Autor Tópico: [ARTIGO] Reflexões sobre a fotografia de espetáculos  (Lida 36583 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #15 Online: 12 de Junho de 2007, 12:47:23
Citar
é isto ai B.gomes .... sou muito fã do seu trabalho ...
Falou tudo ...gostei muito ...

A principio tirar foto de show , espetaculo , teatro pareçe tudo igual mas com o tempo aumenta sua sensibilidade e sua capacidade de realizar melhores fotos...
Cada tipo de espetauculo requer ter um conhecimento minimo previo do mesmo ....ja fiz algumas tentativas e se cobrisse o mesmo espetaculo faria muito melhor , entao o minimo é ir previnido ... lente fixas em um espetaculo que vc nao conhece é quase suicidio ...
Quanto ao tripe acho necessario apatir de uns 150mm pois pela regrinha da velocidade pela distancia teria que usar velocidades mais rapidas que 1/150 ... e isto acaba afetando e muito a quantidade de luz que chega ... cada caso é um caso mas uma boa velocidade é em torno dos 1/90
Um estabilizador de imagem tambem seria util na situacao acima ... ganha em mobilidade mas é bem mais caro ...
Um recurso necessario tb é um redutor de ruido ...como o noiseninja
Se tiver o privilegio de ter duas cameras usaria a com o melhor iso na com a objetiva com maior tele pois esta é usada no extremo da velocidade para congelar o movimento ...
Obrigado, Astronauta. Também achei seus comentários muito pertinentes. :thmbup:

Sobre o tripé, só acho que, se for pra usar, é melhor um monopé, pois dá maior agilidade. ;)

Um abraço!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #16 Online: 12 de Junho de 2007, 13:16:02
Engraçado que sábado fui cobrir o show do Jota Quest no Credicard Hall....... vi cada coisa de "fotógrafos" que dava vontade de chorar. Inclusive de um fotojornalista.....

POSTURA !!!! isso é fundamental. Você tem que registrar o show mas tem que ser o mais discreto possível.

Putz, nem falo nada.... é cada louco nesse mundo....rs


Astronauta, eu optei no sábado por trabalhar com os dois corpos. Em um ficou a 17-50 2.8 e no outro a 50-150 2.8. É complicado aguentar o peso de dois equipamentos no pescoço, e o troca-troca das câmeras é meio cruel, mas vale muito a pena. Ganha-se agilidade.  
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


astronauta

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
Resposta #17 Online: 12 de Junho de 2007, 13:16:51
Citar
Citar
é isto ai B.gomes .... sou muito fã do seu trabalho ...
Falou tudo ...gostei muito ...

A principio tirar foto de show , espetaculo , teatro pareçe tudo igual mas com o tempo aumenta sua sensibilidade e sua capacidade de realizar melhores fotos...
Cada tipo de espetauculo requer ter um conhecimento minimo previo do mesmo ....ja fiz algumas tentativas e se cobrisse o mesmo espetaculo faria muito melhor , entao o minimo é ir previnido ... lente fixas em um espetaculo que vc nao conhece é quase suicidio ...
Quanto ao tripe acho necessario apatir de uns 150mm pois pela regrinha da velocidade pela distancia teria que usar velocidades mais rapidas que 1/150 ... e isto acaba afetando e muito a quantidade de luz que chega ... cada caso é um caso mas uma boa velocidade é em torno dos 1/90
Um estabilizador de imagem tambem seria util na situacao acima ... ganha em mobilidade mas é bem mais caro ...
Um recurso necessario tb é um redutor de ruido ...como o noiseninja
Se tiver o privilegio de ter duas cameras usaria a com o melhor iso na com a objetiva com maior tele pois esta é usada no extremo da velocidade para congelar o movimento ...
Obrigado, Astronauta. Também achei seus comentários muito pertinentes. :thmbup:

Sobre o tripé, só acho que, se for pra usar, é melhor um monopé, pois dá maior agilidade. ;)

Um abraço!
é isto ai B.GOmes ...na verdade acabei me confundindo na hora de escrever ... corrigindo:  onde falei tripe leia-se monopé ...

* Importante tb é chegar cedo para :
- fazer alguns testes verificar qual configuracao vai dar melhor com a iluminacao do espetaculo .
- Escolher os melhores lugares para tirar fotos ( as vezes nao da para ficar movimentando o espetaculo inteiro ) .
é importante perceber que nao necessariamente o mais perto do artista e necessariamente o melhor lugar ... isto depende do seu equipamento , do tipo de espetaculo e do local do mesmo ... ( fui fazer um show ,lotado , fui la pra frente ... entretanto pelo fato do palco ser muito alto ...quase todas fotos cortaram da canela da cantora pra baixo ...  :doh: )  





astronauta

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
Resposta #18 Online: 12 de Junho de 2007, 13:24:57
Guto : usou qual lente com qual camera ? a 50-150 com a s3 e a 18-50 com a  d50 ...ou o contrario ?

* gostei muito de suas fotos ...vc tem acesso ao palco ? o que vc pode e o que vc nao pode fazer ?  





Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #19 Online: 12 de Junho de 2007, 13:54:58
Citar
Guto : usou qual lente com qual camera ? a 50-150 com a s3 e a 18-50 com a  d50 ...ou o contrario ?

* gostei muito de suas fotos ...vc tem acesso ao palco ? o que vc pode e o que vc nao pode fazer ?
Astronauta, usei exatamente essa configuração: S3 com 50-150 ( por ter melhor empunhadura e por ser minha opção de melhor qualidade na linha de trabalho que estava desenvolvendo ) e a D50 com a 17-50.
Obrigado pelo elogio, é bom saber que nossas fotos agradaram..  :thmbup:
Casa show é um procedimento diferente. Depende da casa, da produção e da banda. Neste caso eu tive acesso livre..... toda a casa, backstage, palco, gargarejo. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Justamente por ter opção de deslocamento, a chance de perder alguma foto durante os deslocamentos é maior, então tem que pensar muito antes de mudar de lugar, além de contar um pouco com a sorte. E com a casa cheia como estava os deslocamentos são mais difíceis e lentos tbm.
Já cobri show que só pude fotografar do gargarejo e as 3 primeiras músicas......

Abraços !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #20 Online: 12 de Junho de 2007, 14:15:19
Citar
Citar
Citar
é isto ai B.gomes .... sou muito fã do seu trabalho ...
Falou tudo ...gostei muito ...

A principio tirar foto de show , espetaculo , teatro pareçe tudo igual mas com o tempo aumenta sua sensibilidade e sua capacidade de realizar melhores fotos...
Cada tipo de espetauculo requer ter um conhecimento minimo previo do mesmo ....ja fiz algumas tentativas e se cobrisse o mesmo espetaculo faria muito melhor , entao o minimo é ir previnido ... lente fixas em um espetaculo que vc nao conhece é quase suicidio ...
Quanto ao tripe acho necessario apatir de uns 150mm pois pela regrinha da velocidade pela distancia teria que usar velocidades mais rapidas que 1/150 ... e isto acaba afetando e muito a quantidade de luz que chega ... cada caso é um caso mas uma boa velocidade é em torno dos 1/90
Um estabilizador de imagem tambem seria util na situacao acima ... ganha em mobilidade mas é bem mais caro ...
Um recurso necessario tb é um redutor de ruido ...como o noiseninja
Se tiver o privilegio de ter duas cameras usaria a com o melhor iso na com a objetiva com maior tele pois esta é usada no extremo da velocidade para congelar o movimento ...
Obrigado, Astronauta. Também achei seus comentários muito pertinentes. :thmbup:

Sobre o tripé, só acho que, se for pra usar, é melhor um monopé, pois dá maior agilidade. ;)

Um abraço!
é isto ai B.GOmes ...na verdade acabei me confundindo na hora de escrever ... corrigindo:  onde falei tripe leia-se monopé ...

* Importante tb é chegar cedo para :
- fazer alguns testes verificar qual configuracao vai dar melhor com a iluminacao do espetaculo .
- Escolher os melhores lugares para tirar fotos ( as vezes nao da para ficar movimentando o espetaculo inteiro ) .
é importante perceber que nao necessariamente o mais perto do artista e necessariamente o melhor lugar ... isto depende do seu equipamento , do tipo de espetaculo e do local do mesmo ... ( fui fazer um show ,lotado , fui la pra frente ... entretanto pelo fato do palco ser muito alto ...quase todas fotos cortaram da canela da cantora pra baixo ...  :doh: )
Muito bem lembrado, é sempre bom chegar cedo, ainda mais em locais que não conhecemos. :thmbup:  


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #21 Online: 12 de Junho de 2007, 14:20:35
Sobre chegar cedo, vai minha opinião:

É interessante pra você poder ver os locais prováveis onde vai ficar, se acostumar com o lugar, etc. Quanto a "testar iluminação", normalmente a luz do show só é "ligada" na hora do show.... portanto em casas de espetáculo nem adianta tentar isso ( pelo menos aqui em SP )
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #22 Online: 12 de Junho de 2007, 17:02:23
Citar
Sobre chegar cedo, vai minha opinião:

É interessante pra você poder ver os locais prováveis onde vai ficar, se acostumar com o lugar, etc. Quanto a "testar iluminação", normalmente a luz do show só é "ligada" na hora do show.... portanto em casas de espetáculo nem adianta tentar isso ( pelo menos aqui em SP )
Exato, para ver a luz só na hora que começa mesmo. Chegar cedo é realmente pra ver os melhores locais para fotografar e como será a distribuição do público.


astronauta

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
Resposta #23 Online: 12 de Junho de 2007, 18:13:26
Citar
Citar
Sobre chegar cedo, vai minha opinião:

