Autor Tópico: Lente usada - Como saber se é gato por lebre?  (Lida 1966 vezes)

Koala

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Feminino
  • Somewhere over the rainbow
Online: 23 de Maio de 2005, 09:36:01
Oi gente!

Estou procurando lentes usadas para compra e gostaria de saber quais os testes que devemos fazer nelas antes de comprar, para descobrir se estão mesmo boas opticamente e se não estamos levando gato por lebre. Teria algum jeito do vendedor enganar a gente? Acredito que uma lente bem acabada por fora pode não estar tão bem acabada por dentro. Gostaria que me ajudassem agora. Obrigada! :)

Abraços,
Luciana


 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2005, 11:33:23
Olá Luciana!

Como vai?

Sua pergunta tem um tópico semelhante a este já sendo tratado...

Eu no seu lugar pediria pra ver o equipamento antes, ou então pediria referencias de pessoas que já viram a lente e podem comentar.

Por exemplo: Eu tenho uma 28-105 pra vender (que inclusive vc me enviou uma perg. sobre ela). Se voce perguntar no forum (ou em MP) pra vários que estiveram no WS e no passeio para a cantareira, eles vão poder te responder! :)

Mas é bom sempre ver a lente, ou ter referencias antes!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Koala

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Feminino
  • Somewhere over the rainbow
Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2005, 13:09:12
Oi Fernando, como vai? :)

O que eu queria saber mesmo é o que devemos procurar na lente, para saber se ela está realmente boa opticamente. É só olhar, mesmo? Simples assim? Eu achei que não fosse só isso. Que a lente poderia estar "baleada por dentro e boa por fora". Nunca comprei lente usada e não tenho experiência nem em ver se ela tá boa. Queria saber se tem alguma dica para verificar o estado da lente no ato da compra. O que especificamente devo observar na hora de olhá-la.

Bom, é isso.

Obrigada.

Abraços,
Luciana

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2005, 13:31:30
Olha fungos é fácil de perceber e são o problema mais comum.
Lentes com risco tbm devem ser desprezadas.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2005, 13:33:00
:)

Luciana,

Eu olharia tudo: Se ela tem algum amassado, se os parafusos demonstram alguma especie de oxidação, veria se o motor do Auto-Focus está travando, ou se corre macio.

Também faria uns testes com ela. Testaria o auto-focus, o foco manual, e veria se existe algum indicio de fungo na lente.

Acho que isso já ajuda bastante.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Getter

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Mandirituba - Curitiba/PR
Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2005, 03:25:21
"Para inspecionar a lente, faça a seguinte vistoria:

1. Parte externa: veja se há partes amassadas, o que pode indicar alguma queda e com isso, a lente passa a ter problema com o zoom ou foco. Verifique o funcionamento dos anéis do zoom, do foco e do diafragma. Devem girar de forma suave, sem travar ou raspar, nem ter folgas demasiadas.

2. Lentes internas: olhe através da lente dirigida para uma fonte de luz clara, como ceú com nuvens (jamais o sol direto) ou uma lâmpada. Observe se há algum elemento com sujeira, poeira, respingos de água, oxidação (fica opaco) ou com fungos. Veja se a lente exposta tem riscos ou trincas. São defeitos que prejudicam bastante a nitidez da imagem. Inspecione a lente sempre pelas duas extremidades e use até uma lupa, se for o caso.

3. Mecanismos: instale a lente na câmera e verifique o funcionamento do autofocus, em condições reais. Faça o foco em todas as distâncias, em objetos mais próximos e mais distantes. O sistema deve responder instantaneamente, sem "soquinhos" ou movimentos "duros". Veja se a lente consegue focar o infinito e observe se chega ao foco mínimo. Verifique também o funcionamento de todas as aberturas do diafragma, o que se faz disparando a câmera com a tampa traseira aberta."

Dicas extraídas do Guia Prático Fotografe Melhor: "Equipamentos".


Koala

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Feminino
  • Somewhere over the rainbow
Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2005, 15:25:40
Valeu Getter! Era isso mesmo que eu precisava saber! ;)

Um abraço,
Luciana