Autor Tópico: Sony H-5 Como usar?  (Lida 1816 vezes)

rodrigoferza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
    • http://
Online: 16 de Julho de 2007, 18:12:54
Olá pessoal; me chamo Rodrigo e há pouco tempo comprei uma h-5 da sony. Desde então sempre fotografo com o modo automático da câmera e ate que tenho boas fotos. Porém, gostaria muito de extrair mais da câmera pois tenho vontade de ser profissional, e ter cameras melhores como uma XTI ou ate outras. Mas também, de que vale eu investir em um equipamento melhor se eu ainda nem tenho habilidade com uma câmera mais simples como é o caso da H-5?
Pois é... sei que um curso seria ótimo, mas num to tendo "grana" no momento para investir, portanto decidi pedir ajuda, sobre um site ou tutorias que sejam gratuitos ou gostaria muito tambem que alguem pudesse mandar algumas dicas pessoai de como extrair coisas legais dessa câmera que eu acho tao legal.
Obrigado :yu:  


wddigo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2007, 01:07:44
Olá, Tbm me chamo Rodrigo e tenho uma Sony H9, mas já revirei bastante esse fórum e não acho muita coisa pra nosso brinquedo... aqui e fórum de coisa de gente grande.. nao podem falar sobre a nossa câmera pq acho q eles não tem...e a nossa realidade... temos uma maquina legal com recursos mas não sabemos usar... Então vamos pedir ao (Admim) por favor crie um tópico para amadores... e ai os profissionais  podem nos ajudar...obrigado.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2007, 01:23:33
Pessoal, a leitura do manual em detalhes já vai ajudar bastante.
Não existe tanta diferença no uso de uma H5 prá uma outra superzoom, tirando particularidades de cada modelo perfeitamente explicadas nos seus respectivos manuais.
O caminho seria o aprofundamento das técnicas fotográficas. Aqui mesmo nesse fórum se vcs pesquisarem encontrarão farto material falando sobre abertura, velocidade, ISO, distãncia focal e etc.
Uma pesquisa no Google tb vai ajudar bastante.
Agora mãos a obra!!!  :thmbup:
« Última modificação: 17 de Julho de 2007, 01:25:38 por Eduardo Proença »
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2007, 09:49:48
Acho que é dificil mandar "dicas" sobre o uso da camera. O jeito é ir praticando, e procurar na net por cursos e tutoriais gratuitos de fotografia, sem se preocupar especificamente com o modelo da sua máquina, afinal os princípios são os mesmos.

Embora a maioria aqui no fórum tenha máquinas "XY-Power-Ultra-Turbo-Com-Grip-e-não-sei-o-que-mais", outros usam prossumers e compactas, e não é assim que se diferenciam "amadores" de "profissionais", pois muitos aqui tem cameras "pros" e não são profissionais, tem o equipamento por hobby.

Se puder compre o  Curso de Fotografia da National Geographic, acho que são 4 CD´s bem legais para quem está iniciando. Existe o mesmo material em livro (impresso) também, vai da sua preferência.

Se não quiser gastar, dê uma boa lida no manual (que sempre é deixado de lado e tem dicas preciosas!) e procure tambem no google por material de estudo, vai achar muita coisa interessante!

abs!!!


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2007, 10:25:31
Reforçando o que o Eduardo e o Marcondes escreverem.

Para aprender a usar a câmera não tem outro jeito que não seja ler e entender o manual, praticar, acostumar-se por conta própria com a câmera.

Acredito que entender como a câmera funciona é o de menos. Depois é só procurar aprender técnicas e conceitos da fotografia, sempre praticando. E usando a base que você teve lendo o manual para saber como aplicar os conceitos usando o equipamento que você tem disponível.

Pesquise aqui no forum sobre: ISO, Velocidade, Exposição, Enquadramento, Abertura. Veja os artigos também.
Se ficar com alguma dúvida pergunte, se você perguntar sobre alguma dúvida em específico é bem mais fácil de ser ajudado do que se você fizer uma pergunta genérica: "como usar minha câmera?"
 Antes de perguntar isso você é quem deve saber como usar e para o que você quer usá-la. Entende?

 Até mais,
 Leandro
São Paulo - SP


rodrigoferza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
    • http://
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2007, 13:56:03
valeu gente... é sempre bom e proveitoso saber o q vocês acham... gostei mesmo!!! :mf_w00t2:  


wddigo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2007, 14:02:57
Entendo o que estão dizendo... eu mesmo adoro ler manual.. já li 2 vezes da minha câmera. isso me ajudou muito a conhecer suas funções, mas o manual não aprofunda na pratica.. apenas fala que aquele botão x e o da ISO e o outro de outra coisa mas não da dicas legais.. de como usar eles em diferentes níveis, mas agradeço a dica e irei procurar mais livros e vídeos. Mas acho o que nós sentimos falta e um grupo para discutir sobre a câmera em si. como vcs tem vários review e dicas das suas. Manual e livro é meio que igual. A opinião e a experiência individual  que é legal. mas valeu.. Obrigado...

MOVIMENTO H9...rsrsrs
 


clebinho_pfz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2007, 14:49:10
Não é difícil falar da h9 não :P
kra, eu aconselho também a comprar o curso da national geographics, é realmente muito bom, explicativo.

eu diria que pra voce, seria legal um pouco de parte teorica, tipo, velocidade, abertura, iso. historia da fotografia, tipo, camara escura, bla bla bla
lá voce encontra.
procura também na net um curso de iniciação a fotografia, procura entender como são as cameras. acha-se muito a respeito disso na net
abraços !


clebinho_pfz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2007, 14:54:56
Não é difícil falar da h9 não :P
kra, eu aconselho também a comprar o curso da national geographics, é realmente muito bom, explicativo.

eu diria que pra voce, seria legal um pouco de parte teorica, tipo, velocidade, abertura, iso. historia da fotografia, tipo, camara escura, bla bla bla
lá voce encontra.
procura também na net um curso de iniciação a fotografia, procura entender como são as cameras. acha-se muito a respeito disso na net
abraços !


rodrigoferza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
    • http://
Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2007, 16:47:44
OK...ja estou procurando algumas coisas....
por acoso; será que alguem aki tem o curso da national? :thmbup:  


taka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2007, 20:05:42
Por que vocês não entram no Digiforum? Há um tópico só sobre a H5 por lá.

http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=21149

[]s Daniel

 


rodrigoferza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
    • http://
Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2007, 23:20:46
valeu Daniel!!! :thmbup:  


vida

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2007, 15:46:49
Citar
Entendo o que estão dizendo... eu mesmo adoro ler manual.. já li 2 vezes da minha câmera. isso me ajudou muito a conhecer suas funções, mas o manual não aprofunda na pratica.. apenas fala que aquele botão x e o da ISO e o outro de outra coisa mas não da dicas legais.. de como usar eles em diferentes níveis, mas agradeço a dica e irei procurar mais livros e vídeos. Mas acho o que nós sentimos falta e um grupo para discutir sobre a câmera em si. como vcs tem vários review e dicas das suas. Manual e livro é meio que igual. A opinião e a experiência individual  que é legal. mas valeu.. Obrigado...

MOVIMENTO H9...rsrsrs
Olá wddigo.
tb tenho uma h9 e estou axando uma super maquina ( que zoom) e tô praticando muito.
Sou amador e pareço um louco com ela pendurada no pescoço em todas as ocasiões, mas é assim mesmo "a prática leva a perfeição".
Um abraço.


Jonasrs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2007, 11:50:12
eu era um que estava morrendo de vontades de ter minha camera. Ganhei a minha canonzinha e menos de um mês. Mas antes de comprar ela eu libastante apenas de tecnicas fotograficas. Quando peguei minha cam na mão  demorei apenas 1 dia e meio para domina-la quase que completamente. Se vc estuda toda a teoria fotografica vc consegue usar qualquer camera.  
Powered by Nikon D40 and Canon A430
http://www.flickr.com/photos/jonasrs


Paulo Dupin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.102
Resposta #14 Online: 23 de Julho de 2007, 10:00:34
Olá Rodrigo.
Veja esse site: http://www.aakatz.com/whitepaper/
Aqui você vai encontrar um bom tutorial técnico das Hs da Sony (H1, H2 e H5 - infelizmente parece que o autor ainda não avaliou a H7 e H9).
Me ajudou muito quando comecei com minha H2.
De um modo geral todas as Hs são parecidas, salvos as características de cada modelo: megapixel, fator de zoom, design e acessibilidade... então acredito que esse material possa te ajudar.
Um abraço,
Paulo
 
Paulo Dupin
Belo Horizonte MG
too old to rock'n'roll, too young to die