Autor Tópico: Fotografia Institucional - Quanto cobrar?  (Lida 7954 vezes)

hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Online: 02 de Julho de 2007, 21:33:02
Olá Pessoal,

Estou pensando em entrar no mercado de fotografia institucional.
Quero fazer fotos pras empresas usarem em posteres internos, relatórios anuais, folders e etc.

Vocês têm noção de quanto se cobra por um serviço como esse?

Qualquer tipo de informação seria útil para mim.

Obrigado,
Rafael Ramos
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2007, 23:22:53
Rafael.... não há uma "tabela". Tudo vai depender da utilização, tempo, mídia utilizada, quantidade de fotos, etc...... Crie uma situação que a gente tenta te ajudar pra vc ter uma idéia.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2007, 10:53:20
Olá,

Bom, o tempo de utilização é lifetime, provavelmente. Mas acredito que dentro 2 anos eles devam fazer fotos novas pois a instituição está sempre mudando e sendo reformada.

A quantidade de fotos seria na faixa das 10 a 20 fotografias e acho que com 2 horas de trabalho em campo eu consigo resolver. Depois mais duas horas para fazer o tratamento nas fotos.

A utilização é basicamente para folders, anuários, relatórios e posteres internos.


Acho que é isso.

Até mais,
Rafael
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2007, 13:20:05
Rafael, em institucional raramente existe lifetime.... É usual 12/24/36 meses de utilização da fotografia(as).

Considerando 24 meses de utilização, 15 fotos em alta, tratadas e entregues em mídia, com uma diária sem custos de transportes e custos especiais ( helicóptero ou outros ), eu cobraria no mínimo R$ 3000, o que equivale a R$ 200 por foto. Isso sem autorizar o uso publicitário das imagens, porque aí o valor sobe. É uso somente interno.
Parece muito ? Pense.... R$ 200 por uma imagem que vai ser utilizada por 24 meses..... menos de R$10 por mês. É barato. Mostre isso ao cliente. Se vc tiver qualidade fotográfica é fácil. :)
Abraços !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2007, 14:11:32
Citar

A quantidade de fotos seria na faixa das 10 a 20 fotografias e acho que com 2 horas de trabalho em campo eu consigo resolver. Depois mais duas horas para fazer o tratamento nas fotos.
 
Oi Rafael,

Não posso ajudar nos preços, porque moro fora do Brasil e estou em outra área da fotografia.
Mas uma coisa é certa : nunca cobre seu serviço fotográfico por tempo. Claro que o quanto mais rápido vc conseguir terminar um trabalho de qualidade, melhor prá você. Mas basear seus preços em tempo, vc acaba determinando que o fotógrafo mais " rápido" é o que ganha menos... Cobre pela complexidade, pelo uso, pelo seu nível de qualidade como fotógrafo, e não se esqueça de cobrar as despesas, mesmo que pareçam mínimas . No final de um projeto maior essas despesas fazem muita diferença.
()s
GuiGui   :bye1:  


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2007, 14:30:53
Citar
Rafael, em institucional raramente existe lifetime.... É usual 12/24/36 meses de utilização da fotografia(as).

Considerando 24 meses de utilização, 15 fotos em alta, tratadas e entregues em mídia, com uma diária sem custos de transportes e custos especiais ( helicóptero ou outros ), eu cobraria no mínimo R$ 3000, o que equivale a R$ 200 por foto. Isso sem autorizar o uso publicitário das imagens, porque aí o valor sobe. É uso somente interno.
Parece muito ? Pense.... R$ 200 por uma imagem que vai ser utilizada por 24 meses..... menos de R$10 por mês. É barato. Mostre isso ao cliente. Se vc tiver qualidade fotográfica é fácil. :)
Abraços !
Guto,

 Só pra eu ter uma noção da variação de valor de acordo com o nº de fotos.
 Se o mesmo cliente, mesmo serviço. Ao invés de pedir 15 fotos, pedir 5? E se fossem 30?

 
São Paulo - SP


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2007, 14:42:10
Citar
Citar
Rafael, em institucional raramente existe lifetime.... É usual 12/24/36 meses de utilização da fotografia(as).

Considerando 24 meses de utilização, 15 fotos em alta, tratadas e entregues em mídia, com uma diária sem custos de transportes e custos especiais ( helicóptero ou outros ), eu cobraria no mínimo R$ 3000, o que equivale a R$ 200 por foto. Isso sem autorizar o uso publicitário das imagens, porque aí o valor sobe. É uso somente interno.
Parece muito ? Pense.... R$ 200 por uma imagem que vai ser utilizada por 24 meses..... menos de R$10 por mês. É barato. Mostre isso ao cliente. Se vc tiver qualidade fotográfica é fácil. :)
Abraços !
Guto,

 Só pra eu ter uma noção da variação de valor de acordo com o nº de fotos.
 Se o mesmo cliente, mesmo serviço. Ao invés de pedir 15 fotos, pedir 5? E se fossem 30?
Leandro, aí vc tem que contar tbm com o custo mínimo, que vc pode estipular. Para fazer UMA foto para este cliente, 24 meses, utilização interna eu cobraria por volta de R$800-1000. Isso porque eu terei praticamente os mesmos custos de deslocamento e de diária para uma ou para 15 fotos. E não será apenas uma foto.... serão várias, que eu vou fotografar, tratar, expor... o cliente ficará com uma, mas o trabalho é de várias. Para 30 fotos não precisa ser o dobro de 15, porque justamente os custos iniciais já estão considerados. Aí seria em uma base de R$ 4500-5000.  :thmbup:

Abraços !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada