Autor Tópico: Flash  (Lida 877 vezes)

ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Online: 02 de Junho de 2007, 10:52:38
Olá!

Pessoal, ando tendo uma certa dificuldade com minha Olympus X-760 em relação ao flash. Não sei se o correto é deixar sempre no automático (como tenho feito na maior parte das vezes), ou se devo ligá-lo quando o ambiente estiver escuro, e desligá-lo quando estiver claro. Existe alguma "regra" neste sentido?

Pergunto pois já ocorreram diversas situações estranhas comigo. Fotos que tirei ao ar livre, de dia, com o flash, às vezes saem escuras, e sem o flash, saem melhores. O inverso também ocorre, às vezes. E fotos noturnas, ou em ambientes fechados, a mesma coisa ocorre, com e sem flash. Isto está uma salada...rsrs

Lembrando que possuo uma compacta, existe alguma regra, alguma forma de se melhor definir quando é necessário utilizar o flash ou não? Ou devo deixar mesmo sempre no automático e "deixar a própria máquina decidir"?

Agradeço mais uma vez, e peço desculpas pela grande quantidade de perguntas que tenho feito nos últimos dias. É que ando empolgado com minha primeira câmera digital...rsrs  :mf_w00t2:

Editado: P.S.: às vezes ocorre também de uma foto ou vídeo aparecer bem melhor no visor da máquina do que no computador. Isto é normal?
« Última modificação: 02 de Junho de 2007, 10:55:28 por ewsg »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2007, 14:17:10
Não existe regra, cada caso é um caso, mas sem dúvida a pior técnica é deixar no automático, você tem que decidir qual das alternativas é melhor para cada tipo de cena, neste caso acho que o melhor que você tem a fazer é estudar sobre tipos de luz para saber quando o flash estará atrapalhando e quando ele estará ajudando.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


ewsg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2007, 15:21:00
Valeu, amigo. Vou dar uma pesquisada a respeito.  :thmbup: