Autor Tópico: Nikon D40 ou Fuji 9600 ???  (Lida 3275 vezes)

Aviador

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 26 de Maio de 2007, 17:27:25
Pessoal,

Hoje fui na Rua 7 de Abril e ví diversas máquinas.

Estava certo de comprar a Nikon D40,  mas não sabia que eu não posso tirar as fotos através do visor de LCD, agora sei que todas SLRs são assim, mas até hoje eu não sabia. Achei esta uma grande desvantagem, ainda mais quando vc vai viajar e pede para alguém tirar uma foto sua.

Gostei muito da Fuji 9600 ( que é a mesma que a 9100). Ainda mais com o zoom de 10x. Tem alguma outra boa câmera que eu consiga tirar a foto através do visor de LCD ??

Aqui em Sampa consigo uma Nikon D40 por R$1400 e uma Fuji por R$1150,00

O que vocês acham da Fuji9600 ??? Com a abertura f2.8 desta máquina vou conseguir tirar boas fotos ??? Aquelas típicas onde somente a pessoa está nítida?


Obrigado !!!! ... e desculpe pela ignorância ...rs


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2007, 10:44:35
Amigo fotografar por LCD é uma atitude ruim em termos de postura, então nem justifica uma câmera SLR disponibilizar esse tipo de recurso, mesmo porque se você tem um visor ótico não faz o menor sentido usar o LCD.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2007, 11:22:38
Aviador, a Fuji é uma ótima opção principalmente se vc não quer gastar muito e não tem grande pretenção de se aperfeiçoar na fotografia.
Lógico que não vamos compará-la com uma reflex com boas lentes.
Mas dá pra tirar ótimas fotos de família e viagens com ela e além de vizualizar pelo LCD vc ainda vai poder fazer filminhos...  :thmbup:
Em relação ao tipo de foto q vc quer fazer deixando apenas a pessoa nítida e desfocando o fundo, é possível fazer sim. Mas não com a mesma facilidade que vc faria com uma reflex usando uma lente bem clara.
O desfoque de fundo nessa câmera só começa a ser evidente quando vc usa o máximo zoom possível, maior abertura possível e com o fundo o mais afastado possível da pessoa.

 
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


RodrigoLozano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2007, 09:21:47
eu tenho uma nikon d40 e acredite, é uma ótima máquina;
abraços


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2007, 11:05:20
Citar
Estava certo de comprar a Nikon D40,  mas não sabia que eu não posso tirar as fotos através do visor de LCD, agora sei que todas SLRs são assim, mas até hoje eu não sabia. Achei esta uma grande desvantagem, ainda mais quando vc vai viajar e pede para alguém tirar uma foto sua.

Gostei muito da Fuji 9600 ( que é a mesma que a 9100). Ainda mais com o zoom de 10x. Tem alguma outra boa câmera que eu consiga tirar a foto através do visor de LCD ??

O que vocês acham da Fuji9600 ??? Com a abertura f2.8 desta máquina vou conseguir tirar boas fotos ??? Aquelas típicas onde somente a pessoa está nítida?
 
A Fuji é uma boa opção (tenho uma S5100 e gosto muito!), mas o fato de usar o LCD para fotografar não deve ser (na minha opinião) o determinante para escolher qual será sua câmera.

Quanto ao desfoque...

Com 2.8 de abertura e um pouco de dedicação dá pra fazer sim. Mas uma DSLR vai te dar mais "opções a longo prazo", digamos assim... conforme for evoluindo, vai ver que uma SLR seria bem vinda.

Eu tenho a minha prossumer há uns 2 anos e estou começando a pensar em "evoluir". Enquanto isso, minha fujizinha me serviu (e aimda me serve bem). Aprendi um pouco com ela e com certeza essas lições vão ser úteis quando eu pegar uma DSLR.  
« Última modificação: 29 de Maio de 2007, 11:08:41 por smarcondes »


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2007, 11:48:42
Realmente o Visor LCD não foi feito para tirar fotos, e sim para vc ver as fotos depois de tiradas pelo visor. As pessoas o usam por comodidade, pois não vejo vantagem em tirá-las por ele, uma vez que olhando pelo visor vc tem mais noção do seu enquadramento.

Quanto a sua dúvida eu iria de Fuji S6000, na minha opinião, a melhor UZ que tem!


fpandur

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2007, 19:17:39
As Fuji 6000 e 9100 também não dão o preview no LCD. Explico: considere que você está usando algum modo manual e vai tirar a foto de um ambiente com pouca iluminação. Se você colocar um tempo de exposição muito pequeno, a foto irá ficar muito escura (para simplificar, não estou considerando eventuais compensações com ISO e abertura). Pois bem, em geral nas compactas ao apertar o shutter até metade, elas fazem o foco e te mostram no LCD como irá ficar aquela foto, considerando a fotometria e regulagens atuais. Então você pode ANTES de tirar a foto verificar o resultado. Nas Fuji elas não mostram esse preview. Nessa mesma situação, ao apertar o shutter até a metade ela irá fazer o foco mas o LCD continua do mesmo jeito que estava, mostrando toda a composição, sem considerar a fotometria.  Você só vai ver o resultado DEPOIS que a foto foi tirada. Nesse sentido, são muito parecidas com DSLR. É claro que há mecanismos para te indicar como está a fotometria antes de efetivamente tirar a foto, histograma e a barrinha de fotometria no modo M são exemplos.

Sobre sua dúvida, andei pesquisando bastante ultimamente. Neste tópico, eu resumi as conclusões a que cheguei no comparativo DSRL de entrada x Fuji 9100 x Fuji 6000.

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...=0&#entry159031

 
Fuji 9100 | xD 1GB | CF 2GB | tripé WT-3760 | Flash Mikona 328 | UV/PLC/ND | Canon 250D
MEU FLICKR


taka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2007, 00:23:38
Citar
Realmente o Visor LCD não foi feito para tirar fotos, e sim para vc ver as fotos depois de tiradas pelo visor. As pessoas o usam por comodidade, pois não vejo vantagem em tirá-las por ele, uma vez que olhando pelo visor vc tem mais noção do seu enquadramento.
Essa é uma coisa que não entra direito na minha cabeça. Por que motivo fotografar via LCD não daria noção de enquadramento? Concordo que pelo viewfinder você não tem "distrações", mas no passado existiram as TLRs (meu pai tinha uma quando era bem pequeno) onde se enquadrava mais  ou menos como nas compactas. A única diferença era que a "tela" ficava no topo da câmera, e não na traseira. O único problema que vejo de usar o LCD é quanto a firmeza do equipamento na hora do disparo, principalmente em câmeras mais pesadas.

[]s Daniel

obs: a propósito, eu não sei se meu pai sabia usar adequadamente aquela câmera. Eu com certeza não saberia usar. Sou um usuário doméstico e fotografar para mim era apenas deixar o assunto dentro do "visor" e apertar o botão :risada2: . Só comecei a me interessar um pouco mais sobre o assunto com a popularização proporcionada pelas compactas digitais. Estou meio que chutanto a forma de enquadrar de uma TLR pois pelo que me lembre o "visor" era grande demais para colocar o olho e não me lembro de ver meu pai fotografando com o rosto colado no equipamento...


diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2007, 00:29:32
Aviador, leia esse artigo aqui, que é bem informativo:

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...hp?showtopic=57
Cientista profissional, fotógrafo amador.


diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #9 Online: 09 de Junho de 2007, 00:39:37
A grande vantagem de fotografar pelos viewfinders ópticos (TTL ou "through the lens") nas DSLR é poder ver a imagem exatamente como a lente a está vendo, sem "erro de paralax" causado por diferenças de posição em relação à lente, ou distorções causadas pelo processamento e exibição no visor LCD. Por esses viewfinders ópticos, você vê a imagem "original", sem ser codificada e decodificada de alguma forma. Além disso, você tem que encostar o rosto na câmera, aumentando a firmeza na hora da foto. Leia esse artigo aqui:

http://www.dpreview.com/learn/?/key=viewfinder  
Cientista profissional, fotógrafo amador.


taka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #10 Online: 09 de Junho de 2007, 13:07:33
Citar
A grande vantagem de fotografar pelos viewfinders ópticos (TTL ou "through the lens") nas DSLR é poder ver a imagem exatamente como a lente a está vendo, sem "erro de paralax" causado por diferenças de posição em relação à lente, ou distorções causadas pelo processamento e exibição no visor LCD. Por esses viewfinders ópticos, você vê a imagem "original", sem ser codificada e decodificada de alguma forma. Além disso, você tem que encostar o rosto na câmera, aumentando a firmeza na hora da foto.
Fora a óbvia questão do apoio (resolvida por um tripé) que tipo de distorção o LCD/EVF gera que pode comprometer o enquadramento da foto? É lógico que a imagem do LCD/EVF não é exatamente a final, até porque a resolução é (bem) menor, mas no geral é uma aproximação bem melhor do resultado final do que o visto no viewfinder. E, mesmo a resolução sendo menor, não creio que seja comum usar elementos muito pequenos na composição de uma foto (pelo menos como componentes principais). Não seria o uso de viewfinder mais uma espécie de "paradigma da fotografia"?

[]s Daniel
 


_fabinho_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #11 Online: 09 de Junho de 2007, 14:47:50
Uma duvida que tenho em relação as reflex, é: usando os recursos e tal, exp., ISO, abertura, isso tudo é possivel identificar no visor?(onde coloca o olho), ou soh dps de batida a foto é possivel ver?
MEU FLICKR

TROCO NIKON L3


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #12 Online: 09 de Junho de 2007, 15:20:06
Taka isso é um posicionamento mais pessoal, eu mesmo faço algumas (minoria) fotos pelo LCD, mas prefiro fazer pelo EVF 1º pq já to acostumado com minha K1000 a fazer foto por ele, 2º pq no LCD às vezes vc tem muito reflexo. Pra mim o LCD é útil, para fazer fotos em que não dá para olhar pelo EVF (lógico) ou por não poder chegar mais perto do objeto olhando pelo Viewfinder (por exemplo, um para peito). Do resto eu realmente não gosto.

Fabinho, eu não possou uma DSLR, mas acredito que dê sim!


fpandur

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #13 Online: 09 de Junho de 2007, 15:24:35
Fabinho, não tenho DSLR, mas em geral elas possuem um LCD de texto, próprio para informar esses dados.  É um LCD a parte do outro que costumeiramente estamos acostumados para ver as fotos.  

Parece-me que nas Nikon algumas informações são informadas no LCD de review das imagens e uma outra parte no LCD de texto.  
Fuji 9100 | xD 1GB | CF 2GB | tripé WT-3760 | Flash Mikona 328 | UV/PLC/ND | Canon 250D
MEU FLICKR


_fabinho_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #14 Online: 09 de Junho de 2007, 15:40:31
mas o texo vai informar como a foto vai ficar?
MEU FLICKR

TROCO NIKON L3