Autor Tópico: [ARTIGO] Reflexões sobre a fotografia de espetáculos  (Lida 36472 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #45 Online: 20 de Setembro de 2007, 17:06:53
Citar
(Ah, meu pai está se mudando pro Rio, acho que qualquer hora vou dar uma passada por aí. Se a coisa se confirmar, te aviso pra ver se podemos marcar alguma coisa)

É obrigatório. Vindo ao Rio é sua OBRIGAÇÃO -risos- avisar-me!

Quando ao seu comentário, Bruno, eu faria uma distinção. A escolha do fotógrafo pode, independentemte da proposta do espétáculo, ser voltada para reiterações ou para captura de aspectos sutis. Mesmo o espetáculo não sutil tem aspectos sutis, pois estão presentes seres humanos nele.
Com certeza, Ivan. Eu geralmente procuro as sutilezas sempre, e de fato elas sempre estão ali, em algum lugar. O palco, o espetáculo, são sempre cheios de detalhes, muitas vezes invisíveis ao público, e no entanto extremamente ricos em significado.

Sobre o Rio, pode deixar, não vou faltar com essa obrigação....rsrsrs

Um abraço!


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #46 Online: 17 de Junho de 2008, 00:08:50
Adoro ressuscitar tópicos perdidos, acredito que informação e conhecimento nunca se perdem nem entram em desuso, e sim são aprimorados, nossos livros de historia contam a mesma coisa a anos e não nos cansamos de aprender com eles, assim é e sempre será com qq conhecimento. Bresson, Bill Vandivert, Robert Capa, George Rodger entre tantos outros grandes fotógrafos, percussores do fotojornalismo no mundo deixaram ensinamentos e técnicas usadas por todos nos até hoje e fóruns como esse um dia terão o mesmo significado e a mesma função com suas devidas proporções!

Voltando ao tópico!
Fotografar Espetáculos, show, peças de dança e teatro é uma arte dentro da arte de fotografar!! Nem sempre o obvio é o correto e nem sempre a técnica é o bastante, em tudo o que foi dito, foi deixado para traz a simples e importantíssima informação...
Nem sempre técnica é o bastante para uma boa foto neste caso, e nem sempre o equipamento (lentes e câmeras) são segredos de sucesso, digo por experiência própria, já fiz fotos maravilhosas com câmeras compactas e sofri para repetir tal feito com câmeras melhores...
Penso que olhar além das lentes é fundamental. o que queremos ver, e o que deve ser visto, essas duas questões estão intimamente ligadas e nos da a receita do que deve ser feito, olhe sempre como uma fã admirando o espetáculo e um critico dando sua nota, assim terá a exata visão do que é ou o momento certo de clicar o disparador de sua câmera!

Qual dessas fotos da mesma coreografia passa mais a essência de do artista e do tema proposto!?

No Meu Sentimento
Modalidade - Estilo Livre
Coreógrafo - Ednaldo Brasil
Bailarino - Lucas Souza










As 3, a 1º, a segunda, a ultima ou o conjunto delas...
Impossível responder mas qq umas das imagens representa a coreografia e suas particularidades...
A arte está nos olhos de quem a vê e naum de quem as produz...

Espero ter contribuído com alguma coisa!!
 :ok:
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #47 Online: 17 de Junho de 2008, 00:40:34
Esse é um dos meus tópicos preferidos no fórum. Já disse isso várias vezes. Na minha opinião, o Bruno Gomes bem que podia atualizá-lo (se julgar necessário) e publicá-lo na seção de artigos. Como tópico, ele sempre some por um período, embora seja ressuscitado de tempos em tempos.


Ricardo Foto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo de Sá
Resposta #48 Online: 17 de Junho de 2008, 09:56:54
Citar
Esse é um dos meus tópicos preferidos no fórum

 Meu também !!!

Citar
Fotografar Espetáculos, show, peças de dança e teatro é uma arte dentro da arte de fotografar!!

 Concordo plenamente !!!

  Excelentes fotos, Daniel, parabéns !!!  Como disse, qualquer uma das imagens representa o espetáculo, mas eu ainda ficaria com a 2ª e 3ª.
« Última modificação: 17 de Junho de 2008, 09:59:26 por Ricardo Foto »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #49 Online: 06 de Outubro de 2008, 16:21:10
Adoro ressuscitar tópicos perdidos, acredito que informação e conhecimento nunca se perdem nem entram em desuso, e sim são aprimorados, nossos livros de historia contam a mesma coisa a anos e não nos cansamos de aprender com eles, assim é e sempre será com qq conhecimento. Bresson, Bill Vandivert, Robert Capa, George Rodger entre tantos outros grandes fotógrafos, percussores do fotojornalismo no mundo deixaram ensinamentos e técnicas usadas por todos nos até hoje e fóruns como esse um dia terão o mesmo significado e a mesma função com suas devidas proporções!

Voltando ao tópico!
Fotografar Espetáculos, show, peças de dança e teatro é uma arte dentro da arte de fotografar!! Nem sempre o obvio é o correto e nem sempre a técnica é o bastante, em tudo o que foi dito, foi deixado para traz a simples e importantíssima informação...
Nem sempre técnica é o bastante para uma boa foto neste caso, e nem sempre o equipamento (lentes e câmeras) são segredos de sucesso, digo por experiência própria, já fiz fotos maravilhosas com câmeras compactas e sofri para repetir tal feito com câmeras melhores...
Penso que olhar além das lentes é fundamental. o que queremos ver, e o que deve ser visto, essas duas questões estão intimamente ligadas e nos da a receita do que deve ser feito, olhe sempre como uma fã admirando o espetáculo e um critico dando sua nota, assim terá a exata visão do que é ou o momento certo de clicar o disparador de sua câmera!

Qual dessas fotos da mesma coreografia passa mais a essência de do artista e do tema proposto!?

No Meu Sentimento
Modalidade - Estilo Livre
Coreógrafo - Ednaldo Brasil
Bailarino - Lucas Souza










As 3, a 1º, a segunda, a ultima ou o conjunto delas...
Impossível responder mas qq umas das imagens representa a coreografia e suas particularidades...
A arte está nos olhos de quem a vê e naum de quem as produz...

Espero ter contribuído com alguma coisa!!
 :ok:


[revisitando o tópico depois de muito tempo...]

Concordo que equipamento não é a chave para bons resultados, mas facilita bastante. Assim como a técnica. Não adianta só ter o olhar e não conseguir captar o que está olhando, né? Tendo a técnica dominada, ficamos livres para fazer o que quisermos, captar as coisas da forma que queremos e interagir subjetivamente com o espetáculo sem ter que ficar toda hora pensando em iso, abertura, velocidade, etc. :ok:

Gostei das três fotos, mas se fosse escolher uma só para enviar para divulgação, escolheria a terceira. A primeira foca o bailarino, a segunda o material cenográfico e a última une as duas coisas de forma dinâmica. :ok:

Um abraço!


André Gusmão

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
    • andregusmao.fot.br
Resposta #50 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 17:10:16
Parabéns Bruno pelo artigo, muito bem explicado. :clap:
E como o Ricardo também disse, o traje é fundamental.

Eu faço bastante esse tipo de cobertura, aliás teatro e dança são a minha especialidade em fotografia, já que conto com o auxílio de ter uma esposa atriz de teatro, hehe. :D

Sempre que há uma apresentação em ambiente fechado e escuro, como um teatro, uso sempre roupas pretas. Flash JAMAIS.
A minha máquina é uma Sony Alpha 100 e uma coisa que me incomoda nela para esse tipo de evento é o som do obturador que é muito alto. Isso significa que fotografar uma ópera com ela, jamais.
Uma coisa que sinto extrema falta e que preciso urgentemente é de uma lente clara, tipo uma 2.8 fixa e de preferência tele. Eu tenho uma 50mm 1.7, mas para as fotos de close dos artistas no palco não me adianta muito.
Quanto ao controle de luminosidade, isso eu já tiro de letra. Todas as fotos que faço de espetáculos são com a máquina quase toda no manual, apenas o foco eu deixo no automático. Utilizo na maioria das vezes ISO 800 mas dependendo da luminosidade do palco um ISO 400 cai bem.
Quanto à movimentação é algo que também sei dominar bem. Geralmente fico do meio da plateia pro fundo, sempre explorando as laterais, pelo meio só lá no fundão e usando a tele para capturar closes e sempre me movimentando de forma discreta e sem entrar na frente de ninguém. Procuro sempre os espaços mais vazios do teatro para me movimentar.
Depois de alguns cliques em algumas apresentações, já comecei a pegar o jeito da coisa e como sou assíduo frequentador de espetáculos teatrais, procuro me colocar no lugar dos espectadores, para saber como me comportar sem atrapalhar o espetáculo.

Uma dica que eu gostaria de sugerir complementando o artigo é com relação ao relacionamento do fotógrafo com o espetáculo e seus artistas.
É muito importante antes de fotografar, conhecer o que está fotografando, ou seja, conhecer a história da peça, conversar com o diretor, os atores, se possível fazer um making-off no camarim, e comparecer a alguns ensaios antes do espetáculo em si.
É importante também conhecer o ambiente do teatro, ir um dia com o teatro vazio para poder visualizar bem por onde caminhar e onde se posicionar na hora da peça.
Fazendo assim, fica mais fácil saber como e o que fotografar, o momento certo de cada cena, etc. etc. etc.
Quando me chamam pra fotografar alguma peça eu costumo fazer isso e digo que dá muito certo.

Vocês podem conferir no meu site (aí na minha assinatura :ok:) as diversar fotos de espetáculos de teatro e dança que já fiz, todas elas com a minha Alpha 100 e apenas duas lentes: 18-70mm F/3.5-5.6 (lente do kit) e uma Sigma 60-200mm F/4-6.3 e só (nessas fotos ainda não estava de posse da 50mm). Podem registrar seus comentários no site se quiserem. :ok:
Assim que tiver condições, devo adquirir uma 100 ou 135mm f/2.8 para conseguir melhores resultados.

E mais uma vez, parabéns pelo artigo. :clap:


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #51 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 20:07:35
Subindo para indicá-lo ao Naiberg.


p.teles

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #52 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 23:17:58

 Se dispara flash não é fotógrafo... é apertador de botão.
Em todos os shows e peças que cubro NUNCA uso flash....... E muitos produtores de show q cobri ( Ex: Pato Fu, Jota Quest, etc ) sempre exigem que vc não use flash.....

Então, como proceder para fotografar um show, em uma casa de espetaculos pequena, onde as unicas fontes de luz estão atras da banda?

Eu usei flash, por sorte estava com um disparador de flash via radio,improvisei um snoot,com uma folha de papel, para direcionar bem a luz,  botei uma gelatina no flash. Falei para minha mulher subir para o segundo andar  e lá de baixo ia indicando para onde ela devia apontar o flash. Tentei simular uma iluminaçao.



« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2009, 23:26:26 por p.teles »