Autor Tópico: tratando arquivos NEF  (Lida 2995 vezes)

pedro nicoli

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Junho de 2007, 15:49:14
pessoal, estou com um problema

sempre q fotografo natureza ou alguma coisa q tenha mto detalhe pequeno usando raw, e uso o capture NX pra tratar, ele gera mto moire nas fotos, em pequnos detalhes (vide exemplo)

Shot with NIKON D50.

quando abro o mesmo arquivo no Lightroom ou acr, o moire desaparece, mas nao gosto desses programas pois eles resetam as configurações da camera no NEF, ficando praticamente impossivel (nao consegui ainda) reconfigurar os parametros para ficar igual aos usados na camera.

minhas duvidas são:

- existe algum modo de nao resetar as configurações do NEF ao abrir no ACR ou LR?

- ou existe algum modo de tratar esses moires no NX? (a opção de "color moire reduction " nao funcionam, pois ele simplesmente colore o moire, mas ele continua lá)

- ou melhor ainda, existe algum programa de raw que nao de moire e nao resete as configurações do NEF? heheh

aguardo os nikonzeiros  


pedro nicoli

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2007, 19:07:33
ninguem?


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2007, 20:14:55
A imagem aqui está pequena para analisar, mas me parece que o NX tá carregando no sharp, criando artifacts e "gerando" estes efeito
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


pedro nicoli

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2007, 20:30:10
esse é um crop em 100% do canto inferior esquerdo
como da pra ver, ele cria um bloco de pixels cinza em alguns locais


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2007, 22:42:16
Pedro, tem alguma coisa errada, com certeza. Usei o NX com a D50 convertendo NEF e nunca tive problema. O seu NX é "genérico" ? Se for desisntale, baixe um trial e instale novamente. Deve resolver o problema.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2007, 23:42:22
Pedro,

O ACR e o LR não tem como tratar os atributos da Nikon, e acho que nenhum outro RAW converter conseguirá fazer isto. Este é um dos diferenciais fortes do NX.

Já usei muito o Capture, e de um ano para cá tenho usado o NX e nunca tive problema semelhante ao descrito por você.

Talvez o problema seja justamente algum uso de atributo que está causando ou realçando o moire. Um sugestão seria alterar seletivamente os atributos, e ver se o problema não desaparece. (por exemplo será que você não está usando o sharpening=high?)

Este problema aparece no proprio arquivo nef ou só depois que você gera o jpg? Faço esta pergunta pois o conversor de jpg do nx as vezes gera artefatos. Eu prefiro gerar tif e fazer a conversão final com o PS.

 


pedro nicoli

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2007, 12:36:14
Citar
Pedro,

O ACR e o LR não tem como tratar os atributos da Nikon, e acho que nenhum outro RAW converter conseguirá fazer isto. Este é um dos diferenciais fortes do NX.

Já usei muito o Capture, e de um ano para cá tenho usado o NX e nunca tive problema semelhante ao descrito por você.

Talvez o problema seja justamente algum uso de atributo que está causando ou realçando o moire. Um sugestão seria alterar seletivamente os atributos, e ver se o problema não desaparece. (por exemplo será que você não está usando o sharpening=high?)

Este problema aparece no proprio arquivo nef ou só depois que você gera o jpg? Faço esta pergunta pois o conversor de jpg do nx as vezes gera artefatos. Eu prefiro gerar tif e fazer a conversão final com o PS.
quando abre o nef ja aparece isso

independente das configurações ele sempre está lá.
tenho notado isso constantemente quando fotogrado paisagens ou as vezes em cabelos de pessoas em close.
mas so acontece quando abro o nef no NX. (no Silkpix tb deu, mas menos, ja no LR e ACR some completamente)


meu Nx é Trial! nao usei meios "genericos" (ainda...hehe)

 
« Última modificação: 26 de Junho de 2007, 12:37:40 por pedro nicoli »