É interessante pra você poder ver os locais prováveis onde vai ficar, se acostumar com o lugar, etc. Quanto a "testar iluminação", normalmente a luz do show só é "ligada" na hora do show.... portanto em casas de espetáculo nem adianta tentar isso ( pelo menos aqui em SP )
Exato, para ver a luz só na hora que começa mesmo. Chegar cedo é realmente pra ver os melhores locais para fotografar e como será a distribuição do público.
Em shows realmente isto nao ocorre ( ou entao ocorre muuuito mais cedo ) ...mas em pequenas peças de teatro aqui em minha cidade acontece de ja estar a iluminacao como vai ser na hora do espetaculo .
Acho que isto ocorre em espetaculos de menor profissionalismo ou iluminaçao mais simples  :denken:  





Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #24 Online: 12 de Junho de 2007, 20:48:34
Teatro normalmente tem menos nuances de luz, e no ensaio usam a iluminação da peça. Nos shows a passagem de som é usada pra testar as luzes..... Mas fotografar teatro é muito legal !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Miliandre Garcia

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #25 Online: 06 de Setembro de 2007, 07:17:55
Sei que estou atrasada nesse tópico, mas só agora, explorando o fórum, cheguei até ele. Parabéns pela iniciativa e compromisso com o trabalho.


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #26 Online: 06 de Setembro de 2007, 11:47:37
Excelentes essas suas dicas!

Já pude cobrir um ou dois espetáculos e isso que você falou é a mais pura verdade. Ah se eu soubesse dessas dicas antes de ter me aventurado :)
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #27 Online: 11 de Setembro de 2007, 14:18:12
Acho que esse tópico poderia ficar na seção de artigos, não?
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 11 de Setembro de 2007, 20:05:31
Eu penso, Bruno, que o dito por você está muito próprio, e no entanto não dá conta do principal que é evitar a tomada citativa. O pesonagem do Proust vai ao teatro (No Caminho de Guermantes) ver uma famosa atriz e fica decepcionado, pois ela não "representa" como ele esperava. Ela o decepciona por não dar a ele a caricatura da representação que ele esperava ver. Ela dá algo somente mais tarde compreendido, que é a reprensentação que não se afirma como tal, somente (somente?!) apresenta o personagem, sem a toda hora demonstar "estou representando". Os americanos chamariam de Cool.

Nos espetáculos, via de regra, são manifestadas por parte dos atores ou músicos diversas atitudes do tipo "estou representando", ou "estou em delírio com o instrumento", que na verdade são falsas atitudes, são atitudes que regalariam o personagem do Proust no primeiro momento, pois são atitudes de confirmação do tipo "aqui estou fazendo arte". Mas a tal grande atriz era grande porque recusava isso, somente representava, não ficava citando a própria representação como substituta da verdadeira representação.

Então, eu digo que me agradam mais as fotografias de espetáculo que não se acumpliciam com o "estou representando", com o "estou solando a guitarra", etc, mas simplesmente capturam a imersão verdadeira de quem atua no que faz, para além dos gestos excessivos com que muitas vezes pensam passar suas emoções que no fundo não passam de más representações.

Grande abraço,
Ivan


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 11 de Setembro de 2007, 23:08:54
Eu penso, Bruno, que o dito por você está muito próprio, e no entanto não dá conta do principal que é evitar a tomada citativa. O pesonagem do Proust vai ao teatro (No Caminho de Guermantes) ver uma famosa atriz e fica decepcionado, pois ela não "representa" como ele esperava. Ela o decepciona por não dar a ele a caricatura da representação que ele esperava ver. Ela dá algo somente mais tarde compreendido, que é a reprensentação que não se afirma como tal, somente (somente?!) apresenta o personagem, sem a toda hora demonstar "estou representando". Os americanos chamariam de Cool.

Nos espetáculos, via de regra, são manifestadas por parte dos atores ou músicos diversas atitudes do tipo "estou representando", ou "estou em delírio com o instrumento", que na verdade são falsas atitudes, são atitudes que regalariam o personagem do Proust no primeiro momento, pois são atitudes de confirmação do tipo "aqui estou fazendo arte". Mas a tal grande atriz era grande porque recusava isso, somente representava, não ficava citando a própria representação como substituta da verdadeira representação.

Então, eu digo que me agradam mais as fotografias de espetáculo que não se acumpliciam com o "estou representando", com o "estou solando a guitarra", etc, mas simplesmente capturam a imersão verdadeira de quem atua no que faz, para além dos gestos excessivos com que muitas vezes pensam passar suas emoções que no fundo não passam de más representações.

Grande abraço,
Ivan


 Wow....
 Muito interessante essa visão.
 
 Vendo do ponto de vista puramente artístico do teatro ela é perfeita. Mas se falando em fotografia comercial/publicidade, no caso não seria interessante o fotógrafo captar pura e simplesmente para promover o artista ou peça?
 Como fotografia documental eu também acredito que uma certa interferência do fotógrafo estaria criando algo que nunca existiu, mostrando uma representação pura onde esta não existe, mas pensando pelo lado comercial não adianta você falar pra quem te contratou que os artistas é que não representam com a alma como deveriam.

 Até mais,
 Leandro
São Paulo - SP