Autor Tópico: Foto granulada  (Lida 15633 vezes)

Fabrício Costa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 11 de Julho de 2007, 20:53:52
Boa noite pessoal,

Adquiri recentemente uma fuji S9000 e andei tirando fotos.... tentando aprender... rs


Bom, um cliente/amigo pediu para que eu tirasse umas fotos da empresa dele para tentar colocar no site. Pois bvem, fui até la e mesmo durante o dia a casa é meio escura e as luzes amareladas, então resolvi fechar as cortinas e usar o meu flash da máquina.
Usei o máximo de iso e controlei a exposição para ver de varias formas, a mais adequada. Mas mesmo assim, as fotos ficaram todas granuladas. Não entendi o pq...

Outra coisa, gostaria de saber o porque todas as fotos qdo abertas no photoshop tem 72dpi.

Obrigado galera...

Fabrício Costa
Fabrício Costa
Fuji S9000


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2007, 22:08:37
Se você usou o máximo de iso, com certeza as fotos vao sair granuladas, não importa quanto de luz entre na objetiva. O ISO vai te ajudar em situação de pouca luz, mas em contrapartida vai te adicionar um ruido (essa granulação) que pode ou não ser desejado.

No caso dos 72dpi, esta deve ser a resolução nativa da sua câmera. Até agora não vi nenhuma compacta que tenha resolução acima disso. Não tenho certeza, mas acredito que todas as reflex fotografam a pelo menos 300 dpi.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2007, 10:56:40
A granulação é por causa do ISO alto mesmo.
Você não irá conseguir fotos com baixo ruído sempre que usar ISO alto em câmeras compactas.

  Se não quer ruído terá que usar o ISO mais baixo e também não é recomendável usar o flash da câmera, pois se usar você terá um primeiro plano exposto corretamente e o segundo muito escuro. Se você não tiver outro equipamento de iluminação o melhor a fazer é usar a iluminação ambiente mesmo.

Sobre os 72dpi, simplesmente despreze. É apenas uma tag de informação da câmera, quando for editar no PS é só finalizar salvando em quantos DPI´s você precisar.


Citar
Não tenho certeza, mas acredito que todas as reflex fotografam a pelo menos 300 dpi.

 Não, tem muita DSLR que mostra no EXIF 72dpi também. Mas isso não tem nenhuma importância.
São Paulo - SP


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2007, 11:27:03
Estas fotos não devem ser feitas com flash, e sim com tripé + longa exposição. Como o assunto é completamente estático (arquitetura, decoração), o mais recomendado é mesmo utilizar o tripé. Desta forma vais preservar a iluminação do local e podes manter o ISO travado no mínimo, tendo como consequência mínima granulação. Podes usar o modo Av (ou A) para isto, selecionando o ISO mais baixo e variando o tempo de exposição à vontade, até obter a luminosidade adequada.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2007, 11:50:35
Citar
Sobre os 72dpi, simplesmente despreze. É apenas uma tag de informação da câmera, quando for editar no PS é só finalizar salvando em quantos DPI´s você precisar.
Agora eu não entendi. Se a foto foi feita originalmente a 72 DPI e eu salvar a 300 DPI, alguem vai ter que interpolar estes 228 DPIs restantes, não? No caso, esse alguém aí seria o Photoshop.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2007, 12:14:14
Citar
Citar
Sobre os 72dpi, simplesmente despreze. É apenas uma tag de informação da câmera, quando for editar no PS é só finalizar salvando em quantos DPI´s você precisar.
Agora eu não entendi. Se a foto foi feita originalmente a 72 DPI e eu salvar a 300 DPI, alguem vai ter que interpolar estes 228 DPIs restantes, não? No caso, esse alguém aí seria o Photoshop.
Não, você não precisa interpolar. É só mudar a tag de 72 para 300dpi por exemplo. Você não estará mudando o tamanho da imagem.

Se você tem uma imagem com 2000x3000px por exemplo

3000/300dpi=10 o que quer dizer que o lado mair tem 10 polegadas em 300dpi.
10"x2.54=25,4cm

2000/300=6.66 ou seja, o lado menor com 6.66pol = a aproximadameente 16.93cm (6.66X2.54)

Então uma câmera com 6Mpixels (2000x3000px) faz uma foto 16,93x25,4cm com 300dpi.

A mesma imagem 2000x3000px

 2000/72=27.77"
 27.77"x2.54=70,55cm

 3000/72=41.66
 41.66x2.54=105.83

A mesma câmera, mesma tamanho de imagem faz uma foto com 41.66X105.83cm com 72dpi.


 Isso não é interpolação, vc não mexe no tamanho
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2007, 12:15:52
Citar
No caso dos 72dpi, esta deve ser a resolução nativa da sua câmera. Até agora não vi nenhuma compacta que tenha resolução acima disso. Não tenho certeza, mas acredito que todas as reflex fotografam a pelo menos 300 dpi.
DPI não é resolução de arquivo, é apenas densidade de pixels de saída, eu falo... Um dia eu ainda mando uma foto de 300DPI com 1 pixel para um desses caras de fotolito que não entendem nada de imagem. :D

Um arquivo de 300DPI pode ter menos resolução que um de 1 DPI, pois DPI é apenas uma informação de cabeçalho que diz quantos pontos colocar em uma polegada e não uma informação real (que é o ponto propriamente dito).
Basicamente a resolução da imagem é dada em Pixels e sua qualidade na profundidade de cor (em bits)... A maioria das reflex produzem imagens com cabeçalho em 72 DPI, mas isso pode ser modificado sem perda alguma em qualquer software de edição ou mesmo no momento da impressão ao definir as dimensões da impressão.
« Última modificação: 12 de Julho de 2007, 14:34:49 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2007, 12:22:35
Citar
Um dia eu ainda mando uma foto de 300DPI com 1 pixel para um desses caras de fotolito que não entendem nada de imagem. :D
Tb já pensei nisso.... :mf_w00t2:

Uma vez já me disseram que a impressora não aceitava o arquivo se não tivesse os famosos 300dpi. Como não conhecia a impressora não falei nada, mas não acreditei tb.. :doh:  
São Paulo - SP


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2007, 13:35:04
Aah, agora entendi perfeitamente o conceito dos DPI.

Eu sabia que os DPI não eram a resolução em pixels da imagem e quando falei em interpolar não me referia aos pixels e sim aos pontos.
Em suma, viajei :D

Vivendo e aprendendo... brigado pelos conceitos, pessoal!
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2007, 08:11:53
Ok, o ruído com certeza foi causado pelo alto ISO, mas no meu caso tirei uma foto de minha filha, em plena luz do dia, em dois modos: automático e manual. No modo manual certifiquei-me de que o ISO de minha câmera estavivesse no mínimo: ISO 100, e mesmo assim abrindo-a no PS quando dou um zoom a 100% ainda vejo granulações que corrijo com o reduce noise do PS. Alguém sabe por quê ocorreu granulações? D80.
« Última modificação: 14 de Julho de 2007, 09:10:03 por Photoman »
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2007, 13:44:47
Citar
Ok, o ruído com certeza foi causado pelo alto ISO, mas no meu caso tirei uma foto de minha filha, em plena luz do dia, em dois modos: automático e manual. No modo manual certifiquei-me de que o ISO de minha câmera estavivesse no mínimo: ISO 100, e mesmo assim abrindo-a no PS quando dou um zoom a 100% ainda vejo granulações que corrijo com o reduce noise do PS. Alguém sabe por quê ocorreu granulações? D80.
Meio estranho isso.

Por um acaso a foto ficou subesposta e você corrigiu ela no PS?
São Paulo - SP


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #11 Online: 15 de Julho de 2007, 14:00:17
Será que a foto foi tirada abaixo da qualidade máxima? Uma compressão JPEG agressiva gera uns artefatos na foto...
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Julho de 2007, 16:45:44
Em ambientes internos onde numa janela se passa muita luz e outro canto do ambiente tem muita sombra, eu procuro aproveitar a luz ambiente sim, mas também utilizo o flash bem fraco, apenas para igualar a luz local, evitando o estouro e utilizando melhor a pouca latitude das câmeras digitais.

No seu caso eu tentaria um ISO200 ou no máximo ISO400, regularia a exposição para a janela ou a fonte de luz do ambiente e faria algumas fotos com intensidade de flash diferente até você conseguir um resultado bem natural.

Valeu


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #13 Online: 15 de Julho de 2007, 17:09:07
Citar
Estas fotos não devem ser feitas com flash, e sim com tripé + longa exposição. Como o assunto é completamente estático (arquitetura, decoração), o mais recomendado é mesmo utilizar o tripé. Desta forma vais preservar a iluminação do local e podes manter o ISO travado no mínimo, tendo como consequência mínima granulação. Podes usar o modo Av (ou A) para isto, selecionando o ISO mais baixo e variando o tempo de exposição à vontade, até obter a luminosidade adequada.
 :thmbup:  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2007, 01:28:17
Citar
Ok, o ruído com certeza foi causado pelo alto ISO, mas no meu caso tirei uma foto de minha filha, em plena luz do dia, em dois modos: automático e manual. No modo manual certifiquei-me de que o ISO de minha câmera estavivesse no mínimo: ISO 100, e mesmo assim abrindo-a no PS quando dou um zoom a 100% ainda vejo granulações que corrijo com o reduce noise do PS. Alguém sabe por quê ocorreu granulações? D80.
Ruído ocorre em qualquer ISO, em muitas câmeras você não verá ele porque o tratamento interno irá limpar, em outras você pode ajustar o nível de tratamento do ruído e de sharp para otimizar a relação nitidez x ruído aparente. Outra coisa que ocorre é que a temperatura ambiente também aumenta o volume de ruído.

Por fim não faz o menor sentido visualizar uma imagem feita em câmeras com matriz de Bayer em 100%, pois a matriz de bayer trabalha através da composição de um grupo de pixels visinhos, o que faz com que a resolução não seja "real", então em câmeras que usam sistemas matriciais (que são a maioria esmagadora) você deve visualizar o resultado em cerca de 50% para ter idéia da real qualidade da captura e da real capacidade de impressão para análises próximas e com lupa. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.