Autor Tópico: The History Channel  (Lida 1520 vezes)

BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Online: 12 de Julho de 2007, 07:48:04
Prezados,
Acho muito improvável que alguém aqui goste de fotografia (ehehehe), mas mesmo assim, informo que ontem o canal The History Channel passou um documentário lindo de morrer, de 60 minutos de duração, sobre a máquina fotográfica. Foi fantástico, eu gravei. Como sou aficcionado por este canal da TV a cabo, tenho quase certeza de que no mes que vem ele será reprisadon. Portanto, fiquem todos atentos à programação de agosto, pois este documentário é imperdível. O site é http://www.thc.tv/
Além disso, para quem curte filosofia, recomendo a leitura de um belíssimo ensaio chamado "A Pequena História da Fotografia", da autoria do filósofo alemão Walter Benjamin, e datado da década de 20 do século passado. Acreditem: vocês vão gostar muito das digressões que ele faz sobre esta arte.
Abraços para os amigos daqui. :thmbup:  


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2007, 08:43:19
Valeu pelas recomendações, Bacamarte.  :thmbup:

Vou procurar esse programa da Histoy Channel no Emule...  :denken:  
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Hugo Félix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2007, 08:46:06
Valew pelas informações! :thmbup:

Luis...
Amor de paixão = lindo de morrer?
Fotógrafo iniciante
Sony H7


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2007, 09:41:53
O documentário é emocionante, falando de Daguerre, Talbot, Eastman, Kodak e chegando aos dias de hoje. Fantástico. Com certeza reprisará em agosto, pois eles sempre reprisam para o mês seguinte uma programação, e como este episódio entrou neste mês, acredito que em agosto terá outro. Só tem que esperar sair a programação no final de julho. Eu avisarei aqui a todos novamente, com antecedência.


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2007, 10:06:37
Alguem por acaso teria uma cópia deste ensaio ou link para ele na net? Procurei rapidamente e nao achei :/
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2007, 15:15:56
Olha, eu sei que este ensaio, em torno de 20 pp., encontra-se num livro de coletâneas deste filósofo da Escola Histórica de Frankfurt, que por lá trabalhou nos anos 20/30 do século passado. A editora é a Brasiliense, e são três volumes, todos intitulados "Walter Benjamin: Obras Escolhidas, Vols. I. II e III".

O texto chama-se "A Pequena História da Fotografia", e nele não há abordagem da fotografia enquanto técnica, mas enquanto a arte da captura do spleen, isto é, da imagem do cotidiano com o intuito de guardá-la para sempre enquanto memória de um tempo único e vivido, tempo que nunca retorna.

Claro que todos nós temos mais ou menos esta mesma apreensão da fotografia enquanto arte e memória preservada, mas a abordagem que Benjamin faz, neste texto, é profunda e original, visto ele ter sido o primeiro filósofo a escrever a respeito da fotografia, e isso ainda no período em que a fotografia era uma descoberta em ritmo de popularização.

Por isso considero um texto fundamental, mesmo que saibamos que outros escreveram algo parecido, posteriormente. Mas é sempre bom beber no manancial de uma idéia, pois assim acredito podermos usufruir de sua originalidade.