Autor Tópico: exposure value(EV) e ISO  (Lida 1570 vezes)

mark_valley

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Online: 20 de Julho de 2007, 00:14:35
Estava lendo um pouco sobre a relação entre o tempo de exposição e abertura e achei esse links bem interessantes:

http://www.cs.mtu.edu/~shene/DigiCam/User-...V-overview.html
http://www.chem.helsinki.fi/~toomas/photo/ev.html

No primeiro  deles é mostrado a fórmula que calcula o valor de EV (a quantidade de luz que passa pelo obturador) baseado no tempo de exposição e abertura. No segunda os valores EV são tabelados, mostrando como configurações diferentes podem atingir o mesmo valor. (Nos dois casos considerando que se usa ISO 100)

Minha dúvida é a seguinte:

Como o valor do ISO afeta os valores de EV?  

Por exemplo. Se estou utilizando ISO 100, uma abertura f/1.0 e tempo de  exposição de 1 Seg  então o valor de EV  é 0.

Se eu mantiver as mesmas configurações, e mudar para ISO 200, a quantidade de luz capturada pelo sensor dobra? Então  o valor de EV seria -1?
(Lembrando que: 1) quanto maior o valor de ev, menor a quantidade de luz que passa pelo obturador e 2) O valor de EV I deixa passar duas vezes mais luz do que o valor  I+1 )  

Faz sentido o que estou dizendo ou viajei na maionese?

Abs!
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 00:15:13 por mark_valley »
FLICKR

Fujifilm s6000FD
Olympus X-760


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2007, 00:26:59
Para o APEX a sua posição faz sentido, mas na verdade essa é uma das grandes questões do APEX, o APEX não determina Ev como unidade, na verdade Ev é apenas uma notação usada (como usamos X em uma equação) e não uma unidade, nas câmeras usa-se o Ev para representar o Log Value (Lv).
A unidade de exposição (que representa o ISO) é dada em Lux/s ou Lux-s em um sistema log como o APEX.
Portanto não faz muito sentido pensar na antiga equação de exposição proposta pelo APEX, faz mais sentido pensar em uma equação de exposição que leve ao resultado de exposição esperado para um dado ISO, ou seja, temos luz ambiente, dada em Lux, abertura relativa, que é adimencional e velocidade, que na verdade é tempo de exposição em segundos. Sendo assim podemos dizer que as somas dos valores log dessas variáveis devem ser igual à soma do valor log do ISO para obter a exposição adequada, o que no final levaria a resultados similares aos encontrados no APEX, mas de uma forma um pouco mais lógica. ;)

Eu trato disso com detalhes no curso de fotografia avançada da Teia do Conhecimento em: www.teiadoconhecimento.com. :)
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 00:28:59 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.