Autor Tópico: Filme PB vencido há 15 anos  (Lida 3926 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Julho de 2006, 22:58:51
Bom, hoje fotografamos com a Mamiya 645 Super, parada há mais de uma década. A pobrezinha andava tão esquecida que, nos primeiros testes, demorava vários segundos para bater a foto, pois o espelho estava meio emperrado e demorava a subir. Com alguma limpeza, voltou a funcionar ok.

Percebemos que havia filme em um dos backs, que usamos e depois descobrimos que se tratava de um Kodak Ektacolor Gold II 160, abandonado por lá sabe-se desde quando. Também usamos um rolo do TMax vencido, não há 15 como eu pensava, mas há 12 anos.

Amanhã vou mandar ambos os rolos para revelação e ver se sai alguma coisa. Foi minha primeira experiência com médio formato, e gostei bastante. Vou gostar mais ainda se tiver algum resultado... rs.

Obrigado a todos que postaram as dicas. Assim que tiver as fotos coloco aqui.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Julho de 2007, 09:41:10
Ressucitando o tópico mais de um ano depois!

É que a câmera estava tão ruinzinha que não consegui aproveitar os primeiros rolos de filme que fiz com ela. Na verdade, depois de 3 deles percebi que o diafragma não estava fechando, o que deixou muitas fotos com foco pobre, já que 80mm em 2.8 dá muito pouca profundidade de campo. Fora os erros de exposição decorrentes. Foram pro lixo.

Nesse meio tempo deixei ela parada, voltei a testar, encostei de novo e por aí vai. Há algumas semanas mandei consertar e limpar a lente e peguei os tais filmes vencidos (não há 15, mas há 13 anos: desde 94). Dessa vez a máquina resolveu funcionar bem, e fiz até dois rolos de Velvia com ela, que ficaram tecnicamente muito bons. Usei um fotômetro de mão junto. Aí estão as fotos do T-Max de 94:









Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #17 Online: 14 de Julho de 2007, 12:19:18
Bem legal. O bacana do médio formato é que dá para escanear o negativo em um bom scanner de mesa.

Está faltando você postar uns retratos... uma coisa que me atrai no médio formato são as texturas bem mais ricas que em 35mm. Os retratos ganham uma dramaticidade adicional com tamanho detalhamento.

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #18 Online: 14 de Julho de 2007, 21:54:57
Parece que o filme resistiu melhor ao tempo do que a máquina. Viva o filme!!

Abraços,

José Azevedo


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #19 Online: 15 de Julho de 2007, 14:01:53
Dá pra encaixar um back digital nesta sua camera médio formato ?
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Julho de 2007, 23:16:37
Citar
Bem legal. O bacana do médio formato é que dá para escanear o negativo em um bom scanner de mesa.

Está faltando você postar uns retratos... uma coisa que me atrai no médio formato são as texturas bem mais ricas que em 35mm. Os retratos ganham uma dramaticidade adicional com tamanho detalhamento.
Acabei fazendo mais retratos com 35mm e usando a Mamiya para as "externas". Mas eventualmente posso fazer alguns com outros rolos desses filmes que ainda tenho aqui.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 15 de Julho de 2007, 23:17:20
Citar
Parece que o filme resistiu melhor ao tempo do que a máquina. Viva o filme!!

Abraços,

José Azevedo

É isso aí, José.

Abraço.