Autor Tópico: Revelação P&B  (Lida 10741 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 27 de Junho de 2007, 11:35:16
Citar
Citar
Muito melhor, Chiclete.
Impressionante a diferença com a mudança do software e como o da HP está gerenciando mal os recursos do scanner.
Paulo,

Nos testes que fiz, achei que o software da HP se sai bem com negativos coloridos e slides. Isso porque só por ele (pelo menos não consegui ativar isso no Vuescan) consigo usar recursos como digitalização em 6 cores, remoção de riscos e sujeira via hardware. Consigo equilibrar bem a exposição quando lido com fontes coloridas.

Agora, pra PB fica complicado mesmo, sendo necessário o Vuescan.
E o Silverfast, será que funciona?
http://www.silverfast.com
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 27 de Junho de 2007, 12:32:46
Citar
Citar
Citar
Muito melhor, Chiclete.
Impressionante a diferença com a mudança do software e como o da HP está gerenciando mal os recursos do scanner.
Paulo,

Nos testes que fiz, achei que o software da HP se sai bem com negativos coloridos e slides. Isso porque só por ele (pelo menos não consegui ativar isso no Vuescan) consigo usar recursos como digitalização em 6 cores, remoção de riscos e sujeira via hardware. Consigo equilibrar bem a exposição quando lido com fontes coloridas.

Agora, pra PB fica complicado mesmo, sendo necessário o Vuescan.
E o Silverfast, será que funciona?
http://www.silverfast.com
Ainda não. Pelo que vi no fórum deles, está pra sair uma versão pro G4050. Parece que o programa deles é mais voltado a explorar mesmo todas os recursos do scanner (tanto que há uma versão para cada aparelho), ao contrário do Vuescan. Estou aguardando, assim que sair vou testar.


Chiclete

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 557
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 27 de Junho de 2007, 18:47:22
Citar
Citar
Citar
Citar
Muito melhor, Chiclete.
Impressionante a diferença com a mudança do software e como o da HP está gerenciando mal os recursos do scanner.
Paulo,

Nos testes que fiz, achei que o software da HP se sai bem com negativos coloridos e slides. Isso porque só por ele (pelo menos não consegui ativar isso no Vuescan) consigo usar recursos como digitalização em 6 cores, remoção de riscos e sujeira via hardware. Consigo equilibrar bem a exposição quando lido com fontes coloridas.

Agora, pra PB fica complicado mesmo, sendo necessário o Vuescan.
E o Silverfast, será que funciona?
http://www.silverfast.com
Ainda não. Pelo que vi no fórum deles, está pra sair uma versão pro G4050. Parece que o programa deles é mais voltado a explorar mesmo todas os recursos do scanner (tanto que há uma versão para cada aparelho), ao contrário do Vuescan. Estou aguardando, assim que sair vou testar.
Você está usando qual versão do Vuescan ?
Brasília - DF


frost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #33 Online: 28 de Junho de 2007, 10:02:25
Citar
Sei que muitos vão me crucificar, mas eu gosto dos cromogênicos. Os resultados que eu tive com o Ilford XP2 e o Kodak 400CN são os mesmos do Paulo - Ilford mais contrastado, Kodak nítido e praticamente livre de grãos.

Imagens com o XP2 (vencido há uns14 anos mas sempre refrigerado...):
http://www.usefilm.com/image/1302400.html
http://www.usefilm.com/image/1303591.html
http://www.usefilm.com/image/1301933.html

Imagem com o Kodak 400CN:
http://www.usefilm.com/image/758152.html

E os cromogênicos têm uma vantagem a mais - o ICE do meu Coolscan III funciona com eles pois são à base de corantes.

Ainda possuo vários filmes PB na geladeira, inclusive meus adorados Kodak Panatomic-X que, quando soube que a Kodak tirou de linha comprei o que achei pela frente. Já comprei um tanque de revelação e outro dia fui ao centro para ver o preço de químicas, garrafas, etc. para revelar. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que a maledita Kodak só está trazendo química para 1 GALÃO!! Dá mais de 3 litros!!!

