Autor Tópico: Revelação P&B  (Lida 10736 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 22 de Junho de 2007, 17:56:54
Crops 100%.




Minha opinião. Os 3 são ótimos, o com a melhor nitidez e o menor grão é o Kodak, melhor contraste XP2. Pela facilidade de revelação e ampliação ganham os cromogênicos, pelo preço ganha o XP2.
Usei o Kodak com filtro vermelho, amarelo e verde e não achei lá estas coisas, já tinha ouvido falar que cromogênico não se dá muito bem com filtros coloridos.
Dá para ver aqui.
http://forum.fotografiabrasil.com/index.php?topic=16587.0

Esqueci, ordem dos crops delta, xp2, kodak.
Por ter sido escaneado em tamanho maior o delta foi redimensionado em 50% mais ou menos.
« Última modificação: 22 de Junho de 2007, 17:58:27 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #16 Online: 22 de Junho de 2007, 18:55:23
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...419&hl=26&st=15

Aí tem um post do Ivan de Almeida com um exemplo de foto com TriX escaneado.  
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #17 Online: 23 de Junho de 2007, 02:39:21
Sei que muitos vão me crucificar, mas eu gosto dos cromogênicos. Os resultados que eu tive com o Ilford XP2 e o Kodak 400CN são os mesmos do Paulo - Ilford mais contrastado, Kodak nítido e praticamente livre de grãos.

Imagens com o XP2 (vencido há uns14 anos mas sempre refrigerado...):
http://www.usefilm.com/image/1302400.html
http://www.usefilm.com/image/1303591.html
http://www.usefilm.com/image/1301933.html

Imagem com o Kodak 400CN:
http://www.usefilm.com/image/758152.html

E os cromogênicos têm uma vantagem a mais - o ICE do meu Coolscan III funciona com eles pois são à base de corantes.

Ainda possuo vários filmes PB na geladeira, inclusive meus adorados Kodak Panatomic-X que, quando soube que a Kodak tirou de linha comprei o que achei pela frente. Já comprei um tanque de revelação e outro dia fui ao centro para ver o preço de químicas, garrafas, etc. para revelar. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que a maledita Kodak só está trazendo química para 1 GALÃO!! Dá mais de 3 litros!!!

K7!!!! 1 galão é química pra jogar fora. Dá pra revelar TODOS os filmes que eu tenho e ainda sobra. Ou melhor, estraga com o tempo... E onde se vai achar recipientes pra preparar e armazenar isso?? Vou comprar 1 balde pra cada química?! É brincadeira... Tudo pra facilitar a vida... A idéia deles é realmente acabar com os filmes PB, só pode ser.

Se alguém souber onde tem química para fazer 1 litro, por favor avise.

Abraços,

José Azevedo


Chiclete

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 557
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 26 de Junho de 2007, 01:02:07
Eis algumas fotos que sobreviveram à minha 1ª experiência com P&B....

Sei que o resultado não é dos melhores, mas continuarei tentando !  :laughing:

Utilizei um filme Fuji Neopan SS 100, revelei na JM (só ela e a GB revelam P&B em Brasília - R$ 7,00), e digitalizei em minha casa (scanner HP G4050 (reconheço que não se trata de nenhuma "Brastemp"...)).

Obrigado pela força,

Chiclete.  :thmbup:

Local: Jardim Botânico de Brasília

1.

2.

3.

4.

5.




 
Brasília - DF


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 26 de Junho de 2007, 08:47:34
Chiclete, as fotos estão boas para início de experiência. A 2 e a 4 são interessante, dá uma levantada nas sombras no photoshop. Ou tenta usar um filtro verde quando estiver tirando foto com muito vegetação.

Achei barata a revelação. Coloquei para revelar e escnear um filme PB ontem aqui no Rio e vão entregar dia 5 de julho. 14 pela revelação, 11 pelo escaneamento.

Voce está gostando deste scanner? Vi bons resultados com ele.

Jose Azevedo, concordo com voce, os cromogênicos são uma boa opção. Tenho ampliação de até 30x40 em minilab muito boa. Não dá nem para dizer que não é filme PB de "verdade".
« Última modificação: 26 de Junho de 2007, 08:47:52 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Chiclete

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 557
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 26 de Junho de 2007, 11:02:29
Citar
Chiclete, as fotos estão boas para início de experiência. A 2 e a 4 são interessante, dá uma levantada nas sombras no photoshop. Ou tenta usar um filtro verde quando estiver tirando foto com muito vegetação.

