Autor Tópico: Comprei a Fuji S5100!  (Lida 6356 vezes)

Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #15 Online: 17 de Novembro de 2004, 20:10:32
Parabéns Flávio!
É realmente uma ótima câmera. Já faz um mÊs que estou com a minha, e estou muito feliz...
Sinto falta de uma sapata para flash, mas pelo preço que paguei está ótimo.

No meu ponto de vista:

Pontos fortes.
A barrinha do fotometro, como o Ivan citou, realmente é muito boa.
O zoom de 10x faz a diferença.
O Raw, que poucas câmeras similares tem.
O anel adaptador vem com a máquina

Pontos fracos.
LCD de 1,5", que para o porte da máquina ainda é muito pequeno.
Sapata para flash externo

Realmente, há mais pontos positivos que negativos se comparada as similares.
Não digo que seja a melhor da categoria, mas acho que está entre elas.

Parabéns pela aquisição!
 
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #16 Online: 17 de Novembro de 2004, 21:25:00
Ivan, eu nao entendi uma coisa.

No modo Manual, eu faço ajuste da velocidade e da abertura. Como que a camera vai me dar a leitura disso se foi eu quem ajustou? Ou vc chaveava pro auto só pra ter a leitura?

No M a barrinha me indica, pelo ponto central (desde a sony eu só uso spot), se aquele ponto de luz esta acima/abaixo ou na fotometria correta. Então faço justamente isso, fico apontando pra varios cantos da composição (mais claro, mais escuro, meia luz) e vejo se não há uma distancia grande (não deixo a barrinha grudar totalmente no "-" nem no "+")

Mas em nenhum momento ela me diz qual seria a abertura/velocidade ideais p/ aquele ponto, a não ser que eu mude pro Auto.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 17 de Novembro de 2004, 21:52:35
Vou explicar.

Ponha a fotometria em spot.

Pegue um contexto qualquer para fotografar.

Escolha uma abertura qualquer, por exemplo, 5.6

Agora aponte o centro da cãmera para a área mais clara da foto, e mude a velocidade até o triângulo ficar no centro da barrinha. Quanto deu de velocidade? Não sei, mas vamos dizer que deu 800.

Agora aponte para um cinza médio 18% -risos- por exemplo, para um gramado batido pelo sol. Aí coloque a barrinha no centro de novo. Quanto deu? Vamos supor que deu 200. Bem, aí há entre a luz mais alta e a luz média uma distância de 2 pontos. Veja bem, 200X2=1ponto, 400x2=2pontos, portanto há dois pontos de distância de exposição entre a fotometria média e a fotometria da alta luz, e se você usar a fotometria média pode ficar tanquilo que não vai estourar a alta luz.

Mas digamos que você mediu para a luz média 1/100s. Então a distância entre a mais alta luz e a luz média está muito grande, e ou a foto ficará escura ou estourará a alta-luz, pois se regular a fotometria em 100, sua alta luz ficaá a mais de dois pontos de exposição da regulagem. Veja. 100X2=200 200X2=400. 800 está a mais um ponto desta fotometria, e é estourado na certa.

Aí você pode escolher uma fotometria ousada, por exemplo, 1/160, contando que a alta luz fique em 2.5 pontos da fotometria escolhida (se fotografar em RAW dará certo, pelo menos dá na S5000) ou será mais prudente e usará 200, e levantará as luzes baixas e médias depois para preservar a alta-luz.

Você mede a exposição fixando um parâmetro (por exemplo, abertura) e variando o outro, e colocando o triangulo no centro da barrinha a cada vez e lembrando de cabeça as leituras de velocidade.

Deu para entender?

Não tem nada a ver com Auto nem com Program (aliás, o Auto da Fuji é igual ao Program da Canon, e o Program da Fuji é quase manual, pois dá para fixar a relação velocidade/abertura).
« Última modificação: 17 de Novembro de 2004, 21:54:08 por Ivan de Almeida »


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #18 Online: 17 de Novembro de 2004, 22:18:08
Puts, eu entendi agora, e no fundo era praticamente o que eu estava fazendo :)

É que do jeito que vc citou no post anterior deu a entender que a camera estava MOSTRANDO  a relação abertura/velocidade, mesmo no modo manual. E isso não é possível.

Eu to fazendo praticamente do jeito que vc falou, mas em vez de mudar a velocidade em cada aferição, eu simplesmente observo o triangulo em cada ponto de luz. Se eu percebo que na luz alta ele "cola" no +, e na luz média ele fica no centro ou pouco acima, dou uma aumentada na velocidade e refaço as medições. A mesma coisa com a luz baixa.

Mas vou tentar fazer os calculos. Eu fazia com a sony, pois ela me mostrava em tempo real a velocidade ideal do ponto central. É que com essa barrinha milagrosa eu fiquei preguiçoso :)
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 17 de Novembro de 2004, 22:21:49
Cara, estou me sentindo muito esquisito sem câmera...