K7!!!! 1 galão é química pra jogar fora. Dá pra revelar TODOS os filmes que eu tenho e ainda sobra. Ou melhor, estraga com o tempo... E onde se vai achar recipientes pra preparar e armazenar isso?? Vou comprar 1 balde pra cada química?! É brincadeira... Tudo pra facilitar a vida... A idéia deles é realmente acabar com os filmes PB, só pode ser.

Se alguém souber onde tem química para fazer 1 litro, por favor avise.

Abraços,

José Azevedo
Uma boa dica para quem quiser revelar o filme P&B em casa é fazer o próprio revelador com materiais caseiros. Para tanto, basta usar o google para procurar como se fabrica o "paRodinal", que é um revelador caseiro que segue a mesma fórmula do Rodinal original, da Agfa.

É bem simples de fazer, só leva paracetamol (o famoso "Tylenol", que se encontra nas farmácias), hidróxido de sódio ("soda cáustica", vendido em qualquer supermercado) e sulfito de sódio (esse é mais difícil de encontrar, mas em lojas que vendem produtos químicos tem).

E o melhor é que tem gente que prepara ele e usa por um ano ou mais, além das diluições dele serem tipo 1 pra 50, ou seja, além de barato dura pra caramba.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #34 Online: 28 de Junho de 2007, 13:58:31
Paulo Machado: sobre o VueScan, ao menos para o meu scanner de negativos, achei os resultados bem piores do que o do software da Nikon...

Frost: vou dar uma pesquisada nessa... será que fica bom mesmo? Você já experimentou?
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


frost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #35 Online: 28 de Junho de 2007, 16:16:25
Citar
Paulo Machado: sobre o VueScan, ao menos para o meu scanner de negativos, achei os resultados bem piores do que o do software da Nikon...

Frost: vou dar uma pesquisada nessa... será que fica bom mesmo? Você já experimentou?
Fica muito bom, dá uma busca no flick por paRodinal e você vai ver que tem um monte de foto revelada com ele.

 


Chiclete

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 557
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 28 de Junho de 2007, 16:21:07
Citar
Citar
Paulo Machado: sobre o VueScan, ao menos para o meu scanner de negativos, achei os resultados bem piores do que o do software da Nikon...

Frost: vou dar uma pesquisada nessa... será que fica bom mesmo? Você já experimentou?
Fica muito bom, dá uma busca no flick por paRodinal e você vai ver que tem um monte de foto revelada com ele.
Poxa, ficou muito bom. Se alguém animar antes de mim, dê notícias....  :laughing:  
Brasília - DF


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #37 Online: 28 de Junho de 2007, 16:45:41
Citar
Citar
Uma boa dica para quem quiser revelar o filme P&B em casa é fazer o próprio revelador com materiais caseiros. Para tanto, basta usar o google para procurar como se fabrica o "paRodinal", que é um revelador caseiro que segue a mesma fórmula do Rodinal original, da Agfa.

É bem simples de fazer, só leva paracetamol (o famoso "Tylenol", que se encontra nas farmácias), hidróxido de sódio ("soda cáustica", vendido em qualquer supermercado) e sulfito de sódio (esse é mais difícil de encontrar, mas em lojas que vendem produtos químicos tem).

E o melhor é que tem gente que prepara ele e usa por um ano ou mais, além das diluições dele serem tipo 1 pra 50, ou seja, além de barato dura pra caramba.
Frost,

valeu pela dica. Vou ver se os filmes que tenho armazenados têm tabela para Rodinal. Os que não tiverem dou uma pesquisada na web. Fazer parece facinho. E como vai tylenol, não deve dar dôr de cabeça... :laughing:  Desculpe mas não deu pra resistir...

Obrigado mesmo,

José Azevedo


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #38 Online: 28 de Junho de 2007, 16:52:15
O ideal deve ser comprar em farmácia de manipulação... além de sair mais barato, já dá para comprar em pó ao invés de ter que triturar os comprimidos.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


frost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #39 Online: 28 de Junho de 2007, 17:35:41
Citar
O ideal deve ser comprar em farmácia de manipulação... além de sair mais barato, já dá para comprar em pó ao invés de ter que triturar os comprimidos.
Rapaz, é uma ótima idéia, inclusive porque na farmácia também deve ter o sulfito de sódio (que é o conservante do paracetamol)


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #40 Online: 28 de Junho de 2007, 18:07:32
Citar
O ideal deve ser comprar em farmácia de manipulação... além de sair mais barato, já dá para comprar em pó ao invés de ter que triturar os comprimidos.
Bem pensado.

Dei uma olhada no Flickr e os tons são muito interessantes.

Abraços,

José Azevedo


brunoslee

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
Resposta #41 Online: 02 de Julho de 2007, 15:15:52
Olá,

Estou interessado em comprar um scanner para negativos, qual vocês recomendam? dos mais baratos acessíveis até um mais caro semi profisisonal ou profissional..

abraços.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #42 Online: 02 de Julho de 2007, 23:08:03
Citar
Olá,

Estou interessado em comprar um scanner para negativos, qual vocês recomendam? dos mais baratos acessíveis até um mais caro semi profisisonal ou profissional..

abraços.
Oi Bruno,

eu tenho um Nikon Coolscan III e estou muito contente com ele. Acho que valeu cada centavo do investimento. Hoje ele está bem em conta - você encontra por cerca de 1.000 reais no Mercado Livre.

Entretanto, hoje eu compraria um Coolscan mais novo por ter 4.000 DPI e lente ED contra os 2.700 DPI do meu. Para você ter uma idéia do que isso significa, com o meu consigo fazer ampliações 30 x 20 @ 300DPI com um leve crop. Os novos me permitiriam um crop mais fechado, caso eu quisesse.

Abraços,

José Azevedo


brunoslee

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
Resposta #43 Online: 03 de Julho de 2007, 10:24:15
Citar
Citar
Olá,

Estou interessado em comprar um scanner para negativos, qual vocês recomendam? dos mais baratos acessíveis até um mais caro semi profisisonal ou profissional..

abraços.
Oi Bruno,

eu tenho um Nikon Coolscan III e estou muito contente com ele. Acho que valeu cada centavo do investimento. Hoje ele está bem em conta - você encontra por cerca de 1.000 reais no Mercado Livre.

Entretanto, hoje eu compraria um Coolscan mais novo por ter 4.000 DPI e lente ED contra os 2.700 DPI do meu. Para você ter uma idéia do que isso significa, com o meu consigo fazer ampliações 30 x 20 @ 300DPI com um leve crop. Os novos me permitiriam um crop mais fechado, caso eu quisesse.

Abraços,

José Azevedo
realmente mto complicado comprar os modelos novos da coolscan, sõ mto caros aqui no brasil e trazer de fora passa da cota de 500 dolares.

complicadissimo mesmo.

to pensando em manda scaner na labtec aqui do lado de casa mesmo.. =[

mas ainda to na pesquisa para compra de um bom scanner.

 :bye1:  


Chiclete

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 557
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 03 de Julho de 2007, 10:29:56
Citar
Citar
Citar
Olá,

Estou interessado em comprar um scanner para negativos, qual vocês recomendam? dos mais baratos acessíveis até um mais caro semi profisisonal ou profissional..

abraços.
Oi Bruno,

eu tenho um Nikon Coolscan III e estou muito contente com ele. Acho que valeu cada centavo do investimento. Hoje ele está bem em conta - você encontra por cerca de 1.000 reais no Mercado Livre.

Entretanto, hoje eu compraria um Coolscan mais novo por ter 4.000 DPI e lente ED contra os 2.700 DPI do meu. Para você ter uma idéia do que isso significa, com o meu consigo fazer ampliações 30 x 20 @ 300DPI com um leve crop. Os novos me permitiriam um crop mais fechado, caso eu quisesse.

Abraços,

José Azevedo
realmente mto complicado comprar os modelos novos da coolscan, sõ mto caros aqui no brasil e trazer de fora passa da cota de 500 dolares.

complicadissimo mesmo.

to pensando em manda scaner na labtec aqui do lado de casa mesmo.. =[

mas ainda to na pesquisa para compra de um bom scanner.

 :bye1:
O HP G4050 consegue bons resultados.

Dê uma olhada nos dois links que postei na página anterior (utilizando o Vuescan).

Abs.

Chiclete
Brasília - DF