Autor Tópico: White Balance  (Lida 7919 vezes)

Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Online: 24 de Maio de 2005, 16:46:19
Olá !

Estava brincando com o white balance da minha A200 e fiquei na dúvida...

existem várias configurações pré-definidas: auto, dias ensolarados, dias nublados, tungsten 1 e 2, flash, fluorescente, sombra e 2 posições manuais para "calibrar".

Pois bem, até hoje deixava sempre no modo Auto e agora querendo aprender um pouco mais comecei a brincar com os outros modos.

Sem dúvida o resultado é outro, a foto fica com outro aspecto mas não diria melhor ou pior.

Por isso pergunto: qual a finalidade do white balance, ou controle do branco?

Quando vcs usam o modo manual, ou seja, fazer a calibração no momento? O resultado é muito diferente do que deixar no Auto?
E esse lance de levar sempre uma cartolina branca na bolsa? Porque simplesmente não deixar a máquina trabalhar sozinha no modo automático?

Desde já aquele obrigado....
Deutschland

Flickr


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2005, 17:25:52
O controle de branco serve para compensar a temperatura da luz em ambientes diferentes. Voce não repara porque o cérebro processa o WB, mas a câmera não.

Em externas geralmente o modo auto fica legal, mas em ambientes internos,  com luz fluorescente ou incandescente, ou pior, uma mistura das 2, aí é muito melhor voce calibrar o WB.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2005, 18:08:05
Tudo é claro depende dos efeitos que vc quer dar na foto, vc tbm pode usar uma configuração de luz do dia na luz de tungstêncio e desta forma puxar as fotos para tons quentes ou usar uma configuração de tungstênio na luz do dia para puxar para azul e assim vai, nem sempre o branco ideal é realmente branco heheheh Tudo depende do que vc deseja da imagem. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2005, 01:03:11
Vai nesse link e click em RAW and Jpeg Workflow. Olha como esse ajuste faz uma diferenca na foto.
« Última modificação: 25 de Maio de 2005, 01:03:50 por cralx2000 »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2005, 08:03:32
Fotografando em RAW eu deixo sempre em Auto, pois faço o White Balance depois na conversão. Dificilmente el permanece em Auto, pois em geral gosto das cores mais quentes um pouquinho e mexo no tint também. Quando há mistura de luzes é essencial isso.

Só uso o da câmera quando fotografo com luz de tungstênio. Aí é preciso até para depois se ter a referência certa. A escolha do White Balance infuencia na latitude também. Dependendo do contexto uma cor vai estourar antes e isso pode ser evitado pelo WB. Contextos com tendência a estourar o azul podem ser capturados com um WB mais quente, tipo shade. Na conversão isso funciona igualmente. A minha escolha do WB na conversão todo o tempo é referida a não deixar estourar nenhum canal e mesmo assim ter a foto com as tonalidades que quero.

Veja que esse ganho de latitude é meramente em JPEG e na conversão, pois a captura em si não é influenciada pelo White Balance, mas mesmo assim é um grau de possibilidades.


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2005, 11:23:02
interessante, valeu pelas explicacoes.

Mas Ivan, as minhas fotos sao na maioria jpeg, teria diferenca?
E conforme as explicacoes do Paulo Machado quando eu fizer fotos dentro de casa por exemplo, vale a pena eu calibrar na hora com uma cartolina branca? Ou o modo auto nao dá conta?
E uma vez a máquina calibrada, posso chamar sempre essa configuracao manual que vai estar gravada na camera, ou em todo novo ambiente è necessário calibrar novamente?

valeu!
 
Deutschland

Flickr


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2005, 11:24:54
não seria cartolina cinza? =oP


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2005, 11:35:15
Marcelo,  usar RAW tem a vantagem de voce poder ajustar o WB depois em casa, visualizando a foto no computador, enquanto se voce usar JPG a câmera vai ajustar na hora. Usando RAW voce pode até mudar um pouco os tons, deixando um pouco mais quente, por exemplo, se voce achar mais agradável.
O WB manual deve ser ajustado a cada mudança de ambiente ou de luz. Geralmente o modo auto não se dá bem com luz incandescente, mas voce pode testar a sua câmera e ver os resultados, comparando com o auto e o custom.
Dá para fazer o custom com o cartão cinza ou branco, tons neutros.
Pela sua assinatura o sua câmera é uma A200. Veja a diferença usando o modo auto em vários ambientes segundo o DPreview.
« Última modificação: 25 de Maio de 2005, 11:37:58 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2005, 14:07:33
Mari: pode ser branca, cinza ou até mesmo verde.
Particularmente uso o cartão branco sempre.
« Última modificação: 25 de Maio de 2005, 14:08:28 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2005, 16:22:58
Cartão branco para acertar o white balance de acordo com a luz ambiente

Cartão cinza 18% para fotometrar pela referência do cinza médio.

 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Maio de 2005, 11:37:29
Dá para acertar o WB com o cartão cinza sem problemas, qualquer tom neutro entre o branco e o quase preto.
http://www.canon-europe.com/eos350d/inside...cePageID=266813
« Última modificação: 26 de Maio de 2005, 12:04:53 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2005, 09:41:41
Pois é, tava falando da fotometragem, viajei ;o)


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #12 Online: 27 de Maio de 2005, 16:47:49
Legal galera,

obrigado a todos pelas dicas!

Agora é mão na massa, ou melhor, no cartão branco, fazer testes e "sentir" as diferenças.


aquele,
 
Deutschland

Flickr


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2007, 19:30:58
Olá!
- O cartão cinza serve apenas para ambiente internos e objetos próximos?
- Ao ar livre, com objetos distantes ou fotografias de paisagens, devo utilizar uma referência próxima ao cinza médio como o verde do gramado, caso não tenha o fotômetro de mão?
- Com que frequência e em quais casos os fotógrafos profissionais utilizam o fotômetro de mão?


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2007, 21:37:18
Olá!
- O cartão cinza serve apenas para ambiente internos e objetos próximos?
- Ao ar livre, com objetos distantes ou fotografias de paisagens, devo utilizar uma referência próxima ao cinza médio como o verde do gramado, caso não tenha o fotômetro de mão?
- Com que frequência e em quais casos os fotógrafos profissionais utilizam o fotômetro de mão?

Kika,
se vc vai usar o cartão cinza, ele deve estar dentro da mesma iluminação do que você quer fotografar, independente da côr .
Por exemplo, se vc vai fotografar uma pessoa na praia, debaixo de um guarda sol, e quer fotometrar o rosto dela corretamente, tem que colocar o cartão o mais próximo do rosto dela possível. Se você deixar o cartão no sol, e a pessoa na sombra, vai ter o rosto dela sub-exposto porque o fotômetro vai interpretar que aquilo ( a parte ensolarada)  é a calibração correta para aquela cena.
Sobre os profissionais usarem o fotômetro de mão, se não usarem sempre, deveriam usar. Isso é uma discussão antiga, vai ter gente que vai dizer que " não precisa"  do fotômetro, outros que já sabem a exposição que querem, mas nosso olho não é perfeito e sendo um trabalho profissional deveria receber fotometragem manual sempre.
()s

GuiGui  8)