Achei barata a revelação. Coloquei para revelar e escnear um filme PB ontem aqui no Rio e vão entregar dia 5 de julho. 14 pela revelação, 11 pelo escaneamento.

Voce está gostando deste scanner? Vi bons resultados com ele.

Jose Azevedo, concordo com voce, os cromogênicos são uma boa opção. Tenho ampliação de até 30x40 em minilab muito boa. Não dá nem para dizer que não é filme PB de "verdade".
Paulo, prefiro experimentar um pouco mais antes de dar uma opinião mais precisa sobre o scanner. Como não tenho muita experiência, acho que ainda é cedo para afirmar que os resultados são bons....

Senti falta dos tons de cinza nas fotos. O que você acha ?

Abs.

Igor.

 
Brasília - DF


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #21 Online: 26 de Junho de 2007, 12:01:03
Chiclete, gostei dos resultados. Tem cara de filme p&b mesmo. Eu gosto de p&b principalmente para retratos e fotos com gente.

O scanner pareceu bom também... tente fazer um scan de uma foto em 1280x1024 para a gente ver se o scanner tem boa resolução para publicação de fotos na web.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Chiclete

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 557
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 26 de Junho de 2007, 16:33:23
Citar
Chiclete, gostei dos resultados. Tem cara de filme p&b mesmo. Eu gosto de p&b principalmente para retratos e fotos com gente.

O scanner pareceu bom também... tente fazer um scan de uma foto em 1280x1024 para a gente ver se o scanner tem boa resolução para publicação de fotos na web.
Francisco, hoje a noite farei uns testes e postarei os resultados.

Abs.

Igor.
Brasília - DF


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 26 de Junho de 2007, 17:22:30
Pelos meus testes com este scanner, vi que a qualidade dos negativos PB escaneados com o programa da HP deixa a desejar, pela limitação nas possibilidades de configuração de curvas. Geralmente o que se tem são essas áreas de sombras sem detalhes ou estouros de branco excessivos. Com o Vuescan a coisa melhora bastante.
« Última modificação: 26 de Junho de 2007, 17:25:39 por RFP »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 26 de Junho de 2007, 20:46:20
É Chiclete, vendo no monitor de casa as sombras ficaram muito fortes, tentei mexer no PS mas não adiantou.
Deve ser como o Rodrigo falou, o resultado do scanner com filme PB não é lá estas coisas. Escaneia em um minilab para ver a diferença, ou então baixa o Vuescan http://www.hamrick.com/ e vê como fica.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Chiclete

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 557
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 26 de Junho de 2007, 21:53:41
Olá pessoal.

Me parece que os resultados com o Vuescan são bem melhores (embora eu esteja apanhando um bocado do software...).

Eis alguns resultados (1280x1024), sem nenhum tratamento (apenas crop):

Abs.

Chiclete

http://img204.imageshack.us/img204/9660/sc...06260002dd5.jpg
http://img207.imageshack.us/img207/3333/sc...06260009bc2.jpg
 
Brasília - DF


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 26 de Junho de 2007, 21:58:12
Melhorou muito. Aqui consegui bons resultados com negativo PB e o Vuescan. Mandei imprimir algumas fotos em 20x30, devem chegar amanhã, aí comento o que achei.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 27 de Junho de 2007, 08:08:40
Muito melhor, Chiclete.
Impressionante a diferença com a mudança do software e como o da HP está gerenciando mal os recursos do scanner.
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 08:57:10 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Chiclete

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 557
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 27 de Junho de 2007, 09:53:12
Citar
Muito melhor, Chiclete.
Impressionante a diferença com a mudança do software e como o da HP está gerenciando mal os recursos do scanner.
Verdade, e olha que não aprendi a usar o Vuescan direito....

Fiquei animado com os novos resultados.

Continuarei fazendo outros testes, e postando os resultados para vocês.

Abs.

Chiclete.
Brasília - DF


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 27 de Junho de 2007, 11:29:08
Citar
Muito melhor, Chiclete.
Impressionante a diferença com a mudança do software e como o da HP está gerenciando mal os recursos do scanner.
Paulo,

Nos testes que fiz, achei que o software da HP se sai bem com negativos coloridos e slides. Isso porque só por ele (pelo menos não consegui ativar isso no Vuescan) consigo usar recursos como digitalização em 6 cores, remoção de riscos e sujeira via hardware. Consigo equilibrar bem a exposição quando lido com fontes coloridas.

Agora, pra PB fica complicado mesmo, sendo necessário o Vuescan.