Autor Tópico: [ARTIGO] Uso do Flash na Fotografia  (Lida 79108 vezes)

volcano

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2005, 09:14:17
7. DICAS GERAIS

Reflexos - Preste atenção quando houver fundos brilhantes ou óculos na cena, pois produzirão brilhos desagradáveis quando o flash estiver apontando diretamente para eles. Coloque-se em ângulo quando fotografar com fundos tais como: espelho, vidraças ou revestimentos brilhantes. Peça `as pessoas com óculos para virar um pouco a cabeça ou tirar os óculos.

Reflexos vermelhos - Os olhos de algumas pessoas (e dos animais) podem refletir a luz do flash com um brilho vermelho. Para evitar este reflexo interno do olho, acenda todas as luzes do aposento - a maior luminosidade ajudará a diminuir o tamanho da pupila. Além disso, se for possível, aumente a distância entre o flash e a objetiva da câmara. Em algumas câmaras é possível usar um extensor para o flash. Finalmente, afaste-se, nos limites permitidos pelo flash, para que os reflexos fiquem menos intensos.

Faixa de distâncias - Com câmaras simples, fotografe dentro dos limites de distância recomendados pela câmara, tipo de flash e filme. Com outras câmaras, a faixa de distâncias para expor corretamente é determinada pela sensibilidade do filme, diafragma e, eventualmente, pelo modo de operação do flash.

Primeiro plano superexposto - Qualquer pessoa ou objeto que estiver mais próximo que o limite da faixa do flash ficará superexposto e muito claro na fotografia. Componha a cena de modo que o motivo principal esteja mais próximo que todas as outras coisas, mas dentro do limite de distâncias do flash.

Grupos - Pessoas que estejam a diferentes distâncias da câmara recebem diferentes quantidades da luz do flash - algumas ficam muito claras, outras muito escuras. Procure fazer com que todas as pessoas estejam aproximadamente à mesma distância do flash.

Fifa

• Novato(a)
Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2006, 07:25:42
Olá!

Tudo bem?

Este artigo parece ser porreiro, eu sou iniciante no mundo da foto e isto de certeza que me vai ajudar muito.

Obrigada por teres colocado este artigo.
Se por acaso tiveres mais artigos que possam ajudar e pudesses passar agradecia.

Vou ler tudo com muita atenção hehe :thmbup:

:bye1:  Sofia

André Sena

• Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2006, 21:08:32
Interessante este artigo reaparecer por agora. Estou justamente estudando a possibilidade de comprar um flash externo.
Muito interessante o artigo, simples e eficiente.
[ ]'s
André Sena

cmvserra

• Novato(a)
    • http://claudioserra.nafoto.net
Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2006, 08:50:17
Para um iniciante como eu, esse seu artigo e importantissimo.
Obrigado e parabens,

Abracos,
Claudio

Deivisson Fernandes

• Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
    • http://www.flickr.com/photos/36773418@N00/
Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2006, 20:50:10
Sempre fiquei na duvida quanto ao uso do flash e agora ja tenho uma certa clareza  

Deivisson Fernandes Betim / Belo Horizonte-MG
Flickr

Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, amar é admirar a fotografia e uma forma de expressar um ato ou fato que nunca acontecera da mesma forma no seu espaço de tempo...

Davi Sato

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
    • Flickr
Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2006, 03:36:00
Ótimo artigo!!  :thmbup:  
Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200
São Gotardo – MG

josantana

• Novato(a)
Resposta #13 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 16:58:35
Ótimo artigo!

Eu também era da opinião de que o Flash estraga a foto, mas estou começando a rever meus conceitos de uns tempos pra cá. Ainda é um assunto complexo pra mim, que sou iniciante, mas com certeza seu artigo será de grande ajuda!

SERIA ÓTIMO SE AS FOTOS PUDESSEM VOLTAR AO ARTIGO... Só mostra 1 delas.. :(

Valeu!
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2007, 17:28:55 por josantana »
Jo Santana