Autor Tópico: Fotômetro  (Lida 14230 vezes)

hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #60 Online: 04 de Outubro de 2007, 11:22:09
Leo,

 O melhor ponto de saturação e retenção de detalhes (textura) é o mesmo?
 É sempre EV 0 ???
 Varia de acordo com o sensor?

 Até mais,
 Leandro

Boa pergunta! Também tenho a mesma dúvida.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #61 Online: 04 de Outubro de 2007, 16:36:34
Pessoal, eu tô achando essa discussão meio maluca... quem é que não usa fotômetro? Todo mundo usa, até câmera compacta digital tem fotômetro. Podemos não estar conscientes da existência dele, mas ele está ali.

Até existem uns tutoriais na web para fotografar sem fotômetro, usando uma tabela que diz coisas do tipo "sol do meio dia, retrato, à sombra: F5.6, 1/60s, ISO 100", algo assim... é bom para exercitar o olhômetro ou quando você estiver no deserto e a bateria do fotômetro terminar, mas no dia a dia ninguém fotografa assim.

Eu diria que fotografar sem fotômetro é mais ou menos como ter "ouvido absoluto" na música. É o "olho absoluto". No entanto, cada cena é como se fosse uma grande orquestra desafinada e cabe ao fotógrafo escolher quais notas deseja reproduzir com maior definição, então o "olho absoluto" é algo ainda mais complexo de se alcançar.

Outro dia conversando com um dos maiores violonistas eruditos do Brasil, José Lucena Vaz, ele me disse que a pessoa que toca de ouvido, que tira uma música de ouvido, a maioria das vezes esquecerá várias notas ou mudará outras, em relação à versão original, da partitura. Pra mim é a mesma coisa com o fotômetro. Sem ele você pode acertar, mais com ele você acertará muito mais.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #62 Online: 04 de Outubro de 2007, 22:12:40
O melhor ponto de saturação e retenção de detalhes (textura) é o mesmo?
 É sempre EV 0 ???

Sim, o ponto de máximo desempenho de uma mídia é sempre no 0EV do seu ISO, isso é definido pela própria norma ISO de sensibilidade, sendo que o ponto de máxima saturação é exatamente o que define o ISO da mídia. ;)
« Última modificação: 04 de Outubro de 2007, 22:23:52 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.