É como estar nú.

Vou comprar filme, enquanto espero a outra.


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #20 Online: 17 de Novembro de 2004, 23:07:12
Parece ridículo, mas acho que foi exatamente como eu me senti de sexta p/ sabado.

Cheguei na promocenter as 8:30hs da manha. Só abre as 9:00hs
Acho que foi a meia hora mais ansiosa da minha vida

aheuaheuaheua
 


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #21 Online: 17 de Novembro de 2004, 23:40:48
Eu q tenho 2 semanas sem a minha .. hehe .. precisei passar no cobre por problemas aki .. quem sabe um dia eu compre outra .. eheheheheh


Vinicius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #22 Online: 19 de Novembro de 2004, 17:53:55
Flavio, Ivan

Muito obrigado pelas informações. Já estou com a minha S5100. Estou me divertindo com ela. Quando eu tiver mais impressões sobre ela, posto.

Abraços


Adeilton

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://
Resposta #23 Online: 21 de Novembro de 2004, 02:48:45
Amigos,

Estou ficando altamente tentado a comprar uma S5100, pelo que todos falam, a camera realmente é excelente e o que mais tem me chamado atenção nela são o zoom de 10x, adaptador p/ filtros incluído, modo RAW e a fotometria, mas para eu tomar essa decisão de uma vez, só gostaria de esclarecer uma dúvida:
Como é feito o foco manual? através do dial ou com no anel da objetiva?

Grato,

Adeilton


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #24 Online: 21 de Novembro de 2004, 09:57:15
O foco manual é feito através do botão de zoom, quando se aperta ao mesmo tempo um outro botaozinho em cima. Poucas câmeras fazem isso no anel, e mesmo quando fazem é "by-wire", isto é, não é mecânico, mas você roda o anel e o anel aciona eletricamente/eletronicamente o mecanismo do foco.

O foco manual da S5100 é como o da S5000: não muito fácil de usar.

Para um apanhado das características positivas e negativas da S51000, dê uma lida no meu review da S5000, pois quase tudo na operacionalidade é compartilhado por ela.

Ivan


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #25 Online: 21 de Novembro de 2004, 11:42:55
Ivan,

Sobre a fotometria, já havia lido o teu post no orkut e agora que tenho a S5000 comecei a fazer alguns testes. Quando você disse, acima, que seria uma fotometria "ousada" utilizar velocidade de 1/160 não seria melhor mudar a abertura? Sei que isso influencia na profundidade de campo o que é algo que eu gostaria de perguntar a vocês (talvez em um post específico): na máquina digital fotos em wide ou mais próximas de wide a profundidade de campo parece maior do que uma câmera comum, isso é real ou é impressão minha?

Obrigado!

MNC,

Parabéns pelo novo "brinquedinho". Garanto que irá se divertir com ele assim como eu estou me divertindo com o meu.  ;)

Abraço,

Melão

 
Visitem meu flickr


Giosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • http://www.rgiosa.com
Resposta #26 Online: 15 de Março de 2005, 10:28:56
Bom dia amigos!

Acabei de comprar uma s5100 e queria tirar algumas dúvidas com vcs.

Estou me familiarizando com o modo Manual e estou conseguindo resultados muito legais. Na verdade preciso entender melhor os recursos de fotometria, mas isso eu solicitei num outro tópico.

O que eu queria saber sobre a s5100 é como funcionam e para que servem os modos de prioridade de Abertura, de Shutter e Program...

Sei que no Manual, consigo regular tudo. No Abertura apenas a abertura. Então a velocidade é calculada automaticamente?! É isso?! Para o Shutter a mesma coisa para a velocidade?! Agora o Program...amém...rs!  :blink:

De resto, estou curtindo muito a câmera. Valeu!

Abraço!
www.rgiosa.com

- Analista de Sistemas
- Músico
- Apaixonado por fotografia

"Os opostos se distraem, os dispostos se atraem." - Fernando Anitelli


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #27 Online: 15 de Março de 2005, 22:46:13
Giosa, os modos de prioridade de abertura e velocidade indicam, como vc disse uma escolha por um desses fatores.

Por exemplo se vc quer congelar uma cena, coloca em prioridade de velocidade (shutter), escolhe uma alta velocidade e a câmera calcula a abertura necessária, valendo o mesmo raciocínio pra prioridade de abertura

Sobre o modo Program, não entendi direito ainda, na verdade nunca usei.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 16 de Março de 2005, 04:23:18
tenho a minha há um mês. É uma excelente câmera. Só troco por uma rebel...


Giosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • http://www.rgiosa.com
Resposta #29 Online: 16 de Março de 2005, 08:27:32
Valeu Alex! Suspeitava desde o princípio...rs!
www.rgiosa.com

- Analista de Sistemas
- Músico
- Apaixonado por fotografia

"Os opostos se distraem, os dispostos se atraem." - Fernando Anitelli