Autor Tópico: Fotômetro  (Lida 14291 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 27 de Junho de 2007, 11:39:30
Assim, até o final de semana eu devo colocar uma tag de descontos para dar uma ajudada e dá para parcelar no cartão (os juros vc tem que ver com sua administradora) mas tem bastante opção para pagamento...
Fique atento lá para quinta feira que foi quando eles me disseram que vão passar os descontos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #16 Online: 27 de Junho de 2007, 12:46:13
Mesmo quando eu fotografava em filme, quase não usava mais o fotômetro. Eu até brincava de, antes de fotometrar (fotômetro de mão) tentar descobrir, só de olhar a luz local, a abertura/velocidade, e fui me acostumando tanto com isso que acertava em 90% dos casos. Quando eu errava era por 1 ponto apenas. Só de entrar uma nuvem na frente do sol eu ja abria 1 ponto, ou diminuia a velocidade, etc.

E depois de 15 anos fotografando isso foi ficando bem automático e quase dispensando o fotômetro. Mas obviamente isso era só brincadeira pois em foto de filme não tinha como fazer sem absoluta certeza.

Hoje na digital, eu já praticamente acerto de primeira, sem ter que ficar olhando pro fotômetro da câmera, que aliás "erra" muito, como falou alguém ai em cima. Depois que começo, aí que não precisa mais mesmo. Meu fotômetro é meu olho. E sinto muito se isso desvaloriza o lindo curso de certas pessoas por aqui... Mas é a verdade e tenho que falar.

Não acho legal o cara ficar desrespeitando os outros assim como esse Leo fez comigo, apenas porque ele discorda da minha opinião. Um moderador deveria ser mais comedido. Eu respeito a opinião de todos aqui, afinal isso é uma sala democrática de discussões. Se as opiniões fossem todas iguais, não haveria sentido em ter uma sala de discussões.

É isso.
 
Alexandre Alves
Objeto Direto Fotografia
Nikon D200
[/size][/font]

alexandre@objetodireto.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 27 de Junho de 2007, 13:16:56
Alexandre lamento mas o olho não funciona como fotômetro, dias abertos têm variações de mais de um ponto simplesmente pelo nível de umidade ou poluição do ambiente, mídias mudam de comportamento e olhos NÃO MEDEM luz, muito pelo contrário, os olhos trabalham com referenciais e contrastes, 7EV pode parecer o mesmo que 15EV para nossos olhos se os referenciais do ambiente estiverem levando a esta percepção.
Olhos não ocnseguem determinar se o que está sendo refletido está dentro da faixa dinâmica ou não, fotografo desde os 12 anos de idade e se tem uma coisa que aprendi foi que os olhos são péssimos fotômetros, existem uma inifidade de ilusões de ótica que comprovam que o olho é referenciado, o que destrói completamente a percepção do quão iluminada é uma cena, ou seja, por mais que você diga, eu sou capaz de apostar com você que você não consegue ser preciso nas medições referenciais, só para você ter uma idéia em um cromo 1 ponto é a diferença entre um céu perfeito e um branco contínuo. Lamento mas diferente do que você está pregando aqui TODOS os grandes fotógrafos que conheço se empenham em exposições perfeitas e TODOS procuram usar fotômetros cada vez mais precisos e com menor área de medição. Pregar fotometria a olho como algo profissional é algo bem novo para mim. Na verdade seus argumentos só estão demonstrando total descaso com seu próprio trabalho, pois quem eu vejo fotografando dessa forma são pessoas que mal sabem ajustar a câmera enquanto grandes nomes da fotografia chegam a extremos de medir até a temperatura de cor da luz com colorímetros, para mim esse domínio técnico comparado com esse chutômetro é a diferença entre o fotógrafo de primeira linha e o clicador de final de semana, lamento se você tem levado seu trabalho pelo caminho inverso do esmero que os outros têm procurado ter na qualidade do que entregam para seus clientes.


Quanto ao respeito eu não faltei com respeito contigo em momento algum, sua argumentação para mim é clara de quem não tem idéia do que é o processo de exposição e acima de tudo de pouco caso com seu próprio trabalho. Se você acha que trabalhar no chute com exposições aleatórias, usando uma técnica de exposição dos anos 20 é algo que valoriza sua performance profissional eu só posso lamentar por você. Falta de nitidez, contrastes ruins e elemetos com exposição inconsistentes serão uma constante no seu trabalho. O que posso lhe dizer é que tente rever um pouco seus conceitos porque eles estão ultrapassados em quase 90 anos e qualquer bom fotógrafo que você consultar não abre mão do uso do fotômetro e JAMAIS confia em um instrumento perceptivo (que está vinculado mais ao processamento do cérebro do que qualquer outra coisa) para determinar elementos tão precisos como a exposição de uma mídia, que muitas vezes apresentam grande variação de desempenho em uma variação de 1 ponto.
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 13:27:46 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #18 Online: 27 de Junho de 2007, 13:35:04
Citar
Alex fotômetro (seja se mão, seja na câmera) não é dispensável nem no filme nem no digital, abandonar o fotômetro é um erro comum de quem não domina nada de exposição o que compromete seriamente a obtenção de resultados. Independente do tipo de fotômetro que você goste de usar o fotômetro será sempre um item fundamental para obtenção de um bom resultado fotográfico.
Vc entra em contradições o tempo todo, meu caro.

Olhe só para o seu post e vaja se não me faltou com o respeito...

A não ser que vc seja analfabeto ou finja não entender o que escreve.


O objetivo da fotografia é fazer boas fotos. Faço fotos EXCELENTES e NÃO USO FOTÔMETRO. Não me faz a MENOR FALTA. E vivo disso. Não preciso ficar dando cursos e tentando convencer os outros de que fotografar é complicado, pra poder ficar dando mais e mais cursos.

Aqui deveria ser pra discutir livremente sobre fotografia e não ficar VENDENDO CURSOS.

Fotografia de ÓTIMA qualidade pode ser simples, sim.

Eu tenho 42 anos e sou fotógrafo desde criança, desde a minha primeira Xereta. E agora vou ser mais radical: fotografia digital ÑÃO PRECISA DE FOTÔMETRO. A não ser que vc seja cego ou não saiba o que está fazendo. A única excessão seria num evento, onde não se pode repetir o momento, tipo num jogo, etc. Se tiver 10 segundinhos antes pra fazer um teste... NÃO PRECISA MESMO.

É isso.


 
Alexandre Alves
Objeto Direto Fotografia
Nikon D200
[/size][/font]

alexandre@objetodireto.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 27 de Junho de 2007, 13:52:12
Alex também não vivo de vender cursos, inseri os cursos na agenda a pedido da comunidade, não faço "pregação" em decorrência dos meus cursos, mesmo porque quando comecei nos fóruns eu não dava nenhum tipo de curso, apenas fotografava e dava consultorias, os cursos foram decorrência disso e não estão nem perto de serem minha principal fonte de renda.

Fotografar BEM é sim complicado, leva em conta diversas variáveis, não é colocar o olho no buraquinho e clicar N vezes até a luz ficar boa, isso é clicar e não fotografar, apertar botão qualquer um faz.
Também vivo de fotografia, você pode visitar meu site se tiver interesse:

www.leoterra.com.br

O seu pelo que entendi é: www.objetodireto.com.br.

Lamento que após tanto tempo você pense em fotografia como alguém que está iniciando, eu sou do tipo que gosto de saber exatamente os resultados que irei obter, tenho apreço pelo que entrego aos meus clientes e não quero ficar debruçado no PS corrigindo "probleminhas" que foram criados por minha má execução e que muitas vezes geram como resultados fotos com cores, transições e nitidez ruins.

Mesmo em Moda e Glamour (que são as minhas áreas) testes de luz são feitos de forma a confirmar o resultado esperado e não de obter os resultados, e isso vem de antes do digital, porque os fotógrafos de moda top já usavam polariod para confirmar ajustes de luz, mas nunca deixaram de usar o fotômetro para fazer o ajuste preciso da exposição, mesmo porque o polaroid só serve para ajustar detalhes de disposição da luz e não os ajustes na saturação da mídia.


Você pode usar o olho, ou o que quiser, cada um tem um nível de exigência com seu trabalho, mas não pregue algo tão depreciativo como verdade, pega mal até mesmo para você, porque se o Araquém, o Duran, o Lessa, o Madeira, a Calfat, o Testino, o Sigaldi, o Demarchelier e mais alguns desses usam fotômetro como item primário para fotografar agum motivo deve ter, mesmo porque metade dos nomes que citei estão na lista dos 10 melhores fotógrafos do mundo na atualidade e na boa, não consigo me lembrar de ninguém nem entre os 100 que não use fotômetro, mas me lembro de uma infinidade de iniciantes, que não usam. ;)

Não me contradisse em momento algum, se você reler meus posts verá que foram muito consistentes e embasados, essa sua argumentação me parece aquela típica argumentação que tenta desviar o assunto principal para tentar tirar a atenção do que realmente interessa, mas de qualquer forma não lhe faltei com respeito, apenas disse que esse tipo de postura é típico de quem não domina exposição, isso não é faltar com respeito, é um fato estatístico, se você perguntar temas relacionados à exposição para pessoas que não usam o fotômetro e clicam ao chute eu te garanto que mais de 90% delas (sendo bem razoável) não saberão nem como usar o clássico sistema de zonas, portanto é realmente algo típico de quem não domina exposição, você pode ser uma exceção, mas isso não tira em nada o mérito da colocação.
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 14:17:54 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 27 de Junho de 2007, 14:20:04
Uma ilustração sobre como o uso do olho na exposição é preciso..





O que é mais escuro A ou B?????

Bom acho que uma imagem vale mais do que 1000 palavras.

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #21 Online: 27 de Junho de 2007, 14:27:12
Nossa...
Como vc é bom em listar nomes de fotógrafos famosos, heim ???
Depois me empresta sua lista ?
Vc deve ter procuração deles pra vc falar em nome deles tb, né ?

PODE FALAR O QUE QUISER

EU NÃO USO FOTÔMETRO MESMO e a qualidade das minhas fotos atuais não perdem pra nenhum dessa sua linda listinha.

E não estou PREGANDO NADA

Estou APENAS falando o que eu faço e acho que minha opinião merece RESPEITO

E eu achava que os moderadores eram preparados pra serem mais políticos e entender a opinião dos outros.

Senão bastava o criador do site escrever uma cartilha e todos ficarem apenas aplaudindo.

Só um detalhe em off: fui entrar no seu site e a primeira palavra que apareceu escrita lá foi PORTUGUÊS, sem o acento circunflexo. Isso é gafe das grandes. Corrija logo que puder. Nossa língua agradecerá.
 
Alexandre Alves
Objeto Direto Fotografia
Nikon D200
[/size][/font]

alexandre@objetodireto.com.br


Alex Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #22 Online: 27 de Junho de 2007, 14:28:56
Que lindo seus testezinhos de ilusão de ótica !!!!
Tenho mais uns 300 aqui que peguei na internet e se quiser te mando.

Estou falando de fotografia.
Alexandre Alves
Objeto Direto Fotografia
Nikon D200
[/size][/font]

alexandre@objetodireto.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #23 Online: 27 de Junho de 2007, 14:44:04
Alex os moderadores também têm opinião, estou apenas dando a minha. Moderadores não devem agir fora dos padrões de conduta do fórum lamento se você se sente ofendido por eu achar sua técnica primária, mas tenho direito a opiniar que se trata de uma técnica primária, da mesma forma que você tem de defender que é algo fantástico expor a olho.

Não vou nem comentar sobre suas fotos estarem no nível dos nomes que citei, não vale a pena discutir isso.
Não tenho procuração deles, mas 3 deles eu conheço pessoalmente e já fotografei junto, então posso falar por ter visto mesmo não preciso de procuração para falar algo que vi, os demais já vi making of e entrevistas, o que também ajuda a conhecer o trabalho minucioso e detalhado que eles fazem e ajuda na minha evolução para ser um fotógrafo cada vez melhor.

Essas ilusões de ótica apenas confirmam o que eu estou dizendo desde o início, que o olho não é capaz de determinar a exposição porque trabalha por referenciais, se você tem 300 delas já devia ter percebido isso não?
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 08:56:29 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #24 Online: 27 de Junho de 2007, 15:30:38
Eu falei das minhas fotos ATUAIS, se não conseguiu ler direito repetirei: FOTOS ATUAIS !!!

As fotos do meu site são de quase 12 anos atrás quando o montei (usando fotos mais antigas ainda), feitas com uma compacta. Dentro das condições da época elas são boas. Mas as de hoje superam em muito. E não vou perder meu tempo em te enviá-las.

E por saber sobre as ilusões de ótica, consigo fazer bem minha fotometragem perfeita. Sinto muito se vc tem que utilizar de equipamentos para uma coisa tão simples.

Tem gente que usa óculos, outros têm visão e percecpção perfeita.

Outra coisa: agora estou indo fotgrafar e não pretendo mais postar nesse tópico pra não ficar enchendo o saco de outras pessoas que não tem nada a ver com isso.

Já que o moderedor, ao invés de moderar fica é piorando a situação, vou tentar ser mais sensato que vc e parar por aqui.

Pode responder o que quiser que não entrarei mais aqui.  
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 15:39:46 por Alex Alves »
Alexandre Alves
Objeto Direto Fotografia
Nikon D200
[/size][/font]

alexandre@objetodireto.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 27 de Junho de 2007, 16:07:21
Estranho Alexandre, o Exif diz que as fotos do seu site são quase todas de datas entre 2004 e 2006, porque não quer que acreditemos que essas fotos são recentes? Não vejo porque agir dessa forma. Mas deixo para que todos vejam os fatos como acharem melhor, só achei engraçado você dizer que suas fotos são antigas com 12 anos quando na verdade as que eu abri são mais novas que meu portfólio... e olha que eu nem acho meu portfólio tão velho assim.


Por fim não existe percepção PERFEITA como você afirma, seu comparativo com óculos é simplesmente terrível, porque o óculos é usado para corrigir um problema do aparelho sensorial que é mecânico e o que ele vê está muito distante do que nós vemos. A percepção não é dada como uma fotografia (como a imagem registrada nos olhos) e sim como uma interpretação ambiental que não tem praticamente nada a ver com a "realidade" e que se mistura com outros sentidos, apesar de o olho funcionar como uma câmera a visão é fruto de uma grande mmontagem e de uma grande adaptação do que é visto por nosso cérebro, ou seja, o que você vê não é PERFEITO e nem mesmo REAL, é apenas uma montagem, portanto não tem nada a ver com óculos ou visão perfeita, tem a ver com o funcionamento do mecanismo de visão, Leia Intuição e Intelecto na arte que você irá ter uma idéia de que o que você está vendo está muito longe de ser perfeito ou uma representação da realidade, a câmera fotografa realidade, seu olho simplesmente vai ver com a experiência e uma série de mecanismos de compensação necessários para nossa sobrevivência, você não pode ter idéia de dimensão sem referencial, não tem idéia de luz sem referencial ou qualquer outra idéia sem os devidos referenciais. Os referenciais e seu histórico de aprendizado são a matéria prima da visão e não exatamente o que seus olhos captam, não há como você determinar o quão iluminado ou o quão vermelho é algo porque você não sabe o quão iluminado ou o quão vermelho são seus referenciais, é fisiológico, para sua afirmação ser verdadeira a única solução seria você não ser humano. Sua visão sobre a percepção humana está totalmente equivocada, o estudo da percepção humana já considera as diferenças entre a realidade e o que é percebido a pelo menos 2000 mil anos. Os pintores renascentistas como da Vince já consideravam os desvios da percepção humana em seus quadros.
Acho que você está precisando dar uma reciclada geral em suas idéias a respeito da fotografia e da arte. É pena que o Ivan de Almeida não está aqui para aprofundar esses conceitos de percepção, porque nada melhor que um Doutor em estética e percepção para tratar sobre o assunto... rs.
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 16:57:51 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #26 Online: 27 de Junho de 2007, 16:28:13
Odeio quebrar uma seqüência tão boa de trocas de posts mas antes de fazer meus comentários tenho uma pergunta um pouco técnica...

Pergunta: Ao usar um fotômetro manual (é assim??? o que não é o da máquina) eu estou fotometrando o equivalente ao "spot" (pontual) da máquina??

Comentário:
É bom quando duas (ou mais) pessoas defendem  suas ideias.  Acredito que todas devem ser respeitadas... como também acredito que não ocorreu falta de respeito por parte do Leo Terra ao escrever "abandonar o fotômetro é um erro comum de quem não domina nada de exposição "... é a opinião que ele formou com o tempo de profissão.

Da mesma forma que acho importante respeitar a sua técnica de fotografar sem usar qualquer tipo de fotometria.. se você acerta na maioria das vezes (e ajusta no PS as que não ficaram legais) parabéns.. mérito seu.. talento seu.. mas certamente não é algo comum.


 :thmbup:  
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 27 de Junho de 2007, 16:36:09
Fransergio o fotômetro de mão pode trabalhar por modo spot (como a câmera) ou por modo de luz incidente (que é o mais comum), no modo de luz incidente ele considera a exposição como sendo a luz refletida por uma dada superfície hipotética (normalmente cinza 13%, mas varia de fabricante para fabricante), já em modo refletido spot ele irá expor para a superfície que você estiver apontando, assim como o da câmera fotográfica.

Fotômetros de luz refletida captam a luz emanada por uma dada superfície, enquanto os de luz incidente captam a luz que incidem sobre ele e calculam quanto seria a reflexão para uma dada superfície hipotética.

O fotômetro da câmera é um fotômetro de luz refletida, os bons fotômetros de mão podem funcionar tanto como fotômetros de luz refletida como de luz incidente. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #28 Online: 27 de Junho de 2007, 17:01:46
E agora a pergunta de 1milhão (milho grande, é lógico)

É mais comum usar o fotômetro de luz incidente ou de luz refletida???

Pelo que entendi dos posts.. acredito que ser for usar de luz refletida é melhor (--$$$) usar direto da câmera.  Estou correto??

 :denken:  
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 27 de Junho de 2007, 17:11:08
Fransergio não tem melhor e pior, vai depender do seu domínio técnico.
Os fotômetros de luz incidente exigem um menor conhecimento a respeito das variáveis da cena, enquanto os fotômetros de luz refletida exigem o controle de um número maior de variáveis, a grande questão é que a maioria dos fotômetros de câmera não medem flash, enquanto os manuais medem exposição com flash, neste caso para expor com luz contínua o da câmera faz um ótimo trabalho, assim como os manuais, já para expor a partir do flash você acaba dependendo dos fotômetros manuais (apesar de eu achar pouco prático ter que ficar carregando parafernalhas enormes, se dependesse de mim só usaria o fotômetro da câmera).
Eu costumo usar mais o fotômetro em luz refletida porque ele me dá um controle preciso sobre os elementos individuais da cena, mesmo meu fotômetro manual eu uso em modo refletido Spor. Mas conheço muitos fotógrafos que preferem trabalhar em modo incidente, o que realmente torna a vida mais prática para aplicações convencionais. :)
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 17:15:07 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.