Autor Tópico: Sombras nas orelhas - Sony Alpha 100  (Lida 4862 vezes)

lourencolf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • www.fatoefoto.com.br
Online: 15 de Junho de 2007, 15:35:18
Olá, boa tarde galera!

Eu to precisando de help com minha sony alpha 100, uso ela com o flash hvl-f56am o flash é muito bom mais praticamente em todas as configurações ele deixa uma sobra muito acentuada nas orelhas das pessoas fotografadas.

Eu vou ter eventos importantes eu não quero que essas fotos fiquem com sombras, caso contrario terei que photoshopear todas.

Eu penso que é a posição que o flash fica na camera que faz as sombras.

Se alguém tiver tiver alguma dica estou a disposição.

Vlw
Lourenço Lemos Furtado
Fotográfo de eventos, esportes radicais e natureza
Contato: 67 9964-2577
Diretor geral do site: Costa Rica Net e Fato & Foto


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2007, 15:38:26
Já pensou em rebater o flash jogando ele pra cima com angulo de 45º? Melhora muito e  corta várias sombras.

Agora como é essa sombra? Tem como postar só a área (pode cortar o resto da foto) pra ver se só isso mesmo já te ajuda?
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2007, 15:48:16
Manda um exemplo.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2007, 18:51:16
E nariz, olhos, pescoço, outras partes da face, como ficam? Em que ângulo as pessoas estão em relação ao flash? Bem de frente ou isso ocorre mais quando elas estão a 90º? Se fosse a 45º, por exemplo, deveria deixar uma sombra forte do nariz na maçã da face, não só na orelha.
Coloque um exemplo para que possamos analisar.
Talvez só colocando uma ou duas tiras daquela fita adesiva mágica 810 da 3M já sirva como um difusor, espalhando mais a luz e reduzindo um pouco o problema.
É a primeira vez que ouço falar de um flash que realça apenas as sombras das orelhas. Curioso isso.

Abraços,

José Azevedo


lourencolf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • www.fatoefoto.com.br
Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2007, 19:01:11
Olá amigos, uma das fotos essa ae logo abaixo, isso sempre acontece quando fotogrando com flash frotal, eu ainda não notei se deixar ele em um angulo de 45 graus pode ajudar, porem mesmo assim acho que seria complicado porque tem assuntos que tem de ser frontal, ou não tem como a luz rebater, isso acontece muito em aniversário, casamentos principalmente quando estou fazendo as fotos dos noivos ou aniversáriantes em frente a um painel ou coisa parecida.



Quando eu comprei esse flash tinha ouvida falar muito bem dele, mais estou tendo dificuldades para resolver esse problema, toda ajuda será bem vinda

T+
Lourenço Lemos Furtado
Fotográfo de eventos, esportes radicais e natureza
Contato: 67 9964-2577
Diretor geral do site: Costa Rica Net e Fato & Foto


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2007, 19:06:11
Não vi problema nenhum na foto... Pra mim é uma sombra normal :)


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2007, 19:16:25
Coloca em wireless, estende o braço  e aponta de baixo para cima.
Dá uma olhada neste site.
http://www.friedmanarchives.com/flash.htm
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


lourencolf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • www.fatoefoto.com.br
Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2007, 19:19:56
Pedro, talvez até seja uma sombra aceitavel quando se trata de um evento mais simples, mais quando se trata de casamentos e formaturas eu primo muito pela qualidade e tecnica aplica, porque já ouvi clientes meus reclamando de fotos de colegas fotogras que deixaram as fotos com sombras semelhantes, por isso quero resolver ou minimizar esse problema.

Olha essa outra foto...



A noiva fica sem sombras pq tem os detalhes do vestido, porem o noivo na minha opinião ficou com uma sobra muito acentuada.

Mais vlw...


 
Lourenço Lemos Furtado
Fotográfo de eventos, esportes radicais e natureza
Contato: 67 9964-2577
Diretor geral do site: Costa Rica Net e Fato & Foto


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2007, 20:17:02
Oi Lourenço,

pela posição - altura - do flash a sombra ao invés de ir reto para o fundo, tem um ângulo para baixo, o que, se por um lado fica mais natural pois esperamos sempre que a luz venha de cima, por outro marca mais as pessoas com orelhas protuberantes... Hmmm... Isso não é culpa do flash...

A sugestão do Paulo é válida, vai jogar a sombra para o lado.
Outra, desde que o flash permita, é girar sua cabeça para um dos lados ou mesmo para cima, usando o teto como rebatedor.
Coloque as pessoas em um ângulo mínimo, não totalmente de frente.
Por último, evite tirar fotos de pessoas muito próximas de uma parede. Sei que nem sempre é possível, mas tenha isso em mente também.

Boa sorte, abraços,

José Azevedo


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Junho de 2007, 20:31:23
Citar
Pedro, talvez até seja uma sombra aceitavel quando se trata de um evento mais simples, mais quando se trata de casamentos e formaturas eu primo muito pela qualidade e tecnica aplica, porque já ouvi clientes meus reclamando de fotos de colegas fotogras que deixaram as fotos com sombras semelhantes, por isso quero resolver ou minimizar esse problema.
Claro que se deve priorizar a qualidade (até em eventos simples na minha opinião), mas eu me referi que é normal a sombra da maneira que você está usando o flash (direto, luz frontal).
Um difusor melhoraria bastante essa questão das sombras e as dicas do José e do Paulo são ótimas :)


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2007, 06:38:02
Não vejo possibilidade alguma de não ter sombra numa foto feita com flash frontal em cima da cãmera e com a pessoa próxima ao fundo...
Acredito q a única forma de minimizar isso é usar um rebatedor daqueles q vc gruda no flash e coloca a cabeça dele toda prá cima. Se tiver teto branco e relativamente baixo tb vai ajudar bastante...  :thmbup:
 
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


lourencolf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • www.fatoefoto.com.br
Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2007, 15:44:03
Amigos agradeço a todas as dicas, vou realizar novos testes e trazer os resultados, entendo que essas discuções são sempre bem vindas para nos ajudar a resolver os problemas do dia-dia, obrigado a todos por hora.

Vlw t+
Lourenço Lemos Furtado
Fotográfo de eventos, esportes radicais e natureza
Contato: 67 9964-2577
Diretor geral do site: Costa Rica Net e Fato & Foto


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2007, 16:32:10
Amigo,

Este problema eu tento solucionar de duas formas:
1- Procurar não tirar fotos de faces humanas tão frontal, ou seja, tira as fotos de rosto um pouco de lado, pegando um pouco a lateral da face, com isso você melhorará as sombras.
2- Aumente um pouco a sensibilidade, quem sabe ISO400 ou 800 e diminua a intensidade do flash, provavelmente a Sony tenha esta possibilidade.

Valeu


dmfotos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2008, 21:13:58
amigao esperimente se agaichar um pouco o flash deve ficar na altura do queixo dos fotografados devido seu angulo de abertura depois me fala
Amigo,

Este problema eu tento solucionar de duas formas:
1- Procurar não tirar fotos de faces humanas tão frontal, ou seja, tira as fotos de rosto um pouco de lado, pegando um pouco a lateral da face, com isso você melhorará as sombras.
2- Aumente um pouco a sensibilidade, quem sabe ISO400 ou 800 e diminua a intensidade do flash, provavelmente a Sony tenha esta possibilidade.

Valeu
« Última modificação: 28 de Agosto de 2008, 21:15:02 por dmfotos »


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2008, 22:38:41
Fotografe pessoas com flash pelo menos a uns 2 ms do fundo, se possível usando um difusor. Pode até ser um papel tipo Kleenex preso com um elástico.  ;)
Na da noiva a sombra foi filtrada pelo véu, enquanto o noivo ficou com a sombra bem acentuada.

Faça uns testes com objetos, e vc vai encontrar o jeito mais certo na hora do evento.

()s

GuiGui  :)