Autor Tópico: Fotômetro  (Lida 14287 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #30 Online: 27 de Junho de 2007, 22:13:21
fotografar sem usar o fotômetro = viver sem rumos
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #31 Online: 27 de Junho de 2007, 22:34:57
Citar
Nossa...
EU NÃO USO FOTÔMETRO MESMO e a qualidade das minhas fotos atuais não perdem pra nenhum dessa sua linda listinha. :bomb:  :bomb:  :bomb:


É comum eu ver atitudes arrogantes de fotógrafos. Mas essa superou. Nunca vi suas fotos, mas mesmo que elas sejam das melhores do universo, não pega bem pra ninguém se comparar aos gênios da profissão/paixão fotográfica. Nem pra um suposto "melhor do mundo" pegaria bem se dissesse "sou tão bom quanto o segundo". Eu heim...

Alex:

por que a fotografia DIGITAL nao precisa de fotometros, e a analógica sim??? A matéria prima delas não é a mesma??  


Já dizia o grande colega Ivan de Almeida, aqui no fórum: "Olhar não é uma atividade do olho. É uma atividade mental que usa o olho".

Já que tu é capaz de dominar as ilusões de ótica, tbm deve conseguir que os bastonetes de teus olho enxerguem colorido em locais de pouquissima luz!! uau!



PS: VOLTA ALEX!! :D
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


ki-suco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 27 de Junho de 2007, 23:17:08
Citar
Fransergio não tem melhor e pior, vai depender do seu domínio técnico.
Os fotômetros de luz incidente exigem um menor conhecimento a respeito das variáveis da cena, enquanto os fotômetros de luz refletida exigem o controle de um número maior de variáveis, a grande questão é que a maioria dos fotômetros de câmera não medem flash, enquanto os manuais medem exposição com flash, neste caso para expor com luz contínua o da câmera faz um ótimo trabalho, assim como os manuais, já para expor a partir do flash você acaba dependendo dos fotômetros manuais (apesar de eu achar pouco prático ter que ficar carregando parafernalhas enormes, se dependesse de mim só usaria o fotômetro da câmera).
Eu costumo usar mais o fotômetro em luz refletida porque ele me dá um controle preciso sobre os elementos individuais da cena, mesmo meu fotômetro manual eu uso em modo refletido Spor. Mas conheço muitos fotógrafos que preferem trabalhar em modo incidente, o que realmente torna a vida mais prática para aplicações convencionais. :)
:thmbup: concordo plenamente, no meu caso, tbm. prefiro usar o modo refletido para ter maior precisão e controle B)  


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #33 Online: 28 de Junho de 2007, 00:33:18
Ahhh, eu estava adorando !
Queria ver até onde ia essa, que pena que ele desistiu...
Depois do fotógrafo que não precisa de fotômetro, eu já estou esperando o cirurgião sem bisturi , o jardineiro sem pá e o arquiteto sem régua. Prá que? Faço isso há tantos anos que nem preciso mais dessas bobagens ! Aff ... :giveup:
Sempre que posso uso o refletivo, dá maior controle. TUDO reflete ao redor do que vc está fotografando, mesmo que seja uma nesguinha de cor, um brilho de alguma superfície metálica, a roupa branca ao lado da preta ( noivos ? sempre!). Mas quando não dá, uso o da camera mesmo.
Espero que o Ricardo, que postou a pergunta, não desista também !
()s
GuiGui


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 28 de Junho de 2007, 14:24:09
Obrigado a Todos.

Realmente foi interessante tantas Opiniões!!

Bom para mim que sou iniciante.

Abraços

 
Ricardo Ghion


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 29 de Junho de 2007, 00:14:37
Eu já havia começado a ler tudo isso antes. Tinha desistido por pura falta de tempo. Hoje, tive coragem de ler tudo: comentários, réplicas, tréplicas, n_éplicas, bastonéplicas, enteroéplicas, nozoéplicas, e... PQP...o que se viu aqui foi extrema e profundamente lamentável.

Imaginem, caros senhores, aqueles que não têm experiência em fotografia e chegam até esse nosso espaço, ávidos por informação de qualidade, sedentos por aprender alguma coisa útil a respeito de FOTOGRAFIA. E o que se apresenta aos olhos desses nossos novos amiguinhos(as)? Entendam, caros amigos, é um desalento tudo isso!

