Autor Tópico: Fotômetro  (Lida 14231 vezes)

Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Junho de 2007, 08:55:22
Colegas,


Sou Iniciante e gostaria de saber mais o uso exato do fotômetro, para que se usa exatamente, em quais situações?

Abraços,
Ricardo Ghion


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2007, 09:35:21
Ricardo o fotômetro serve para medir a luz e deve ser usado SEMPRE.  
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2007, 10:54:15
Citar
Colegas,


Sou Iniciante e gostaria de saber mais o uso exato do fotômetro, para que se usa exatamente, em quais situações?

Abraços,
Oi Ricardo,

você se refere ao fotômetro de mão ou ao da máquina?

Abraços,

José Azevedo


Alex Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2007, 11:44:25
Eu usava só na época do filme.
Na digital acho dispensável.
Tô até vendendo o meu flashmeter Polaris, um dos melhores que há.
Alexandre Alves
Objeto Direto Fotografia
Nikon D200
[/size][/font]

alexandre@objetodireto.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2007, 14:15:25
Alex fotômetro (seja se mão, seja na câmera) não é dispensável nem no filme nem no digital, abandonar o fotômetro é um erro comum de quem não domina nada de exposição o que compromete seriamente a obtenção de resultados. Independente do tipo de fotômetro que você goste de usar o fotômetro será sempre um item fundamental para obtenção de um bom resultado fotográfico.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2007, 20:44:29
obrigado
Ricardo Ghion


Alex Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2007, 01:04:29
Oi Leo

Obrigado por dizer que eu não domino nada de exposição.
Parece que você que não domina muito bem suas palavras.
O fotômetro era muito útil enquanto usávamos filme, pois só víamos o resultado depois.
Hj, na digital, basta vc ver na hora se a foto ficou sub-exposta ou sobre-exposta e corrigir na foto seguinte. Se houver alguma dúvida, faço 2, uma sempre mais sub-exposta, o que dá pra corrigir facilmente no PS.
Minhas fotos todos sempre saem excelentes e não uso fotômetro exatamente para nada.
Essa afirmação sua de que o uso do fotômetro ainda é fundamental é, no mínimo, muito exagerada.
Alexandre Alves
Objeto Direto Fotografia
Nikon D200
[/size][/font]

alexandre@objetodireto.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2007, 09:23:34
O uso do fotômetro é sim fundamental (digo qualquer fotômetro inclusive os da câmera), porque exposição não está ligada exclusivamente aos tons e sim à qualidade do que é registrado, isso você só conseguirá estar certo do que está registrando ao mensurar a luz do ambiente. A Muleta criada pela dupla digital + PS fez com que muitos não se preocupassem mais com a exposição, o que tem levado à uma deterioração da qualidade das fotografias e dos próprios fotógrafos, se você abandonou o fotômetro sugiro que se aprofunde novamente em exposição (para entender o que ela realmente afeta, que não tem nada a ver com tons) e assim possa voltar a usar seu fotômetro de forma sábia para melhorar seus resultados.
Se suas imagens já ficam boas imagine como não ficariam com você dominando a exposição através de processos conscientes.
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 10:50:33 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


ki-suco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2007, 09:51:21
Citar
......Hj, na digital, basta vc ver na hora se a foto ficou sub-exposta ou sobre-exposta e corrigir na foto seguinte. Se houver alguma dúvida, faço 2, uma sempre mais sub-exposta, o que dá pra corrigir facilmente no PS......
É por isso que hoje em dia, tem muitos "fotografos" que batem centenas de fotos num evento para depois aproveitar umas decenas de fotos.....é triste ver esse tipo de comentário : "não uso fotômetro exatamente para nada." ..... :giveup:


raigdias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2007, 10:02:43
Pior são as pessoas que compram uma digital e se dizem fotografos , fotometro? para elas isso é xigamento :wallbash:  :wallbash: .

Leo terra. Otimas colocações. Sou fotografo amador , tenho um equipamento razoavel e minha grande luta é em fotometrar corretamente. Engraçado eu acho os fotometro da camera as fez ineficiente e penso q talvez comprar um de mao seria melhor, (só penso). tem gente que dispensa os dois. Ou eu sou muito fraco ou tem gente boas demais.
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 10:03:39 por raigdias »
Raimundo Dias - Belo Horizonte MG
Camera Canon Rebel Xti
18-55 Kit
75-300 USM
50mm F1.8
Flash 430 ex
Grip


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2007, 10:11:54
Realmente a fotografia digital tem criado diversos vícios. Eu mesmo tenho os meus que ainda pretendo me livrar.

Entender, usar e "quem sabe até" dominar a fotometria só traz benefícios.

A princípio, evita-se o desgaste do equipamento não tirando o dobro ou triplo de fotos do que o necessário. Mas sei também que existe manuntenção ou troca-se de câmera.
Além de economizar memória durante um evento, permitindo maior diversidade de fotos no cartão. Também sei que pode-se valer de diversos cartões pra isso.
Depois evitando trabalho redobrado ao ter que analisar, tratar e descartar fotos repetidas. Aqui não há muito o que fazer, nem o dinheiro não resolve.

Por fim, você passa a dominar a exposição a ponto de conseguir equilibrar a retenção de detalhes ao ponto de conseguir "recuperá-los" depois no PS, se for necessário. Fazendo aqueles detalhes que parecem "escuros ou claros demais" voltarem à um padrão mais visível.
E é aqui que está o segredo da fotometria: Retenção de Detalhes.

Este é meu ponto de vista sobre a importância da fotometria.
Não quero recriminar o Alex por não ligar para o Fotômetro. Mas se ele é profissional, digo que isso é o mesmo que um piloto profissional dizer que não se importa com o Velocímetro e Conta-Giros do painel.
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 10:18:22 por LuizNdo »
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 27 de Junho de 2007, 10:55:58
Raimundo o fotômetro da câmera é uma ótima opção para luz contínua, você está provavelmente sofrendo com um problema referente à técnica de uso do fotômetro de luz refletida, o fotômetro de luz refletida exige mais atenção e mais conhecimendo do fotógrafo.

Acho que seria legal para você dar uma olhada no meu curso de fotografia avançada na Teia do Conhecimento, ele tem um conteúdo bem pesado em termos de exposição.

Eu estou tentando conseguir mais alguns descontos para o curso se sair algum devo colocar aqui no fórum até esse final de semena.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


saguena

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #12 Online: 27 de Junho de 2007, 11:06:40
Pessoal tenho profundo interesse nesse assunto também, mas acho que vocês não responderam a pergunta inicial, gostaria de reforçar a pergunta e aproveitar para esclarecer algumas dúvidas também :mf_w00t2:  :mf_w00t2:  :mf_w00t2: Em relação ao fotómetro da máquina vejo que nem sempre ela acerta 100% tendo que muitas vezes usar um ou 2 pontos acima ou abaixo do indicado pela máquina, gostaria de saber em relação ao uso do fotometro de mão, nunca usei esse equipamento, e me pergunto se vale a pena o investimento, sei que ele mede a luz, mas depois de medi-la o que é feito com as informações? o que aparece no fotómetro de mão e só alterar as configurações da camera e pronto?  :denken:  :denken:  :denken:


 :snack:  :snack:  :snack:  :snack:  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 27 de Junho de 2007, 11:19:36
O fotômetro de mão operando em luz incidente vai expor sempre para um dado cinza, enquanto o fotômetro de luz refletida vai expor para o elemento medido.
O assunto é muito amplo para ser tratado em um post único. :)

Saquena se você quer se aprofundar porque não dá uma olhada em www.teiadoconhecimento.com no curso fotografia avançada? Ele é bem aprofundado na parte de exposição. Tem gente aqui no fórum fazendo o curso que poderia dar uma opinião, mas para quem quer se aprofundar na parte de exposição é uma excelente opção, o curso ensina inclusive a fazer as opções para compensar a exposição antes mesmo de precisar fazer a foto. :D

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


saguena

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #14 Online: 27 de Junho de 2007, 11:29:11
Eu vi esse curso me interessei em faze-lo mas agora estou sem recursos financeiros para novos investimentos  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash: estou precisando de um curso teórico-pratico urgente mas sem grana  :wallbash:  :wallbash: