Autor Tópico: Modos de cena  (Lida 1340 vezes)

ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Online: 02 de Junho de 2007, 10:48:08
Olá, pessoal!

Comprei recentemente uma compacta Olympus, e estou com algumas dúvidas em relação aos modos de "cena" pré-definidos que ela possui. Sei que ela é toda automática, e não tenho acesso a quase nenhum controle manual.

O que seriam esses modos de cena? Eles ajustam a abertura, o foco, a exposição, etc, a valores pré-definidos internamente na máquina de acordo com o que o fabricante acredita que seja necessário para fotografar os referidos assuntos?

Por exemplo, minha Olympus possui modos tais como Retrato, Paisagem, Noite & Retrato, Interiores, Luz de Vela, Auto-retrato, Entardecer, Esportes, Fogos de Artifício, Culinária, Documentos, Através de Vidro, etc.

Fiz alguns testes, mas ainda não consegui perceber a diferença entre as fotos em que utilizei e as em que não utilizei estes recursos. Vocês acham legal utilizar este tipo de coisa?

Abraços!  :thmbup:  


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2007, 11:26:23
ewsg, os fabricantes não deixam isto claro, mas é como voce falou, são modos pré-definidos de abertura, exposição, white balance e por aí vai.
Retrato - maior abertura para desfocar o fundo.
Paisagem - menor abertura para ficar tudo em foco.
Esportes - velocidades maiores para o movimento não ficar borrado.
Agora, luz de vela assim como culinária fica difícil saber o que é. Se não tiver  no manual só adivinhando.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2007, 14:21:02
Deve se relacionar com balanço de branco Paulo...
Mas eu acho que esses modos são facas de dois gumes, porque para usar eles bem você tem que saber tanto quanto para usar o modo manual heheheh!
« Última modificação: 02 de Junho de 2007, 14:21:16 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2007, 15:20:10
Olá!

Então, pessoal, esses modos não são muito recomendáveis?

Andei fazendo alguns testes esses dias, e em alguns momentos eles parecem ajudar, mas em outros...rsrs  :mf_w00t2:  


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2007, 16:42:39
To com o Léo, se sua câmera tiver modo manual ou prioridade de abertura ou velocidade vai num desses e seja feliz!


Michel Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 845
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/michelrezende
Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2007, 12:48:03
Eu digo o mesmo se ela tiver ajustes manuais (modo M) explore as possibilidades de abertura e velocidade, os modos pré-definidos muitas das vezes não fazem diferença.
Michel Rezende - BH-MG
: ) Flickr



_fabinho_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2007, 22:43:51
a minha Nikon l3, qnd acionado o modo esporte, fica muito escuro as fotos......estranho....sera q se eu regular a exposição antes de bater a foto nesse modo, ajuda?
MEU FLICKR

TROCO NIKON L3


taka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2007, 09:03:26
Citar
a minha Nikon l3, qnd acionado o modo esporte, fica muito escuro as fotos......estranho....sera q se eu regular a exposição antes de bater a foto nesse modo, ajuda?
Observe o exif das fotos nos modos de cena, ou verifique no manual, para ver o que a câmera faz em cada caso. Nas Sonys o modo esporte força exposições curtas, "fixando" o tempo máximo por volta de 1/125s~1/250s. Assim, mesmo com iluminação insuficiente, o tempo de exposição não aumenta acima destes valores. O objetivo neste modo de cena é congelar movimentos e para isso é preciso usar baixos tempos de exposição. Para tentar corrigir isso pode-se usar o flash ou usar a compensação de exposição (se for possível, certos recursos podem ser desabilitados nos modos de cena).

[]s Daniel
« Última modificação: 07 de Junho de 2007, 09:06:46 por taka »


_fabinho_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2007, 13:09:03
Citar
Citar
a minha Nikon l3, qnd acionado o modo esporte, fica muito escuro as fotos......estranho....sera q se eu regular a exposição antes de bater a foto nesse modo, ajuda?
Observe o exif das fotos nos modos de cena, ou verifique no manual, para ver o que a câmera faz em cada caso. Nas Sonys o modo esporte força exposições curtas, "fixando" o tempo máximo por volta de 1/125s~1/250s. Assim, mesmo com iluminação insuficiente, o tempo de exposição não aumenta acima destes valores. O objetivo neste modo de cena é congelar movimentos e para isso é preciso usar baixos tempos de exposição. Para tentar corrigir isso pode-se usar o flash ou usar a compensação de exposição (se for possível, certos recursos podem ser desabilitados nos modos de cena).

[]s Daniel
pelo menos isso a minha cam. tem.....compensação de exp.......vai de -2 ate +2......vou tentar fazer algumas fotos pra ver.....e usar o flash.....o problema de quando uso flash, é que ela demora pra voltar pra proxima foto..... :denken:  
MEU FLICKR

TROCO NIKON L3


taka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2007, 20:10:33
Citar
pelo menos isso a minha cam. tem.....compensação de exp.......vai de -2 ate +2......vou tentar fazer algumas fotos pra ver.....e usar o flash.....o problema de quando uso flash, é que ela demora pra voltar pra proxima foto..... :denken:
Talvez a compensação de exposição não funcione, afinal, ela tem que alterar ou  o diafragma ou o tempo de exposição (e como o tempo de exposição está "travado"...). Outra possibilidade que esqueci de mencionar é aumentar o ISO.

[]s Daniel
 


_fabinho_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2007, 21:28:37
Citar
Citar
pelo menos isso a minha cam. tem.....compensação de exp.......vai de -2 ate +2......vou tentar fazer algumas fotos pra ver.....e usar o flash.....o problema de quando uso flash, é que ela demora pra voltar pra proxima foto..... :denken:
Talvez a compensação de exposição não funcione, afinal, ela tem que alterar ou  o diafragma ou o tempo de exposição (e como o tempo de exposição está "travado"...). Outra possibilidade que esqueci de mencionar é aumentar o ISO.

[]s Daniel
nao tem controle de ISO :boos2:  
MEU FLICKR

TROCO NIKON L3


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #11 Online: 11 de Junho de 2007, 20:19:52
Então, pessoal, minha máquina não tem quase nenhum (ou nenhum) recurso manual, por tratar-se de uma compacta.

Vi vocês falando de um recurso chamado "compensação de exposição", e minha máquina possui esse ajuste. O que seria isto, e que vantagem teria dele, em que situações usar, etc?

Agradeço mais um vez por  toda a ajuda que vocês têm me prestado.

Abraços!


Marcos
« Última modificação: 11 de Junho de 2007, 20:20:32 por ewsg »