Não falando do Zé ou do Barnabé, nem de João ou de Pedro. Me refiro ao comportamento egocêntrico que, às vezes, adotamos em nossas vidas em detrimento do crescimento espiritual. Há que se ter humildade em nossos corações se quisermos alcançar a próxima etapa com merecimento, se quisermos galgar o degrau superior na escalada da nossa evolução.

Lembremo-nos, sempre, de que nossas boas atitudes jamais deveriam ser por nós mesmos consideradas vanglórias, mas sim, cada uma delas, um tijolo a mais na edificação do nosso espírito.

A paz esteja conosco. Que a benevolência seja o principal ingrediente na composição do nosso comportamento.

Hummm....escutei um "cala a boca". Acho que já enchi o saco, né?!
-22.352971,-48.775582


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #36 Online: 29 de Junho de 2007, 08:48:44
Mas esta é a vida de um forum..  sempre que procura-se informações neste tipo de espaço, deve-se estar preparado para ver situações assim.

Se alguem deseja algo que não seja deste modelo, não deve procurar um forum para obte-la.. deve procurar um livro ou um site montado por uma única pessoa (a não ser que esta tenha dupla personalindade e discuta consigo mesma   :laughing: ).


Situações assim já ocorreram inúmeras vezes aqui.  Acredito que ocorrerão novamente.  O que nos cabe é obter o que de importante tem em cada post.  E excluir o resto.

 :thmbup:  
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #37 Online: 29 de Junho de 2007, 10:21:22
Citar
Oi Leo

Obrigado por dizer que eu não domino nada de exposição.
Parece que você que não domina muito bem suas palavras.
O fotômetro era muito útil enquanto usávamos filme, pois só víamos o resultado depois.
Hj, na digital, basta vc ver na hora se a foto ficou sub-exposta ou sobre-exposta e corrigir na foto seguinte. Se houver alguma dúvida, faço 2, uma sempre mais sub-exposta, o que dá pra corrigir facilmente no PS.
Minhas fotos todos sempre saem excelentes e não uso fotômetro exatamente para nada.
Essa afirmação sua de que o uso do fotômetro ainda é fundamental é, no mínimo, muito exagerada.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!... :risada2:

Vc tá louco, cara??????!!!

Vou te perguntar uma coisa...

Como vc acha que o Jr Duran ou o Roberto Maurão fazem aquelas maravilhas de exposições? Usando apenas sua técnica mediucre de fotografar e fazendo correções no PS?

Vc é louco, cara!
Pelo amor de DEUS, num fala mais nada não, [--- Editado - Regra 2.1 ---]!

Então, [--- Editado - Regra 2.1 ---]. Apenas Observa.
Ah!!!! E antes de pensar em rebater, ou argumentar qqr coisa com profissionais do gabarito do Léo Terra, vai estudar, praticar um pouco, e criar nexo das coisas, pow. Pois o que vc falou num tem fundameto nenhum. Pois o fotômetro é imprescindível à composição de uma foto de cores equilibrada e nitidez definida.

Inté, Mô véi....! ;-)
« Última modificação: 10 de Setembro de 2007, 17:02:00 por Leo Terra »
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 29 de Junho de 2007, 11:46:12
Citar
"...O que nos cabe é obter o que de importante tem em cada post.  E excluir o resto."
Você tem razão no que disse. Foi o post, deste tópico, mais sensato até agora.
-22.352971,-48.775582


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #39 Online: 29 de Junho de 2007, 23:52:02
Gente, que cara chato!
Como se pode insistir tanto em um absurdo desse tipo!?
Acho que o Léo perdeu um tempão com ele.
Se o cara acredita que o errado é certo e o certo é o errado, deixa pra lá.
Até com fotometro é difícil quando tem alto contraste na cena, imaginem no olho.


andrarth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • Andre Arthur Photography
Resposta #40 Online: 10 de Setembro de 2007, 15:59:47
Só um [--- Editado - Regra 2.1 ---] não usa fotômetro ou acha que fotômetro é dispensável. Só um [--- Editado - Regra 2.1 ---] tem um pensamento assim. Pensar assim é não ser profissional e nem memso um amador, porque um amador pelo menos procura sempre aprender e se aprimorar. Vc é um [--- Editado - Regra 2.1 ---] e deveria ser proibido de comentar nesse fórum, pq só distorce as informações pra quem procura conhecimento.

« Última modificação: 10 de Setembro de 2007, 16:45:11 por pmachado »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #41 Online: 10 de Setembro de 2007, 16:23:51
Fotometrar só com o olho e em digital, e ter fotos excelentes ?

Essa eu quero ver pessoalmente...... De repente você desenvolveu alguma técnica refinada de controle de exposição e percepção de zonas e pode compartilhar conosco.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #42 Online: 10 de Setembro de 2007, 21:37:08
Nossa... só agora que eu vi o MF reformulado, fazia tempo que eu não entrava aqui!

Bom, sobre esse lance do fotômetro, uma coisa das câmeras digitais é verdade, e acho que algo que o Alex falou aponta pra isso: quando você fotografa com digital, você pode ver instantaneamente o resultado.

Isso é muito diferente de um instantâneo de filme (Polaroid), porque já é o resultado, é o produto final. Evidentemente que o LCD da câmera não permite avaliar o quão boa a exposição está, mas existem ferramentas como o histograma RGB e aqueles alertas de tons estourados, essas permitem avaliar muito bem, provavelmente melhor do que um fotômetro, o que se obteve.

Então vejo muito isso, fotógrafos que batem 2 ou 3 fotos até acertar perfeitamente a exposição de acordo com histogramas RGB etc. Coisa que dá pra fazer inclusive sem usar o fotômetro. ;)

O que eu acho o mais engraçado dessa história toda é que fazer uma foto e depois olhar o histograma, nada mais é do que fotometrar! ;D

Desse jeito que eu falei até dá pra fazer foto sem fotômetro (o mais comum não é deixar o fotômetro de lado, mas sim usá-lo como uma base e depois realizar uma ou duas exposições para se afinar os resultados).

Agora, 100% no olho é dureza mesmo. Olhar pra um tom e saber exatamente como ele vai ficar registrado pelo sensor... :o

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #43 Online: 10 de Setembro de 2007, 22:13:02
Thiago o problema de fazer a exposição assim é que você vai se basear nos tons (que é o que é representado pelo histograma) e não pela qualidade da captura, que é o que está vinculado à exposição, diferente do que as pessoas imaginam o objetivo da exposição é definir qualidade de captura dos elementos da cena e nenhum histograma vai conseguir te dizer com que qualidade cada um dos elementos da cena está sendo capturado, só o conhecimento da curva de latitude da câmera com a medição adequada dos elementos é que irá permitir isso.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #44 Online: 10 de Setembro de 2007, 23:50:01
Thiago o problema de fazer a exposição assim é que você vai se basear nos tons (que é o que é representado pelo histograma) e não pela qualidade da captura, que é o que está vinculado à exposição, diferente do que as pessoas imaginam o objetivo da exposição é definir qualidade de captura dos elementos da cena e nenhum histograma vai conseguir te dizer com que qualidade cada um dos elementos da cena está sendo capturado, só o conhecimento da curva de latitude da câmera com a medição adequada dos elementos é que irá permitir isso.

Leo, mas os valores (que é o que o histograma entrega) podem ser relacionados à qualidade da captura sim, basta conhecer a natureza da captura da imagem. Natureza essa que pode ser expressa em uma curva de latitude da câmera, como você mesmo fala.

Na prática, significa que, a partir de um determinado ponto do eixo X do histograma, começa a haver perdas no registro das texturas, e a partir de outro ponto já não se registra mais texturas de vez, só tons como um azul do céu etc, e aí vai até estourar.

Dá pra saber com o fotômetro também, por exemplo, acima de 1 2/3 EV não retém mais textura na câmera XYZ, mas sabe como é, com histograma dá pra dividir entre os canais, pra não deixar que eles estourem em separado (é comum estourar só o R em fotos de flores vermelhas etc), sem falar que o histograma mostra os valores pra imagem toda, o que pode ser útil.

Com a K10D eu tenho feito a exposição sempre dessa maneira: uso o fotômetro inicialmente e depois dou uma acertada com o histograma se for preciso (lembrando que são histogramas separados pra R, G, B). E estou conseguindo chegar sempre no limite de retenção de texturas, quando preciso. Nada como acostumar-se com a câmera.

E vale lembrar também que sem fotômetro, de uma vez, não dá (pra mim). O ideal é fotômetro + histograma, as coisas se complementam, como disse mais uma vez! :)

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta