Autor Tópico: Gostaria de opinioes  (Lida 1313 vezes)

Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 30 de Maio de 2007, 18:19:48
O que podem me dizer sobre Nikkor 18-200mm f/3.5-5.6G ED-IF AF-S DX VR II?
Realmente vale o preço? A versdatilidade é realmente incrivel, mas e a qualidade otica da lente? Boa?
A abertura minima é só 22?
Voces recomendariam era para fotografar esportes?

Abraços


volula

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2007, 21:15:09
Apollonioo, o que eu posso te dizer a respeito dessa lente é que acho ela fantástica. Gosto dela não só pelo ótimo range, mas principalmente pelo VR.

Quanto a qualidade, comparando as fotos que tirei com a 18-70 e com a 18-200, a impressão que tenho é que as duas têm um desempenho bem parecido.
Achei que teria mais problemas com distorção, mas apenas percebo alguma coisa em 18mm.

O preço é realmente muito exagerado. Mas para mim eu acho que valeu a pena ter pago. Mas, penso que paguei muito mais pelo VR do que qualquer outra coisa.

A abertura mínima é f/22 em 18mm, mas em 200mm é f/36. Mas, evito usar aberturas tão pequenas para não ter problemas com difração.

Existem problemas nela que considero muito mais graves, por exemplo a lente desce quando apontada para cima. E somente se comporta como 200mm se o foco for no infinito. Para pequenas distâncias é como se fosse uma 135mm.

Sinceramente, não recomendo esta lente para esportes. Só consigo boas fotos durante o dia, e em esportes "outdoor". O problema é que a lente não é muito clara. Então eu não consigo tirar fotos com velocidade alta. Então às vezes percebo parte da foto borrada. E, para isso de nada adianta ter VR.

Se a intenção for uma lente "walk-around" considero a melhor opção, não o melhor custo/benefício. Acredito que custo benefício melhor são as lentes do kit, 18-70 ou 18-135.

Para esportes, prefiro uma lente 70/80-200mm f2.8 ou 50-150mm f/2.8. E, ficaria com as lentes do kit mesmo.

Se vc me perguntar se eu compraria de novo a 18-200. Sim compraria. Mas acho que isso é uma questão muito pessoal.

Qualquer coisa estamos aí, só perguntar.

Um abraço.


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2007, 19:11:13
Apollonio,

Sou suspeito para falar desta lente, pois hoje tiro mais de 90% das fotos com a 18-200 (note que não sou profissional), ou seja gosto muito dela. Pelo VR e pelo fato de não ter que trocar de lente, tirei fotos que sem ela tenho certeza não teriam sido possiveis.

Acho a nitidez muito boa, e melhor que 18-70.

Devido ao range extenso, apresenta problemas de distorção nos extremos do zoom(barrel e pincushion), que dependendo do tema, são perceptíveis ou não, mas sempre faceis de remover com o PS.

Já vi muitas reclamações nos foruns de que o zoom  escorrega quando apontada para cima ou para baixo, mas tenho esta lente há mais de um ano e isto nunca aconteceu comigo.

Apesar de gostar muito dela, para esportes também acho que uma lente com abertura 2.8 seria melhor pois você precisa de velocidade e aí o VR não ajuda.

É uma lente cara sem dúvida, mas para uso geral e caminhadas em trilha quando você precisa estar leve, acho que ela é imbatível e vale cada R$.

Um abraço,


 


Tom

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 195
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2007, 17:10:05
Poderiam postar algumas fotos para exemplificar a 18-200mm fiquei interessado!

Abraços!!!
Everton S. Rodrigues
---------------------------------------------------------
Nikon D50
18 - 135mm + 28-80mm + 70-300mm

---------------------------------------------------------
- F L I C K R -
- Cores do Brasil -


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2007, 17:19:51
Se der, postem algumas em 18mm com a linha do horizonte um pouco acima do terço superior... :whistling:  


volula

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2007, 00:18:16
Semana passada, no final da tarde (18horas) tirei algumas fotos. Todas foram feitas sem trípé. Dificilmente faria uma foto dessas sem ficar completamente tremidas sem o VR.


NIKON D80
18mm
1/10" - F8
ISO 640


NIKON D80
62mm
1/8" - F6.3
ISO 640


NIKON D80
56mm
1/10" - F8
ISO 640


Esta última foi mais cedo, às 17. Gostei bastante desta foto.


NIKON D80
150mm
1/500" - F8
ISO 400
 


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2007, 16:32:37
Citar
Poderiam postar algumas fotos para exemplificar a 18-200mm fiquei interessado!

Abraços!!!
Segue o link para algumas fotos de exemplo, com diferentes distancias focais:

26mm:  http://www.pbase.com/luizferreira/image/78315556

18mm: http://www.pbase.com/luizferreira/image/79092866

200mm : http://www.pbase.com/luizferreira/image/78406043

Abraços
 


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2007, 17:05:04
Citar
Se der, postem algumas em 18mm com a linha do horizonte um pouco acima do terço superior... :whistling:
Não achei nenhuma foto como você pediu. Achei esta aqui com o horizonte abaixo do terço inferior, mas se for para ver a distorção de grande angular, acho que esta foto pode mostrar :



Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2007, 23:00:02
Muito obrigado, volula e Luiz,
voces me esclareceram muitas das minhas duvidas. Realmente deram uma mão na roda. Gostei muito das fotos, e achei o VR realmente muito interessante, principalmente na segunda e terceira fotos postadas.
Estou me informando bastante sobre a lente, e assim que possuir algo novo, venho aqui postar pra galera ficar mais interessada ainda.
Grande abraço,

Apollonio