá que investir em lentes com bom range, um sensor que trabalha bem em alto ISO e flashs externos TTL de boa qualidade. Para books você tem que investir em lentes de range curto e altíssima nitidez, uma câmera com boa preservação de textura em ISO baixo, material de estúdio, roupas e equipe (materiais típicos da fotografia de glamour), são tipos de fotografia totalmente diferentes, é o mesmo que você tentar ser jogador de fotebol de salão e de jogador de basquete ao mesmo tempo, se você tivesse que escolher uma bola você estaria enrolado, porque nem a de futebol de salão nem a de basquete te atenderiam bem para ambas as atividades, provavelmente a melhor bola para os dois esportes seria uma de volei, mas como você pode perceber com uma de volei você ficaria limitado, assim como qualquer uma das outras duas bolas.
Por um lado, eu acho que vc tem até razão, Léo.

Mas por outro, (com todo respeito) eu penso o seguinte:
Ainda tenho 22 anos. Sou apaixonado por fotografia (tanto que largeui a faculdade só para me dedicar a esta arte), e tenho certeza de estar me descobrindo cada vez mais nesta área. Nunca me senti tão bem executando um trabalho (com tanto prazer), como é quando estou fotografando (seja por lazer ou a trabalho). Além disso, tenho todo o tempo do mundo para estudar o máximo possóvel a respeito de cada área pretendida (estudio e eventos), e uma bom capital disponível para investir - tanto em cursos de aprendisagem, aperfeiçoamento e especialização, como em equipamentos.

Será que ainda assim eu deveria procurar me centrar apenas em uma área?
E o fato de eu ser seduzido pelas duas modalidades de fotografia?
Isso não conta?

Antes de mais, gostaria que soubesse que estes questionamentos são apenas para conflitar nossas opiniões e pontos de vista, a fim de saber a opinião dos mais velhos e experientes - tanto em vida como na arte fotográfica. Pois sou aberto a todo tipo de opinião e críticas, porque sei que de alguma forma, cada uma delas será de relevante importância para a construção do HOMEM e fotógrafo (AMADOR) que sou hoje, como para o PROFISSIONAL que serei amanhã.

Agradeço muito a vc e a todos que estão acompanhando este tópico, e gostaria que, se possível, e mais alguém tenha interesse, intervenha para manifestar sua opinião a respeito.

E também, é claro, para me dar dicas de livros, tutoriais, cursos, equipamentos adequados para fotografia de estudio e cobertura de eventos.

Muito obrigado a vc e todos que teem contribuído direta ou indiretamente a meu aprendisado neste site.

Aguardo sua resposta! ;-)
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Ewerton Padilha

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Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2007, 21:18:43
E muito obrigado pelo elogio, Aluízio.

Aquelas fotos foram tiradas em modo M, num lindo entardecer - visto de minha varanda.

As fiz com o intuito de testar o meu controle sobre a luz natural deste entardecer.

Minha intenção era realmente contrastar as silhuetas dos prédios contra a luz do pôr-do-sol.

Abração, e até a próxima! ;-)
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rodrigofaria

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Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2007, 22:47:12
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Beleza, Rodrigo!

Muito obrigado pela luz! ;-)

Ma so meu problema não é expecificamente limitação ($).

A bronca ainda é a inexperiência. Gostaria de saber se os seguintes equipamentos são adequados para cobertura de eventos e book fotográfico:

Lente sony p/A100 SAL18-200 f/3.5-6.3; Lente sony p/A100 SAL75-300 f/4.5-5.6; e o flash Sony VHL-F56AM - Unidade de flash externa com saída de elevada potência, com GN56 (lente de 85 mm, ISO 100・m)
Sistema ADI de alta precisão em combinação com a lente D (lente com codificador de distância incorporado)
Sincronização de alta velocidade
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Luz reflectida 90˚ para cima, 180˚ para a esquerda e 90˚ para a direita (fixo). 10˚ para baixo para fotografias em grande plano.  

Vc ou outro alguém conhecendo estes produtos, dê-me uma referência, por favor! ;-)
Cara, infelizmente não conheço essas lentes. Bom, eu só acho que você deveria trabalhar com lentes um pouco mais claras, pelo menos alguma F/2.8 para garantia.

O problema com as suas lentes vai ser em eventos à noite ou indoor. A qualidade com a 70-300 f/4.5-5.6 vai depender muito do quanto sua máquina segura ruído com ISO mais alto. Flash, em alguns casos, não vai adiantar.

Dá uma lida nos reviews dela, é melhor. Não sei se existe alguma lente da Sony com Estabilizador de Imagem...quebra um bom galho.

Dá uma olhada nos vendedores de Hong Kong no ebay.com. Tem muito acessório legal pra sua máquina: Difusor, Parasol: faz a diferença.

Dica: Não economiza muito com as lentes. Por mais que o photoshop seja uma ferramente fantástica, ele não consegue corrigir o que não existe: detalhes.

Abs.

 


Ewerton Padilha

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Resposta #11 Online: 30 de Maio de 2007, 23:06:34
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Beleza, Rodrigo!

Muito obrigado pela luz! ;-)

Ma so meu problema não é expecificamente limitação ($).

A bronca ainda é a inexperiência. Gostaria de saber se os seguintes equipamentos são adequados para cobertura de eventos e book fotográfico:

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Sincronização de alta velocidade
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Vc ou outro alguém conhecendo estes produtos, dê-me uma referência, por favor! ;-)
Cara, infelizmente não conheço essas lentes. Bom, eu só acho que você deveria trabalhar com lentes um pouco mais claras, pelo menos alguma F/2.8 para garantia.

O problema com as suas lentes vai ser em eventos à noite ou indoor. A qualidade com a 70-300 f/4.5-5.6 vai depender muito do quanto sua máquina segura ruído com ISO mais alto. Flash, em alguns casos, não vai adiantar.

Dá uma lida nos reviews dela, é melhor. Não sei se existe alguma lente da Sony com Estabilizador de Imagem...quebra um bom galho.

Dá uma olhada nos vendedores de Hong Kong no ebay.com. Tem muito acessório legal pra sua máquina: Difusor, Parasol: faz a diferença.

Dica: Não economiza muito com as lentes. Por mais que o photoshop seja uma ferramente fantástica, ele não consegue corrigir o que não existe: detalhes.

Abs.
Cara...
Vc tem razão.
Aliás, acabo de descobrir a desvantagem maior da minha câmera.
Apesar de ela ser uma excelente câmera, não se encontra fácil boas lentes (com luminosidade infeior a f/3) para este tipo de trabalho. Acho que ela foi projetada para fotos de estudio mesmo. Ou, no máximo, para cobertura de eventos diurnos.
Pois tenho percebido que o rendimento dela à noite, não é nem a metade do que ela produz durante o dia com minha 18-70 f/3.5-5.6

Além disso, as lentes que consegui encontrar com luminosidade mais adequada (f/2.8 a f/1.8), são muito caras (acima de R$ 2.800,00) e de foco fixo... :nonono:

Então, vou fazer mais este investimento, montar o estudio, e recuperar o investimento. Assim que o fizer, migro para uma D2Xs.

Será que esta servirá às minhas pretenções?... :denken:

Comenta esta cam e as lentes e flashes compatíveis!
Que tipo de trabalhos eu poderia fazer com ela?...

Abraços, e até a logo! ;-)
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Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2007, 10:11:16
Ewerton em termos gerais centrar é a melhor solução para ser realmente bom, é como uma boa faculdade, você tem que decidir cedo o que quer para ser bom naquilo. Não conheço nenhum fotógrafo genial que seja genial em tudo, todos tem uma área bem definida de atuação, acredito que na fase de "descoberta" você até pode dar seus pulos, mas nesse caso você não deve ter encação com equipamento e etc, porque cada equipamento atende melhor a um tipo específico de aplicação. Se você ainda não se definiu pense em áreas que se assemelham, por exemplo, não adianta você querer ser especialista em natureza e glamour, pois as áreas são conflitantes, já glamour e retrato já são áreas muito parecidas, como eventos e fotojornalismo, até dá para encarar essas áreas juntas sem muita discrepância, o importante é você optar por áreas que não sejam muito divergentes para que você consiga manter seu foco de estudo e atualização. Saber fotografia é o básico, isso você deve buscar aprender desde agora, ter domínio amplo da técnica é subsídio para qualquer coisa que você vá fazer, mas depois você vai precisar do algo mais, aquilo que diferencia o medíocre do gênio, que é uma estética diferenciada e isso vai depender muito do seu conhecimento dos contextos e de suas interpretações dos mesmos, é quase que algo óbvio o fato de que alguém que se dedica mais a um determinado contexto aprende mais sobre ele, a questão ai não é a técnica da fotografia que é a mesma para todos e sim os macetes e truques (que são infinitos) de cada ramo da fotografia.
Então o que eu posso lhe dizer é  seguinte, faça uma sondagem nas áreas que te interessam enquanto faz cursos e aprende FOTOGRAFIA, quando a técnica estiver afiada ai mergulhe de cabeça em uma área porque é a única forma de você conhecer profundamente o que está fotografando e de se sobressair...
:)
Bom é isso...
« Última modificação: 31 de Maio de 2007, 11:01:08 por Leo Terra »
Leo Terra

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Resposta #13 Online: 31 de Maio de 2007, 10:31:38
Concordo com o Leo, o que disse vale para qualquer área. É aquele velho ditado inglês: "Jack of all trades, master of none". Ser bom em várias áreas é coisa para pessoas raríssimas, como o Leonardo Da Vinci. *rs*
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guigui

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Resposta #14 Online: 31 de Maio de 2007, 10:46:47
Adicionando um teco ao que o Leo disse....

Atuar em áreas muito distintas pode acabar sendo bastante caro também, porque vc vai precisar de equipamento mais específico para cada uma. Se vc fizer books em estúdio , por ex. , vai precisar de luzes, espaço, fundo, etc. Se fôr para eventos, esquece tudo isso e investe mais em uma camera resistente, lentes de acordo com o tipo de evento ( esportivo? festa? dia ou noite?) , etc. Já que vc é tão jovem e tem tempo e chance de explorar, aproveita isso e estuda bastante, converse com outros fotogs de várias áreas, use a Internet sempre que possível, leia muito. Se vc tiver condições, faça o melhor curso que puder, e tente estagiar ou assistir aos fotogs mais experientes nas áreas que vc estiver interessado. Pode ser que , tendo contato com a " vida real"  de alguns estilos de foto, vc se dê conta que não era mesmo o que vc pensava.....Vc gosta de gente? De fotos espontâneas? Ou vc prefere esmiuçar os detalhes de um produto numa mesa em um estúdio? Ou lidar com modelos , cabelereiros e maquiadores e ser publicado em revistas de moda? Vc pode viajar a trabalho? Vc gosta de repetir a foto até chegar ao resultado desejado, ou prefere flagrar algo na rua, tipo " momento decisivo" ?
É isso aí, tem muito o que pensar e explorar, e mesmo essa parte da fotografia é ótima de se fazer. Aproveite o seu tempo, use com cuidado, pense no que vc gostaria de estar fazendo daqui a 20 anos!
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GuiGui