Autor Tópico: Fotos de Casamento Informais  (Lida 4535 vezes)

lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Online: 02 de Julho de 2007, 18:53:52
Pessoal, dei uma olhada nos Artigos que o Zeiss fez (com muita competência por sinal) e ajudou um pouco.

Mas tem um porém, eu não serei o fotógrafo oficial da festa, os noivos, amigos meus, pediram para eu tirar as fotos, mas só pq são amigos mesmo, e eles sabem que eu nunca fotografei casamentos, ou seja, é algo mais informal mesmo.

Mas no meio dessa informalidade toda, eu gostaria de tirar o máximo da câmera, dentro dos seus limites (vou levar a S6000), e lógico, tentar aproveitar a luz do fotógrafo oficial, pq eu não sou bobo nem nada.

Alguém ai me dá alguma dica, de como fazer isso? De repente acoplar ao flash uma papel manteiga pra atuar como difusor, enfim...

Agradeço a ajuda,

Abraço,

Filipe Machado


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2007, 23:24:16
Filipe... tente usar a luz de filmagem a seu favor, mas cuidado com o WB.... Seja criativo nos ângulos.... vc não tem compromisso mesmo.... inove !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


DiogoLeal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 364
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2007, 23:43:54
Exatamente,Guto!
Eu posso dizer que sou quase um expert em fotografia informal de casamentos...rs
Nesse final de semana eu fiz um.
Como não tenho compromisso,eu nunca uso o flash,ou quase nunca.
Quase todas as fotos são tiradas sem que os noivos percebam.Usando a iluminação da filmagem,como o próprio Guto falou.
Procure resgistrar momentos que os fotógrafos oficiais não irão fazer.
Fotos da troca de alianças,do beijo dos noivos, do "sim"... Isso tudo vai ser bem fotografado pelos contratados,eles terão flashes,e tudo controlado pra melhorres resultados.
Mas...
as pessoas queridas dos noivos durante a cerimônia, expressões de pais,mães, amigos,irmãos...
Durante a festa,eles conversam,trocam segredos com amigos próximos, dançam...Registre momentos descontraídos e inove nos ângulos.
Eu procuro nunca competir com as fotos dos fotógrafos oficiais.
Lógico que acabo pondo algumas fotos tradicinais no album só pra compor uma historinha mesmo e ilustrar o momento...
Sim!
Tome cuidado com o balanço de branco e a fotometria(isso é lógico,eu sei!) rs
Nesse final de semana eu bati quase todas as fotos em ISO 3200 porque estava com uma Tele escura(70-300mm f4.0/5.6),mas a fotometria adequada na maioria das fotos faz com que o ruído diminua muito e se torne altamente aceitável e até bonito em algumas fotos...

Espero ter ajudado

Se quiser eu posto aqui alguns resultados.

abs
Diogo de C. Leal
Recife-PE
Pentax K110D
Pentax SMC 18-55mm
Tamron 28-75mm f2.8
Tamron LD Di Macro 70-300mm f4.5/5.6
Zenit MC Helios 58mm f2.0
Super Takumar 135mm f3.5


Carlos Tavares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2007, 00:18:45
Não se esqueça de jamais ocupar o mesmo espaço que o fotógrafo principal. Como vai ser a sua 1a vez, não é impossível que isso aconteça, mas procure sempre o olhar diferenciado como o Diego Falou. Neste caso, as suas fotos podem dar um grande resultado. Abraço a todos!
Nikon D700
Nikon 50 1.8D
Nikon 55 AIS f1.2
Nikon 24-70 f2.8
Tokina 11-16 f2.8
SB-900


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2007, 00:40:19
Obrigado, Guto, Diogo e Carlos.

Então flash é algo que não preciso me preocupar tanto, é isso?

Será que um ISO 800, ou no máximo 1600 resolve o problema? Não esqueçam que apesar do Super CCD das Fuji e dos níves baixos de ruído para prossumer, eu estou com uma delas e não uma DSLR.

Abraços,

Filipe Machado


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2007, 02:15:33
Pessoal,

Pegando uma carona nesse tópico do Lipe, um Conhecido aqui da cidade me convidou pra ajudar a fazer um casamento, no próximo dia 21.

Ele fez as fotos de 2 ou 3 parentes dele, no "estilo jornalístico", e o pessoal amou!!

Disponho da K10d com a lente do kit (18~55), o flash Vivitar 285HV... Talvez, (não é certo ainda chegue pra mim antes dessa data uma 50~200...

Pois é... agora lendo o que o Diogo falou... Se eu estiver só com a lente do kit, será que dá?

No caso, deve ser ajudar a fotografar somente a cerimônia na igreja mesmo...

Será que dá pra encarar? Até porque vai rolar uma graninha... Vai ser o primeiro casamento que vou fotografar...

Mais alguma sugestão ou dica?

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


DiogoLeal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 364
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2007, 21:34:35
Davi,
no dia do casamento eu tava tb com a minha 18-55mm que dá dá... se vc sempre chegar com a máquina prontinha,rápido e tirar a foto.
Se alguém perceber que vc está por perto, a atitude imediata é posar pra foto ou mudar um pouco a expressão..
Sem falar que todo mundo vai ficar te chamando pra bater foto:
"Ei!Tira uma aqui!" e todo mundo se junta...
Aí vc perde bons momentos...

Acho que se for pra fazer no estilo jornalístico, é bom usar um tele...pelo menos uns 70mm.

Hoje eu vou postar umas fotos lá na Galeria pra vc ver mais ou menos o que eu fiz

abs
Diogo de C. Leal
Recife-PE
Pentax K110D
Pentax SMC 18-55mm
Tamron 28-75mm f2.8
Tamron LD Di Macro 70-300mm f4.5/5.6
Zenit MC Helios 58mm f2.0
Super Takumar 135mm f3.5


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2007, 01:06:11
Citar
Davi,
no dia do casamento eu tava tb com a minha 18-55mm que dá dá... se vc sempre chegar com a máquina prontinha,rápido e tirar a foto.
Se alguém perceber que vc está por perto, a atitude imediata é posar pra foto ou mudar um pouco a expressão..
Sem falar que todo mundo vai ficar te chamando pra bater foto:
"Ei!Tira uma aqui!" e todo mundo se junta...
Aí vc perde bons momentos...

Acho que se for pra fazer no estilo jornalístico, é bom usar um tele...pelo menos uns 70mm.

Hoje eu vou postar umas fotos lá na Galeria pra vc ver mais ou menos o que eu fiz

abs
Valeu pelas dicas Diogo!

Conversei hoje com o meu irmão, agora é quase certo que eu esteja com a 50-200 pra fazer esse casamento! Então será ótimo!!! Bom, vou fazer uns testes! Usar ISO alto, fazer o possível pra nao usar o flash e aproveitar a luz da filmagem.

(Felipe, 1000 desculpas por aproveitar seu tópico, rsssss...).

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #8 Online: 04 de Julho de 2007, 10:30:01
Que isso, Davi!

Não tem essa não, é bom que eu tb to aprendendo, rsrsrs...

Eu só abri o tópico, mas não é por isso que ele é meu.

Abraço


Mauro Nery

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Julho de 2007, 12:08:41
Também vou pegar carona nesse tópico. rs
Comprei minha primeira digital, uma D80. Ainda não fotografei com ela (profissionalmente) e tenho um casamento para o dia 14 próximo. Mas, já descobri que o meu flash SB-80DX não funciona nela no modo TTL, só no manual. Sei que o flash ideal para a D80 é o SB-800 mas não tenho como adquirí-lo agora. Será que seria arriscar muito fazer com o flash incorporado da câmera? Já percebi que com as digitais se consegue uma melhor iluminação do fundo devido a maleabilidade no controle do ISO. O que vcs fariam? Ou será que devo utilizar mesmo o SB-80DX em manual e fazer aquele malabarismo para sincronizar abertura e velocidade?
Agradeço as opiniões.
Mauro Nery
Nikon D300s Nikon D800 Tamron 17-50 Tamron 28-75 Nikkor 105 DC Nikkor 24-70 2.8 SB800 SB900


DiogoLeal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 364
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Julho de 2007, 22:45:25
Davi,
não tem do que agradecer!
Vai ser arretado fotografar com a 50-200. Durante o casamento eu senti falta de uma distacia focal menor, e usei pouco os 300mm da minha tele pelo medo de tremer as fotos.

Lipe,
Show de boa esse tópico!

Eu fico muito feliz por poder contribuir agora com o pessoal.Há dois anos,quando entrei no fórum,não sabia nada.E agora eu já até posso participar das coisas que o pessoal posta aqui! :photo:

No meu caso,tenho feito essas fotos para dar de presente mesmo. O problema é que têm muita gente querendo que eu faça isso profissionalmente e de vez em quando liga alguém perguntando quanto eu cobro e tal...
É uma fatia de mercado a ser bem desenvolvida...Fotografia jornalística de eventos...rs

A configuraçao que eu usei em quase todas as fotos foi 1/100 , f4.0/5.6 dependendo da distancia focal e iso em 3200 ou 1600
Eu postei agora:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...t=0#entry163104

abraços

 
Diogo de C. Leal
Recife-PE
Pentax K110D
Pentax SMC 18-55mm
Tamron 28-75mm f2.8
Tamron LD Di Macro 70-300mm f4.5/5.6
Zenit MC Helios 58mm f2.0
Super Takumar 135mm f3.5


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #11 Online: 05 de Julho de 2007, 23:15:33
Eu tava observanmdo isso.

O tópico rendeu bastante e isso é ótimo.

Diogo, me explica isso de "fotojornalismo de eventos", como é isso?


DiogoLeal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 364
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Julho de 2007, 01:00:12
Lipe,
eu esqueci de colocar aspas no "fotografia jornalística de eventos"...kkkk

É estar no momento certo e na hora certa pra fazer uma foto boa!rs

Tem gente aqui em recife que tá começando a fazer isso.
Um pacote com as fotos tradicionais e,com um acréscimo, pode-se colocar fotos do "making off""do casamento e de momentos espontêneos.

abs
« Última modificação: 06 de Julho de 2007, 01:01:22 por DiogoLeal »
Diogo de C. Leal
Recife-PE
Pentax K110D
Pentax SMC 18-55mm
Tamron 28-75mm f2.8
Tamron LD Di Macro 70-300mm f4.5/5.6
Zenit MC Helios 58mm f2.0
Super Takumar 135mm f3.5


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2007, 02:02:41
Diogo,

Acabei de ver as suas fotos do casamento. Show de bola!!

E valeu pelas dicas aqui! Foram ótimas e com certeza vão me ajudar bastante!!

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


rafirala

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #14 Online: 03 de Outubro de 2007, 22:12:06
Pretendo mais pra frente encarar os casamentos pra tirar uns trocos a mais pro orçamento hehehe. Só não entendi o porquê das dicas de não usar o flash nas fotos?

Abraços!